Os 28 melhores filmes para ver em 2024


Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual

O cinema, nos melhores e piores momentos, é um modo de viajarmos sem sair do lugar e descobrirmos outras histórias e realidades possíveis.

Assim, fizemos uma vasta seleção dos melhores filmes, de vários gêneros, que todo mundo deveria assistir esse ano.

1. Pobres Criaturas (2024)

Trailer:

Um dos grandes filmes lançados no começo de 2024 é Pobres Criaturas, do cineasta grego Yorgos Lanthimos. Sucesso de bilheteria, o longa foi indicado a 11 categorias do Oscar, incluindo de melhor filme.

A trama, muito criativa e cheia de referências das artes visuais e do próprio cinema, é uma espécie de releitura de Frankestein.

A personagem principal é Bella Baxter (Emma Stone), uma moça que ganha vida nas mãos do cientista Godwin Baxter (Willen Dafoe).

Acompanhamos a jovem em uma jornada emocionante de autodescoberta e prazer enquanto viaja pelo mundo com o advogado salafrário vivido por Mark Ruffalo.

2. Anatomia de uma queda (2024)

Trailer:

Em Anatomia de uma queda, assinado pela francesa Justine Triet, temos um drama policial e de suspense que promete abalar o público.

A narrativa mostra um garoto de 11 anos com séria deficiência visual que encontra o pai sem vida do lado de fora de sua casa. A mãe é uma escritora que acaba sendo indiciada como suspeita do assassinato. Assim, vemos uma relação entre mãe e filho abalada pela trágica e suspeita morte do pai.

Vencedor da Palma de Ouro, o filme foi também indicado ao Oscar de melhor filme.

3. Zona de interesse (2024)

Trailer:

Esse drama histórico que aborda a Segunda Guerra é um dos filmes mais contundentes dos últimos tempo sobre esse período bárbaro da história mundial.

Aqui o horror é elevado à décima potência ao mostrar que a insensibilidade e indiferença estão muitas vezes nas banalidades do dia a dia.

Com direção do britânico Jonathan Glazer, é uma adaptação do romance de mesmo nome do autor Martin Amis e também recebeu indicação do Oscar de melhor filme.

4. Os rejeitados (2024)

Trailer:

A direção desse longa é do norte-americano Alexander Payne e tem recebido elogios, sendo um dos indicados ao Oscar de melhor filme.

A história conta de maneira bem humorada o drama dos "rejeitados", um grupo de estudantes e funcionários de um internato que não tem parentes ou amigos para visitar nas férias e precisam permanecer na escola enquanto os outros viajam.

Um filme tocante que lida com o luto, a rebeldia e a compaixão.

5. Nimona (2023)

Trailer:

A animação infantojuvenil Nimona é uma das gratas surpresas dos últimos tempos. Indicado ao Oscar de melhor filme de animação, a trama conta sobre uma jovem transmorfa que precisa ajudar um cavaleiro acusado injustamente.

Um filme para toda a família que mistura comédia com temas essenciais como a questão LGBTQIA+.

Disponível em: Netflix.

6. Fale Comigo (2023)

Trailer:

Assinado pelos irmãos Danny Philippou e Michael Philippou, esse é um terror daqueles que promete abalar o psicológico dos espectadores.

O longa, elogiado pela crítica, apresenta uma história de obsessão de espíritos de maneira original e envolvente.

Mia é uma jovem em torno de 20 anos que decide ir a uma festa onde está ocorrendo um ritual de possessão. É o aniversário de morte de sua mãe e Mia está decidida a fazer contato com ela.

Mas o que se segue a partir desse momento é um verdadeiro pesadelo e ela e seus amigos terão que lidar com as consequências de seus atos.

Disponível em: Amazon Prime Video.

7. Estranha Forma de Vida (2023)

Trailer:

Do aclamado cineasta espanhol Pedro Almodóvar, Estranha Forma de Vida é um faroeste diferente do comum. Aqui acompanhamos o encontro de Silva, um caubói mexicano, e Jake, o xerife de uma pequena cidade.

Após 25 anos separados, memórias e emoções são reavivadas. Mas no dia seguinte percebemos que aquele encontro esconde outras intenções.

O filme é um média-metragem de 31 minutos, mas consegue desenvolver bem a trama e envolver o público.

Disponível em: Claro TV+.

8. Oppenheimer (2023)

Trailer:

Com direção do renomado cineasta britânico Christopher Nolan, o longa metragem Oppenheimer é baseado no livro Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer, de Kai Bird e Martin J. Sherwin.

Conta a história de um cientista que trabalhou como diretor do Laboratório de Los Alamos durante a Segunda Guerra, sendo um dos responsáveis pelo Projeto Manhattan, que elaborou a bomba atômica e destruiu as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em 1945.

No filme acompanhamos a vida de Robert Oppenheimer e seus dilemas morais, suas angústias e a maneira como lidou com a enorme tragédia humana que causou com a criação de uma arma nuclear de destruição em massa.

Disponível em: Claro TV+.

9. Barbie (2023)

Trailer:

Barbie chegou em meados de 2023 causando um verdadeiro frisson no público e na crítica. O filme, com direção de Greta Gerwig, é um live-action que se inicia na Barbilândia mostrando a vida perfeita de Barbie e suas amigas.

A rotina de Barbie acontece em um mundo divertido e sem preocupações, até que um dia ela percebe que existe algo errado com sua vida "perfeita". Assim, ela vai par ao mundo real, onde encontra muitos desafios, além da oportunidade de descobrir o valor das coisas que realmente importam.

Disponível em: Claro TV+, HBO Max.

10. Missão impossível: acerto de contas (2023)

Trailer:

Chegou aos cinemas em julho de 2023 o sétimo longa metragem da franquia Missão Impossível, que teve seu primeiro filme lançado em 1996.

A história, recheada de ação, espionagem e adrenalina, tem Tom Cruise como protagonista no papel de Ethan Hunt, um espião norte-americano que agora precisa impedir que uma arma perigosa seja usada contra a humanidade.

Disponível em: Claro TV+.

11. Chevalier: A Verdadeira História Nunca Contada (2023)

Trailer:

Com direção de Stephen Williams, esse longa-metragem é um drama baseado na história real do músico e lutador de esgrima francês Joseph Bologne, conhecido como Chevalier de Saint-Georges.

Nascido em 1745, Joseph era filho de um fazendeiro francês com uma escravizada. Assim, por ser negro, enfrentou muitos desafios na sociedade francesa, mas se tornou virtuoso no violino e na esgrima.

O filme retrata ainda os amores e conflitos de Joseph em meio a nobreza da época.

Disponível em: Star+

12. John Wick 4: Baba Yaga (2023)

Trailer:

Em 2023 a franquia John Wick ganhou mais um filme. Dirigido por Chad Stahelski, o longa traz John Wick (Keanu Reeves) em novas aventuras pelo submundo do crime.

Aqui, o ex-assassino passa por Marrocos, Nova York, Berlim, Paris e Osaka em busca de vingança.

Sucesso de bilheteria, o filme reúne suspense e ação em uma atmosfera neo-noir.

Disponível em: Claro TV+, Google Play, Amazon Prime Video.

13. O Urso do Pó Branco (2023)

Trailer:

Misturando elementos de comédia, investigação e terror, a produção tem direção de Elizabeth Banks e partiu de uma história real. Em 1985, um avião carregado com cocaína caiu em uma floresta nos EUA. Um urso que vivia no local entrou em contato com a droga e foi encontrado morto dias depois.

Na trama, porém, o enorme animal não morre, ao contrário, desenvolve uma intensa dependência química e passa a aterrorizar os moradores dos arredores.

O filme tem classificação indicativa para maiores de idade, por conta das cenas fortes.

Disponível em: Google Play.

14. Tin & Tina (2023)

Trailer:

Esse é um filme de terror espanhol assinado por Rubin Stein. Lançado na plataforma da Netflix em meados de 2023, alcançou sucesso entre os assinantes.

A narrativa acompanha um casal recém-casado que sofre a perda de uma gravidez. Um dia eles vão até uma instituição religiosa e conhecem Tin e Tina, dois irmãos órfãos em busca de um novo lar.

As crianças são adotadas pelo casal, que não imaginava o pesadelo que viveriam a partir daquele momento.

Disponível em: Netflix.

15. Até os Ossos (2022)

Trailer:

Baseado no romance de mesmo nome de Camille DeAngelis, esse longa tem direção de Luca Guadagnino, mesmo diretor de Me Chame Pelo Seu Nome (2017).

Aqui acompanhamos o drama de Maren Yearly, uma adolescente abandonada pela mãe aos 16 anos e que ao buscar o pai mergulha em uma jornada de descobertas, amor e situações assustadoras.

Disponível em: Amazon Prime Video.

16. Aftersun (2022)

Trailer:

Aftersun é um drama da cineasta britânica Charlotte Wells que vem recebendo críticas muito positivas desde a sua estreia, em maio de 2022 no Festival de Cannes. No Brasil, chegou em dezembro de 2022.

Com uma avaliação de 100% no site Rotten Tomatoes, a produção explora a relação entre um jovem pai e sua filha de 11 anos. Uma história aparentemente trivial, mas que revela sentimentos complexos e profundos.

Se passa durante uma viagem de férias pela Turquia nos anos 90 e foi definida pela autora como "emocionalmente autobiográfica", carregando sensibilidade e drama.

Disponível em: Google Play.

17. Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (2022)

Trailer:

Com direção de Daniel Scheinert e Daniel Kwan, essa é uma produção que se destacou desde o seu lançamento, em meados de 2022.

A trama, complexa e cheia de histórias paralelas, traz a atriz Michelle Yeoh no papel da imigrante chinesa Evelyn Wang.

Evelyn é dona de uma lavanderia que está falindo, tem um casamento em crise, se relacional mal com sua filha e com seu pai e, além de tudo, ela mesma passa por uma crise existencial.

Um dia, ao lidar com as burocracias da vida e enfrentar uma burocrata severa, uma fenda no espaço é aberta e Evelyn tem a oportunidade de vivenciar outras vidas que ocorrem em realidades paralelas.

O filme, muito aclamado pela crítica, é o que mais indicações tem no Oscar de 2023, 11 categorias.

Disponível em: Amazon Prime Video, Google Play

18. Tár (2022)

Trailer:

Outro filme imperdível é Tár, dirigido por Todd Field. Aqui, acompanhamos Cate Blanchett em uma atuação incrível que lhe rendeu uma indicação de melhor atriz ao Oscar de 2023.

Ela vive Lydia Tár, famosa e importante musicista regente da filarmônica de Berlim. A vida profissional de Lydia está no auge, não há mais nada que uma musicista como ela poderia conquistar, pois ela chegou ao topo.

Mas sua vida pessoal, em contrapartida, passa por abalos consideráveis e o enorme poder que ela concentra pode ser a sua ruína.

Disponível em: Globoplay, Google Play.

19. Triângulo do Tristeza (2022)

Trailer:

Outra produção que também foi indicada ao Oscar é Triângulo da Tristeza, que contou com a direção de Ruben Östlund. O filme também foi o vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2022.

A história começa em um cruzeiro de luxo e mostra a dinâmica entre os tripulantes, onde as pessoas que trabalham são treinadas para atender a todo e qualquer capricho dos hóspedes.

Após uma adversidade, porém, essa dinâmica muda, provando que o dinheiro nem sempre é capaz de comprar tudo.

Disponível em: Amazon Prime Video.

20. Close (2022)

Trailer:

Concorrendo ao Oscar 2023 de melhor filme estrangeiro, Close é uma produção belga que explora a infância de maneira delicada. Mostra a complexidade das relações entre meninos e como o julgamento externo e a ideia de uma masculinidade tóxica pode afetar amizades.

Leo e Rémi têm 13 anos e são muito amigos, mas depois que entram na escola, começam a ouvir rumores maldosos sobre essa proximidade, o que leva ao distanciamento e angústia.

Com direção é de Lukas Dhont, o filme foi vencedor no Festival de Cannes e tem sido muito elogiado pela crítica.

Disponível em: Claro TV+, Google Play.

21. Marte Um (2022)

cena do filme Marte Um mostra casal em mesa de jantar conversando e jogando baralho

O longa-metragem brasileiro Marte Um tem direção de Gabriel Martins e vem sendo muito elogiado, chegou a ser a aposta do cinema nacional para concorrer ao Oscar de 2023.

As desigualdades e injustiças sociais são aqui tratadas pela perspectiva da família Martins.

Após o Brasil ser tomado por um regime de extrema-direita, os integrantes dessa família negra da classe C percebem que sua realidade se altera ainda mais, dificultando a realização de seus sonhos.

Disponível em: Globoplay, Google Play.

22. A Mulher Rei (2022)

cena do filme A Mulher Rei com Viola Davis

Essa é uma produção estrelada pela reconhecida atriz norte-americana Viola Davis e dirigida por Gina Prince-Bythewood.

A atuação de Viola vem sendo muito elogiada. Ela interpreta Nanisca, uma comandante de um exército feminino que existiu no século XIX no Reino de Daomé, na África.

O grupo de guerreiras enfrenta com coragem a colonização dos franceses e de tribos inimigas. O filme é recheado de cenas empolgantes de ação e luta, mas também conta com momentos introspectivos que mostram o drama psicológico das personagens.

Disponível em: HBO Max

23. A filha perdida (2021)

Cena do filme A filha perdida

A filha perdida é a adaptação da obra literária La figlia Oscura, da escritora italiana Elena Ferrante e está disponível na Netflix.

Grande sucesso de público e de crítica, esse é o primeiro longa-metragem dirigido pela atriz Maggie Gyllenhaal e traz a britânica Olivia Colman no papel principal.

A trama percorre as lembranças de Leda, uma professora universitária de 48 anos que decide tirar uns dias de férias no litoral da Grécia.

A viagem se torna um mergulho em sua própria história quando ela conhece Nina e sua filha pequena.

As duas acabam despertando sentimentos conflitantes em torno de sua vida, tocando em traumas latentes a respeito da maternidade.

Disponível em: Netflix.

24. Duna (2021)

Cena do filme Duna

Essa é uma produção assinada pelo canadense Denis Villeneuve. Tem como inspiração a obra literária de ficção científica de Frank Herbert e se passa num futuro imaginário.

Duna é o nome de um planeta desértico, único lugar onde há uma substância valiosa capaz de conferir poderes incríveis aos humanos.

Assim, acompanhamos a perigosa viagem do jovem Paul Atreides ao local em busca de salvar seu povo.

Disponível em: HBO Max, Amazon Prime Video, Claro TV+.

25. A mão de Deus (2021)

Cena do filme A mão de Deus

Do renomado cineasta italiano Paolo Sorrentino, A mão de Deus exibe traços autobiográficos ao contar a história de um adolescente vivendo em Nápoles nos anos 80.

O nome do filme é uma referência ao ícone do futebol Diego Maradona, que surge na trama como um ídolo e responsável por mudar os rumos do jovem Fabietto Schisa.

Trazendo muitos elementos irreverentes, o filme é também uma homenagem ao cinema italiano, citando inclusive o renomado cineasta Frederico Fellini ao longo da trama.

Disponível em: Netflix.

26. Deserto Particular (2021)

filme Deserto Particular

Lançado em novembro de 2021, o longa brasileiro Deserto Particular foi dirigido por Aly Muritiba e despertou o interesse da crítica, sendo bem elogiado.

Narra a história de Daniel (Antonio Saboia), um policial que após cometer um grave erro no trabalho, decide partir em busca de uma mulher que conheceu pela internet.

Assim, se inicia um novo capítulo em sua vida, onde precisará lidar com suas emoções de maneira mais equilibrada.

Disponível em: HBO Max.

27. Sound of Metal (O Som do Silêncio) (2020)

Sound of Metal  O drama dirigido por Darius Marder chegou aos cinemas norte-americanos em novembro de 2020 e no mês seguinte foi disponibilizado na Amazon Prime Video.   O enredo é centrado em Ruben, um baterista de heavy metal que começa a perder a audição. A partir daí. ele precisa se afastar da carreira e encontra apoio junto de vários membros da comunidade surda.   Também intitulado de “O Som do Silêncio”, trata-se de um filme que coloca o espectador no lugar do outro e exercita a sua empatia, desafiando os seus sentidos.

O drama dirigido por Darius Marder chegou aos cinemas norte-americanos em novembro de 2020 e no mês seguinte foi disponibilizado na Amazon Prime Video.

O enredo é centrado em Ruben, um baterista de heavy metal que começa a perder a audição. A partir daí. ele precisa se afastar da carreira e encontra apoio junto de vários membros da comunidade surda.

Também intitulado de “O Som do Silêncio”, trata-se de um filme que coloca o espectador no lugar do outro e exercita a sua empatia, enquanto desafia os seus sentidos.

Disponível em: Amazon Prime Video.

28. Destacamento Blood (2020)

Destacamento Blood

O longa-metragem mais recente do célebre diretor norte-americano Spike Lee é um drama de guerra, filmado na região sudeste da Ásia. Paul, Otis, Eddie e Melvin são um grupo de soldados que serviram na Guerra do Vietnã e, com o comandante, Norman, formavam um esquadrão chamado Bloods.

Décadas mais tarde, os veteranos decidem voltar ao local, com o intuito de recuperar o corpo de Norman e também de desenterrar um tesouro que tinham escondido ali. Além de provocar reflexões sobre o conflito militar, Destacamento Blood espelha questões sociopolíticas da atualidade, como o preconceito racial nos Estados Unidos.

O filme foi disponibilizado na Netflix em junho de 2020 e fez sucesso com o público e a crítica, sendo até apontado como uma obra essencial de Lee.

Disponível em: Netflix.

Aproveite para conhecer também:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.