22 melhores filmes para ver no Telecine Play


Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes

As plataformas de streaming estão cada vez mais presentes nas nossas vidas e não faltam opções para assistir os melhores longas-metragens no conforto do lar!

Se você está buscando dicas de bons filmes disponíveis no Telecine Play, confira nossas sugestões que combinam títulos recentes e clássicos de vários gêneros:

1. A Vida Invisível (2019)

A Vida Invisível (2019)

Dirigido por: Karim Aïnouz

O filme nacional é um drama de época que venceu diversas premiações internacionais, inspirado no romance A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, escrito por Martha Batalha.

A história é passada na década de 50 e protagonizada por duas irmãs, Eurídice e Guida, frutos de uma família rígida e conservadora. O destino e as ambições diferentes acabam separando as duas, que lutam para se reencontrar depois de muito tempo.

Confira o resumo completo do filme A Vida Invisível.

2. A Caçada (2020)

A Caçada (2020)

Dirigido por: Craig Zobel

O longa-metragem de ação e suspense gerou polêmica mesmo antes do seu lançamento, já que satiriza a extrema divisão política entre os norte-americanos, na atualidade.

Quando doze desconhecidos acordam numa floresta isolada, eles percebem que serão vítimas de um jogo mortal. Enquanto são caçados por um grupo da elite, precisam encontram um jeito de fugir e sobreviver.

3. 1917 (2019)

1917 (2019)

Dirigido por: Sam Mendes

Passado durante a Primeira Guerra Mundial, o filme inglês de drama e ação foi inspirado nas memórias do avô do diretor e fez sucesso entre críticos e espectadores.

Schofield e Blake, os protagonistas da história, são dois soldados jovens que pertencem ao exército britânico. Durante o conflito, eles recebem uma missão urgente: precisam entregar uma mensagem que pode salvar o seu batalhão.

4. Retrato de Uma Jovem em Chamas (2019)

Retrato de Uma Jovem em Chamas (2019)

Dirigido por: Céline Sciamma

O drama histórico francês é passado no século XVIII e acompanha a vida de duas mulheres: uma aristocrata e uma artista. Héloïse é filha de uma condessa e está prestes a casar; Marianne é a pintora contratada para fazer o seu retrato.

Durante o tempo que passam juntas, a modelo e a artista vão se conhecendo e aproximando cada vez mais, apesar de todas as imposições da época.

5. Bacurau (2019)

Bacurau (2019)

Dirigido por: Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles

Um dos maiores filmes nacionais dos últimos tempos, o longa-metragem que mistura vários gêneros (faroeste, terror, fantasia, drama) continua conquistando admiradores pelo mundo inteiro.

O enredo acontece numa comunidade do sertão nordestino que vive em condições precárias. Quando os habitantes descobrem que o local desapareceu de todos os mapas, começam a ocorrer vários fenômenos inexplicáveis por lá.

Confira também nossa análise do filme Bacurau.

6. O Poderoso Chefão (1972)

O Poderoso Chefão (1972)

Dirigido por: Francis Ford Coppola

Apontado como um dos maiores filmes de todos os tempos, o longa-metragem norte-americano é uma viagem ao mundo da máfia que se tornou um clássico imperdível.

Vito é o chefe da família Corleone, comandando os negócios criminosos do clã e tomando todas as decisões importantes. Quando a sua saúde começa a fraquejar, é necessário encontrar um sucessor e conservar o poder, custe o que custar.

Confira também nossa análise de O Poderoso Chefão.

7. Parasita (2019)

Parasita (2019)

Dirigido por: Bong Joon-ho

A obra sul-coreana de drama e suspense obteve um grande êxito internacional, vencendo várias premiações, incluindo o Oscar de Melhor Filme em 2020.

A narrativa gira em torno dos membros da família Kim, que enfrentam problemas financeiros e moram num apartamento subterrâneo. Quando o filho mais velho vai trabalhar na mansão de um casal rico, todos elaboram um plano e se mudam para lá.

Confira também nossa análise e explicação de Parasita.

8. Nasce Uma Estrela (2018)

Nasce Uma Estrela (2018)

Dirigido por: Bradley Cooper

O drama musical norte-americano foi o primeiro da carreira do diretor, que também protagoniza o filme ao lado da célebre Lady Gaga.

Jackson Maine é um cantor que está no ponto mais alto da sua carreira, mas luta contra vários problemas, incluindo o vício do álcool. Quando entra num bar e assiste a um show de Ally, que trabalha como garçonete, os dois iniciam uma parceria amorosa e musical, com altos e baixos.

Confira também nossa análise de Nasce Uma Estrela.

9. Bastardos Inglórios (2009)

Bastardos Inglórios (2009)

Dirigido por: Quentin Tarantino

O longa-metragem de drama, ação e comédia é passado durante a ocupação nazista da França, em plena Segunda Guerra Mundial. Shosanna é uma jovem que vê seus pais serem assassinados; ela foge, assume uma nova identidade e abre um cinema.

Enquanto planeja a vingança, seu caminho se cruza com o de Aldo Raine, o tenente norte-americano que lidera os "Bastardos", um grupo que se dedica a perseguir e exterminar os inimigos alemães.

10. O Homem Invisível (2020)

O Homem Invisível (2020)

Dirigido por: Leigh Whannell

O filme norte-americano de terror e ficção científica foi inspirado no livro com o mesmo título, publicado em 1897 por HG Wells. A adaptação contemporânea é focada em Cecilia, uma mulher que vive um relacionamento abusivo e consegue escapar.

O antigo companheiro é dado como morto, mas a protagonista continua se sentindo perseguida por ele. Com o tempo, ela começa a perceber que o cientista pode ter encontrado uma forma de se tornar invisível para atormentá-la.

11. Garota Exemplar (2014)

Garota Exemplar (2014)

Dirigido por: David Fincher

Já considerado um filme de suspense fundamental, Garota Exemplar conta a história de Amy, uma mulher que desaparece no aniversário de casamento.

O seu marido aciona as forças policiais e pede ajuda da mídia para as buscas, mas acaba se tornando o principal suspeito da investigação. Assim, Nick precisa seguir as pistas deixadas pela esposa e resolver o caso sozinho.

Confira também a análise de Garota Exemplar.

12. Nós (2019)

Nós (2019)

Dirigido por: Jordan Peele

Depois de Corra!, o diretor norte-americano continuou surpreendendo o público com a obra de terror e ficção científica que carrega uma forte mensagem social.

Adelaide viveu um evento traumático na infância, quando estava de férias com a família. Muitos anos depois, ela regressa ao local, acompanhada pelo marido e os filhos. Durante essa madrugada, a casa deles é invadida por quatro vultos.

Confira também a explicação do filme Nós.

13. O Iluminado (1980)

O Iluminado (1980)

Dirigido por: Stanley Kubrick

Um dos maiores clássicos do cinema de terror, a obra-prima de Kubrick tem sido cultuada por diversas gerações. Jack, um homem que sonha ser escritor e bebe demais, é contratado para tomar conta de um antigo hotel.

Ele se muda com a família para o local isolado nas montanhas, mas o seu comportamento se torna cada vez mais perigoso e irracional.

Confira também nossa explicação o filme O Iluminado.

14. Emma (2020)

Emma (2020)

Dirigido por: Autumn de Wilde

O filme de comédia inglês é uma adaptação do romance homônimo de Jane Austen, publicado em 1815, e conquistou a aprovação do público.

Emma é uma jovem aristocrata que se recusa a casar, porque quer permanecer na companhia do pai. Para passar o tempo, ela resolve agir como cupido e se intrometer na vida amorosa das pessoas que a rodeiam.

15. Central do Brasil (1998)

Central do Brasil (1998)

Dirigido por: Walter Salles

O drama que fez história no cinema brasileiro, refletindo uma realidade marcada pela pobreza e exclusão social, foi aclamado pela crítica internacional e venceu vários prêmios, incluindo o Urso de Ouro.

Dora é uma antiga professora que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas na Central do Brasil. Um dia, seu caminho se cruza com o de Josué, um garoto que ficou sozinho após perder a mãe num atropelamento. Embora hesite no começo, Dora decide ajudar o menino a procurar o pai no Nordeste no país.

Confira também nossa análise de Central do Brasil.

16. Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004)

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004)

Dirigido por: Michel Gondry

Uma obra icônica dos anos 2000, o filme de drama, romance e ficção científica se debruça sobre o avanço das tecnologias e seus possíveis efeitos nas relações humanas.

Joe e Clementine são um casal que enfrenta uma crise e acaba se separando. O protagonista descobre que a antiga namorada conseguiu apagar todas as memórias do relacionamento, através de um processo experimental. Desesperado entre a dor e as memórias, Joe resolve se submeter ao mesmo tratamento.

Confira também nossa explicação de Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças.

17. Cidade de Deus (2002)

Cidade de Deus (2002)

Dirigido por: Fernando Meirelles, Kátia Lund

Outro filme inesquecível do cinema brasileiro que conquistou o mundo, o longa-metragem de drama e ação é passado na comunidade com o mesmo nome, localizada no Rio de Janeiro.

O enredo segue a vida de vários habitantes desde a infância, com atenção especial a Dadinho e Buscapé, dois garotos que crescem em direções opostas. Enquanto Dadinho entra para o mundo do crime, ganhando o nome de Zé Pequeno, Buscapé foge da violência e busca uma carreira como fotógrafo.

Confira também nossa análise detalhada de Cidade de Deus.

18. Psicose (1960)

Psicose (1960)

Dirigido por: Alfred Hitchcock

A obra-prima do "pai do suspense" que virou uma referência incontornável do gênero, influenciando inúmeras criações posteriores, foi inspirada no livro de Robert Bloch. Marion Crane é uma secretária que comete um grande roubo no trabalho e precisa se esconder.

Ela vai parar no Motel Bates, um local deserto e decadente, e se hospeda num dos quartos. Contudo, a sua chegada altera o cotidiano dos proprietários, perturbando a relação conturbada de Norman com a mãe.

19. Scarface (1983)

Scarface (1983)

Dirigido por: Brian De Palma

O clássico da década de 80 é um drama policial passado em Miami, num universo de crime e tráfico. Tony Montana, o protagonista, é um homem que abandona Cuba e chega aos Estados Unidos da América sem meios de sobrevivência.

Aos poucos, vai se tornando um bandido famoso, cometendo vários assassinatos e comandando o maior cartel da região. Assim, ele precisa lutar para manter o poder e fugir da polícia. Pelo caminho, Tony ainda se apaixona por Elvira Hancock, a esposa de um inimigo perigoso.

20. Má Educação (2004)

Má Educação (2004)

Dirigido por: Pedro Almodóvar

O longa-metragem espanhol de drama, que é uma das obras mais célebres do diretor, aborda temáticas pesadas como o abuso de menores e suas consequências. Ignacio e Enrique crescem juntos e se apaixonam num colégio interno, mas se separam por causa de Padre Manolo, um predador que trabalhava no local.

Anos mais tarde, Enrique é um diretor de cinema que recebe a visita de Ángel, uma atriz trans que afirma ser o seu primeiro amor. Ela propõe que criem, juntos, um filme baseado na infância que tiveram, expondo os crimes que sofreram no meio religioso.

21. Boyhood: Da Infância à Juventude (2014)

Boyhood: Da Infância à Juventude (2014)

Dirigido por: Richard Linklater

Produzido ao longo de 12 anos de gravações, o filme de drama inigualável é uma reflexão emocionante sobre a passagem do tempo. Mason, o protagonista, é um garotinho que está lidando com o processo de divórcio dos pais.

A narrativa vai acompanhando seu amadurecimento e suas descobertas de adolescente, sublinhando as transformações que vão acontecendo nos laços familiares e mudanças físicas e psicológicas que ocorrem durante a vida.

22. Thelma & Louise (1991)

Thelma & Louise (1991)

Dirigido por: Ridley Scott

O filme de drama e aventura protagonizado por duas mulheres é um clássico absoluto da década de 90. Thelma e Louise são duas amigas com visões bastante diferentes do mundo que resolvem passar umas férias juntas.

No estacionamento de um bar, Louise é atacada por um desconhecido e a companheira precisa defendê-la, disparando contra o criminoso, que morre na hora. A partir daí, seus caminhos se alteram para a sempre e as duas precisam fugir, viajando pelo país de carro para escapar da polícia.

Aproveite para ver também:

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.