Os 30 melhores filmes de suspense que você precisa ver


Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes

Para muitos cinéfilos, as histórias de mistério continuam sendo as mais intrigantes e inesquecíveis, capazes de prender nossa atenção até ao final.

Neste conteúdo, preparamos uma lista de filmes essenciais do gênero, entre os lançamentos mais recentes e os clássicos que já entraram para a história do cinema mundial.

1. Estou Pensando em Acabar com Tudo (2020)

Estou Pensando em Acabar com Tudo (2020)

Disponível em: Netflix.

O filme norte-americano de suspense psicológico foi dirigido por Charlie Kaufman e baseado no livro homônimo de Iain Reid. Depois do lançamento em setembro de 2020, o longa tem sido aclamado pela crítica.

A protagonista, Lucy, é uma jovem que viaja para a fazenda dos pais de Jake, seu namorado recente. Embora a relação enfrente problemas e ela esteja considerando o rompimento, é forçada a ficar no local depois de uma nevasca. Então, ela começa a perceber que tudo ali é mais estranho do que parece.

2. A Caçada (2020)

A Caçada (2020)

Disponível em: Google Play Filmes.

Um dos títulos mais polêmicos da temporada, o longa-metragem de terror e suspense dirigido por Craig Zobel é encarado como uma sátira da sociedade norte-americana e suas divisões sociopolíticas.

O filme conta a história de doze estranhos que são sequestrados e passam a ser caçados por dois grupos da elite, que competem entre si, movidos por ideias conspiratórias.

3. Garota Exemplar (2014)

Garota Exemplar (2014)

Disponível em: Netflix, Google Play Filmes.

O policial dirigido por David Fincher foi baseado no livro homônimo de Gillian Flynn e, em poucos anos, já se tornou uma obra icônica entre os fãs de suspense.

Nick e Amy parecem viver o romance perfeito até que a esposa some sem deixar rastro, no dia em que comemoravam o quinto aniversário de casamento. Enquanto vai encontrando os presentes que a mulher deixou para ele, Nick começa a se tornar o principal suspeito da investigação.

4. Você Nunca Esteve Realmente Aqui (2017)

Você Nunca Esteve Realmente Aqui (2017)

O filme de drama e suspense psicológico, dirigido por Lynne Ramsay e baseado em um livro de Jonathan Ames, recebeu elogios da crítica e do público.

O protagonista, Joe, é um veterano de guerra que começou a se dedicar à libertação de vítimas do tráfico humano. No entanto, quanto falha uma das suas missões, ele passa a ser encarado com desconfiança pelo resto da sociedade.

5. Nós (2019)

Nós (2019)

Disponível em: Google Play Filmes.

O segundo longa-metragem dirigido e escrito por Jordan Peele é um filme de suspense, terror e ficção científica que fez um grande sucesso internacional.

Os protagonistas são os Wilson, uma família que vai passar alguns dias em uma casa de praia. No local, Adelaide, a mãe, começa a ser assombrada por memórias traumáticas da infância. É aí que quatro indivíduos, exatamente iguais a eles, aparecem na sua porta.

Confira também a explicação e análise do filme Nós.

6. Parasita (2019)

Parasita (2019)

O longa de suspense e humor dirigido pelo sul-coreano Bong Joon-ho foi o grande vencedor do Oscar 2020, arrecadando os prêmios de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original.

Os protagonistas da história são os Kim, uma família que vive em condições precárias e não tem emprego. Tudo se altera quando eles conhecem os Park, que têm uma boa situação financeira e vivem em uma mansão. De forma maquiavélica, eles começam a formular planos e conspiram para se mudar para o local.

Confira também a análise e explicação do filme Parasita.

7. O Convite (2015)

O Convite (2015)

Disponível em: Netflix.

The Invitation, no original, é um filme de suspense e terror dirigido por Karyn Kusama que conquistou avaliações bastante positivas do público.

Will e Eden, os protagonistas, se separaram de forma repentina depois da morte de um filho ainda pequeno. Anos mais tarde, ele é convidado para um jantar organizado pela antiga esposa e seu atual companheiro. Durante o evento, Will começa a desconfiar das intenções daquele convite.

8. Corra! (2017)

Corra! (2017)

Uma das obras mais comentadas do cinema norte-americano contemporâneo, o filme de terror e suspense dirigido por Jordan Peele nos prende do começo ao fim com uma narrativa imperdível.

Chris é um fotógrafo afro-americano que viajar para conhecer os pais da namorada, Rose. Chegando lá, ele é recebido com simpatia, mas o tempo começa a revelar sinais de preconceito e violência que estavam escondidos.

Confira também nosso resumo detalhado e interpretação do filme Corra!.

9. O Abutre (2014)

O Abutre (2014)

Disponível em: Google Play Filmes.

Nightcrawler, no título original, é um filme policial neo-noir de drama e suspense dirigido por Dan Gilroy. O longa conta a história de Louis Bloom, um jovem que não está conseguindo arrumar emprego e começa a trabalhar como fotógrafo de crimes.

A sua rotina passa a ser registrar os acontecimentos mais sinistros da cidade e vender essas imagens chocantes para jornais e revistas da região.

10. Devorar (2019)

Devorar (2019)

Swallow, no original, é um filme independente de drama, terror psicológico e suspense, que foi dirigido Carlo Mirabella-Davis e tem surpreendido espectadores do mundo todo.

Hunter, a protagonista, é uma jovem dona de casa que acabou de engravidar e sente desejos cada vez mais fortes de ingerir objetos perigosos. Mesmo vigiada pelos familiares, a mulher esconde um segredo que está provocando seu comportamento bizarro.

11. A Garota no Trem (2016)

A Garota no Trem (2016)

Disponível em: Google Play Filmes.

O filme dirigido por Tate Taylor combina elementos de drama, romance e mistério, tendo sido baseado no livro homônimo de Paula Hawkins, publicado em 2015.

A protagonista da história é Rachel, uma mulher solitária e abalada pelo divórcio, que pega o mesmo trem todas as manhãs. Durante as viagens, ela costuma observar um casal apaixonado, mas tudo muda quando essa mulher desaparece de repente.

12. Psicose (1960)

Psicose (1960)

Disponível em: Netflix.

A obra-prima de Alfred Hitchcock, pai inquestionável do suspense, não poderia ficar fora dessa lista. O longa-metragem é apontado como um dos filmes mais importantes de todos os tempos, influenciando amplamente o cinema e a cultura pop.

Marion Crane é uma secretária que cometeu um roubo e está fugindo com uma grande quantia de dinheiro. Ela resolve se refugiar no Motel Bates, um local quase deserto que esconde um segredo arrepiante.

13. Amnésia (2000)

Amnésia (2000)

Disponível em: Amazon Prime Video.

Também conhecido como Memento, o longa neo-noir foi dirigido por Christopher Nolan e se tornou um filme cult que desafia o público e a crítica com sua narrativa complexa.

O protagonista, Leonard, é um homem que perdeu a capacidade de guardar novas memórias depois de um ataque violento que matou a sua esposa. Confuso e revoltado, ele precisa juntar as peças e encontrar o assassino.

Confira também a explicação detalhada do filme Amnésia.

14. Cisne Negro (2010)

Cisne Negro (2010)

Disponível em: Google Play Filmes.

Com direção de Darren Aronofsky, o filme de suspense, drama e terror psicológico é passado no mundo do balé profissional e impressionou o público e a crítica especializada.

Nina é a uma jovem bailarina que encontra o seu maior desafio quando é escolhida para ser a protagonista de O Lago dos Cisnes. Contudo, a busca da perfeição e o ambiente competitivo podem representar um perigo iminente para ela.

Confira também a análise e interpretação do filme Cisne Negro.

15. Animais Noturnos (2016)

Animais Noturnos (2016)

Disponível em: Google Play Filmes.

Com direção de Tom Ford, artista que é conhecido principalmente pelo seu trabalho na moda, o filme de suspense e drama foi baseado no livro Tony and Susan do norte-americano Austin Wright.

Susan é uma mulher de sucesso que está enfrentando problemas no seu relacionamento quando recebe uma encomenda do ex-marido. Trata-se de um manuscrito misterioso, que conta uma história violenta que parece ter paralelo com o passado de ambos.

16. Assassinato no Expresso do Oriente (2017)

Assassinato no Expresso do Oriente (2017)

Disponível em: Google Play Filmes.

Adaptando o célebre romance policial de Agatha Christie publicado em 1934, o longa-metragem de drama e suspense foi dirigido por Kenneth Branagh.

O enredo é passado durante uma viagem de trem, quando alguém é assassinado em uma das carruagens. Poirot, o grande detetive, está a bordo e precisa reunir as provas para descobrir o culpado do crime.

17. Ilha do Medo (2010)

Ilha do Medo (2010)

Disponível em: Netflix, Google Play Filmes, Amazon Prime Video.

O filme de suspense psicológico dirigido por Martin Scorsese foi baseado no romance homônimo de Dennis Lehane e fez sucesso nas bilheterias.

Teddy e Chuck são dois agentes federais enviados para Shutter Island, onde precisam investigar um hospital psiquiátrico com pacientes violentos. Lá, a missão deles é perceber o que aconteceu com Rachel Solando, uma mulher que desapareceu deixando pistas indecifráveis.

18. Taxi Driver (1976)

Taxi Driver (1976)

Disponível em: Google Play Filmes.

Outra obra-prima de Martin Scorsese, Taxi Driver é considerado um dos melhores filmes de todos os tempos, combinando elementos de suspense, drama e crime.

O protagonista da história é Travis, um homem traumatizado pela Guerra do Vietnã que trabalha durante a noite como motorista de táxi. Alienado e revoltado com todas as injustiças que vê, o comportamento do homem se torna cada vez mais errático e violento.

19. Argo (2012)

Argo (2012)

Disponível em: Google Play Filmes.

Inspirado na obra The Master of Disguise, escrita por Tony Mendez, um antigo agente da CIA, o filme foi dirigido por Ben Affleck, que também é o ator principal.

A narrativa é baseada em fatos históricos: em 1979, seis diplomatas norte-americanos ficaram presos no Irã. Para resgatar os prisioneiros, Mendez sugeriu que simulassem a gravação de um filme de ficção científica no local, intitulado Argo.

20. Zodíaco (2007)

Zodíaco (2007)

Disponível em: Google Play Filmes.

O filme policial foi dirigido por David Fincher e baseado no caso verídico de um dos maiores assassinos em série dos Estados Unidos da América.Conhecido apenas como "Zodíaco", a sua identidade ainda é um mistério nos dias que correm.

O longa-metragem retrata a investigação, acompanhando as mensagens que o criminoso enviava para a polícia através dos jornais, durante as décadas de 60 e 70.

21. Janela Indiscreta (1954)

Janela Indiscreta (1954)

Uma referência incontornável no cinema de suspense e mistério, o filme de Hitchcock foi baseado em um conto de Cornell Woolrich, e se tornou uma obra cult para várias gerações.

O protagonista da história é L. B. Jefferies, um fotógrafo que quebrou a perna e precisa ficar em casa para recuperar. Sem nada para fazer, ele começa a espiar os vizinhos pela janela, especialmente uma mulher que vive no edifício em frente.

22. Se7en: Os Sete Crimes Capitais (1995)

Se7en: Os Sete Crimes Capitais (1995)

Disponível em: Netflix, Google Play Filmes.

O filme de crime e suspense é considerado um dos mais importantes da carreira do diretor David Fincher, tendo sido responsável por projetá-lo para a fama internacional.

O enredo segue David e William, dois agentes policiais com métodos bastante distintos. Juntos, eles precisam encontrar um assassino em série que está encenando os sete pecados mortais através de seus crimes.

23. Donnie Darko (2001)

Donnie Darko (2001)

Disponível em: Amazon Prime Video.

Um filme que ganhou o coração dos espectadores, mas também deixou muitas questões no ar, o longa-metragem de suspense e ficção científica foi escrito e dirigido por Richard Kelly.

Donnie é um jovem inteligente que tem dificuldades de integração na escola e vive episódios de sonambulismo. Durante uma dessas madrugadas, ele começa a ver um coelho sinistro que anuncia uma contagem para o fim do mundo.

Confira também a explicação detalhada do filme Donnie Darko.

24. Atração Fatal (1987)

Atração Fatal (1987)

Disponível em: Google Play Filmes.

Dirigido por Adrian Lyne, o filme de suspense foi escrito por James Dearden, a partir do seu curta Diversion e marcou a década de 80. Dan, o protagonista, é um homem feliz, que leva uma vida profissional e familiar harmoniosa.

No entanto, tudo se altera quando ele conhece Alex e decide viver uma relação extraconjugal. Rapidamente, a amante revela um comportamento obsessivo e está disposta a tudo para destruí-lo.

25. Clube da Luta (1999)

Clube da Luta (1999)

Disponível em: Amazon Prime Video.

Baseado na obra de Chuck Palahniuk com o mesmo nome, o longa de David Fincher causou controvérsia quando foi lançado, mas acabou se tornando um filme influente e adorado pelo público.

O protagonista do enredo é um homem comum que sofre de insônias e está cada vez mais cansado do estilo de vida que leva. Durante uma viagem de avião, ele conhece Tyler Durden, uma figura enigmática que altera seu destino para sempre.

Confira também a análise e explicação do filme Clube de Luta.

26. O Sexto Sentido (1999)

O Sexto Sentido (1999)

Disponível em: Google Play Filmes.

O filme de drama e suspense, escrito e dirigido por M. Night Shyamalan, fez um sucesso estrondoso nas bilheterias de várias partes do mundo.

Cole Sear é um menino que aparenta ter poderes sobrenaturais e começa a frequentar as consultas de Malcolm Crowe, um psicólogo infantil de relevo. O profissional tentar perceber a origem desses fenômenos, mas nenhum deles está preparado para aquilo que vão descobrir.

27. Cidade dos Sonhos (2001)

Os Suspeitos (2013)

Mulholland Drive, no título original, é um filme de drama e suspense psicológico que tem direção e roteiro de David Lynch. Betty é uma atriz jovem que acabou de se mudar para Los Angeles atrás do sucesso profissional.

É lá que ela conhece Rita, uma mulher que perdeu a memória depois de um acidente de carro, e procura ajudá-la a desvendar sua verdadeira identidade.

28. Mãe! (2017)

Mãe! (2017)

Disponível em: Google Play Filmes.

Amado por uns e criticado por outros, o longa-metragem de suspense e terror psicológico dirigido por Darren Aronofsky exige um forte poder de interpretação dos espectadores.

A história é focada em um casal que vive em harmonia até ser receber a visita de um homem desconhecido. A partir daí, a casa de ambos começa a ser invadida por uma multidão cada vez mais fanática e violenta.

Confira também nossa análise detalhada e explicação do filme Mãe!.

29. Onde os Fracos Não Têm Vez (2007)

Onde os Fracos Não Têm Vez (2007)

Disponível em: Netflix, Google Play Filmes, Amazon Prime Video.

Dirigido e escrito pelos irmãos Coen a partir do livro homônimo de Cormac McCarthy, o longa de drama, suspense e ação venceu o Oscar nas categorias de Melhor Filme e Melhor Diretor, entre outras.

O enredo é passado no Texas, durante a década de 80, quando um homem encontra uma enorme quantia de dinheiro no deserto. A partir daí, ele começa a ser perseguido pela polícia e também por um assassino de aluguel, Anton Chigurh.

30. Os Suspeitos (2013)

Os Suspeitos (2013)

Disponível em: Google Play Filmes.

Com o título original Prisioners, o filme dirigido por Denis Villeneuve foi um sucesso com o público e a crítica especializada.

Quando uma menina de seis anos é sequestrada, Keller Dover, o seu pai, precisa começar a procurá-la. Por outro lado, a polícia vai conduzindo sua própria investigação, liderada pelo Detetive Loki.

Aproveite para conhecer também:

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.