Os 51 melhores filmes de todos os tempos (aclamados pela crítica)


Laura Aidar
Revisão por Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual

Existem diversos filmes que já fazem parte da história do cinema e se tornaram referências incontornáveis. Se uns são praticamente obrigatórios na lista de qualquer cinéfilo, outros permanecem como tesouros que vamos descobrindo ao longo do caminho.

Conheça, abaixo, nossa seleção de alguns dos títulos mais influentes e icônicos da sétima arte que você precisa assistir. Trazemos também as plataformas de streaming onde estão disponíveis.

Vale lembrar que os filmes aqui listados não estão em ordem de "qualidade" ou reconhecimento da crítica.

1. 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)

2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)

Dirigido por: Stanley Kubrick
Disponível em: Google Play Filmes

O longa-metragem norte-americano de ficção científica, considerado um dos maiores do gênero, reflete sobre questões atemporais como a tecnologia, a vida alienígena e a evolução da espécie humana.

Lembrada principalmente pelos efeitos visuais e sonoros inovadores, a obra segue um grupo de astronautas numa expedição misteriosa até Júpiter, comandada por uma inteligência artificial chamada HAL 9000.

Confira nossa análise e explicação do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço.

2. O Poderoso Chefão (1972)

O Poderoso Chefão (1972)

Dirigido por: Francis Ford Coppola
Disponível em: Star+

O inconfundível filme de gângster norte-americano, passado no mundo da máfia, se tornou um dos mais famosos de sempre e ganhou três sequelas.

Don Corleone, um mafioso influente, está na festa de casamento da filha, Connie. Durante as celebrações, ele é visitado por Bonasera, um pai que busca vingança após a filha ter sido brutalmente agredida por um gangue. O "chefão" resolve atender o seu pedido, mas esclarece que vai cobrar o favor, assim que precisar.

Conheça também nossa análise do filme O Poderoso Chefão.

3. Faça a Coisa Certa (1989)

Trailer:

Dirigido por: Spike Lee
Disponível em: Globoplay, Prime Video

Elogiado pela crítica e pelo público, esse é um dos filmes de destaque do estadunidense Spike Lee.

Com uma boa dose de comédia, o cineasta consegue levantar temas importantes como o racismo e a segregação racial, tão presentes na sociedade norte-americana.

A história se passa em apenas um dia de verão em uma comunidade onde quase todos os moradores são negros.

4. A Viagem de Chihiro (2001)

A Viagem de Chihiro (2001)

Dirigido por: Hayao Miyazaki
Disponível em: Netflix

O maravilhoso filme japonês de animação e fantasia é uma das obras-primas produzidas pelo Studio Ghibli. Vencedor de inúmeras premiações, o longa se tornou um dos favoritos do público internacional.

Chihiro é uma criança que muda de cidade com os pais; no caminho, eles acabam se perdendo e vão parar num local mágico e misterioso. A partir desse ponto, a menina embarca numa jornada repleta de seres fantásticos.

Confira a análise completa do filme A viagem de Chihiro.

5. Paris, Texas (1984)

Paris, Texas (1984)

Dirigido por: Wim Wenders
Disponível: Globoplay

O longa-metragem franco-alemão é uma obra amplamente aclamada pela crítica que conta a história de Travis, um homem que desaparece e fica vagueando no deserto durante anos.

Mais tarde, quando é encontrado em estado dissociativo, o protagonista se reúne com o filho, que também foi abandonado pela mãe. Assim, ele parte com a criança em busca da esposa, Jane.

6. Limite (1930)

Cena do filme Limite.

Direção: Mario Peixoto

Esse é considerado o maior filme brasileiro de todos os tempos, ocupando o primeiro lugar no ranking da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Limite é um drama poético em preto e branco e mudo que conta sobre três náufragos, sendo duas mulheres e um homem. Uma delas é fugitiva da prisão.

A história transcorre aparentemente sem um fio narrativo, mas a extrema sensibilidade e plasticidade das imagens conduzem o espectador a um mergulho comovente na angústia humana.

7. Tempos Modernos (1936)

cena do filme Tempos modernos

Dirigido por: Charles Chaplin
Disponível em: Globoplay

Tempos Modernos é um filme “obrigatório” para toda pessoa aficionada por cinema! Nessa que é uma das histórias mais conhecidas de Charles Chaplin, Carlitos é um homem humilde que um dia é demitido de uma fábrica de forma injusta.

Assim, ele precisa enfrentar os inúmeros desafios que a sociedade moderna nos anos 30 apresenta.

Um filme essencial que debate de maneira cômica e dramática temas como o capitalismo, imperialismo, a ascensão do nazifascismo, a situação dos trabalhadores e a industrialização.

8. Acossado (1960)

Acossado (1960)

Dirigido por: Jean-Luc Godard
Disponível em: Globoplay

O drama francês é um dos títulos mais célebres da Nouvelle Vague e continua apaixonando os espectadores, tantas décadas depois do seu lançamento.

Michel é um criminoso que está em fuga após ter assassinado dois policiais. Desesperado e sem rumo, ele encontra Patricia, uma estudante norte-americana com quem já tinha se envolvido no passado. A jovem concorda em abrigá-lo e, juntos, eles planejam uma forma de escapar.

Confira nossa seleção dos melhores filmes de Godard.

9. O Sétimo Selo (1957)

dois homens jogando xadrez

Dirigido por: Ingmar Bergman

Do aclamado diretor sueco Ingmar Bergman, esse é um clássico que trata da morte, sobretudo do medo da morte, do amor e da fé cristã.

Antonius Block é um cavaleiro que está retornando da guerra das Cruzadas e no meio do percurso se encontra com a Morte, uma criatura vestida de negro, que veio para levá-lo.

Mas Block a desafia para um jogo de xadrez e a partida fica inacabada, em suspenso. A partir de então a Morte o visitará inúmeras vezes.

10. Touro Indomável (1980)

Touro Indomável (1980)

Dirigido por: Martin Scorsese
Disponível em: Google Play Filmes, Globoplay

O drama biográfico é baseado na vida de Jake LaMotta, um pugilista norte-americano de origem italiana que era conhecido como "o touro do Bronx".

Na obra, que ganhou uma enorme reputação junto da crítica, vemos um boxeador com uma carreira em ascensão que o desgasta física e mentalmente. Assim, à medida que vai conquistando um maior sucesso, ele se torna cada vez mais violento e imprevisível.

11. Central do Brasil (1998)

Trailer:

Dirigido por: Walter Salles
Disponível em: Globoplay, Google Play

Walter Salles é quem assina esse grande clássico do cinema brasileiro que conta com a brilhante atuação de Fernanda Montenegro.

Dora é uma professora aposentada solitária e amargurada que ganha a vida escrevendo cartas para analfabetos na Central do Brasil, estação de trem na cidade do Rio de Janeiro.

Um dia sua vida se cruza com a de José, um menino que acaba de ficar órfão. Os dois partem então pelo sertão nordestino em busca de Jesus, o pai do garoto.

12. O Mágico de Oz (1939)

O Mágico de Oz (1939)

Dirigido por: Victor Fleming
Disponível em: Google Play Filmes, HBO Max

O musical de fantasia, inspirado no romance de L. Frank Baum, se tornou uma obra cult que conquistou gerações e virou um marco nas produções de Hollywood.

Dorothy, a protagonista, é uma menina de 12 anos que é arrastada por um tornado até à estranha terra de Oz. Chegando lá, ela conhece amigos e inimigos, enquanto busca uma forma de voltar para casa.

Confira o resumo completo do filme O Mágico de Oz.

13. Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016)

Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016)

Dirigido por: Barry Jenkins
Disponível em: HBO Max, Prime Video

O drama norte-americano que venceu o Oscar de Melhor Filme de 2016 fez um enorme sucesso com a crítica e conquistou o público tanto pelo enredo, como pelas imagens encantadoras.

Refletindo sobre temas universais como amor, identidade e violência, a narrativa segue o percurso de Chiron desde a infância. Enquanto se afasta de uma vida de crime, o protagonista é arrebatado por uma paixão inesperada.

14. Parasita (2019)

Parasita (2019)

Dirigido por: Bong Joon-ho
Disponível em: Globoplay, HBO Max

O primeiro longa-metragem de língua estrangeira a vencer o Oscar de Melhor Filme, em 2020, a obra sul-coreana de suspense obteve um imenso êxito com o público internacional.

Os protagonistas são a família Kim, um casal de meia idade e seus dois filhos, que estão dispostos a tudo para subir na vida. Quando ouvem falar dos Park, um casal abastado da região, eles começam a elaborar um plano para se infiltrar na mansão deles.

Confira nossa análise e explicação do filme Parasita.

15. Um Corpo que Cai (1958)

Um Corpo que Cai (1958)

Dirigido por: Alfred Hitchcock
Disponível em: Google Play Filmes

O filme de suspense psicológico não fui unânime na época do seu lançamento, mas acabou ganhando a admiração da crítica e atualmente é considerado uma das maiores obras do diretor.

John "Scottie" Ferguson, o protagonista da história, é um antigo policial que abandonou o trabalho depois de um evento traumático que o deixou com vertigens e medo de alturas.

Algum tempo depois, é contratado para seguir os passos de Madeleine pelo seu marido que acredita que ela corre perigo.

16. A Malvada (1950)

A Malvada (1950)

Dirigido por: Joseph L. Mankiewicz

Com um elenco de peso que inclui nomes como Bette Davis, Anne Baxter e Marilyn Monroe, o drama norte-americano venceu seis categorias dos Oscars e continua sendo cultuado pelo público.

A trama gira em torno de Margo Channing, uma enorme estrela da Broadway que está entrando em decadência. É nos bastidores de um espetáculo que ela conhece Eve, uma jovem que começa sendo uma fã, mas acaba virando sua concorrente e rival.

17. A Vida é Bela (1998)

A vida é bela (1998)

Dirigido por: Roberto Benigni

O longa-metragem italiano que ganhou o coração dos espetadores também convenceu a crítica e foi largamente premiado. Passada durante a Segunda Guerra Mundial, a história traz um retrato comovente da Itália invadida pelas forças nazistas.

Guido é um homem judeu, dono de uma livraria, que é levado para um campo de concentração com a família. Mesmo perante os maiores horrores, ele busca maneiras de distrair e alegrar o seu filho, tentando protegê-lo do sofrimento.

18. Cidade de Deus (2002)

Cidade de Deus (2002)

Dirigido por: Fernando Meirelles, Kátia Lund
Disponível em: Globoplay, Netflix

Um dos maiores filmes brasileiros de todos os tempos e também um dos que obteve maior sucesso internacional, Cidade de Deus é uma obra simplesmente inesquecível de drama e ação.

O enredo é passado numa comunidade do Rio de Janeiro e segue os destinos de vários personagens desde a infância. Enquanto alguns, como Dadinho, acabam entrando no mundo do crime, o protagonista sonha com uma carreira de fotógrafo.

Confira a análise completa e explicação do filme Cidade de Deus.

19. Cidadão Kane (1941)

Cidadão Kane (1941)

Dirigido por: Orson Welles
Disponível em: HBO Max

Uma das maiores obras-primas do cinema universal, o filme de drama e suspense é extremamente inovador e conta com a atuação do diretor emblemático no papel de protagonista.

Charles Foster Kane é uma figura inspirada num magnata da imprensa chamado William Randolph Hearst, que se focava em expôr os poderosos. Depois da sua morte, um jornalista decide investigar a biografia de Kane e suas últimas palavras.

20. Primavera, Verão, Outono, Inverno e... Primavera (2003)

Primavera, Verão, Outono, Inverno e... Primavera (2003)

Dirigido por: Ki-duk Kim

O filme sul-coreano surpreendeu o público e a crítica internacional com imagens majestosas da natureza. O enredo é protagonizado por um jovem monge budista e acompanha cinco estações da sua vida.

Morando com um mestre mais velho numa pequena cabana no lago, ele descobre a paixão e o desejo com a chegada de uma mulher ao local.

21. Terra em Transe (1967)

Cena do filme Terra em Transe

Dirigido por: Glauber Rocha
Disonível em: Globoplay

Esse é um clássico do famoso diretor carioca Glauber Rocha que integra a lista do cem melhores filmes nacionais da Abraccine.

A história se passa na fictícia República de Eldorado e acompanha Paulo Martins, um jornalista e poeta que se envolve em uma trama repleta de corrupção e traições, em uma verdadeira alegoria da sociedade, com suas desigualdades e sede de poder.

A produção se destacou em festivais e premiações, vencendo o Festival de Cannes, de Havana e outros.

22. Cinema Paradiso (1988)

Cinema Paradiso (1988)

Dirigido por: Giuseppe Tornatore

A comédia dramática franco-italiana é uma verdadeira declaração de amor ao mundo do cinema. Salvatore, o protagonista, é um famoso diretor de cinema que é abalado pela notícia da morte de Alfredo.

A narrativa regressa ao seu passado, mostrando uma infância vivida entre os filmes e uma amizade encantadora com o projecionista que fomentou a sua paixão pela sétima arte.

23. Persona - Quando Duas Mulheres Pecam (1966)

Persona - Quando Duas Mulheres Pecam (1966)

Dirigido por: Ingmar Bergman

A obra sueca de drama psicológico explora questões relacionadas com identidade e saúde mental, tendo gerado controvérsia na época em que foi lançada.

Alma é uma enfermeira contratada para cuidar de Elisabeth, uma atriz que entrou em estado catatônico e parou de falar. Enquanto tenta descobrir a origem do seu trauma, ela desenvolve uma estranha ligação com a paciente.

24. Amantes Eternos (2013)

Amantes Eternos (2013)

Dirigido por: Jim Jarmusch
Disponível em: Amazon Prime Video

Only Lovers Left Alive, no título original, é uma obra de drama, romance e fantasia como nenhuma outra que você já assistiu. Os protagonistas da história são Adam e Eve, um casal de vampiros que vive uma paixão que dura através dos séculos.

Abalados pelas inúmeras transformações do mundo moderno, eles se escondem em cidades devastadas ou desérticas, mas a lua de mel dos dois é interrompida por uma visitante desagradável.

25. Fellini 8 e meio (1963)

Oito e Meio (1963)

Dirigido por: Federico Fellini
Disponível em: Globoplay

O drama italiano, que também é lembrado pela trilha sonora original, oferece um olhar autobiográfico inspirado nas vivências e sonhos de Fellini.

Guido Anselmi, o protagonista, é um diretor de cinema que busca inspiração perante um enorme bloqueio criativo. Forçado a lidar com a pressão dos produtores de sua próxima obra, ele decide se isolar temporariamente numa estação de águas.

26. M - O vampiro de Düsseldorf (1931)

M (1931)

Dirigido por: Fritz Lang
Disponível em: Looke

A obra de suspense é considerada o apogeu do expressionismo no cinema alemão. No enredo, a polícia investiga um perigoso assassino de crianças que está cometendo crimes na região.

Enquanto a imprensa e os cidadãos vão gerando o caos, um grupo de bandidos do submundo resolve encontrá-lo e fazer justiça pelas próprias mãos.

27. Corra! (2017)

Corra! (2017)

Dirigido por: Jordan Peele
Disponível em: Prime Video, Star+, Netflix, Google Play Filmes

O primeiro longa-metragem da carreira de Peele colocou o nome do diretor "nas bocas do mundo". Get Out, no título original, é um filme de suspense e terror psicológico que reflete sobre o racismo nos Estados Unidos da América.

Quando viaja para conhecer os pais da namorada, Chris encontra uma armadilha mortífera que se esconde numa região suburbana e pacata.

28. O Iluminado (1980)

O Iluminado (1980)

Dirigido por: Stanley Kubrick
Disponível em: HBO Max

Outra obra atemporal de Kubrick, O Iluminado é um filme de terror e suspense norte-americano que ganhou inúmeros admiradores ao longo das décadas.

Jack é um escritor sem inspiração que batalha contra o vício do álcool. Quando é contratado para gerir um antigo hotel, ele se muda com a família para o local isolado nas montanhas.

Aos poucos, o seu comportamento se torna cada vez mais bizarro e perigoso, assustando profundamente a mulher e o filho.

Confira a explicação do filme O Iluminado.

29. Roma (2018)

Roma (2018)

Dirigido por: Alfonso Cuarón
Disponível em: Netflix

Aclamado pela beleza surpreendente de suas imagens, o drama mexicano foi inspirado na infância do diretor em no bairro de Roma, localizado no México.

O enredo segue o destino de Cleo, uma mulher que trabalha como empregada doméstica de uma família de classe média e acompanha os seus membros ao longo de várias mudanças e reviravoltas.

Confira também a nossa análise do filme Roma.

30. Cléo das 5 às 7 (1962)

Cléo das 5 às 7 (1962)

Dirigido por: Agnès Varda
Disponível em: Globoplay

Uma das obras mais celebradas da diretora, o filme de drama é um marco na Nouvelle Vague francesa. A protagonista, Cléo, é uma artista que está esperando o resultado de um exame importante, que irá determinar se ela tem câncer ou não.

Durante duas horas, ela passeia pelas ruas da cidade, perdida entre seus medos e pensamentos secretos.

31. Persepolis (2007)

Persepolis (2007)

Dirigido por: Marjane Satrapi, Vincent Paronnaud

O filme francês de animação foi baseado no romance gráfico de Satrapi, inspirado na biografia da artista e diretora franco-iraniana.

Marjane é um garota que vivencia os acontecimentos que antecederam à instauração da República Islâmica. Perante um cenário de controle e opressão, ela vai se tornando cada vez mais revolucionária.

32. As Pequenas Margaridas (1966)

As Pequenas Margaridas (1966)

Dirigido por: Vera Chytilová

A comédia dramática criada na antiga Tchecoslováquia é uma obra fundamental do cinema New Wave. Interpretado como uma sátira à vida burguesa, e visto como "politicamente incorreto", o longa segue duas adolescentes chamadas Marie.

Face ao panorama caótico do mundo, elas decidem se juntar e contribuir para a destruição, através de travessuras e brincadeiras estranhas.

33. A Aventura (1960)

A Aventura (1960)

Dirigido por: Michelangelo Antonioni
Disponível em: Looke

L'avventura, no original, é um drama franco-italiano que não foi bem recebido durante o seu lançamento, chegando a ser vaiado no Festival de Cannes. Parte da trilogia do autor que reflete sobre a alienação e as relações humanas, o longa acabou se tornando uma obra cult.

Anna é uma jovem que desaparece durante um cruzeiro. Abalados, seu noivo e sua melhor amiga se unem para procurá-la, mas a relação dos dois se transforma com o tempo.

34. O Medo Consome a Alma (1974)

O Medo Consome a Alma (1974)

Dirigido por: Rainer Werner Fassbinder

O drama alemão, apontado como uma das maiores obras do diretor, venceu várias premiações. Passado num tempo de instabilidades e transformações sociopolíticas, o longa-metragem se foca no relacionamento de Emmi e Ali.

Ela é uma viúva alemã que se apaixona por um imigrante muçulmano, duas décadas mais novo. Para ficarem juntos, eles precisam ultrapassar os preconceitos e julgamentos da sociedade.

35. Stalker (1979)

Stalker (1979)

Dirigido por: Andrei Tarkovski

O longa-metragem soviético de drama e ficção científica tem sido apontado como a obra mais célebre de Tarkovski. A narrativa é passada num futuro incerto e se debruça sobre questões filosóficas e psicológicas.

Nela acompanhamos a expedição liderada por um homem que é chamado de "Stalker", responsável por conduzir dois visitantes a um local repleto de mistérios, onde cada um pode encontrar aquilo que mais deseja.

36. Sem Sol (1983)

Sem Sol (1983)

Dirigido por: Chris Marker

A obra francesa, que combina elementos de documentário e ficção, reúne imagens que foram filmadas em diversas partes do mundo, como Japão, Cabo Verde e Guiné-Bissau .

Partindo de uma série de cartas que vão sendo lidas pelos narradores, o diretor se debruça sobre questões relacionadas com a memória (individual e coletiva). Atualmente, Sem Sol é considerado um dos melhores filmes de sempre, constando em diversas listas da especialidade.

37. Crepúsculo dos Deuses (1950)

Crepúsculo dos Deuses (1950)

Dirigido por: Billy Wilder
Disponível em: Google Play Filmes

Também conhecido como Sunset Boulevard, o filme policial do estilo noir é um clássico norte-americano que já foi adaptado para o teatro musical.

Joe Gillis é um roteirista endividado que consegue abrigo junto de Norma Desmond, uma atriz do cinema mudo que teve muito sucesso, mas caiu no esquecimento. Quando descobre a sua profissão, ela o contrata para escrever seu próximo filme e resgatar sua carreira.

38. Terra de Ninguém (1973)

Terra de Ninguém (1973)

Dirigido por: Terrence Malick

Badlands, no original, é um drama norte-americano que foi aclamado de forma unânime pelos críticos. Combinando a paixão e a violência, o longa conta a história do romance proibido que nasce entre Holly e Kit.

Ela é uma adolescente ingênua que vive segundo as regras rígidas de um pai conservador; ele, por outro lado, é um jovem rebelde e agressivo que desafia as leis. Quando os dois resolvem fugir juntos, iniciam uma onda de crimes sangrentos.

39. As Harmonias de Werckmeister (2000)

As Harmonias de Werckmeister (2000)

Dirigido por: Béla Tarr, Ágnes Hranitzky

Filmado em preto e branco, o longa-metragem de drama e suspense é passado em uma cidade anônima e precária. Seus habitantes aguardam a chegada de um circo que trará uma enorme baleia empalhada e uma figura misteriosa chamada "o Príncipe".

A partir daí, o aparecimento de visitantes abala o estilo de vida do local, onde começam a acontecer eventos estranhos, como uma súbita vaga de frio.

40. O Som ao Redor (2012)

O Som ao Redor (2012)

Dirigido por: Kleber Mendonça Filho
Disponível em: Netflix

Considerado um dos maiores filmes brasileiros de todos os tempos, o longa de drama e suspense também ganhou relevo no panorama internacional.

Com um profundo olhar sociopolítico, a obra narra a presença de uma milícia num bairro de classe média localizado em Recife. A agitação divide os moradores: se alguns se sentem mais seguros, outros começam a temer pela própria vida.

41. Amores Brutos (2000)

Amores Brutos (2000)

Dirigido por: Alejandro González Iñárritu
Disponível em: Netflix

Amores Perros, no original, é um drama mexicano que marcou o começo da carreira de Iñárritu. Passado no universo cruel das lutas de cachorros, o enredo mistura várias relações humanas extremamente complexas.

Octavio está apaixonado pela sua cunhada, com quem planeja fugir; enquanto isso, Daniel decide abandonar a esposa e começar um romance com outra mulher.

42. Vá e Veja (1985)

Túmulo dos Vagalumes (1988)

Dirigido por: Elem Klimov
Disponível em: Claro TV+

Vá e Veja é um drama soviético que tem sido apontado como um melhores (e mais brutais) filmes de guerra de sempre. A narrativa desoladora é passada durante a invasão nazista da Bielorrússia.

O protagonista, Flyora, é um adolescente que se une ao exército da resistência e é submetido a inúmeras atrocidades pelas forças inimigas.

43. Túmulo dos Vagalumes (1988)

Túmulo dos Vagalumes (1988)

Dirigido por: Isao Takahata

Uma das mais belas obras do Studio Ghibli e, sem dúvida, a mais triste de todas, O Túmulo dos Vagalumes é um filme japonês de animação passado no fim da Segunda Guerra Mundial.

Setsuko e Seita são dois irmãos que precisam sobreviver sozinhos, depois da morte da mãe num bombardeio e da partida do pai para se juntar ao exército. Abrigados na floresta, eles travam amizade com os vagalumes da região.

44. Bacurau (2019)

Trailer:

Dirigido por: Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles
Disponível em: Globoplay

Sucesso de público e de crítica, a produção dos cineastas Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles se inspira em faroestes norte-americanos para construir uma narrativa particularmente brasileira.

Conta sobre uma comunidade fictícia no interior sertão nordestino que está fortemente ameaçada por perigosos estrangeiros.

Assim, a população precisa pensar de maneira coletiva e estratégica para enfrentá-los.

O filme foi vencedor de diversos festivais e figura entre uma das melhores produções recentes do cinema brasileiro.

45. Tomboy (2011)

Trailer:

Dirigido por: Céline Sciamma
Disponível em: Globoplay

Com direção da francesa Céline Sciamma, Tomboy é um drama comovente sobre a transsexualidade na infância.

Laurie é uma criança que se descobre trans. Assim, ao se mudar de cidade e começar a ter novos amigos, ela vê a oportunidade de se apresentar como um garoto, Mickael.

Com sutileza, o filme aborda um assunto delicado e importante. Teve ótima aceitação do público, recebendo aprovação de 96% no site Rotten Tomatoes.

46. Nostalgia da Luz (2010)

Trailer:

Dirigido por: Patricio Guzmán

Patricio Guzmán é um dos grandes documentaristas latino-americanos.

O chileno é autor de Nostalgia da Luz, impressionante produção que se inicia no deserto do Atacama, onde astrônomos exploram as estrelas. É nesse mesmo lugar - imenso!- que foram abandonados os restos mortais de vítimas da ditadura do Chile, ocorrida na década de 70, e que hoje são objeto de incessante busca de seus parentes, quase sempre mulheres.

Assim, o cineasta consegue traçar uma emocionante relação entre a investigação por corpos celestes no universo e a procura por corpos humanos no deserto.

47. Casablanca (1942)

Casablanca (1942)

Dirigido por: Michael Curtiz
Disponível em: HBO Max

Encarado como um dos filmes mais românticos da história, o drama interpretado pelas estrelas Humphrey Bogart e Ingrid Bergman se tornou um verdadeiro clássico do cinema norte-americano.

O enredo é passado em plena Segunda Guerra Mundial, quando Rick precisa se exilar em Marrocos e começa a administrar um clube. Por lá, ele reencontra um amor do passado: Ilsa, uma mulher que foge do exército nazista acompanhada pelo marido.

48. Guerra nas Estrelas (1977)

cena de Guerra nas Estrelas

Dirigido por: George Lucas

Lançado em 1977, o primeiro filme da saga Guerra nas Estrelas (Star Wars, originalmente), foi muito bem recebido pelo público e teve direção de George Lucas.

O sucesso teve grandes proporções e a história se tornou um fenômeno, tanto que ganhou continuações em outras produções.

Trata-se de uma ficção científica e interplanetária na qual o jovem Luke Skywalker se vê diante de uma grande guerra entre planetas enquanto luta pelos seus sonhos.

49. Amor à Flor da Pele (2000)

Amor à Flor da Pele (2000)

Dirigido por: Wong Kar-Wai

O drama romântico produzido em Hong Kong conquistou os críticos com a beleza de suas imagens e é considerado um dos melhores longa-metragens do cinema asiático.

Passado na década de 60, o enredo segue um jornalista e uma secretária que são extremamente solitários e vivem perto um do outro. Como seus cônjuges estão fora durante longos períodos, eles começam a formar uma amizade e surge a desconfiança de que estão sendo traídos.

50. Os Pássaros (1963)

cena do filme Os pássaros mostra mulher e crianças fugindo de ataque de pássaros pretos

Dirigido por: Alfred Hitchcock

O gênio do suspense Alfred Hitchcock lançou em 1963 esse que é um clássico cult do cinema. Em Os Pássaros acompanhamos a socialite Melanie Daniels em uma viagem até a Bodega Bay, na Califórnia, para encontrar com um homem por quem se interessou.

Mas, ao chegar, a moça se depara com uma espécie de revolta dos pássaros do lugar, que resolveram atacar os moradores de maneira impiedosa.

51. Uma Mulher Sob Influência (1974)

Uma Mulher Sob Influência (1974)

Dirigido por: John Cassavetes
Disponível em: Looke

A obra-prima do diretor norte-americano é um drama focado em Mabel, uma mulher extremamente sobrecarregada: dona de casa e mãe de três filhos, ela faz de tudo para agradar à família.

Gradualmente, a saúde mental da protagonista se deteriora e seus comportamentos se tornam cada vez mais estranhos e incompreensíveis. Preocupado com a esposa, o marido começa a cogitar a possibilidade de interná-la num hospital psiquiátrico.

Aproveite para ver também:

Laura Aidar
Revisão por Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.
Carolina Marcello
Edição por Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Apaixonada por leitura e escrita, produz conteúdos on-line desde 2017, sobre literatura, cultura e outros campos do saber.