11 melhores filmes cult para ver na Netflix (em 2024)


Laura Aidar
Revisão por Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual

Filmes cult, ou filmes de culto, são obras do cinema que ganharam popularidade e fãs fervorosos. Alguns continuam sendo adorados pelo público e elogiados pela crítica, mesmo décadas depois do seu lançamento.

Certas definições do termo se aplicam apenas a obras do cinema independente ou underground. Neste conteúdo abraçamos uma concepção mais geral: selecionamos algumas dicas de filmes que estão disponíveis no catálogo da Netflix e têm conquistado legiões de espectadores.

1. Pulp Fiction (1994)

Cena de Pulp Fiction

Um dos filmes mais aclamados de Quentin Tarantino é Pulp Fiction, lançado em 1994.

A trama eletrizante e inteligente marcou os anos 90 ao apresentar os matadores de aluguel Vincent Vega e Jules Winnfield, que trabalham para um poderoso gângster. Além deles, acompanhamos o lutador Butch Coolidge em apuros após ganhar uma luta.

A narrativa que foge da linearidade, os diálogos rápidos e os personagens emblemáticos fizeram com que o longa se tornasse um clássico do cinema cult.

2. Cidade de Deus (2002)

Cena do filme Cidade de Deus

No cinema nacional temos como um ótimo representante do cinema cult o longa Cidade de Deus, dirigido por Fernando Meirelles e Katia Lund.

O filme se baseia no livro homônimo de Paulo Lins e se passa na Cidade de Deus, favela no Rio de Janeiro. Aqui acompanhamos as trajetórias de dois amigos de infância, Dadinho e Buscapé, que seguem caminhos totalmente opostos na vida.

3. Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988)

mulheres-a-beira-de-um-ataque-de-nervos-almodovar

Esse é um dos grandes filmes do renomado cineasta espanhol Pedro Almodóvar. Lançado em 1988, mostra a vida confusa de quatro mulheres que passam por situações complicadas.

Se passa em Madri e é uma adaptação da peça teatral A voz humana, de Jean Cocteou, escrita em 1930.

Misturando drama e comédia, como é próprio de Almodóvar, o filme exibe ainda uma fotografia, cenários e figurinos que contribuem para dar o tom irreverente e, ao mesmo tempo, surreal.

4. Django Livre (2012)

Cena de Django Livre.

Com direção de Quentin Tarantino, Django Livre é um filme de vingança que apresenta Django, um escravizado liberto que se une a Dr. King Schultz, um caçador de recompensas alemão.

Juntos, eles elaboram um plano para vingar o passado de Django e encontrar Broomhilda, sua esposa de que foi comprada por outro proprietário.

O filme foi um sucesso e ganhou dois troféus na cerimônia do Oscar no ano seguinte ao seu lançamento.

5. Volver (2006)

cena do filme Volver

Outro filme de Almodóvar que está na Netflix é Volver. Lançado em 2006, esse é um drama bem-humorado que mostra a vida de Raimunda (Penélope Cruz), sua irmã, sua filha e sua mãe.

Raimunda é uma mulher trabalhadora que se vê em uma situação difícil após encontrar o marido morto em sua cozinha. Enquanto isso, a irmã Sole viaja para o interior para o enterro da tia e descobre um grande segredo.

Esse é um dos filmes mais aclamados do cineasta, que está em sua melhor fase e recebeu inúmeros prêmios pela produção.

6. A Vida de Brian (1979)

A Vida de Brian (1979)

Não podemos falar de comédias cult sem mencionar Monty Python, o grupo inglês que fez história e incomodou muita gente com as suas sátiras inteligentes. Um exemplo notório é Vida de Brian, um longa-metragem de tema bíblico que chegou a ser proibido em várias partes do mundo.

O protagonista, Brian, é um homem que nasceu ao mesmo tempo que Jesus e acaba sendo confundindo com ele. O filme era extremamente polêmico e ousado para a época e os seus criadores foram acusados de blasfêmia.

O projeto chegou a ficar sem financiamento, mas foi resgatado por George Harrison, antigo membro dos Beatles, e conseguiu quebrar barreiras, tendo conquistando um grande sucesso junto dos espectadores.

7. Meu Amigo Totoro (1988)

Meu Amigo Totoro (1988)

Um filme animado japonês de Hayao Miyazaki, considerado um mestre do gênero, Meu Amigo Totoro é simplesmente imperdível. A história de fantasia, passada no Japão do pós-guerra, segue os passos de duas irmãs, Mei e Satsuki.

As garotas (de 4 e 11 anos) se mudam com o pai para uma vila rural, onde conhecem os espíritos da floresta que vivem por lá. Entre eles se destaca a figura de Totoro, uma criatura semelhante a um coelho cinzento que se desloca em um ônibus-gato chamado Nekobasu.

Esse universo estranho e mágico conquistou um espaço definitivo no coração de fãs do mundo inteiro, que se tornaram verdadeiros seguidores do Studio Ghibli, que produziu o longa.

8. A viagem de Chihiro (2001)

Cena de A viagem de Chihiro

Esse também é um filme de grande sucesso de Hayao Miyazaki e do Studio Ghibli.

Lançada em 2001, a animação conta a história de uma garota de 10 anos que, em viagem com os pais, acaba adentrando um mundo fantástico e perigoso, onde os seres humanos não são bem vindos.

Esse foi o primeiro anime de longa-metragem premiado com o Urso de Ouro no Festival de Berlim. Ganhou também o Oscar, BAFTA e outros prêmios importantes.

Uma obra primorosa que vale a pena ser vista por todos.

9. Estômago (2007)

Cena de Estômago filme

Estômago é um filme brasileiro de 2007 muito conhecido entre o público alternativo. Com direção de Macos Jorge, traz João Miguel e Fabiula Nascimento nos papéis principais.

Raimundo Nonato é um migrante nordestino em busca de melhorar de vida na metrópole. Ele começa trabalhando como ajudante em uma lanchonete e lá descobre o talento para a culinária.

Assim se torna cozinheiro e começa a ter estabilidade financeira. Em meio a isso, se apaixona pela prostituta Iria, o que trará lamentáveis consequências.

Uma história sobre fome, paixão e vingança.

10. Monty Python e o Cálice Sagrado (1975)

Grupo de cavaleiros olhando algo com uma expressão de medo.

Outra comédia britânica produzida pelo grupo Monty Python que está disponível na plataforma, o filme dirigido por Terry Gilliam e Terry Jones é uma sátira à lenda do Rei Artur.

Ainda venerado pelos fãs do gênero, o longa-metragem continua sendo considerado um dos mais divertidos de todos os tempos. O enredo segue Artur e seus cavaleiros desajeitados na busca por um objeto mágico, o Santo Graal, reescrevendo a narrativa e rendendo boas gargalhadas.

11. Roma (2018)

Roma (2018)

O longa-metragem de drama dirigido por Alfonso Cuarón é um retrato emocionante do México na década de 70, tendo sido parcialmente inspirado nas lembranças do diretor acerca da sua infância no bairro de Roma.

Filmado em preto e branco, exatamente para captar as ideias de passado e memória, o enredo tem lugar na casa de uma família abastada e segue o destino de Cleo, uma empregada que trabalha no local.

Roma impressiona pela beleza das suas imagens, mas também pelo seu valor histórico e por colocar à vista os contrastes sociais gritantes que continuam existindo no México e pelo mundo inteiro.

Conheça também:

Laura Aidar
Revisão por Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.
Carolina Marcello
Edição por Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Apaixonada por leitura e escrita, produz conteúdos on-line desde 2017, sobre literatura, cultura e outros campos do saber.