Os 20 melhores filmes para assistir em 2020


Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes

Selecionamos 20 longas-metragens (nacionais e internacionais) que têm sido aguardados, assistidos e comentados nos últimos tempos.

Vamos tentar manter o texto livre de spoilers para que você possa conferir as nossas dicas de filmes e se surpreender também. A lista será atualizada ao longo do ano com as melhores novidades, por isso fique atento, combinado?

Prepare a pipoca e reserve algumas horas para alimentar o seu espírito cinéfilo!

1. Aves de Rapina

Frame do filme Aves de Rapina 2020.

Em um mundo cada vez mais atento ao empoderamento feminino, o universo da DC Comics começou o ano de 2020 com um filme sobre a libertação de Arlequina.

Aqui a personagem, normalmente louca de amor e submissa ao Coringa, acabou de se separar do vilão. Perante uma verdadeira crise de identidade, ela precisa batalhar para conquistar a sua independência e achar o seu lugar no mundo.

De formas bastante inusitadas, a protagonista descobre o poder da cooperação entre as mulheres e acaba lutando do mesmo lado que Caçadora, Canário Negro e Renee Montoya, as Aves de Rapina. Com direção de Cathy Yan, o longa-metragem foi lançado em fevereiro de 2020.

2. Mulan

Frame do filme Mulan 2020.

O filme norte-americano de aventura e fantasia é uma adaptação live-action de um dos filmes mais amados e inspiradores da Disney: Mulan (1998).

Baseado no inesquecível filme de animação e também na lenda tradicional chinesa que o inspirou, o longa-metragem dirigido por Niki Caro tem sido muito aguardado por fãs de todo o mundo. O lançamento do filme está previsto para março de 2020.

3. Parasita

Frame do filme Parasita

O filme de suspense sul-coreano dirigido por Bong Joon-ho foi lançado no Festival de Cinema de Cannes, onde venceu a Palma de Ouro.

Desde aí, Parasita tem despertado a curiosidade de espectadores pelo mundo inteiro e chegou aos cinemas brasileiros em outubro de 2019. No Oscar de 2020, o longa sul-coreano foi o grande vencedor da noite, arrecadando os prêmios de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Estrangeiro.

Refletindo sobre temas como a pobreza, o desemprego e as desigualdades sociais extremas, a narrativa segue os esforços de uma família humilde para se "infiltrar" em uma mansão da área e conseguir emprego lá.

Já assistiu? Então conheça a análise completa do filme Parasita.

4. Marighella

Frame do filme Marighella.

Não podemos esquecer de Marighella, um filme nacional dirigido por Wagner Moura. Com base na obra biográfica O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo, escrita por Mário Magalhães, o longa-metragem conta a história de Carlos Marighella.

O guerrilheiro, político e escritor brasileiro foi uma figura fundamental da resistência contra a ditadura militar e acabou sendo assassinado pelo regime.

Por causa da narrativa e também dos posicionamentos políticos que o filme assume, o longa-metragem tem estado envolto em controvérsias. Embora esteja fazendo sucesso internacional, o público brasileiro continua aguardando o seu lançamento, que está marcado para maio de 2020.

5. Democracia em Vertigem

Frame do filme Democracia em Vertigem

O segundo filme brasileiro da nossa lista é um documentário dirigido por Petra Costa, que foi produzido e distribuído pelo Netflix, e tem estado no centro das atenções internacionais desde que foi lançado, em junho de 2019.

Trata-se de uma análise política, que parte da visão da própria diretora, e que segue os mandatos dos antigos presidentes Luiz Inácio "Lula" da Silva e Dilma Rousseff.

O documentário se foca mais profundamente no processo de impeachment de Rousseff e nos acontecimentos políticos e sociais que ele acarretou. O filme foi projetado pela primeira vez no Festival de Cinema de Sundance, que aconteceu em janeiro de 2019.

6. Judy: Muito além do arco-íris

Frame do filme Judy: muito alem do arco-iris.

Baseado no musical da Broadway O Fim do Arco-Íris, escrito por Peter Quilter, o longa-metragem conta a história da lendária atriz Judy Garland.

A estrela pertenceu à “Era de Ouro” de Hollywood e começou a carreira durante a infância, com sucessos como O Mágico de Oz (1939). Com direção de Rupert Goold, Judy retrata vários episódios da vida atribulada de Garland.

O filme foi lançado, nos Estados Unidos, em setembro de 2019 e já venceu várias premiações, com destaque para o Oscar de Melhor Atriz recebido por Renée Zellweger, no papel da protagonista.

7. Sonic - O Filme

Frame de Sonic- O Filme 2020.

Sonic the Hedgehog, no título original, conquistou todas as atenções mesmo antes de ser lançado. O filme de ação e comédia é inspirado na série de jogos da SEGA que marcou a infância de muitos de nós.

Assim, quando as primeiras imagens do longa-metragem chegaram à internet, os fãs ficaram bem desapontados com os efeitos visuais. No final de 2018, os responsáveis pelo filme resolveram mudar o design dos personagens e adiar o lançamento.

Bem mais fofinho e parecido com o protagonista dos jogos, o ouriço azul chegou aos cinemas norte-americanos em janeiro de 2020 e aos brasileiros no mês seguinte.

8. História de um Casamento

Frame do filme História de um Casamento

História de um Casamento é uma comédia dramática norte-americana com roteiro e direção de Noah Baumbach.

O enredo segue o processo de divórcio entre Nicole (Scarlett Johansson) e Charlie (Adam Driver), uma atriz e um diretor de cinema.

O filme retrata as dificuldades de uma separação, as brigas do casal e as relações familiares que são alteradas de maneira drástica.

História de um Casamento foi distribuído pelo Netflix e ficou disponível para visualização em dezembro de 2019.

9. O Escândalo

Frame do filme O Escandalo

Com o título original Bombshell, o longa-metragem foi dirigido por Jay Roach e escrito por Charles Randolph, com base em acontecimentos reais.

Em plena época do Movimento Me Too, o filme conta o caso de Roger Ailes, antigo CEO da emissora Fox News que esteve no centro de inúmeras acusações de assédio sexual.

A história é contada a partir da perspectiva de três mulheres que se uniram para denunciar a situação. O Escândalo foi lançado em dezembro de 2019 e chegou ao Brasil em janeiro de 2020.

10. Adoráveis Mulheres

Frame do filme Adoráveis Mulheres

Dirigido e escrito por Greta Gerwig, o filme norte-americano de drama é a oitava adaptação cinematográfica do romance Mulherzinhas (1868), de Louisa May Alcott.

Passada no século XIX, a narrativa conta a história das irmãs March e o modo como elas vivem e crescem juntas, depois da Guerra Civil Americana.

Adoráveis Mulheres foi lançado, nos Estados Unidos, em dezembro de 2019 e chegou ao Brasil em janeiro de 2020.

11. Coringa

Coringa na frente do espelho.

O filme norte-americano de suspense psicológico foi, sem dúvida, um dos mais esperados pelo público. Dirigido por Todd Phillips, o longa-metragem dá uma nova vida ao icônico vilão da DC Comics, o Coringa.

Desta vez, o famoso personagem é interpretado por Joaquin Phoenix, que venceu o Oscar de Melhor Ator em 2020, pelo papel. A narrativa acompanha o difícil passado do personagem e o longo processo que o transformou no rival de Batman, se focando em temáticas emergentes como as lutas sociais e os problemas de saúde mental.

Coringa foi lançado em outubro de 2019 e chegou ao Brasil na mesma data.

12. Era uma vez em... Hollywood

Imagem do filme Era uma vez em... Hollywood

O longa-metragem de Quentin Tarantino, criador de obras extremamente populares como Pulp Fiction: Tempo de Violência e Kill Bill, também acontece no mundo do cinema.

A ação se desenrola na cidade de Los Angeles, durante a década de 60, e acompanha as aventuras e desventuras de um ator e seu dublê: Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) e Cliff Booth (Brad Pitt).

Ambos estão lutando para alcançar o sucesso na indústria cinematográfica, no final da "era de ouro" de Hollywood. A comédia dramática foi lançada em Cannes, tendo chegado aos cinemas brasileiros em agosto de 2019.

Você adora Quentin Tarantino? Então confira a nossa análise do universo cinematográfico do diretor.

13. A Vida Invisível

Frame do filme A Vida Invisível

Dirigido por Karim Aïnouz, o longa é baseado no romance A Vida Invisível de Eurídice Gusmão (2016), da escritora Martha Batalha.

Seguindo a história de duas irmãs que foram separadas pelas circunstâncias da vida, a narrativa se foca em Eurídice, uma mulher octogenária interpretada pela incomparável Fernanda Montenegro.

Quando encontra as cartas de Guida, a irmã que sumiu muitos anos antes, a protagonista é conduzida a uma reflexão sobre o conservadorismo e a opressão das mulheres numa sociedade patriarcal.

O filme foi exibido no Festival de Cannes, onde venceu o prêmio principal da Mostra Um Certo Olhar, e chegou os cinemas nacionais em novembro de 2019.

Para ver um resumo e análise crítica sobre o filme, leia: Filme A vida invisível.

14. Bacurau

Imagem do filme Bacurau.

Bacurau é um filme de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles que atravessa vários gêneros como a ação, o drama, a ficção científica e até o terror, tendo também uma forte inspiração no cinema de faroeste.

O longa-metragem brasileiro é passado em uma pequena cidade do nordeste, onde os cidadãos vivem em condições precárias e parecem ter "desaparecido do mapa".

A história se configura como uma alegoria da realidade nacional, denunciando a corrupção e a falta de políticas públicas, ao mesmo tempo que traça um retrato da resistência popular.

O filme foi lançado em maio de 2019, no Festival de Cannes, onde arrecadou o Prêmio do Júri; três meses depois, chegou aos cinemas no Brasil.

Para conhecer tudo sobre a obra, conheça a análise completa do filme Bacurau.

15. Dor e Glória

Imagem do filme Dor e Glória

Com o título original Dolor y Gloria, o filme espanhol de drama é um longa-metragem do gênio Pedro Almodóvar.

Este tem sido apontado pela crítica como um dos filmes de Almodóvar com maior teor autobiográfico. A história se foca na vida e obra de um diretor de cinema de meia idade, Salvador Mallo, interpretado por Antonio Banderas.

Lançada em março de 2019, na Espanha, a narrativa cinematográfica competiu pela Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes e chegou no Brasil em junho do mesmo ano.

16. O Irlandês

Frame do filme O Irlandês

O Irlandês marca o regresso de Martin Scorsese, um dos maiores nomes do cinema norte-americano, com mais um filme que gira em torno do mundo do crime.

Com roteiro de Steven Zaillian, baseado no livro de memórias escrito pelo advogado Charles Brandt, o longa-metragem conta a história real de Frank Sheeran, "o Irlandês".

Interpretado por Robert De Niro, o personagem foi um sindicalista que começou a trabalhar com a máfia e se tornou assassino.

O filme foi lançado em setembro de 2019, no Festival de Cinema de Nova Iorque, e um mês depois ficou disponível na plataforma de streaming Netflix.

17. Nós

Imagem do filme Nós

Depois do enorme sucesso de Corra!, o norte-americano Jordan Peele escreveu e dirigiu mais um thriller arrepiante: Nós (Us, no título original).

A narrativa bizarra segue o destino de uma família que começa a ser perseguida por um grupo de criaturas de aparência igual à sua. Esses sósias (ou Doppelgänger) se vestem de vermelho e parecem ter um só objetivo: vingança.

O filme foi lançado em março de 2019, tanto nos Estados Unidos da América como no Brasil.

18. Midsommar - O Mal Não Espera a Noite

Frame do filme Midsommar

Midsommar é um filme de terror norte-americano e sueco que alcançou uma grande popularidade. Com roteiro e direção de Ari Aster, criador de sucessos do gênero como Hereditário (2018), o filme segue um casal de turistas que visita uma pequena cidade sueca.

Dani e Christian estão encarando sérios problemas conjugais quando resolvem participar em uma celebração do solstício de verão, na Suécia. Numa época em que o sol nunca se põe no local, o grupo faz vários rituais que vão se tornando cada vez mais macabros.

O filme foi lançado em julho de 2019, nos Estados Unidos da América e na Suécia, e chegou aos cinemas brasileiros em setembro do mesmo ano.

19. Entre Facas e Segredos

Frame do filme Entre Facas e Segredos

Com o título original Knives Out, o longa-metragem norte-americano de mistério foi escrito e dirigido por Rian Johnson. Tudo começa quando Harlan Thrombey, um escritor de romances policiais, morre em circunstâncias estranhas durante o seu aniversário de 85 anos.

O detetive particular Benoit Blanc é chamado para investigar o crime; os suspeitos principais são os familiares que estavam reunidos na festa de Thrombey.

O filme foi lançado em setembro de 2019, no Festival Internacional de Cinema de Toronto, chegando aos cinemas norte-americanos em novembro e aos brasileiros no mês seguinte.

20. The Farewell

Frame do filme The Farewell

The Farewell é uma comédia dramática norte-americana, com direção e roteiro de Lulu Wang. O longa-metragem narra as reações de uma família que descobre que a avó sofre de uma doença fatal.

Com a carismática rapper e comediante Awkwafina no papel principal, a obra é parcialmente baseada na vida da diretora e foi lançada em janeiro de 2019, no Festival de Sundance.

Conheça também

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.