40 melhores filmes de ficção científica que você precisa ver


Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes

Criados com o intuito de explorar e questionar os limites do nosso conhecimento, fantasiando com outras realidades possíveis, os filmes de ficção científica continuam sendo adorados por espectadores de todo o mundo.

Conheça, abaixo, a nossa seleção de longas-metragens essenciais, combinando os melhores lançamentos recentes com os grandes clássicos que arrastam multidões:

1. Upgrade (2018)

Upgrade (2018)

Disponível em: Google Play Filmes.

O filme australiano de ficção científica, ação e suspense foi dirigido por Leigh Whannell e recebeu ótimas avaliações do público. A história é passada em um futuro distópico, quando o protagonista Grey Trace perde a sua esposa e fica com o corpo paralisado durante um assalto violento.

É então que ele recebe um chip neural, para recuperar os movimentos, e passa a dividir o corpo com uma inteligência artificial que também está em busca de vingança.

2. Tenet (2020)

Tenet (2020)

O filme de ação e ficção científica dirigido por Christopher Nolan foi um dos maiores sucessos de 2020, com seu enredo e efeitos visuais que conquistaram os elogios da crítica especializada.

O protagonista é um agente da CIA que recebe uma missão misteriosa de uma organização secreta chamada Tenet. De repente, ele descobre que tem que viajar no tempo para impedir uma nova guerra mundial.

3. Ad Astra - Rumo às Estrelas (2019)

Ad Astra - Rumo às Estrelas (2019)

Disponível em: Google Play Filmes.

Dirigido por James Gray, o drama de aventura e ficção científica foi um êxito com a crítica que destacou principalmente a atuação de Brad Pitt.

O longa-metragem acompanha a viagem solitária de um astronauta que parte pelo universo em busca do pai que se perdeu, anos antes, durante uma expedição. Pelo caminho, ele descobre uma ameaça capaz de destruir a vida na Terra.

4. Blade Runner 2049 (2017)

Blade Runner 2049 (2017)

Disponível em: Netflix, Google Play Filmes.

O filme de ficção científica no estilo neo-noir foi dirigido por Denis Villeneuve e se trata da tão esperada sequência do clássico lançado em 1982.

A história é passada décadas depois da ação que acontece no primeiro longa-metragem e acompanha K, um caçador de androides que trabalha para o Governo. Quando recebe uma nova missão, ele precisa procurar um antigo agente que sumiu há muitos anos.

5. A Chegada (2016)

A Chegada (2016)

Disponível em: Google Play Filmes, Amazon Prime Video.

O longa-metragem dirigido por Denis Villeneuve e inspirado no conto Story of Your Life, do norte-americano Ted Chiang, foi bastante aclamado pela crítica e indicado para oito categorias do Oscar.

A rotina na Terra é abalada pela chegada súbita de inúmeras naves espaciais que transportam extraterrestres tentando comunicar. Os protagonistas, Louise Banks e Ian Donnelly, são uma linguista e um físico que precisam interpretar os sinais dos visitantes.

6. Aniquilação (2018)

Aniquilação (2018)

Disponível em: Netflix, Google Play Filmes.

O longa-metragem dirigido por Alex Garland foi baseado na obra homônima de Jeff VanderMeer e mistura elementos de aventura, ficção científica e fantasia.

As protagonistas, um grupo de biólogas e cientistas militares, são enviadas para "The Shimmer", uma área que foi isolada pelo governo anos antes, devido a um desastre químico. Lá, elas precisam enfrentar uma fauna e flora totalmente desconhecidas.

7. Desculpe Te Incomodar (2018)

Desculpe Te Incomodar (2018)

O filme norte-americano de comédia, fantasia e ficção científica foi o primeiro longa-metragem dirigido pelo ativista Boots Riley, que também escreveu o roteiro.

Trata-se de uma forte crítica à realidade dos Estados Unidos da América que segue os passos de Cassius "Cash" Green, um jovem assistente de telemarketing que vive sem tempo nem dinheiro. Quando ele descobre um segredo que o ajuda a subir na carreira, vai parar em um universo alternativo.

8. Interstellar (2014)

Interstellar (2014)

Disponível em: Google Play Filmes.

Outra obra célebre de Christopher Nolan, o longa-metragem de drama e ficção científica foi muito bem recebido, tanto pelo público como pela crítica, vencendo o Oscar de Melhores Efeitos Visuais.

A ação acontece em 2067, quando a Terra já está chegando ao limite de seus recursos naturais e a humanidade corre riscos de extinção. O protagonista, Cooper, integra uma equipe de astronautas que partem em busca de um novo planeta para abrigar os seres humanos.

Confira também a análise do filme Interstellar.

9. Paprika (2006)

Paprika (2006)

O filme japonês de Satoshi Kon foi inspirado em um livro de Yasutaka Tsutsui e já se tornou um anime fundamental para fãs do mundo inteiro.

Atsuko Chiba é a psiquiatra responsável por conduzir um tratamento experimental através do qual os médicos conseguem entrar nos sonhos dos pacientes. No entanto, ela vai mais longe para auxiliá-los e começa a usar o método de forma ilegal, adotando o pseudônimo de Paprika.

10. Ex Machina (2014)

Ex Machina (2014)

Disponível em: Google Play Filmes.

O primeiro longa escrito e dirigido pelo inglês Alex Garland é um drama psicológico de ficção científica que venceu o Oscar de Melhores Efeitos Visuais.

Caleb Smith, o protagonista, é um programador que trabalha para o maior motor de buscas do mundo quando é chamado para conhecer a casa do CEO da empresa, Nathan Bateman. Lá, ele conhece Ava, uma androide criada pelo patrão e precisa testar a sua inteligência artificial.

11. Filhos da Esperança (2006)

Filhos da Esperança (2006)

Disponível em: Netflix, Google Play Filmes.

Uma das grandes obras de Alfonso Cuarón, o longa-metragem de drama e ficção científica foi baseado no livro homônimo de P. D. James. O enredo é passado no ano de 2027, quando a humanidade está quase em extinção, depois de décadas de infertilidade coletiva.

Em uma época de crise mundial, as leis de imigração são mais repressivas do que nunca. O protagonista da história, Theo Faron, é um funcionário público que tenta proteger uma refugiada grávida que chega ao país.

12. A Origem (2010)

A Origem (2010)

Disponível em: Netflix, Google Play Filmes.

Outro clássico de Christopher Nolan, o filme de ação e ficção científica é passado em um mundo onde é possível invadir os sonhos de outras pessoas e até implantar ideias nas suas mentes.

Cobb, o protagonista, é um famoso bandido, especialista nesse tipo de espionagem, que tem que fugir do país porque está sendo perseguido pela polícia. Para poder rever a família, ele aceita uma missão final que é ainda mais perigosa que as anteriores.

Confira também a análise do filme A Origem.

13. Mad Max: Estrada da Fúria (2015)

Mad Max: Estrada da Fúria (2015)

Disponível em: Google Play Filmes.

Aquele que já tem sido apontado como um dos filmes mais marcantes dos últimos tempos, o longa-metragem segue o destino do protagonista, Max Rockatansky, que luta para sobreviver em um mundo pós-apocalíptico.

Quando está sendo perseguido por Immortan Joe e seu exército sanguinário, ele precisa contar com a ajuda de imperatriz Furiosa, a líder de um grupo de rebeldes.

14. Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004)

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004)

Disponível em: Google Play Filmes, Amazon Prime Video.

A obra cinematográfica de romance e ficção científica dirigida por Michel Gondry já se tornou um filme cult e virou referência no estilo. O enredo segue a história de separação de Joel e Clementine, que provocou um grande sofrimento na vida dos dois.

Pra superar o término, eles decidem se submeter a um tratamento para apagar as memórias que guardavam de tudo aquilo que viveram juntos.

Confira também a análise e explicação do filme.

15. Distrito 9 (2009)

Distrito 9 (2009)

Disponível em: Google Play Filmes.

O filme de suspense e ficção científica foi dirigido por Neill Blomkamp, tratando-se de uma adaptação de um antigo curta seu, intitulado Alive in Joburg.

Na história, que se revela uma crítica acerca da discriminação e segregação racial, mais de um milhão de extraterrestres chegam a Terra e passam a ser encarados como refugiados.

A partir daí, eles são separados dos seres humanos e obrigados a viver numa área isolada, designada "Distrito 9".

16. Ela (2013)

Ela (2013)

Disponível em: Google Play Filmes.

Combinando romance e ficção científica, o filme de Spike Jonze venceu o Oscar de Melhor Roteiro Original, com uma reflexão triste e emocionante acerca dos avanços tecnológicos e a solidão humana.

Theodore Twombly é um homem introvertido e ferido pelo divórcio que compra um programa que possui uma assistente virtual, Samantha. Com o tempo, os dois se aproximam cada vez mais e o protagonista percebe que está apaixonado por uma inteligência artificial.

17. Minority Report - A Nova Lei (2002)

Minority Report - A Nova Lei (2002)

Disponível em: Netflix, Amazon Prime Video, Google Play Filmes.

O filme neo-noir de ficção científica foi dirigido por Steven Spielberg e baseado em um conto do norte-americano Philip K. Dick.

Em 2054, existe um departamento policial, liderado pelo detetive John Anderton, que consegue prever os crimes e prender os bandidos antecipadamente. O enredo, que fez um enorme sucesso internacional, mistura os avanços tecnológicos com as questões do destino e do livre arbítrio.

18. A.I.: Inteligência Artificial (2001)

A.I.: Inteligência Artificial (2001)

Outra obra fundamental de Spielberg que ajudou a definir o gênero cinematográfico, o longa-metragem foi baseado no conto Supertoys Last All Summer Long do inglês Brian Aldiss.

Passada num futuro onde humanos e androides habitam o planeta, a história se foca em David, um garoto robô. Para ser adotado por uma família, ele foi criado à imagem de seu "irmão" que se encontrava em estado vegetativo.

No enredo devastador, o menino que é dotado de inteligência e sentimentos, descobre emoções tão humanas quanto a dor e a esperança.

19. Donnie Darko (2001)

Donnie Darko (2001)

Disponível em: Amazon Prime Video.

Incompreensível para alguns e genial para tantos outros, o primeiro longa-metragem dirigido e escrito por Richard Kelly se tornou extremamente popular ao longo dos anos.

Donnie Darko é um adolescente sonâmbulo que enfrenta dificuldades de integração na escola, embora seja muito inteligente. Durante uma madrugada, ele começa a ver um coelho assustador que anuncia uma contagem para o fim do mundo.

Confira também a explicação do filme Donnie Darko.

20. Laranja Mecânica (1971)

Laranja Mecânica (1971)

Disponível em: Google Play Filmes.

Um dos filmes mais famosos e polêmicos de Kubrick, Laranja Mecânica foi baseado em um romance homônimo de Anthony Burgess.

O enredo acontece em uma realidade distópica e é protagonizado por Alex DeLarge, um jovem sociopata que lidera uma gangue violenta. Para sair da cadeia, ele recebe uma proposta: passar por um tratamento experimental que condiciona os indivíduos, com a intenção de reabilitá-los.

Confira também a análise do filme Laranja Mecânica.

21. Solaris (1972)

Solaris (1972)

O notório filme soviético de drama e ficção científica, dirigido por Andrei Tarkovski e baseado na obra homônima do polonês Stanisław Lem, entrou definitivamente para a história do cinema.

A ação ocorre em uma estação espacial próxima do planeta Solaris, na qual todos os tripulantes demonstram alterações comportamentais súbitas. O protagonista, Kris Kelvin, é um psiquiatra chamado ao local para investigar esses fenômenos.

22. Alien, o Oitavo Passageiro (1979)

Alien, o Oitavo Passageiro (1979)

Disponível em: Google Play Filmes.

O filme cult de terror e ficção científica foi dirigido por Ridley Scott e é considerado um dos mais importantes e influentes no gênero.

Enquanto está regressando à Terra, uma nave espacial deteta algumas atividades estranhas e um membro da tripulação acaba sendo ferido. Na sequência, os companheiros percebem que existe um ser alienígena crescendo dentro dele.

23. Blade Runner: O Caçador de Androides (1982)

Blade Runner: O Caçador de Androides (1982)

Disponível em: Google Play Filmes.

Inspirado no livro Os androides sonham com ovelhas elétricas? de Philip K. Dick, o filme icônico de Ridley Scott foi uma das obras precursoras do universo cyberpunk.

Passada em um mundo distópico atravessado por conflitos entre humanos e robôs, a história segue Rick Deckard, um antigo policial que é contratado para caçar e matar androides que estão cometendo crimes.

Confira também a análise do filme Blade Runner.

24. E.T.: O Extraterrestre (1982)

E.T.: O Extraterrestre (1982)

Disponível em: Amazon Prime Video, Google Play Filmes.

Com um roteiro que emocionou gerações, o filme de Spielberg apresenta a possibilidade de vida extraterrestre através de uma perspectiva bem diferente do comum.

Elliott é um garoto que descobre um ser alienígena que caiu na Terra e inicia uma amizade com ele. Com o apoio dos irmãos, ele decide escondê-lo do governo e ajudá-lo a regressar para o seu planeta de origem.

25. O Fantasma do Futuro (1995)

O Fantasma do Futuro (1995)

Disponível em: Netflix, Amazon Prime Video, Google Play Filmes.

O filme japonês, dirigido por Mamoru Oshii e baseado no mangá criado por Masamune Shirow, se tornou uma referência para os filmes cyberpunk e o cinema de ficção científica.

O enredo ocorre num futuro em que os seres humanos se modificam através da tecnologia. É aí que um ladrão que começa a invadir as mentes alheias.

Para prendê-lo, é formado um esquadrão chefiado por Major Motoko, uma mulher tão modificada que já se tornou praticamente um androide.

26. Os Doze Macacos (1995)

Doze Macacos (1995)

Inspirado no curta-metragem francês La Jetée (1962) de Chris Marker, o filme dirigido por Terry Gilliam foi um sucesso nas bilheterias e também com a crítica especializada.

Em 2027, o planeta foi assolado por um vírus que exterminou grande parte da humanidade e aqueles que sobreviveram precisaram se mudar para abrigos subterrâneos. Cole, o protagonista, é o escolhido para voltar atrás no tempo e descobrir a cura.

27. 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)

2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)

Disponível em: Google Play Filmes.

Apontado como um dos melhores filmes de todos os tempos, o longa dirigido por Stanley Kubrick foi baseado em The Sentinel, um conto de Arthur C. Clarke.

Depois de um objeto não identificado ter caído na Lua, o cientista Heywood Floyd é enviado para uma base espacial, com o intuito de investigar certos fenômenos estranhos. Algum tempo mais tarde, um grupo de astronautas é enviado em uma missão secreta para Júpiter.

Confira também a explicação do filme 2001: Uma Odisseia do Espaço.

28. O Exterminador do Futuro (1984)

O Exterminador do Futuro (1984)

Disponível em: Amazon Prime Video, Google Play Filmes.

O célebre filme dirigido por James Cameron marcou o início de uma franquia de ação e ficção científica extremamente bem-sucedida.

Depois de uma guerra entre humanos e robôs, um ciborgue viaja no tempo, até à década de 80, para tentar mudar o futuro do planeta. Para isso, ele precisa assassinar a mãe daquele que, mais tarde, viria a ser o seu maior inimigo.

29. O Quinto Elemento (1997)

O Quinto Elemento (1997)

O filme de aventura, ação e ficção científica dirigido pelo francês Luc Besson, a partir de uma história que ele começou a escrever na adolescência, quebrou recordes de bilheteria.

O enredo ocorre no século XXIII, quando o taxista Korben Dallas conhece Leeloo, uma mulher misteriosa de cabelos laranja. De repente, ele se vê envolvido em uma missão arriscada: ajudá-la a reunir quatro pedras mágicas e derrotar um mal muito antigo.

30. De Volta para o Futuro (1985)

De Volta para o Futuro (1985)

Disponível em: Netflix, Amazon Prime Video, Google Play Filmes.

Um filme que é a cara da década de 80, o longa de aventura e ficção científica dirigido por Robert Zemeckis continua sendo considerado um dos melhores do gênero.

Marty McFly é um adolescente que viaja no tempo usando um DeLorean DMC-12 modificado por um amigo cientista, Dr. Emmett Brown. Quando vai parar no passado, ele comete um erro e acaba separando aqueles que, no futuro, seriam seus pais.

31. Metrópolis (1927)

Metrópolis (1927)

O filme alemão do austríaco Fritz Lang causou polêmica na época em que foi lançado e fracassou nas bilheterias, mas acabou se tornando um marco na história da ficção científica.

Passada em 2026, a história acontece em um mundo distópico que apresenta uma divisão de classes extrema. Enquanto a classe alta vive em arranha-céus luxuosos, a classe trabalhadora vive no subsolo, onde precisa operar as máquinas que geram energia.

32. Matrix (1999)

Matrix (1999)

Disponível em: Google Play Filmes.

O sucesso estrondoso de ação e ficção científica dirigido pelas irmãs Wachowski se tornou um dos filmes mais vistos de todos os tempos e influenciou inúmeras obras posteriores.

Neo é um programador que trabalha durante a noite como hacker, em busca de informações sobre um mistério chamado "Matrix". É então que ele é recrutado para integrar um movimento de resistência e deve fazer uma escolha: enxergar a realidade ou continuar vivendo numa simulação.

Confira também a análise e explicação do filme Matrix.

33. Jurassic Park (1993)

Jurassic Park (1993)

Disponível em: Amazon Prime Video, Google Play Filmes.

Dirigido por Steven Spielberg, o filme de aventura e ficção científica foi baseado em um romance de Michael Crichton e bateu recordes de bilheteria, vencendo também três Oscars.

A narrativa é passada na Ilha Nublar, onde John Hammond criou um parque temático habitado por dinossauros produzidos através de engenharia genética. Tudo foge do controle quando os animais começam a atacar os trabalhadores e visitantes do local.

34. O Império Contra-ataca (1980)

O Império Contra-ataca (1980)

O segundo filme da saga épica Star Wars, dirigido por Irvin Kershner e criado a partir da história de George Lucas, é considerado um dos mais importantes de todos os tempos e conquistou uma legião de fãs.

A história acontece algum tempo depois da Guerra nas Estrelas, quando Darth Vader governa o Império Galático e persegue os membros da Aliança Rebelde. Enquanto isso, Mestre Yoda treina o jovem Luke Skywalker que aprende a usar "a Força" e se prepara para o confronto.

35. Looper - Assassinos do Futuro (2012)

Looper - Assassinos do Futuro (2012)

Disponível em: Amazon Prime Video, Google Play Filmes.

Escrito e dirigido pelo norte-americano Rian Johnson, o filme de ação e ficção científica foi aclamado pela crítica e pelo público.

Joe Simmons, o protagonista, é um assassino contratado para matar pessoas que chegam do futuro. No entanto, a missão se complica quando o alvo a abater é uma versão mais velha de si mesmo.

36. Akira (1988)

Akira (1988)

Disponível em: Netflix.

O anime japonês foi dirigido por Katsuhiro Ôtomo e se revelou um filme extremamente inovador, virando referência no campo da ficção científica e do cinema animado.

A ação ocorre em um futuro distópico e violento que teria surgido na sequência de uma Terceira Guerra Mundial. O protagonista, Kaneda, é o líder de uma gangue que acaba sendo capturado pelo governo. Aí, ele se torna alvo de experiências científicas que despertam poderes desconhecidos.

37. O Homem Que Caiu na Terra (1976)

O Homem Que Caiu na Terra (1976)

Protagonizado pelo brilhante David Bowie, o filme cult foi dirigido por Nicolas Roeg e baseado em um romance homônimo de Walter Tevis.

O enredo segue o destino de um extraterrestre que vem parar na Terra enquanto está buscando água para o seu planeta. Através de seus conhecimentos tecnológicos, ele precisa se integrar e ganhar dinheiro para reparar sua nave.

38. Perdido em Marte (2015)

Perdido em Marte (2015)

Disponível em: Google Play Filmes.

Com direção de Ridley Scott e baseado no romance homônimo de Andy Weir, o filme de ficção científica conquistou o público e a crítica especializada.

Durante uma missão a Marte, o astronauta Mark Watney é dado como morto pelos companheiros, sendo deixado para trás. Quando desperta e percebe que está sozinho no planeta, ele precisa sobreviver e esperar ajuda.

39. O Enigma de Outro Mundo (1982)

O Enigma de Outro Mundo (1982)

O clássico de terror e ficção científica dirigido por John Carpenter começou sendo rejeitado pela crítica, mas posteriormente ganhou estatuto de filme cult e ganhou a adoração dos espectadores.

A história acontece na Antártica, onde um grupo de cientistas e operários descobre uma criatura alienígena que consegue assumir muitas formas e se torna uma ameaça constante.

40. Planeta dos Macacos (1968)

Planeta dos Macacos (1968)

Disponível em: Google Play Filmes.

Inspirado no romance homônimo do francês Pierre Boulle, o primeiro filme da franquia foi dirigido por Franklin J. Schaffner e alcançou um enorme êxito.

Depois de uma viagem espacial na qual hibernam por muito tempo, uma tripulação de astronautas vai parar em um planeta que é regido pelos macacos, onde os seres humanos são dominados e escravizados pela espécie.

Confira também a análise e explicação da saga Planeta dos Macacos.

Se você adora cinema, aproveite para ver também:

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.