Os 20 melhores filmes de 2019


Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes

O ano de 2019 terminou e está na hora de fazermos a nossa retrospectiva cinematográfica. Neste artigo, selecionamos os 20 longas (nacionais e internacionais) que foram mais aguardados, assistidos e comentados nesse período.

Vamos tentar manter o texto livre de spoilers para que você possa conferir as nossas dicas de filmes e se surpreender também.

Prepare a pipoca e reserve algumas horas para alimentar o seu espírito cinéfilo!

1. Coringa

Coringa na frente do espelho.

O filme norte-americano de suspense psicológico foi, sem dúvida, um dos mais esperados pelo público. Dirigido por Todd Phillips, o longa-metragem dá uma nova vida ao icônico vilão da DC Comics, o Coringa, desta vez interpretado por Joaquin Phoenix.

A narrativa acompanha o difícil passado do personagem e o longo processo que o transformou no rival de Batman, se focando em temáticas emergentes como as lutas sociais e os problemas de saúde mental.

Coringa foi lançado em outubro de 2019 e chegou ao Brasil na mesma data.

2. Bacurau

Imagem do filme Bacurau.

Bacurau é um filme de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles que atravessa vários gêneros como a ação, o drama, a ficção científica e até o terror, tendo também uma forte inspiração no cinema de faroeste.

O longa-metragem brasileiro é passado em uma pequena cidade do nordeste, onde os cidadãos vivem em condições precárias e parecem ter "desaparecido do mapa".

A história se configura como uma alegoria da realidade nacional, denunciando a corrupção e a falta de políticas públicas, ao mesmo tempo que traça um retrato da resistência popular.

O filme foi lançado em maio de 2019, no Festival de Cannes, onde arrecadou o Prêmio do Júri; três meses depois, chegou aos cinemas no Brasil.

Para conhecer tudo sobre a obra, conheça a análise completa do filme Bacurau.

3. Nós

Imagem do filme Nós

Depois do enorme sucesso de Corra!, o norte-americano Jordan Peele escreveu e dirigiu mais um thriller arrepiante: Nós (Us, no título original).

A narrativa bizarra segue o destino de uma família que começa a ser perseguida por um grupo de criaturas de aparência igual à sua. Esses sósias (ou Doppelgänger) se vestem de vermelho e parecem ter um só objetivo: vingança.

O filme foi lançado em março de 2019, tanto nos Estados Unidos da América como no Brasil.

4. Dor e Glória

Imagem do filme Dor e Glória

Com o título original Dolor y Gloria, o filme espanhol de drama é um longa-metragem do gênio Pedro Almodóvar.

Lançada em março de 2019, na Espanha, a narrativa cinematográfica competiu pela Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes e chegou no Brasil em junho do mesmo ano.

Este tem sido apontado pela crítica como um dos filmes de Almodóvar com maior teor autobiográfico. A história se foca na vida e obra de um diretor de cinema de meia idade, Salvador Mallo, interpretado por Antonio Banderas.

5. Era uma vez em... Hollywood

Imagem do filme Era uma vez em... Hollywood

O longa-metragem de Quentin Tarantino, criador de obras extremamente populares como Pulp Fiction: Tempo de Violência e Kill Bill, também acontece no mundo do cinema.

A ação se desenrola na cidade de Los Angeles, durante a década de 60, e acompanha as aventuras e desventuras de um ator e seu dublê: Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) e Cliff Booth (Brad Pitt).

Ambos estão lutando para alcançar o sucesso na indústria cinematográfica, no final da "era de ouro" de Hollywood. A comédia dramática foi lançada em Cannes, tendo chegado aos cinemas no Brasil em agosto desse ano.

Você adora Quentin Tarantino? Então confira a nossa análise do universo cinematográfico do diretor.

6. O Rei Leão

Imagem do filme O Rei Leão.

O remake do filme animado da Disney que conquistou os nossos corações em 1994 foi muito esperado por crianças e adultos de todas as idades. O longa-metragem musical norte-americano foi dirigido por Jon Favreau e conta com uma animação computadorizada que o aproxima de um live-action.

Narrando a história de Simba, o jovem leão que perde o seu pai de forma precoce, o filme recria a versão original praticamente cena a cena. O Rei Leão foi lançado nos Estados Unidos dia 9 de julho, tendo chegado ao Brasil uma semana depois.

Relembre os bons velhos tempos e conheça também a análise de O Rei Leão (1994), da Disney.

7. Parasita

Frame do filme Parasita

O filme de suspense sul-coreano dirigido por Bong Joon-ho foi lançado no Festival de Cinema de Cannes, onde venceu a Palma de Ouro.

Desde aí, Parasita tem despertado a curiosidade de espectadores pelo mundo inteiro e chegou aos cinemas brasileiros em outubro de 2019.

Refletindo sobre temas como pobreza, desemprego e desigualdades sociais extremas, o filme segue os esforços de uma família humilde para se "infiltrar" em uma mansão da área e conseguir viver lá.

Já assistiu? Então conheça a análise completa do filme Parasita.

8. O Irlandês

Frame do filme O Irlandês

O Irlandês marca o regresso de Martin Scorsese, um dos maiores nomes do cinema norte-americano, com mais um filme que gira em torno do mundo do crime.

Com roteiro de Steven Zaillian, baseado no livro de memórias escrito pelo advogado Charles Brandt, o longa-metragem conta a história real de Frank Sheeran, "o Irlandês".

Interpretado por Robert De Niro, o personagem foi um sindicalista que começou a trabalhar com a máfia e se tornou assassino.

O filme foi lançado em setembro de 2019, no Festival de Cinema de Nova Iorque, e um mês depois ficou disponível na plataforma de streaming Netflix.

9. Democracia em Vertigem

Frame do filme Democracia em Vertigem

O segundo filme brasileiro da nossa lista é um documentário dirigido por Petra Costa, que também foi produzido e distribuído pelo Netflix, e tem estado no centro das atenções internacionais desde que foi lançado, em junho de 2019.

Trata-se de uma análise política, que parte da visão da própria diretora, e que segue os mandatos dos antigos presidentes Luiz Inácio "Lula" da Silva e Dilma Rousseff.

O documentário se foca mais profundamente no processo de impeachment de Rousseff e nos acontecimentos políticos e sociais que ele acarretou. O filme foi projetado pela primeira vez no Festival de Cinema de Sundance, que aconteceu em janeiro.

10. Entre Facas e Segredos

Frame do filme Entre Facas e Segredos

Com o título original Knives Out, o longa-metragem norte-americano de mistério foi escrito e dirigido por Rian Johnson. Tudo começa quando Harlan Thrombey, um escritor de romances policiais, morre em circunstâncias estranhas durante o seu aniversário de 85 anos.

O detetive particular Benoit Blanc é chamado para investigar o crime; os suspeitos principais são os familiares que estavam reunidos na festa de Thrombey.

O filme foi lançado em setembro de 2019, no Festival Internacional de Cinema de Toronto, chegando aos cinemas norte-americanos em novembro e aos brasileiros no mês seguinte.

11. História de um Casamento

Frame do filme História de um Casamento

História de um Casamento é uma comédia dramática norte-americana com roteiro e direção de Noah Baumbach.

O enredo segue o processo de divórcio entre Nicole (Scarlett Johansson) e Charlie (Adam Driver), uma atriz e um diretor de cinema.

O filme retrata as dificuldades de uma separação, as brigas do casal e as relações familiares que são alteradas de maneira drástica.

História de um Casamento foi distribuído pelo Netflix e ficou disponível para visualização em dezembro de 2019.

12. O Escândalo

Frame do filme O Escandalo

Com o título original Bombshell, o longa-metragem foi dirigido por Jay Roach e escrito por Charles Randolph, com base em acontecimentos reais.

Em plena época do Movimento Me Too, o filme conta o caso de Roger Ailes, antigo CEO da emissora Fox News que esteve no centro de inúmeras acusações de assédio sexual.

A história é contada a partir da perspectiva de três mulheres que se uniram para denunciar a situação. O Escândalo foi lançado em dezembro de 2019 e chegou ao Brasil em janeiro de 2020.

13. Adoráveis Mulheres

Frame do filme Adoráveis Mulheres

Dirigido e escrito por Greta Gerwig, o filme norte-americano de drama é a oitava adaptação cinematográfica do romance Mulherzinhas (1868), de Louisa May Alcott.

Passada no século XIX, a narrativa conta a história das irmãs March e o modo como elas vivem e crescem juntas, depois da Guerra Civil Americana.

Adoráveis Mulheres foi lançado, nos Estados Unidos, em dezembro de 2019 e chegou ao Brasil em janeiro do ano seguinte.

14. The Souvenir

Frame do filme The Souvenir

The Souvernir é um filme norte-americano e inglês de drama, com roteiro e direção de Joanna Hogg.

Trata-se de uma narrativa autoficcional que reflete sobre os tempos em que a diretora estava estudando cinema e se envolveu com um homem mais velho.

O longa-metragem foi lançado no Festival de Cinema de Sundance em janeiro de 2019, conquistando o público e a crítica, e ainda não tem data de lançamento no Brasil.

15. A Vida Invisível

Frame do filme A Vida Invisível

Dirigido por Karim Aïnouz, o longa é baseado no romance A Vida Invisível de Eurídice Gusmão (2016), da escritora Martha Batalha.

Seguindo a história de duas irmãs que foram separadas pelas circunstâncias da vida, a narrativa se foca em Eurídice, uma mulher octogenária interpretada pela incomparável Fernanda Montenegro.

Quando encontra as cartas de Guida, a irmã que sumiu muitos anos antes, a protagonista é conduzida a uma reflexão sobre o conservadorismo e a opressão das mulheres numa sociedade patriarcal.

O filme foi exibido no Festival de Cannes, onde venceu o prêmio principal da Mostra Um Certo Olhar, e chegou os cinemas nacionais em novembro de 2019. A Vida Invisível também foi o filme escolhido para representar o Brasil na corrida pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Para ver um resumo e análise crítica sobre o filme, leia: Filme A vida invisível.

16. Marighella

Frame do filme Marighella.

Não podemos relembrar o ano de 2019 sem falar de Marighella, um filme nacional dirigido por Wagner Moura.

Com base na obra biográfica O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo, escrita por Mário Magalhães, o longa-metragem conta a história de Carlos Marighella. O guerrilheiro, político e escritor brasileiro foi uma figura fundamental da resistência contra a ditadura militar e acabou sendo assassinado pelo regime.

Por causa da narrativa e também dos posicionamentos políticos que o filme assume, o longa-metragem tem estado envolto em controvérsias. Embora esteja fazendo sucesso internacional, o público brasileiro continua aguardando o seu lançamento.

17. The Farewell

Frame do filme The Farewell

The Farewell é uma comédia dramática norte-americana, com direção e roteiro de Lulu Wang. O longa-metragem narra as reações de uma família que descobre que a avó sofre de uma doença fatal.

Com a carismática rapper e comediante Awkwafina no papel principal, a obra é parcialmente baseada na vida da diretora e foi lançada em janeiro de 2019, no Festival de Sundance.

18. Vingadores: Ultimato

Frame do filme Vingadores: Ultimato

Um dos filmes mais esperados pelos fãs do mundo inteiro foi o longa-metragem norte-americano dirigido pelos irmãos Anthony e Joe Russo.

Vingadores: Ultimato é um filme de super-heróis baseado nas personagens homônimas da Marvel Comics, sendo o quarto filme da saga cinematográfica que começou em 2012.

A obra foi lançada em abril de 2019, nos Estados Unidos e no Brasil, e bateu recordes de bilheteria, sendo apontado como o filme mais lucrativo do ano.

19. Toy Story 4

Frame do filme Toy Story 4

O ano de 2019 foi cheio de nostalgia e marcado pelo regresso de personagens que conhecemos e amamos: é o caso do grupo simpático da franquia Toy Story.

No quarto filme da saga, os brinquedos ganham um novo companheiro, Forky, um boneco que Bonnie (a garotinha responsável por eles) criou, com coisas que pegou no lixo. O garfo de plástico vira o favorito da menina, mas vive uma crise existencial, já que não se identifica como um brinquedo.

Produzido pela Walt Disney Pictures e Pixar Animation Studios, o filme foi lançado em junho de 2019.

Você também adora Woody, Buzz Lightyear e o resto da trupe? Confira tudo sobre os filmes da franquia Toy Story.

20. Midsommar - O Mal Não Espera a Noite

Frame do filme Midsommar

Midsommar é um filme de terror norte-americano e sueco que alcançou uma grande popularidade em 2019. Com roteiro e direção de Ari Aster, criador de sucessos do gênero como Hereditário (2018), o filme segue um casal de turistas que visita uma pequena cidade sueca.

Dani e Christian estão encarando sérios problemas conjugais quando resolvem participar em uma celebração do solstício de verão, na Suécia. Numa época em que o sol nunca se põe no local, o grupo faz vários rituais que vão se tornando cada vez mais macabros.

O filme foi lançado em julho de 2019, nos Estados Unidos da América e na Suécia, e chegou aos cinemas brasileiros em setembro.

Conheça também

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.