Os 22 melhores filmes para assistir em 2020


Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes

Selecionamos os melhores longas-metragens (nacionais e internacionais), de vários gêneros, que têm sido muito assistidos e que recomendamos para todo mundo.

O ano de 2020 nos levou a passar mais tempo em casa, mas isso não significa que precisamos abrir mão dos melhores filmes da temporada. Prepare a pipoca, confira as nossas sugestões e reserve algumas horas para alimentar o seu espírito cinéfilo!

1. O Homem Invisível

O Homem Invisível

O filme norte-americano de terror e ficção científica, dirigido por Leigh Whannell, foi baseado no romance homônimo de H. G. Wells (1897). O longa-metragem faz uma adaptação contemporânea da história, que aqui é protagonizada por Cecília, uma mulher em fuga.

A protagonista consegue elaborar um plano para abandonar o namorado, um cientista com comportamentos agressivos e manipuladores. Mesmo quando se liberta e descobre que o antigo companheiro faleceu, a mulher continua sentindo que é perseguida por ele.

A metáfora poderosa sobre relacionamentos abusivos (e suas consequências) foi lançada em fevereiro de 2020, nos Estados Unidos da América. No mês seguinte, perante um cenário de pandemia mundial, o filme passou a estar disponível em algumas plataformas de streaming digital.

2. Destacamento Blood

Destacamento Blood

O longa-metragem mais recente do célebre diretor norte-americano Spike Lee é um drama de guerra, filmado na região sudeste da Ásia. Paul, Otis, Eddie e Melvin são um grupo de soldados que serviram na Guerra do Vietnã e, com o comandante, Norman, formavam um esquadrão chamado Bloods.

Décadas mais tarde, os veteranos decidem voltar ao local, com o intuito de recuperar o corpo de Norman e também de desenterrar um tesouro que tinham escondido ali. Além de provocar reflexões sobre o conflito militar, Destacamento Blood espelha questões sociopolíticas da atualidade, como o preconceito racial nos Estados Unidos.

O filme foi disponibilizado na Netflix em junho de 2020 e tem alcançado sucesso com o público e a crítica, sendo até apontado como uma obra essencial de Lee.

3. Never Rarely Sometimes Always

Never Rarely Sometimes Always

O filme de drama britânico e norte-americano foi escrito e dirigido por Eliza Hittman. A história segue os passos de Autumn e Skylar, duas adolescentes que vivem em um meio rural na Pennsylvania e são melhores amigas.

Quando uma delas engravida, aos dezassete anos, a dupla começa a perceber a realidade opressiva e conservadora do local onde mora. Assim, as garotas resolvem partir juntas para Nova Iorque.

Never Rarely Sometimes Always foi lançado em março de 2020 nos Estados Unidos da América, ficando disponível na plataforma Video on Demand no mês seguinte.

4. Bacurau

Imagem do filme Bacurau.

Bacurau é um filme de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles que atravessa vários gêneros como a ação, o drama, a ficção científica e até o terror, tendo também uma forte inspiração no cinema de faroeste.

O longa-metragem brasileiro é passado em uma pequena cidade do nordeste, onde os cidadãos vivem em condições precárias e parecem ter "desaparecido do mapa". A história se configura como uma alegoria para a denúncia da corrupção e da falta de políticas públicas, ao mesmo tempo que traça um retrato da resistência popular.

O filme foi lançado em maio de 2019, no Festival de Cannes, onde arrecadou o Prêmio do Júri; três meses depois, chegou aos cinemas no Brasil.

Para conhecer tudo sobre a obra, conheça a análise completa do filme Bacurau.

5. First Cow

First Cow

A narrativa cinematográfica de drama e faroeste é passada no século XIX e foi dirigida por Kelly Reichard. Cookie é um cozinheiro que atravessa o país com um grupo de comerciantes de peles. O seu caminho se cruza com o de King-Lu, um imigrante chinês que está fugindo da polícia.

É aí que os dois iniciam uma grande amizade e parceria, passando a lutar juntos pela sobrevivência. Cookie sonha com uma carreira como doceiro e a oportunidade surge quando descobrem que um homem rico da vizinhança comprou uma vaca, animal que não existia na região, da qual poderiam roubar o leite.

O filme foi lançado nos cinemas norte-americanos em março de 2020 e nas plataformas de Video on Demand quatro meses depois.

6. Tigertail

Tigertail

Tigertail é um drama escrito e dirigido por Alan Yang, com produção e distribuição da Netflix. A narrativa começa em Taiwan, durante a infância de Pin-Jui, o protagonista.

Depois da morte dos pais, o menino vai viver com os avós em uma região rural, onde trava amizade com Yuan, uma garota que nasceu numa família de posses. Com os anos, os dois se apaixonam, mas as convenções sociais separam o casal.

Mais tarde, o homem se muda para a América, mas continua sonhando com o seu primeiro amor. O filme emocionante foi lançado em abril de 2020 e se encontra disponível na plataforma digital.

7. A Assistente

A Assistente

Com direção, roteiro e produção da australiana Kitty Green, A Assistente é um filme de drama inspirado nas denúncias que surgiram com o movimento internacional #MeToo.

A história retrata um dia na vida de Jane, uma jovem produtora que começou a trabalhar para um homem muito poderoso do meio cinematográfico.

Enquanto ela vai percebendo a cultura de assédio que existe na empresa, e em todo aquele mundo, também tem que encarar a sua impotência face a um sistema de impunidade machista. O filme foi lançado em janeiro de 2020 e tem sido muito bem recebido pela crítica.

8. O Poço

O Poço

O longa espanhol de terror e ficção científica foi dirigido por Galder Gaztelu-Urrutia e conquistou a atenção internacional quando foi incluído no catálogo da Netflix.

Goreng, o protagonista, é mandado para uma prisão vertical chamada “O Poço”, onde os prisioneiros de cada andar apenas podem comer os restos deixados pelos que estão acima. Num clima de extrema violência, no qual cada um luta para sobreviver mais um dia, ele procura uma forma de escapar.

Um filme pesado, que chocou muitos espectadores, O Poço também é um comentário incisivo sobre a sociedade capitalista e as desigualdades sociais extremas que ela perpetua.

9. Entre Realidades

Entre Realidades

Com o título original Horse Girl, o drama psicológico foi dirigido pelo norte-americano Jeff Baena. A protagonista da narrativa é Sarah, uma mulher solitária e tímida que perdeu a mãe no ano anterior e visita o seu antigo cavalo durante as horas livres.

Quando a sua vida começa a ser invadida por acontecimentos bizarros, aqueles que a rodeiam começam a questionar a sua saúde mental. Sarah, no entanto, tem as suas teorias: ela acredita que foi abduzida ou mesmo que é um clone.

O longa-metragem foi lançado em fevereiro de 2020, na Netflix, e tem recebido boas avaliações do público.

10. Shirley

Shirley

O drama biográfico dirigido por Josephine Decker conta a história de Shirley Jackson, uma renomada autora norte-americana de obras de terror e mistério.

A narrativa começa quando um jovem casal vai viver com Shirley e o marido, que era professor universitário. Presos nas suas tentativas de manipulação e jogos mentais, os dois se tornam a inspiração para a obra-prima da escritora, A Maldição de Hill House (1959).

O filme sobre a figura sombria que inspirou grandes nomes da literatura como Stephen King foi lançado em junho de 2020, nos Estados Unidos.

11. Má Educação

Má Educação

Má Educação é uma comédia dramática norte-americana dirigida por Cory Finley que foi baseada num escândalo real de corrupção no sistema de escolas públicas.

A história é contada a partir da adaptação de um artigo publicado pelo jornalista Robert Kolker na famosa revista New York, que expunha os crimes cometidos por Frank Tassone. O superintendente do distrito escolar de Roslyn era uma figura importante para a comunidade, sendo encarado como o responsável pelo sucesso acadêmico da região.

No entanto, quando uma aprendiz de jornalista, Rachel Bhargava, começa a investigar os orçamentos escolares, descobre uma série de roubos e ilegalidades. O longa-metragem foi lançado em abril de 2020 pela HBO Films.

12. O Caminho de Volta

O Caminho de Volta

O drama dirigido por Gavin O’Connor é a história de retenção de Jack Cunningham, um antigo jogador de basquete que desistiu de uma carreira promissora e se entregou ao vício do álcool.

Depois de várias derrotas consecutivas e de um infarte do antigo treinador, Jack é convidado para treinar o time de basquete da escola onde havia jogado anos antes.

Enquanto inspira aqueles jovens, o homem encontra neles a força necessária para mudar a sua vida. O filme foi lançado em março de 2020 nos Estados Unidos.

13. Emma.

Emma.

A comédia dramática inglesa da diretora Autumn de Wilde é baseada na obra homônima de Jane Austen (1815), sendo uma das adaptações cinematográficas do livro.

A protagonista é uma jovem privilegiada e inteligente que se recusa a casar porque não quer deixar o pai sozinho. Assim, ela ocupa o seu tempo com a vida amorosa daqueles que a rodeiam, tentado agir como cupido e criando várias confusões.

O filme foi lançado em fevereiro de 2020, no Reino Unido, e tem conquistado o público internacional.

14. A Vida Invisível

Frame do filme A Vida Invisível

Dirigido por Karim Aïnouz, o longa é baseado no romance A Vida Invisível de Eurídice Gusmão (2016), da escritora Martha Batalha. Seguindo a história de duas irmãs que foram separadas pelas circunstâncias da vida, a narrativa se foca em Eurídice, uma mulher octogenária interpretada pela incomparável Fernanda Montenegro.

Quando encontra as cartas de Guida, a irmã que sumiu muitos anos antes, a protagonista é conduzida a uma reflexão sobre o conservadorismo e a opressão das mulheres numa sociedade patriarcal.

O filme foi exibido no Festival de Cannes, onde venceu o prêmio principal da Mostra Um Certo Olhar, e chegou os cinemas nacionais em novembro de 2019.

Para ver um resumo e análise crítica sobre o filme, leia: Filme A vida invisível.

15. Parasita

Frame do filme Parasita

O filme de suspense sul-coreano dirigido por Bong Joon-ho foi lançado no Festival de Cinema de Cannes, onde venceu a Palma de Ouro.

Desde aí, Parasita tem despertado a curiosidade de espectadores pelo mundo inteiro e chegou aos cinemas brasileiros em outubro de 2019. No Oscar de 2020, o longa sul-coreano foi o grande vencedor da noite, arrecadando os prêmios de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Estrangeiro.

Refletindo sobre temas como a pobreza, o desemprego e as desigualdades sociais extremas, a narrativa segue os esforços de uma família humilde para se "infiltrar" em uma mansão da área e conseguir emprego lá.

Já assistiu? Então conheça a análise completa do filme Parasita.

16. A Casa

A Casa

O filme espanhol de suspense, dos irmãos David e Àlex Pastor, foi lançado em março de 2020 e ganhou espectadores do mundo inteiro. A narrativa conta a história de Javier Muñoz, um homem de meia idade que perdeu o emprego e foi forçado a vender a casa onde morava.

Obcecado com o local, que representa um símbolo da vida de luxo que perdeu, o protagonista começa a perseguir o novo dono do imóvel. A princípio, as interações com o proprietário parecem inofensivas, mas as suas ações vão se tornando mais violentas com o tempo.

17. Por Lugares Incríveis

Por Lugares Incríveis

Com o título original All the Bright Places, o filme de drama e romance dirigido por Brett Haley foi baseado na obra homônima de Jennifer Niven, uma escritora norte-americana de livros para jovens adultos.

Violet e Theodore são dois adolescentes que estão enfrentando fases difíceis e traumáticas. Os seus caminhos se encontram quando são colocados em dupla para fazer um trabalho escolar sobre os lugares mais bonitos do Indiana.

Com o tempo, eles acabam mudando a vida um do outro e descobrindo juntos as inúmeras belezas que existem ao seu redor. O filme inspirador e cheio de esperança foi lançado na Netflix, em fevereiro de 2020.

18. Midsommar - O Mal Não Espera a Noite

Frame do filme Midsommar

Midsommar é um filme de terror norte-americano e sueco que alcançou uma grande popularidade. Com roteiro e direção de Ari Aster, criador de sucessos do gênero como Hereditário (2018), o filme segue um casal de turistas que visita uma pequena cidade sueca.

Dani e Christian estão encarando sérios problemas conjugais quando resolvem participar em uma celebração do solstício de verão, na Suécia. Numa época em que o sol nunca se põe no local, o grupo faz vários rituais que vão se tornando cada vez mais macabros.

O filme foi lançado em julho de 2019, nos Estados Unidos da América e na Suécia, e chegou aos cinemas brasileiros em setembro do mesmo ano.

Confira também a análise e explicação de Midsommar.

19. O Irlandês

Frame do filme O Irlandês

O Irlandês marca o regresso de Martin Scorsese, um dos maiores nomes do cinema norte-americano, com mais um filme que gira em torno do mundo do crime.

Com roteiro de Steven Zaillian, baseado no livro de memórias escrito pelo advogado Charles Brandt, o longa-metragem conta a história real de Frank Sheeran, "o Irlandês". Interpretado por Robert De Niro, o personagem foi um sindicalista que começou a trabalhar com a máfia e se tornou assassino.

O filme foi lançado em setembro de 2019, no Festival de Cinema de Nova Iorque, e um mês depois ficou disponível na plataforma Netflix.

20. História de um Casamento

Frame do filme História de um Casamento

História de um Casamento é uma comédia dramática norte-americana com roteiro e direção de Noah Baumbach. O enredo segue o processo de divórcio entre Nicole e Charlie, uma atriz e um diretor de cinema.

O filme retrata as dificuldades de uma separação, as brigas do casal e as relações familiares que são alteradas de maneira drástica nesse período conturbado.

História de um Casamento foi distribuído pela Netflix e ficou disponível para visualização em dezembro de 2019.

21. Mulan

Frame do filme Mulan 2020.

O longa norte-americano de aventura e fantasia é uma adaptaçãolive-action de um das histórias mais amadas da Disney: Mulan (1998). Na China Imperial, uma moça decide se vestir de soldado e partir para a guerra, para poupar a saúde do seu pai que já era idoso e estava sendo convocado.

Assim nasceu uma guerreira que desafiou convenções e inspirou meninas de várias gerações a serem o que quiserem. Baseado no inesquecível filme de animação e também na lenda tradicional chinesa que o inspirou, o longa-metragem dirigido por Niki Caro tem sido muito aguardado por fãs de todo o mundo.

A chegada de Mulan aos cinemas estava prevista para março de 2020, mas teve que ser cancelada por conta da pandemia. Recentemente, foi anunciado que o lançamento ocorrerá em setembro, na plataforma digital Disney+.

22. Adoráveis Mulheres

Frame do filme Adoráveis Mulheres

Dirigido e escrito por Greta Gerwig, o filme norte-americano de drama é a oitava adaptação cinematográfica do romance Mulherzinhas (1868), de Louisa May Alcott.

Passada no século XIX, a narrativa conta a história das irmãs March e o modo como elas vivem e crescem juntas, depois da Guerra Civil Americana. Adoráveis Mulheres foi lançado nos Estados Unidos, em dezembro de 2019, e chegou ao Brasil em janeiro de 2020.

Conheça também:

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.