43 filmes dos anos 90 que você não pode perder


Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes

A década de 90 continua sendo uma das mais icônicas do nosso passado. Suas produções culturais viraram referências em diversas áreas, como a moda, a música e o cinema.

Confira, abaixo, alguns dos melhores filmes dos anos 90, de vários gêneros, que se tornaram clássicos fundamentais da época:

1. Coração Selvagem (1990)

Coração Selvagem (1990)

Dirigido por: David Lynch
Disponível em: Google Play Filmes

O filme de romance e comédia sombria ficou eternizado pelos diálogos, a trilha sonora e os figurinos inesquecíveis. O enredo foi inspirado num livro de Barry Gifford e conta a história de uma paixão perigosa que surge entre Lula e Sailor.

A mãe da moça, que não aceita o relacionamento, contrata um grupo de assassinos para matar o protagonista. Cada vez mais unidos, os dois viajam pelo país, fugindo da matriarca que é representada como a Bruxa Má do Oeste, numa alusão ao Maravilhoso Mágico de Oz.

2. Pânico (1996)

Pânico (1996)

Dirigido por: Wes Craven
Disponível em: Google Play Filmes

O primeiro longa-metragem da popular saga de terror, Pânico se tornou uma obra muito influente da década de 90, satirizando os clichês do gênero e inspirando inúmeros filmes posteriores.

A protagonista, Sidney Prescott, é uma adolescente que começa a ser atormentada por um assassino mascarado, conhecido como Ghostface. Ela e o seu grupo de amigos se tornam vítimas do misterioso serial killer que tem uma obsessão por filmes de terror.

3. Thelma & Louise (1991)

Thelma & Louise (1991)

Dirigido por: Ridley Scott
Disponível em: Google Play Filmes

O filme norte-americano de ação, drama e aventura conta uma história inusitada de libertação e empoderamento feminino. As protagonistas são duas amigas que resolvem viajar num final-de-semana, porque estão cansadas das suas rotinas.

Quando um desconhecido ataca Thelma num estacionamento deserto, Louise dá um tiro nele e provoca a sua morte imediata. A partir daí, as companheiras passam a ser procuradas e decidem atravessar o país de carro para fugir das autoridades.

4. Romeu e Julieta (1996)

Romeu e Julieta (1996)

Dirigido por: Baz Luhrmann
Disponível em: Disney+, Google Play Filmes

Uma adaptação contemporânea da peça de William Shakespeare, o longa-metragem de drama e romance emocionou multidões, retratando o amor proibido mais famoso de todos os tempos.

Aqui, os protagonistas são dois jovens que pertencem a famílias com empresas rivais, que se detestam por conta dos negócios. Quando se conhecem num baile de fantasia, Romeu e Julieta se apaixonam, mas descobrem os obstáculos que existem no caminho.

5. Clube da Luta (1999)

Clube da Luta (1999)

Dirigido por: David Fincher
Disponível em: Amazon Prime Video

Baseado no livro homônimo de Chuck Palahniuk, o drama psicológico é protagonizado por um homem exausto, que sofre de insônias e vai perdendo o seu propósito. Durante uma viagem de avião, ele conhece Tyler, um personagem carismático que desafia suas visões acerca da sociedade capitalista.

Juntos, eles criam um grupo de lutas ilegais, entram num triângulo amoroso com Marla e até fundam um exército terrorista, mas o laço que os une continua repleto de segredos.

Confira também nossa explicação e análise do filme Clube da Luta.

6. As Patricinhas de Beverly Hills (1995)

As Patricinhas de Beverly Hills (1995)

Dirigido por: Amy Heckerling
Disponível em: Netflix, Google Play Filmes

Clueless, no título original, é a comédia romântica adolescente que apresentou ao mundo as "patricinhas" mais famosas da década de 90. O enredo foi inspirado no romance Emma de Jane Austen, passado numa realidade contemporânea e extremamente privilegiada.

Cher, a protagonista, é uma garota linda, inteligente e popular, que parece ter tudo que quer. Com a melhor amiga, Dionne, ela resolve interferir na vida das outras pessoas, para se distrair de uma paixão reprimida.

7. Matrix (1999)

Matrix (1999)

Dirigido por: Lana e Lilly Wachowski
Disponível em: Google Play Filmes

Um dos sucessos mais indisputáveis da época, o longa-metragem de ação e ficção científica que impressionou com seus efeitos especiais e se tornou um marco nos gêneros cinematográficos.

O protagonista é um programador informático que, durante a noite é um hacker chamado Neo. Um dia, é procurado por Morpheus, um homem que lidera um grupo secreto. A partir daí, ele descobre a existência da Matrix, um segredo que vai alterar sua percepção da realidade.

Confira também a explicação e análise do filme Matrix.

8. O Grande Lebowski (1998)

O Grande Lebowski (1998)

Dirigido por: Ethan e Joel Coen
Disponível em: Amazon Prime Video

O longa de comédia, inspirado num livro de Raymond Chandle, passou despercebido no seu lançamento, mas conquistou o público ao longo dos anos, se tornando um filme cult com uma legião de fãs.

Leboskwi, o protagonista, é um bon vivan desempregado que adora jogar boliche e é conhecido como "The Dude" (O Cara). Sua rotina tranquila se altera quando ele é confundido com um milionário que tem o mesmo nome e se envolve numa enorme confusão.

9. Medo e Delírio (1998)

Medo e Delírio (1998)

Dirigido por: Terry Gilliam
Disponível em: Netflix, Google Play Filmes

Baseado no livro de Hunter S. Thompson que se inspirou em eventos reais, o filme de comédia dramática e aventura fracassou nas bilheterias, mas logo alcançou o status de obra cult.

Thompson é um jornalista que viaja para Las Vegas com o advogado, Dr. Gonzo, para escrever sobre uma corrida de motos. No carro, eles levam uma maleta repleta de substâncias psicoativas que vão tornar a jornada cada vez mais bizarra.

10. A Lista de Schindler (1993)

A Lista de Schindler (1993)

Dirigido por: Steven Spielberg
Disponível em: Netflix

O drama histórico, considerado um dos melhores filmes de todos os tempos, narra acontecimentos reais e impressionantes, vencendo sete Oscars, incluindo os de Melhor Filme e Melhor Diretor. O enredo segue os passos de Oskar Schindler, um empresário alemão, no começo da Segunda Guerra Mundial.

Quando se muda para Cracóvia, na Polônia, contrata funcionários judeus para a sua fábrica, buscando mão-de-obra mais barata. No entanto, ele acaba usando a sua fortuna para ajudar centenas de refugiados a escapar dos nazistas.

11. Crash - Estranhos Prazeres (1996)

Crash - Estranhos Prazeres (1996)

Dirigido por: David Cronenberg
Disponível em: Telecine Play

O filme independente de suspense psicológico foi baseado num livro de J. G. Ballard e causou polêmica pelas imagens violentas e também pelas temáticas que aborda. James é um publicitário que se envolve num acidente, resultando na morte do homem que dirigia o outro carro.

A partir daí, ele inicia um romance com a viúva e ambos se juntam a um grupo de desconhecidos que recriam acidentes de automóvel, em condições cada vez menos seguras, por prazer e adrenalina.

12. Titanic (1997)

Titanic (1997)

Dirigido por: James Cameron
Disponível em: Disney+

Um daqueles filmes que garantem as lágrimas do espectador, o longa de drama e romance conta uma história atemporal de amor e tragédia, baseada no naufrágio real que ocorreu em 1912.

Rose é uma jovem de classe alta que embarca no navio como noivo e a mãe. Por lá, ela conhece Jack, um artista com dificuldades financeiras que viaja em terceira classe. Apesar de todos os obstáculos, os dois se apaixonam e vivem um relacionamento secreto.

13. Malcom X (1992)

Malcom X (1992)

Dirigido por: Spike Lee

O drama biográfico acompanha a jornada do ativista norte-americano que fez história nos direitos civis e na luta antirracista internacional.

Além de seguir seus passos como militante pela igualdade e líder da resistência, a narrativa apresenta momentos da sua infância, narrando também o período de encarceramento e a conversão ao Islamismo.

14. Trainspotting - Sem Limites (1996)

Trainspotting  - Sem Limites (1996)

Dirigido por: Danny Boyle

O drama britânico que foi inspirado num livro de Irvine Wels tem sido apontado como um dos melhores da sua época. Mark, o protagonista, é um jovem escocês que está desempregado e viciado em drogas.

Acompanhado pelo seu grupo de amigos, igualmente problemáticos, ele luta pela sobrevivência diária, proporcionando importantes reflexões acerca das desigualdades sociais e os efeitos que elas reproduzem em alguns indivíduos.

15. Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994)

Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994)

Dirigido por: Quentin Tarantino
Disponível em: Google Play Filmes

A obra-prima que projetou Tarantino para a fama internacional é um filme de drama, crime e comédia que é lembrado, sobretudo, pela sua célebre cena de dança.

A trama se foca no cotidiano violento de vários bandidos, cujos destinos acabam se cruzando. Vincent Vega, um dos protagonistas, é um criminoso que recebe uma missão inesperada: acompanhar a esposa do chefe, Mia Wallace, uma mulher cheia de surpresas.

Confira também o resumo e análise do filme Pulp Fiction.

16. Princesa Mononoke (1997)

Princesa Mononoke (1997)

Dirigido por:Hayao Miyazaki
Disponível em: Netflix

Um dos maiores êxitos do Studio Ghibli, o filme japonês de animação e fantasia continua ganhando o coração do público internacional. A história é passada numa realidade em que os humanos entraram numa batalha com os deuses da floresta.

Enquanto o príncipe Ashitaka combate criaturas mágicas para salvar a sua aldeia, do outro lado, a Princesa Mononoke lidera uma matilha de lobos gigantescos e prontos para atacar.

17. Buffalo '66 (1998)

Buffalo ‘66 (1998)

Dirigido por: Vincent Gallo

O filme independente de drama e comédia conquistou a atenção da crítica e do público com seu enredo polêmico. Billy, o protagonista, é um presidiário que acabou de ser libertado e escondeu da família o seu paradeiro enquanto estava na cadeia.

Para justificar a sua ausência, ele cria uma mentira e fala que casou. Sem querer revelar a verdade, o homem decide sequestrar Layla e obrigá-la a fingir que é sua esposa.

18. Central do Brasil (1998)

Central do Brasil (1998)

Dirigido por: Walter Salles
Disponível em: GloboPlay

Uma das obras mais notórias do cinema brasileiro, o longa-metragem dramático venceu inúmeras premiações internacionais, recebendo também nomeações para duas categorias dos Oscars.

A trama começa na estação de trem, repleta de movimento, onde Dora escreve cartas para ganhar a vida. Um dia, ela conhece Josué, um garoto de nove anos que está procurando o pai que mora no Nordeste. Pouco tempo depois, a mulher decide acompanhá-lo numa viagem e ajudá-lo nessa busca.

Confira também o resumo completo e análise do filme Central do Brasil.

19. Jurassic Park: Parque dos Dinossauros (1993)

Jurassic Park: Parque dos Dinossauros (1993)

Dirigido por: Steven Spielberg
Disponível em: Netflix, Amazon Prime Video

Inspirado no livro de Michael Crichton, o filme de ficção científica e aventura surpreendeu o público e a crítica com efeitos especiais muito avançados para aquele período, gerando uma franquia cinematográfica extremamente bem-sucedida.

O enredo é passado num parque temático repleto de dinossauros que foram criados através de um processo de clonagem. Após uma falha elétrica, os animais se libertam e causam o pânico na ilha.

20. O Rei Leão (1994)

O Rei Leão (1994)

Dirigido por: Rob Minkoff, Roger Allers
Disponível em: Disney+, Google Play Filmes

Adorado por várias gerações de adultos e crianças, o filme animado da Disney carrega importantes lições sobre família, poder e responsabilidade. A história, vagamente inspirada em Hamlet de Shakespeare, segue o destino do príncipe Simba.

Após a morte trágica do pai, o pequeno leão acaba fugindo e se escondendo. Anos depois, ele está pronto para regressar e ocupar o seu lugar no trono.

Confira também o resumo e análise do filme O Rei Leão.

21. Se7en: Os Sete Crimes Capitais (1995)

Se7en: Os Sete Crimes Capitais (1995)

Dirigido por: David Fincher
Disponível em: Netflix, Google Play Filmes

Considerado um dos melhores filmes de suspense das últimas décadas, o longa-metragem acompanha David e William, dois policiais com personalidades e métodos bastante diferentes.

Juntos, eles investigam vários crimes cometidos pelo mesmo assassino em série, que procuram recriar os setes pecados capitais, punindo as suas vítimas por cometê-los.

22. Edward Mãos de Tesoura (1990)

Edward Mãos de Tesoura (1990)

Dirigido por: Tim Burton
Disponível em: Disney+, Google Play Filmes

Um dos primeiros sucessos da carreira do diretor, o longa-metragem é considerado um conto de fadas moderno, que combina fantasia com drama, romance e comédia.

Edward foi criado por um velho cientista que acabou morrendo e o deixou sozinho num castelo. Certo dia, uma vendedora de cosméticos bate na sua porta e descobre a misteriosa criatura. Embora assuste algumas pessoas, ele percebe que tem talento como cabeleireiro.

23. Perfect Blue (1997)

Perfect Blue (1997)

Dirigido por: Satoshi Kon
Disponível em: Netflix

Referenciado em obras de renome como Cisne Negro (2010), o filme japonês de animação e suspense psicológico foi aclamado por críticos, espectadores e criadores do cinema internacional.

Mima é uma adolescente que abandona a sua carreira como ídolo pop para virar atriz. Enquanto filma uma série policial, a jovem começa a ser perseguida por um fã insatisfeito com a mudança, passando a confundir ficção e realidade.

24. As Virgens Suicidas (1999)

As Virgens Suicidas (1999)

Dirigido por: Sofia Coppola

Um enredo trágico acerca da repressão feminina, o filme de drama e romance foi baseado no livro de Jeffrey Eugenides com o mesmo título. A história é passada nos anos 70 e protagonizada por quatro adolescentes que pertencem a uma família conservadora.

Embora atraiam a atenção dos garotos que moram por perto, elas não podem namorar nem sair de casa, sendo constantemente vigiadas. Tudo piora quando uma delas, Cecilia, decide colocar fim à própria vida, num ato de desespero.

25. Os Bons Companheiros (1990)

Os Bons Companheiros (1990)

Dirigido por: Martin Scorsese
Disponível em: Google Play Filmes

Baseado num livro de Nicholas Pileggi, o drama policial conta a história real de Henry Hill, um antigo mafioso que se tornou informante da polícia.

Desde a infância, o sonho do protagonista era ser gângster, iniciando a sua carreira no crime muito cedo. Com o tempo, ele começa a trabalhar para a máfia e a ser investigado pelas autoridades locais

26. 10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999)

10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999)

Dirigido por: Gil Junger
Disponível em: Disney+, Google Play Filmes

A comédia romântica adolescente é a cara dos anos 90 e teve como inspiração a peça The Taming of the Shrew de Shakespeare. Bianca está apaixonada por Cameron, mas só pode namorar com ele depois que a irmã mais velha encontrar um companheiro.

Kat é uma artista de personalidade difícil que rejeita todos os garotos da região. Quando um novo aluno chega à escola, é desafiado por Cameron a conquistar a sua "cunhada" e acaba descobrindo os seus encantos.

27. O Quinto Elemento (1997)

O Quinto Elemento (1997)

Dirigido por: Luc Besson

O longa-metragem francês e norte-americano é um clássico de ação e ficção científica que foi inspirado nos quadrinhos de Jean Giraud e Jean-Claude Mézières. A ação ocorre no futuro, quando uma mulher cai do céu, em cima de um táxi.

A partir daí, o motorista Korben decide ajudar a desconhecida, Leeloo, embarcando numa grande aventura contra um mal muito antigo. O filme também é recordado pelos seus figurinos vanguardistas, criados pelo estilista Jean-Paul Gaultier.

28. Esqueceram de Mim (1990)

Esqueceram de Mim (1990)

Dirigido por: Chris Columbus
Disponível em: Disney+, Google Play Filmes

Uma obra essencial quando falamos do cinema dos 90, o filme de comédia bateu recordes de bilheteria e iniciou uma franquia com quatro longas-metragens posteriores. A história é passada durante o Natal, quando uma família viaja, mas esquece de levar um dos filhos.

Kevin, de apenas oito anos, começa por ficar feliz com a liberdade temporária. Contudo, as coisas se complicam quando dois ladrões tentam assaltar a sua casa e o garoto precisa criar armadilhas para se defender.

29. Ghost - Do Outro Lado da Vida (1990)

Ghost - Do Outro Lado da Vida (1990)

Dirigido por: Jerry Zucker
Disponível em: Telecine Play,Google Play Filmes

Apontado como um dos filmes mais românticos de todos os tempos, o longa-metragem de drama e fantasia ilustra um amor maior que a própria vida. Sam foi assassinado na frente da sua esposa, Molly, enquanto saiam do teatro.

Preocupado com a segurança da mulher e ainda extremamente apaixonado por ela, seu espírito não consegue partir e continua tentando se comunicar com a esposa.

30. Assassinos por Natureza (1994)

Assassinos por Natureza (1994)

Dirigido por: Oliver Stone
Disponível em: Amazon Prime Video, Google Play Filmes

O controverso filme de ação, romance e comédia dramática segue o amor violento de Mickey e Mallory, com uma trilha sonora incrível para os amantes de rock.

Os protagonistas são dois assassinos que estão loucamente apaixonados e deixam um rastro de destruição por onde passam. Após algum tempo, os seus crimes começam a ficar famosos, atraindo a atenção da polícia e também da mídia sensacionalista.

31. Paris Is Burning (1990)

Paris Is Burning (1990)

Dirigido por: Jennie Livingston

Repleto de talento e representatividade, o documentário norte-americano foi gravado ao longo da década de 80 e apresentou a ball culture ao resto do mundo. Através de várias entrevistas, podemos conhecer um pouco da história daqueles artistas, seus sonhos e motivações.

Numa época ainda dominada pelo preconceito, a comunidade LGBTQ de Nova York se reunia em festas onde competia em várias categorias, incluindo o voguing, dança que mais tarde foi popularizada por Madonna. Para estes indivíduos, muitos latinos e afro-americanos, os bailes eram espaços seguros, longe das durezas do cotidiano.

32. O Show de Truman (1998)

O Show de Truman (1998)

Dirigido por: Peter Weir
Disponível em: Amazon Prime Video, Google Play Filmes

A comédia dramática foi aclamada pela crítica e se tornou um filme cult, trazendo questionamentos sobre imagem, identidade e privacidade que parecem cada vez mais atuais, no mundo de hoje, com a internet e as redes sociais.

Truman é um homem aparentemente comum, mas nem desconfia que protagoniza um reality show desde que nasceu. Com o seu destino roteirizado ao pormenor, ele começa a perceber que existe algo de errado na sua vida.

Leia também: O Show de Truman: resumo e reflexões sobre o filme

33. A Bruxa de Blair (1999)

A Bruxa de Blair (1999)

Dirigido por: Eduardo Sánchez, Daniel Myrick
Disponível em: Amazon Prime Video

Com o formato found footage (ou filme perdido), o longa de terror é um falso documentário que arrepiou o público quando foi lançado. Um grupo de amigos que estudam cinema partem para uma floresta conhecida pelas suas lendas macabras.

Algum tempo depois, suas fitas de vídeo são encontradas, registrando os encontros com a temível bruxa, mas seus paradeiros se perdem para sempre.

34. A Vida É Bela (1997)

A Vida É Bela (1997)

Dirigido por: Roberto Benigni

Desolador e emocionante do começo ao fim, o drama italiano consegue encontrar o otimismo até na pior das situações. Inspirada na biografia do pai de Benigni, a história é protagonizada por Guido, um homem judeu que é preso durante a barbárie nazista.

Condenado a um campo de concentração com o filho pequeno, ele inventa mil formas de distraí-lo e proteger a criança daquela realidade cruel, buscando jeitos de fazer o menino rir e continuar sonhando.

35. Um Drink no Inferno (1996)

Um Drink no Inferno (1996)

Dirigido por: Robert Rodriguez
Disponível em: Google Play Filmes

O filme de terror e ação, com roteiro de Tarantino, se tornou bastante influente, recebendo o estatuto de obra cult entre os espectadores e várias homenagens cinematográficas.

Seth e Richard são dois criminosos que estão fugindo da polícia e sequestram uma família, como tentativa de proteção. Durante a viagem, eles param num bar que fica na fronteira com o México e encontram um cenário de caos que nunca poderiam imaginar.

36. Forrest Gump - O Contador de Histórias (1994)

Forrest Gump - O Contador de Histórias (1994)

Dirigido por: Robert Zemeckis
Disponível em: Netflix, Amazon Prime Video, Telecine Play

Com aclamação universal da crítica, a comédia romântica norte-americana foi baseada no livro de Winston Groom. O enredo acompanha a vida do protagonista desde a infância, retratando também alguns eventos que marcaram a História do seu país.

Tudo é contando a partir da perspectiva de Forrest, um homem bondoso e ingênuo que consegue manter um espírito positivo apesar das dificuldades que vão surgindo no percurso.

Confira também a análise do filme Forrest Gump.

37. Toy Story – Um Mundo de Aventuras (1995)

Toy Story – Um Mundo de Aventuras (1995)

Dirigido por: John Lasseter
Disponível em: Disney+

Iniciando uma franquia que durou mais de vinte anos, o filme infantil animado foi uma parceria bem-sucedida entre a Pixar e a Disney. A trama gira em torno da vida secreta de um grupo de brinquedos que se movem e conversam assim que o seu "dono" se afasta.

O bando é liderado pelo caubói Woody, o boneco favorito da criança. Contudo, o seu lugar pode ficar em risco com a chegada de um brinquedo novo: Buzz Lightyear, um astronauta cheio de talentos, mas que tem pouca humildade.

Descubra tudo sobre a franquia Toy Story.

38. Mamãe é de Morte (1994)

Mamãe é de Morte (1994)

Dirigido por: John Waters

O longa-metragem de comédia ácida não se destacou nas bilheterias, mas acabou virando um clássico entre o público, pela sua premissa absurda e inesperada. Beverly é uma mãe e dona-de-casa que parece levar a vida perfeita, sempre atenta ao lar e à família.

No entanto, depois de brigar com a professora do filho, a mulher pacata descobre seu desejo de matar e passa a cometer diversos crimes, sem levantar suspeitas.

39. Um Sonho de Liberdade (1994)

Um Sonho de Liberdade (1994)

Dirigido por: Frank Darabont
Disponível em: Netflix, Google Play Filmes

Com o título original The Shawshank Redemption, o drama norte-americano foi inspirado numa obra de Stephen King. Passada ao longo de anos numa penitenciária, a narrativa se foca na amizade que se constrói entre Andy e Ellis.

O primeiro é um jovem com uma carreira brilhante que foi condenado por um crime que não cometeu. O segundo, mais velho, já está cumprindo pena há anos e conhece bem a realidade da prisão.

Confira a análise do filme Um Sonho de Liberdade.

40. Um Crime Entre Amigas (1999)

Um Crime Entre Amigas (1999)

Dirigido por: Darren Stein

Jawbreaker, no original, é uma comédia macabra que virou "queridinha" dos fãs do gênero, ganhando popularidade anos depois do seu lançamento. Satirizando os filmes adolescentes e os clichês do ensino médio, a narrativa é passada num colégio norte-americano.

O lugar é comandado por um grupo de garotas bonitas e populares que resolvem fazer uma brincadeira com Liz, uma das amigas. No entanto, o trote acaba dando errado e se transforma num crime que elas precisam esconder a todo o custo.

41. Fogo contra Fogo (1995)

Fogo contra Fogo (1995)

Dirigido por: Michael Mann
Disponível em: Amazon Prime Video

O filme policial foi vagamente inspirado no caso real de Neil McCauley, um criminoso de Chicago. Unindo Robert De Niro e Al Pacino nos papéis principais, a trama se foca na investigação de um grande assalto que vitimou três policiais.

Neil, o responsável, é um ladrão bem-sucedido que lidera uma gangue e precisa escapar de Vincent Hanna, o agente que está comandando o caso e busca o seu paradeiro.

42. Garota Interrompida (1999)

Garota Interrompida (1999)

Dirigido por: James Mangold
Disponível em: Netflix, Google Play Filmes

O perturbador drama biográfico foi baseado na obra homônima de memórias, escrita por Susanna Kaysen. A protagonista é uma jovem que recebe um diagnóstico abrupto de transtorno de personalidade borderline que vem alterar a sua vida.

Rapidamente, ela é internada num hospital psiquiátrico e conhece a precariedade do local. Mesmo assim, a jovem faz amizades, entre as quais se destaca Lisa, uma sociopata que planeja fugir.

43. Showgirls (1995)

Showgirls (1995)

Dirigido por: Paul Verhoeven

Considerado um filme ruim por grande parte do público, Showgirls polarizou opiniões, virando uma obra adorada por muitos espectadores, que bateu recordes de aluguel e se tornou um ícone dos anos 90.

Trata-se de um drama erótico que conta a história de Nomi, uma jovem cheia de sonhos que se muda para Las Vegas, buscando uma carreira de dançarina cheia de glamour. Contudo, a sua vida se torna cada vez mais difícil e a realidade não é nada daquilo que ela esperava.

Aproveite para ver também:

Atualizado em
Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.