Os 52 melhores filmes de comédia que você precisa ver


Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes

Para esquecer os problemas e dar umas risadas, nada melhor que uma boa dose de humor. Neste conteúdo, preparamos uma lista de filmes de comédia para todos os gostos, misturando os lançamentos mais recentes com os clássicos essenciais:

1. Borat: Fita de Cinema Seguinte (2020)

Borat: Fita de Cinema Seguinte (2020)

Dirigido por: Jason Woliner
Disponível em: Amazon Prime Video

Sempre polêmico e politicamente incorreto, Borat regressa aos Estados Unidos da América, com mais uma sátira à cultura do país. Desta vez, o repórter está acompanhado por Tutar, sua filha adolescente, e a dupla vive peripécias inacreditáveis.

2. Podres de Ricos (2018)

Podres de Ricos (2018)

Dirigido por: Jon M. Chu
Disponível em: Netflix, Google Play Filmes

Um grande sucesso com o público e a crítica, o filme conta a história de Rachel Chu, uma mulher que viaja até Singapura para conhecer a família do namorado, Nick Young. Chegando lá, ela descobre que os familiares dele fazem parte da alta elite da região.

3. Minha Mãe é Uma Peça 3 (2019)

Minha Mãe é Uma Peça 3 (2019)

Dirigido por: Susana Garcia

Dona Hermínia é, sem dúvida, uma das mães mais engraçadas da ficção nacional. Desta vez, a vida da protagonista se complicou: a filha está grávida, o filho vai casar e o ex-marido se mudou para a região. Perante tantas emoções, ela percebe que está na hora de se reinventar.

4. Jojo Rabbit (2019)

Jojo Rabbit (2019)

Dirigido por: Taika Waititi
Disponível em: Google Play Filmes

A comédia dramática é controversa e dividiu a crítica, mas pretende ser uma sátira aos discursos e à propaganda de ódio. Jojo é um garoto alemão que deseja pertencer à Juventude Hitlerista e fantasia com o ditador. Enquanto isso, a sua mãe esconde Elsa, uma menina judia, no porão de casa.

5. O Grande Lebowski (1998)

O Grande Lebowski (1998)

Dirigido por: Ethan e Joel Coen
Disponível em: Google Play Filmes

Conhecido simplesmente como "O Cara", Jeff Lebowski é um homem desempregado que leva uma vida relaxada, jogando boliche com os amigos. Quando a sua casa é invadida e o seu tapete favorito é vandalizado, ele descobre que está sendo confundido com um milionário que tem o mesmo nome.

6. Todo Mundo Quase Morto (2004)

Todo Mundo Quase Morto (2004)

Dirigido por: Edgar Wright

O longa-metragem franco-britânico é protagonizado por Shaun, um cidadão que está exausto da sua rotina e vive de forma quase "automática", sem interesse pelo que está em volta. Contudo, o seu estado de espírito se altera com o surgimento de um surto de zumbis que o força a tomar uma atitude para salvar a família e a namorada.

7. Missão Madrinha de Casamento (2011)

Missão Madrinha de Casamento (2011)

Dirigido por: Paul Feig
Disponível em: Netflix, Google Play Filmes

A comédia romântica segue os passos de Annie, uma mulher que está enfrentando uma fase péssima na sua vida amorosa e profissional. Quando Lillian a convida para ser madrinha do seu casamento, inicia a sua competição com a nova amiga da noiva, Helen, que quer tomar o seu lugar.

8. Eu Não Sou um Homem Fácil (2018)

Eu Não Sou um Homem Fácil (2018)

Dirigido por: Éléonore Pourriat
Disponível em: Netflix

O filme francês conta as desventuras de Damien, um homem machista que bate com a cabeça e desmaia. Quando acorda, ele vai parar em um universo paralelo dominado pelas mulheres. Em choque, ele começa a conhecer as realidades da objetificação e do assédio, normalmente vividas pelo gênero feminino.

9. Napoleon Dynamite: Um Novo Herói (2004)

Napoleon Dynamite: Um Novo Herói (2004)

Dirigido por: Jared Hess

Napoleon é um garoto nerd que tem uma estrutura familiar bem complicada. Depois da avó sofrer um acidente e ser internada, seu tio Rico surge para tomar conta dele e do irmão, Kip. No entanto, o protagonista não desanima e faz amizade com Pedro Sanchez, um aluno mexicano que resolveu se candidatar à presidência da associação de alunos.

10. Doentes de Amor (2017)

Doentes de Amor (2017)

Dirigido por: Michael Showalter

Kumail é um comediante e motorista paquistanês que mora nos Estados Unidos da América e conhece Emily, uma estudante de Psicologia norte-americana. O casal se apaixona rapidamente, mas as suas diferenças culturais provocam discussões. Quando a namorada descobre que está doente, o protagonista precisa achar um jeito de estabelecer a harmonia entre as famílias.

11. Apertem os Cintos... o Piloto Sumiu! (1980)

Apertem os Cintos... o Piloto Sumiu! (1980)

Dirigido por: Jim Abrahams, David e Jerry Zucker
Disponível em: Google Play Filmes, Amazon Prime Video

O longa de "comédia pastelão" já virou um clássico, principalmente para aqueles que gostam de um humor mais sombrio. A narrativa ocorre durante uma viagem de avião, onde servem comida estragada e a tripulação passa mal. De repente, é necessário achar alguém capaz de assumir o controle do avião.

12. Deadpool (2016)

Deadpool (2016)

Dirigido por: Tim Miller
Disponível em: Google Play Filmes

O longa-metragem acompanha o destino do super-herói mais bem-humorado da Marvel Comics. Wade Wilson é um antigo militar que ganha a vida como mercenário até descobrir que está com um câncer terminal. Depois de ser submetido a um tratamento experimental, ele ganha superpoderes e prepara a sua vingança.

13. Fora de Série (2019)

Fora de Série (2019)

Dirigido por: Olivia Wilde
Disponível em: Looke, TeleCine Play

Molly e Amy são duas adolescentes responsáveis e estudiosas que estão terminando o ensino médio. No último dia de aulas, elas percebem que essa dedicação acabou privando as duas de se divertirem. Assim, elas decidem quebrar todas as regras durante uma noite.

14. Anjos da Lei (2012)

Anjos da Lei (2012)

Dirigido por: Phil Lord e Christopher Miller

Inspirado na série de TV com o mesmo título, o filme segue a carreira de Greg e Morton, dois policiais novatos que se conheceram durante o ensino médio. Agora, a primeira grande missão dos dois é regressar ao colégio, disfarçados de estudantes, para desmontar uma rede criminosa.

15. Se Beber, Não Case! (2009)

Se Beber, Não Case! (2009)

Dirigido por: Todd Phillips
Disponível em: Netflix, Google Play Filmes

Antes do seu casamento, Doug viaja para Las Vegas onde vai comemorar a despedida de solteiro com os melhores amigos. Contudo, a festa é tão boa que o noivo some e eles acordam na manhã seguinte sem lembrar de nada do que aconteceu.

16. Scott Pilgrim contra o Mundo (2010)

Scott Pilgrim contra o Mundo (2010)

Dirigido por: Edgar Wright
Disponível em: Netflix, Google Play Filmes

O longa de ação, comédia e fantasia é uma adaptação das histórias em quadrinhos de Bryan Lee O'Malley e tem um herói fora do comum. Scott é um adolescente canadense que se apaixona por Ramona, uma garota que acabou de chegar dos Estados Unidos. Para ficar com ela, o herói precisa derrotar sete vilões: os seus ex-namorados.

17. Meninas Malvadas (2004)

Meninas Malvadas (2004)

Dirigido por: Mark Waters
Disponível em: Netflix, Google Play Filmes, Amazon Prime Video

O filme icônico dos anos 2000 é protagonizado por Cady, uma adolescente que chegou da África do Sul e frequenta um colégio norte-americano pela primeira vez. Lá, ela conhece "As Poderosas", uma espécie de elite liderada pela implacável Regina George.

18. O Que Fazemos nas Sombras (2014)

O Que Fazemos nas Sombras (2014)

Dirigido por: Taika Waititi, Jemaine Clement

A comédia neozelandesa de terror é um falso documentário que segue quatro vampiros: Viago, Vladislav, Deacon e Petyr. Com poderes sobrenaturais e séculos de idade, eles dividem um apartamento e precisam conciliar a violência com as obrigações da vida comum.

19. O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy (2004)

O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy (2004)

Dirigido por: Adam McKay
Disponível em: Google Play Filmes

O filme é passado nos 70 e segue os passos de Ron Burgundy, uma celebridade da televisão norte-americana. Aos poucos, o âncora de TV começa sentir que o seu brilho é ofuscado pela colega de trabalho e inicia uma enorme batalha entre os dois.

20. A Vida de Brian (1978)

A Vida de Brian (1978)

Dirigido por: Terry Jones
Disponível em: Netflix

Criado pelo grupo de comédia inglês Monty Python, o filme cult conta a história de Brian Cohen, um homem que nasceu no mesmo dia e local que Jesus Cristo. Tudo se complica quando esse sujeito comum começa a ser confundido com o filho de Deus.

21. Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988)

Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988)

Dirigido por: Pedro Almodóvar

O célebre filme espanhol acompanha várias mulheres cujos destinos se cruzam e que, por diversas circunstâncias da vida, atingiram o seu limite. Pepa está grávida do amante, Ivan, e é abandonada por ele. Lucia, a esposa traída, descobre o caso e resolve matá-lo. Enquanto isso, Candela, a amiga de Pepa, está fugindo da polícia porque seu namorado é terrorista.

22. Superbad - É Hoje (2007)

Superbad - É Hoje (2007)

Dirigido por: Greg Mottola
Disponível em: Google Play Filmes

Evan e Seth são dois adolescentes que estão quase terminando o ensino médio. Com a ajuda de Foggel, eles criam um plano para conquistar as suas "crushes" e comprar bebidas alcoólicas com documentos falsos.

23. Juno (2007)

Juno (2007)

Dirigido por: Jason Reitman
Disponível em: Google Play Filmes

A comédia dramática é protagonizada por Juno, uma adolescente que engravida aos 16 anos, do melhor amigo, Paulie. Apesar da situação complicada, e de terem que tomar decisões difíceis, os jovens não perdem o bom-humor.

24. O Grande Hotel Budapeste (2014)

O Grande Hotel Budapeste (2014)

Dirigido por: Wes Anderson
Disponível em: Google Play Filmes, TeleCine Play

Conhecida pela beleza de suas imagens, esta comédia dramática é passada em um hotel localizado na República da Zubrowka. O enredo acompanha as aventuras vividas pelo concierge e seu aprendiz no local de luxo, lidando com hóspedes peculiares.

25. Tô Ryca! (2016)

Tô Ryca! (2016)

Dirigido por: Pedro Antonio

A comédia nacional conta a história de Selminha, uma mulher humilde que trabalha como frentista. A sua vida muda radicalmente quando recebe uma grande herança, mas existe uma condição: ela tem um mês para gastar 30 milhões de reais.

26. Queime Depois de Ler (2008)

Queime Depois de Ler (2008)

Dirigido por: Ethan e Joel Coen

Chad e Linda são dois funcionários de uma academia que acham um CD que contém informações confidenciais de um antigo agente da CIA. É então que eles decidem chantageá-lo, pedindo uma quantia de dinheiro para devolver o objeto.

27. Os Amantes Passageiros (2014)

Os Amantes Passageiros (2014)

Dirigido por: Pedro Almodóvar

A comédia espanhola é passada durante um voo que começa a ter problemas para aterrizar. Depois de doparem os passageiros para evitar o pânico, os comissários de bordo começam a trocar confissões inesperadas.

28. Zoolander (2001)

Zoolander (2001)

Dirigido por: Ben Stiller

O filme de comedia e ação já virou um clássico e se foca em Derek Zoolander, um antigo modelo de sucesso que foi substituído por Hansel, o seu rival. Agora, ele está disposto a tudo para recuperar a fama que perdeu, numa sátira inesquecível ao mundo da moda e das celebridades.

29. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)

Dirigido por: Woody Allen
Disponível em: Google Play Filmes

Annie Hall e Alvy Singer, os protagonistas da célebre comédia romântica, são um casal que está em crise. O humorista e a cantora se apaixonaram de repente e decidiram morar juntos, mas eles não sabiam que os problemas conjugais estavam apenas começando.

30. Corra que a Polícia Vem Aí! (1988)

Corra que a Polícia Vem Aí! (1988)

Dirigido por: David Zucker

Outra obra imperdível para quem adora filmes "pastelão", o longa teve duas sequências e é protagonizado por Frank Drebin, um policial incompetente. Quando fica responsável por proteger a rainha Elizabeth II de um atentado, ele acaba se apaixonando por uma das criminosas.

31. Quem Vai Ficar com Mary? (1998)

Quem Vai Ficar com Mary? (1998)

Dirigido por: Peter e Bobby Farrelly
Disponível em: Google Play Filmes, TeleCine Play

Ted, um jovem tímido, ia acompanhar Mary, a garota mais bonita do colégio, a um baile, mas sofreu um acidente. Muitos anos depois, ele contrata um detetive para descobrir o seu paradeiro, mas o homem também se apaixona por ela. Agora, os pretendentes precisam competir pelo seu amor.

32. O Auto da Compadecida (2000)

O Auto da Compadecida (2000)

Dirigido por: Guel Arraes

O grande sucesso do cinema brasileiro é uma adaptação da peça de teatro homônima de Ariano Suassuna e conquistou admiradores em várias partes do mundo. João Grilo e Chicó são dois mentirosos que dão golpes para sobreviver. A vida da dupla se altera quando assistem a uma aparição de Nossa Senhora.

33. Chumbo Grosso (2007)

Chumbo Grosso (2007)

Dirigido por: Edgar Wright
Disponível em: Google Play Filmes

O filme britânico de comédia e ação se foca em Nicholas, um policial que incomoda os colegas por ser tão bom no seu trabalho. Por causa disso, ele é enviado para um local no interior do país, onde quase não existe crime, mas acaba descobrindo um mistério por lá.

34. Tempos Modernos (1936)

Tempos Modernos (1936)

Dirigido por: Charlie Chaplin
Disponível em: TeleCinePlay

O filme mudo de Chaplin é uma obra fundamental do cinema, tratando-se de uma sátira ao sistema capitalista e ao modo como os trabalhadores eram tratados depois da Revolução Industrial. O protagonista da história é um operário que sofre uma crise nervosa por causa do grau de exigência do seu trabalho.

Confira também a nossa análise do filme Tempos Modernos.

35. Banzé no Oeste (1974)

Banzé no Oeste (1974)

Dirigido por: Mel Brooks
Disponível em: Google Play Filmes

A comédia norte-americana de faroeste é passada em uma pequena localidade que vivia sendo atacada por bandidos da região. Para resolver o problema, Bart chega para ser o novo xerife do local, mas é rejeitado pela população racista. É aí que ele trava uma amizade improvável com um pistoleiro conhecido como The Waco Kid.

36. O Diário de Bridget Jones (2001)

O Diário de Bridget Jones (2001)

Dirigido por: Sharon Maguire

Como resolução de Ano Novo, Bridget decide fazer algumas mudanças na sua vida e começa a escrever um diário. No caderno, ela vai registrando as suas aventuras e desventuras hilariantes: problemas familiares, profissionais e até um triângulo amoroso.

37. Eu Sou um Cyborg, E Daí? (2006)

Eu Sou um Cyborg, E Daí? (2006)

Dirigido por: Park Chan-wook

O filme sul-coreano de romance, comédia e drama conta a história de Cha, uma moça que acredita ser um robô de combate. Quando é internada em uma clínica psiquiátrica, ela começa a viver um estranho romance com Il-soon, um jovem que apresenta sintomas de esquizofrenia.

38. O Diabo Veste Prada (2006)

O Diabo Veste Prada (2006)

Dirigido por: David Frankel
Disponível em: Google Play Filmes, TeleCine Play

Andy acabou de se formar e achou o emprego dos seus sonhos: vai ser assistente da editora de uma importante revista de moda. Só existe um pequeno problema: Miranda Priestly, a chefe autoritária e arrogante que vive infernizando a sua vida.

39. O Balconista (1994)

O Balconista (1994)

Dirigido por: Kevin Smith

Filmado na loja onde o diretor trabalhava, o filme se tornou famoso principalmente devido aos personagens Jay e Bob Calado. A narrativa é passada no balcão de um loja e acompanha as conversas dos funcionários e os comportamentos dos clientes, traçando um retrato da juventude dos anos 90.

40. Ligeiramente Grávidos (2007)

Ligeiramente Grávidos (2007)

Dirigido por: Judd Apatow
Disponível em: Netflix, Google Play Filmes

Ben e Alison são dois desconhecidos que se encontram em uma boate e passam a noite juntos. Pouco tempo depois, eles descobrem que o caso passageiro gerou um bebê. Mesmo sem nada em comum, eles precisam encontrar uma forma de viver em harmonia e criar uma família.

41. As Bem-Armadas (2013)

As Bem-Armadas (2013)

Dirigido por: Paul Feig
Disponível em: Google Play Filmes, TeleCine Play

O longa-metragem de comédia e ação acompanha Sarah Ashburn e Shannon Mullins, uma agente do FBI e uma detetive da Polícia de Boston que recebem uma missão comum. Embora assumam posturas totalmente diferentes e briguem bastante, as duas precisam trabalhar juntas para derrubar uma rede de tráfico.

42. Ressaca de Amor (2008)

Ressaca de Amor (2008)

Dirigido por: Nicholas Stoller
Disponível em: Netflix, Google Play Filmes, Looke

Depois de um relacionamento de cinco anos, Sarah decide abandonar o companheiro, Peter, que fica completamente arrasado. O protagonista resolve viajar para esquecer a ex, mas chegando no Havaí ele descobre que está hospedado no mesmo hotel que Sarah e seu novo namorado.

43. Priscilla, A Rainha do Deserto (1994)

Priscilla, A Rainha do Deserto (1994)

Dirigido por: Stephan Elliott
Disponível em: Google Play Filmes

Quando Mitzi, Felicia e Bernadette são contratadas para fazer um show de drag queen no interior da Austrália, elas não imaginam o que vem pela frente. É assim que as protagonistas atravessam o deserto de ônibus (chamado "Priscilla") e acabam vivendo uma aventura inigualável.

44. Os Excêntricos Tenenbaums (2001)

Os Excêntricos Tenenbaums (2001)

Dirigido por: Wes Anderson
Disponível em: Google Play Filmes

Os Tenenbaums são uma família bem estranha: os filhos cresceram repletos de sucesso e talento, mas acabaram se afastando depois do divórcio dos pais. Anos mais tarde, quando todos caíram em desgraça, o patriarca resolve reunir os parentes e recuperar os laços familiares.

45. A Mentira (2010)

A Mentira (2010)

Dirigido por: Will Gluck
Disponível em: Netflix, Google Play Filmes

Olive é uma adolescente que se esforça para ser popular no colégio e resolve mentir, falando para uma amiga que tinha perdido a virgindade. A partir daí, ela começa a ser alvo de boatos e comentários maldosos dos companheiros de classe, mas encontra uma forma de reverter a situação.

46. Kung-Fusão (2004)

Kung-Fusão (2004)

Dirigido por: Stephen Chow
Disponível em: Google Play Filmes

O longa-metragem chinês de ação e comédia mistura cenas de luta com gargalhadas e é passado na década de 40. O protagonista da narrativa é Sing, um jovem ladrão que sonha entrar para uma gangue que domina a região. Quando tenta assaltar os moradores de um bairro periférico, ele é surpreendido pelos seus dotes para as artes marciais.

47. Jovens, Loucos e Rebeldes (1993)

Jovens, Loucos e Rebeldes (1993)

Dirigido por: Richard Linklater
Disponível em: Google Play Filmes

A obra dos anos 90 que virou um ícone cult e se tornou uma influência no cinema internacional é passada no ano de 1976. No último dia de aulas do ensino médio, um grupo de adolescentes embarca em uma aventura cheia de festa, confusão e decisões questionáveis.

48. As Branquelas (2004)

As Branquelas (2004)

Dirigido por: Keenen Ivory Wayans
Disponível em: TeleCine Play

Kevin e Marcus Copeland são dois irmãos afro-americanos que trabalham como agentes do FBI. Quando recebem a missão de proteger duas socialites de um futuro ataque, eles decidem assumir a identidade das garotas e viver a rotina delas disfarçados.

49. Os Irmãos Cara de Pau (1980)

Os Irmãos Cara de Pau (1980)

Dirigido por: John Landis
Disponível em: Google Play Filmes

A comédia musical conta a história de Jake e Elwood, que se reencontram depois de um deles sair da prisão. Quando visitam o orfanato onde cresceram, descobrem que o local está prestes a ser encerrado por falta de fundos. Forçados a ganhar dinheiro honestamente para ajudar a instituição, eles decidem formar uma banda.

50. Atração Mortal (1988)

Atração Mortal (1988)

Dirigido por: Michael Lehmann

Em um típico cenário de colégio norte-americano, as Heathers são um grupo de adolescentes pedantes, bonitas e poderosas que dominam o local. Quando começa a namorar Jason, um jovem rebelde, Veronica fica com raiva das antigas amigas e começa a planejar uma forma de derrubar o grupo.

51. Isto é Spinal Tap (1984)

Isto é Spinal Tap (1984)

Dirigido por: Rob Reiner

O longa-metragem inglês é um falso documentário que acompanha uma banda de rock fictícia chamada Spinal Tap. Marty DiBergi é um diretor de cinema e grande fã da banda que resolve viajar com eles durante a sua turnê, mas acaba descobrindo o lado sombrio da fama.

52. As Patricinhas de Beverly Hills (1995)

As Meninas de Beverly Hills (1995)

Dirigido por: Amy Heckerling
Disponível em: Google Play Filmes

Cher é uma adolescente brilhante e privilegiada que tenta chamar a atenção do pai, um advogado viciado em trabalho. Quando percebe que está vivendo de um modo superficial e alienado, ela decide ajudar que está em volta e acaba se metendo na vida de todo mundo.

Aproveite para ver também:

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.