32 filmes de terror antigos que você precisa conhecer


Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes

O medo é uma emoção intemporal e a arte cinematográfica é perita em registrar histórias arrepiantes que marcaram várias gerações.

Para conhecer os maiores clássicos do gênero e também alguns títulos mais obscuros que merecem sua atenção, confira nossas dicas:

1. O Gabinete do Dr. Caligari (1920)

O Gabinete do Dr. Caligari (1920)

Dirigido por: Robert Wiene

A obra do cinema mudo alemão faz parte do movimento expressionista e foi um dos primeiros filmes de terror alguma vez criados, sendo considerado uma obra extremamente influente.

O protagonista, Dr. Caligari, é um hipnotizador que chega a um pequeno vilarejo, acompanhado por Cesare, um homem preso num estado de sonambulismo. A partir daí, ocorrem acontecimentos sinistros que levam a população a investigar os visitantes.

2. Carrie - A Estranha (1976)

Carrie - A Estranha (1976)

Dirigido por: Brian De Palma
Disponível em: Google Play Filmes

O filme norte-americano virou uma referência incontornável no mundo do cinema de terror e conta a história de uma adolescente peculiar. Carrie é uma moça tímida que vive num ambiente familiar difícil e é rejeitada pelos colegas da escola.

Tudo se altera subitamente, quando ela descobre que tem poderes sobrenaturais e começa a usá-los para se vingar de todo mundo que a maltratava.

3. Nosferatu, o Vampiro (1922)

Nosferatu (1922)

Dirigido por: F. W. Murnau

O filme alemão é uma adaptação pioneira do Drácula de Bram Stoker que gerou controvérsias por causa dos direitos autorais do livro.

Um agente imobiliário, Hutter, viaja para vender um castelo que pertence ao conde Graf Orlock, um homem excêntrico que é, na verdade, um vampiro. A coisa se complica quando a criatura se apaixona por Ellen, a esposa de Hutter.

4. Suspiria (1977)

Suspiria (1977)

Dirigido por: Dario Argento

O arrebatador filme italiano se tornou uma obra cult que influenciou muitas outras e foi recriada em 2018. A narrativa de terror sobrenatural segue os passos de Suzy, uma bailarina norte-americana que se muda para a Alemanha.

Quando começa a integrar uma companhia de balé muito conceituada, ela descobre que está se juntando a um perigoso covil de bruxas.

5. Frankenstein (1931)

Frankenstein (1931)

Dirigido por: James Whale
Disponível em: Google Play Filmes

A adaptação do romance homônimo de Mary Shelley se tornou icônica e seu protagonista monstruoso continua fazendo parte do nosso imaginário coletivo.

Dr. Frankenstein é um cientista megalômano que pretende criar vida através de suas experiências. Depois de recolher várias partes de cadáveres, ele dá origem a uma criatura com instintos assassinos que aterroriza todos em redor.

6. O Iluminado (1980)

O Iluminado (1980)

Dirigido por: Stanley Kubrick
Disponível em: Netflix, Google Play Filmes

O célebre filme de terror psicológico foi baseado na obra homônima de Stephen King e virou uma referência no cinema e na cultura pop internacional.

Jack é um escritor sem inspiração que batalha contra o vício do álcool. Quando arruma trabalho como zelador de um hotel isolado nas montanhas, o homem se muda para lá com a esposa e o filho. Contudo, o local começa a influenciar o comportamento do protagonista, que se torna cada vez mais ameaçador.

Confira nossa análise e explicação do filme O Iluminado.

7. Possessão (1981)

Possessão (1981)

Dirigido por: Andrzej Żuławski

A produção de terror alemã e francesa foi um enorme sucesso entre a crítica especializada. Marc, o protagonista, é um homem que volta para Berlim depois de uma longa viagem.

Quando reencontra o filho e a esposa, percebe que o comportamento dela se alterou radicalmente. Embora comece por pensar que se trata se uma traição, ele descobre que as causas podem ser paranormais.

8. Psicose (1960)

Psicose (1960)

Dirigido por: Alfred Hitchcock
Disponível em: Google Play Filmes

A obra-prima de suspense e terror é apontada como um dos maiores filmes de todos os tempos, pela sua influência e relevância no panorama cinematográfico internacional.

Marion Crane é uma secretária ambiciosa que comete um roubo na empresa onde trabalha e está sendo procurada pela polícia. Para se esconder, ela se hospeda no Motel Bates, um local depredado e sem movimento. Na recepção conhece Norman, um jovem introvertido com uma relação complexa com a mãe.

9. Eraserhead (1977)

Eraserhead (1977)

Dirigido por: David Lynch
Disponível em: Telecine

No primeiro longa-metragem de sua carreira, produzido durante os estudos universitários, o diretor se apresentou ao público com um filme de terror surrealista que foi se popularizando com o tempo.

Henry Spencer vive numa sociedade industrial distópica e tem uma namorada, Mary X. Da união dos dois nasce um ser mutante, que o protagonista precisa criar sozinho, quando é abandonado pela parceira.

10. Halloween - A Noite do Terror (1978)

Halloween (1978)

Dirigido por: John Carpenter

O clássico do terror norte-americano é o primeiro da saga de Michael Myers, um assassino em série que ataca nas noites de Halloween.

Quando tinha apenas seis anos, ele matou brutalmente a irmã mais velha e foi internado. Muito tempo depois, o psicopata consegue fugir do hospital psiquiátrico e está pronto para cometer novos crimes violentos.

11. Drácula (1931)

Dracula (1931)

Dirigido por: Tod Browning, Karl Freund

Protagonizado por Béla Lugosi, a estrela de Hollywood nascida na Hungria, o longa é outra adaptação do livro de Bram Stoker. No enredo, o vampiro se muda para Londres, onde começa a habitar um antigo castelo.

A sua chegada vai espalhando um trilho de caos que chama a atenção de Van Helsing, o maior caçador de vampiros da região, que começa a persegui-lo.

12. The Rocky Horror Picture Show (1975)

The Rocky Horror Picture Show (1975)

Dirigido por: Jim Sharman
Disponível em: Google Play Filmes

O inigualável musical de terror e comédia foi inspirado nas obras cinematográficas de série B produzidas ao longo de décadas. Embora tenha provocado choque na época do seu lançamento, The Rocky Horror Picture Show virou um filme cult que ainda conquista muitos fãs.

Um casal apaixonado viaja durante uma noite de tempestade quando o carro quebra. Sem outra opção, eles precisam pedir auxílio e se dirigirem a um estranho castelo. Por lá, os dois encontram uma cientista louca e um grupo de servos para lá de excêntricos.

13. Creature from the Black Lagoon (1954)

Creature from the Black Lagoon (1954)

Dirigido por: Jack Arnold

O longa-metragem de terror e ficção científica foi filmado em 3D e deixou um amplo legado, ganhando várias sequelas e remakes. O enredo é passado na Amazônia, durante uma expedição científica que pretendia recolher e analisar fósseis desconhecidos.

O grupo faz uma descoberta inacreditável na Lagoa Negra, quando dois elementos são atacados subitamente por um anfíbio humanoide.

14. O Exorcista (1973)

O Exorcista (1973)

Dirigido por: William Friedkin
Disponível em: Google Play Filmes

A obra de terror sobrenatural fez um sucesso astronômico nas bilheterias e ficou gravada na memória de gerações inteiras. Regan é uma garota de doze anos que começa a sofrer convulsões e adquire poderes como força extrema e capacidade de levitar.

Gradualmente, sua conduta se torna mais violenta e assustadora, ficando evidente que se trata de um caso de possessão demoníaca.

15. A Hora do Pesadelo (1984)

A Hora do Pesadelo (1984)

Dirigido por: Wes Craven
Disponível em: Google Play Filmes

O filme que iniciou a franquia A Hora do Pesadelo é considerado uma grande referência neste universo cinematográfico, reproduzida e homenageada diversas vezes.

Aqui, conhecemos o terrível vilão, Freddy Krueger, que invade os sonhos dos adolescentes para persegui-los e matá-los.

16. Vampiros de Almas (1956)

Vampiros de Almas (1956)

Dirigido por: Don Siegel

O clássico dos anos 50 é uma história de terror e ficção científica baseada num folhetim de Jack Finney. Ao contrário de várias produções do gênero, o filme não usa efeitos especiais, mas seu roteiro cheio de metáforas conquistou a crítica.

Jack é um médico que viaja para Santa Mira, na Califórnia, onde um colega de profissão afirma que estão ocorrendo fenômenos estranhos. Chegando lá, ele descobre que os habitantes estão sendo sequestrados por seres alienígenas e substituídos por cópias.

17. Pânico (1996)

Pânico (1996)

Dirigido por: Wes Craven
Disponível em: Google Play Filmes

Uma sátira aos filmes slasher que definiram as décadas anteriores, o longa dos anos 90 conquistou uma enorme legião de admiradores para o gênero cinematográfico.

O filme conta a história de um grupo de alunos do ensino médio que se tornam vítimas de Ghostface, um assassinado mascarado que resolve perseguir.

18. Brinquedo Assassino (1988)

Brinquedo Assassino (1988)

Dirigido por: Tom Holland

O primeiro longa da franquia já ganhou várias sequências e um remake em 2019, sendo um dos filmes de terror mais icônicos dos anos 80.

Karen é uma mulher viúva que compra um presente de aniversário para o filho: um boneco chamado Chucky. No entanto, o brinquedo esconde um espírito maléfico que começa a se manifestar.

19. Monstros (1932)

A Parada de Monstros (1932)

Dirigido por: Tod Browning

A obra norte-americana de drama e terror é passada no mundo do circo e já ganhou muitas homenagens no cinema e na televisão.

Cleópatra é uma trapezista movida pelo dinheiro que finge estar apaixonada pelo dono do circo e simula uma amizade com os companheiros do local que, na verdade, considera aberrações.

20. O Enigma do Horizonte (1997)

O Enigma do Horizonte (1997)

Dirigido por: Paul W. S. Anderson
Disponível em: Netflix, Amazon Prime Video, Google Play Filmes

Apesar de ter fracassado nas bilheterias, o longa de terror e ficção científica adquiriu um fandom considerável e virou referência.

A história é passada no ano de 2047, quando uma nave espacial some e reaparece em Netuno. Aí, uma tripulação de astronautas é enviada para resgatá-la e tentar perceber o que aconteceu.

21. Despertar dos Mortos (1978)

Despertar dos Mortos (1978)

Dirigido por: George A. Romero

Um dos filmes de zumbis mais celebrados de todos os tempos, o segundo longa da franquia Living Dead se tornou um verdadeiro ícone e recebeu várias reinvenções e homenagens na cultura pop.

A ação ocorre num período em que um ataque de zumbis está se espalhando pelo mundo inteiro. Para se protegerem dos mortos-vivos, um grupo de pessoas ficam barricadas num shopping center.

22. O Que Terá Acontecido a Baby Jane? (1962)

O Que Terá Acontecido a Baby Jane? (1962)

Dirigido por: Robert Aldrich

O enorme sucesso reuniu duas das maiores atrizes do seu tempo, Bette Davis e Joan Crawford. No enredo de drama, terror e suspense elas interpretam duas irmãs que não escondem sua rivalidade.

Durante a juventude, Jane e Blanche foram artistas brilhantes e promissoras, mas um acidente misterioso arruinou suas carreiras para sempre.

23. A Mosca (1986)

A Mosca (1986)

Dirigido por: David Cronenberg
Disponível em: Google Play Filmes

Com efeitos especiais que ajudaram a definir a década de 80, o longa segue o destino de Seth Brundle, um cientista que conduz processos experimentais perigosos.

Durante um deles, o DNA do protagonista se mistura com o de um inseto e ele se transforma numa criatura monstruosa.

24. O Bebê de Rosemary (1968)

O Bebê de Rosemary (1968)

Dirigido por: Roman Polanski
Disponível em: Google Play Filmes

Um clássico da década de 60, o filme de terror psicológico ganhou uma sequência na televisão e, atualmente, se mantem bastante popular. Rosemary é uma dona de casa jovem que se muda para a cidade grande com o marido, que tem o objetivo de arrumar trabalho como ator.

No novo apartamento, fazem amizade com os vizinhos, mas a protagonista percebe que eles fazem rituais de bruxaria e provocaram sua gravidez.

25. Inverno de Sangue em Veneza (1973)

Inverno de Sangue em Veneza (1973)

Dirigido por: Nicolas Roeg

A obra de suspense e terror é uma produção independente de origem italiana e inglesa que conquistou o público internacional. Depois de perder a filha em um acidente, John viaja para Veneza a trabalho, acompanhado de Laura, a esposa.

Por lá, eles conhecem uma médium que afirma ver o espírito da garota e se envolvem no caso de um assassino em série que está fazendo vítimas pela cidade.

26. A Profecia (1976)

A Profecia (1976)

Dirigido por: Richard Donner

Muito apreciado pelos espectadores de várias épocas, o filme narra a história de Damien, um garotinho que é o herdeiro de Satanás.

Robert Thorn é um diplomata norte-americano que começa a começa a desconfiar da natureza demoníaca de seu filho. Aquilo que ele não sabe é que o verdadeiro menino morreu no parto e foi substituído pelo futuro Anticristo.

27. Prelúdio para Matar (1975)

Prelúdio para Matar (1975)

Dirigido por: Dario Argento

O longa italiano de terror e suspense é uma das obras-primas do diretor e entrou para a história do cinema.

Marcus é um pianista inglês que assiste ao assassinato de uma vidente, mas não consegue identificar o criminoso. A partir daí, ele começa a conduzir sua própria investigação, buscando o culpado.

28. Hellraiser - Renascido do Inferno (1987)

Hellraiser - Renascido do Inferno (1987)

Dirigido por: Clive Barker
Disponível em: Looke

O filme de terror britânico gerou controvérsia pelas suas temáticas adultas e nos apresentou Pinhead, um dos grandes vilões dos anos 80.

O enredo conta a história de Frank, um homem que morre depois de abrir uma passagem para outro mundo e se transforma numa criatura monstruosa. Para se regenerar, ele tem que consumir o sangue das vítimas atraídas por Julia, sua amante.

29. As Diabólicas (1955)

As Diabólicas (1955)

Dirigido por: Henri-Georges Clouzot

O longa-metragem francês inpirou Alfred Hitchcock e é conhecido por ter uma das cenas mais assustadoras do cinema. Michel é um homem malvado que dirige um colégio e maltrata seus alunos.

Embora seja casado com Christina, ele mantem um relacionamento extraconjugal com Nicole. Tudo se altera quando as mulheres se unem e resolvem se vingar dele.

30. O Enigma de Outro Mundo (1982)

O Enigma de Outro Mundo (1982)

Dirigido por: John Carpenter
Disponível em: Google Play Filmes

Uma das obras mais notórias da carreira do diretor, o enredo de terror e ficção científica é passado na Antártida. Durante uma expedição, um grupo de pesquisadores encontram um parasita extraterrestre que batizam de "a Coisa".

Quando percebem que a criatura consegue assumir qualquer forma, todos começam a agir de modo agressivo e paranoico.

31. Os Olhos sem Rosto (1960)

Os Olhos sem Rosto (1960)

Dirigido por: Georges Franju

O clássico absoluto do terror francês conta a história de Génessier, cirurgião de alto estatuto social e pai de Christiane, uma jovem que ficou com o rosto ferido na sequência de um acidente.

Para tentar reconstituir a fisionomia da filha, o homem sequestra várias jovens e rouba a pele delas que implanta na moça.

32. O Teste Decisivo (1999)

O Teste Decisivo (1999)

Dirigido por: Takashi Miike

Também conhecido como Audition, o filme de terror japonês virou uma obra cult que ganhou fãs no mundo todo. Anos depois da morte de sua esposa, o empresário Aoyama resolve procurar uma nova companheira.

Com a ajuda de um amigo, ele cria um falso teste para atrizes, com o intuito de conhecer uma potencial namorada. Quando Asami surge no local, ela parece a mulher perfeita, mas acaba se tornando uma ameaça mortífera.

Aproveite para ver também:

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.