Os 35 melhores filmes de terror que você precisa assistir


Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes

Jogando com os medos e a imaginação dos espectadores, os filmes de terror continuam sendo um dos gêneros cinematográficos favoritos do público atual.

Neste conteúdo, selecionamos 35 longas-metragens de terror que você não pode perder, combinando os lançamentos mais recentes com os clássicos essenciais.

1. O Homem Invisível (2020)

O Homem Invisível (2020)

O filme de Leigh Whannell é inspirado na obra de ficção científica escrita por H.G. Wells em 1897. Adaptada à realidade moderna, a história segue o destino de Cecilia, uma mulher que foge do seu parceiro abusivo, um cientista.

Por mais que se afaste, ela continua sendo perseguida por uma ameaça constante que ninguém enxerga. Desde o seu lançamento, em fevereiro de 2020, O Homem Invisível tem feito sucesso junto da crítica e do público, sendo apontado como um dos melhores do ano.

Disponível em: Google Play Filmes, Looke.

2. Host (2020)

Host (2020)

Um título recente que chamou a atenção dos amantes do terror, o longa-metragem inglês dirigido por Rob Savage é apresentado através de videoconferências no Zoom. Trata-se de uma produção do estilo "found footage" ou "filme perdido" que simula um documentário.

Durante o cenário de pandemia mundial, um grupo de amigos resolve marcar uma ligação semanal para conversar. As coisas tomam contornos sinistros quando um deles resolve convidar uma médium para participar.

3. O Poço (2019)

O Poço (2019)

O filme espanhol dirigido por Galder Gaztelu-Urrutia mistura o terror e a ficção científica em uma distopia brutal. A narrativa é passada numa prisão vertical onde os condenados que estão em cada piso só pode comer os restos deixados pelos que estavam acima.

A crítica social feroz e as cenas gore inesquecíveis tornaram O Poço um êxito internacional quase imediato desde foi disponibilizado online em março 2020.

Disponível em: Netflix. Confira a nossa análise e explicação do filme O Poço.

4. Hereditário (2018)

Hereditário (2018)

Considerado um dos filmes mais assustadores dos últimos tempos, Hereditário de Ari Aster já se tornou uma obra cinematográfica fundamental.

O enredo conta a história de uma família que é abalada pela morte da avó, uma mulher misteriosa. Com o tempo, o luto vai sendo substituído por uma série de acontecimentos macabros que vão acontecendo na casa.

Disponível em: Amazon Prime Video, Google Play Filmes. Confira a nossa explicação e análise do filme Hereditário.

5. Corra! (2017)

Corra! (2017)

O primeiro filme dirigido por Jordan Peele já é apontado como uma produção genial que definiu o seu tempo. A história é passada nos Estados Unidos da América e tem por base as tensões raciais que permanecem no país.

Chris é um fotógrafo afro-americano que está nervoso porque vai conhecer os pais da namorada, que pertencem a uma família tradicional e conservadora. Chegando lá, ele é recebido com muita simpatia, mas há uma atmosfera estranha no ar...

Disponível em: Google Play Filmes, YouTube Premium.

6. O Iluminado (1980)

O Iluminado (1980)

O clássico de terror psicológico dirigido por Stanley Kubrick é uma adaptação do romance homônimo de Stephen King. Na época, O Iluminado dividiu as opiniões do público, mas acabou se tornando um filme cult que continua presente na cultura pop.

Jack é um escritor sem inspiração que começa a trabalhar como zelador do Hotel Overlook, um local isolado nas montanhas. Ele se muda para lá com a esposa e o filho mas, gradualmente, o seu comportamento vai se tornando bizarro e violento.

Disponível em: HBO GO, Google Play Filmes.

7. A Bruxa (2015)

A Bruxa (2015)

O filme norte-americano e canadense dirigido por Robert Eggers foi muito bem recebido tanto pela crítica como pelo público, mas também gerou controvérsias.

A história segue o destino de uma família religiosa do século XVII que vive isolada na sua fazenda, localizada na Nova Inglaterra. Por lá, eles começam a ser alvo de acontecimentos sobrenaturais aterradores.

Disponível em: Google Play Filmes.

8. Midsommar (2019)

Midsommar (2019)

Depois de Hereditário, o diretor Ari Aster regressou em 2019 com Midsommar: O mal não espera a noite, um filme que causou sensação depois do seu lançamento. Dani e Christian são um casal de namorados que enfrenta sérios problemas conjugais.

Durante o verão, eles decidem viajar com um grupo de amigos até à Suécia, onde vão participar de uma celebração pagã. Chegando lá, os visitantes descobrem que os rituais são bem diferentes do que eles esperavam.

Disponível em: Amazon Prime Video, Google Play Filmes. Confira a nossa explicação e análise do filme Midsommar.

9. It - A Coisa (2017)

It - A Coisa (2017)

Com direção de Andy Muschietti, o filme é uma adaptação do romance homônimo de Stephen King, que se tornou um dos longa-metragens de terror mais assistidos de sempre.

O enredo segue um grupo de crianças que começam a ser perseguidas por uma criatura sobrenatural disfarçada de palhaço. "A Coisa", que já se tornou famosa no nosso imaginário, usa os medos de cada um para aterrorizá-lo e devorá-lo em seguida.

Disponível em: Google Play Filmes.

10. Nós (2019)

Nós (2018)

O segundo filme de Jordan Peele combina terror, suspense e ficção científica, numa narrativa enigmática e surpreendente que agradou os críticos. A protagonista, Adelaide, esconde um trauma de infância que aconteceu na praia de Santa Cruz.

Anos mais tarde, ela volta ao local com o marido e os filhos para passar férias, começando a ser perseguida pelos medos antigos. Durante a noite, quatro figuras estranhamente familiares aparecem na porta da sua casa.

Com várias interpretações e leituras sociopolíticas, ligadas à realidade norte-americana, Nós se tornou um filme fundamental do nosso tempo.

Disponível em: Google Play Filmes. Confira a nossa explicação e análise do filme Nós.

11. Psicose (1960)

Psicose (1960)

Obra-prima de Alfred Hitchcock, o filme de suspense e terror psicológico é lembrado por uma das cenas mais tensas e icônicas de todo o cinema ocidental.

Marion Crane é uma secretária que comete um crime, roubando uma larga soma de dinheiro do patrão. Por isso, ela precisa se esconder em um local distante de tudo e vai parar em um antigo motel. Lá, a mulher conhece Norman Bates, um homem perigoso que toma conta do espaço.

Disponível em: Google Play Filmes.

12. Mãe! (2017)

Mãe! (2017)

Dirigido por Darren Aronofsky, o filme de terror psicológico e suspense dividiu as opiniões dos espectadores, sendo amado por alguns e odiado por outros.

A narrativa segue a história de um casal que vive em aparente harmonia até à chegada inesperada de um visitante. Daí em diante, a sua casa começa a ser invadida por todo o tipo de pessoas e acontecimentos inusitados.

O longa-metragem misterioso tem sido alvo de inúmeras interpretações do público e da crítica, que vão desde as alegorias bíblicas até às causas sociais.

Disponível em: Google Play Filmes, YouTube Premium. Confira a nossa explicação e análise do filme Mãe!.

13. Halloween (1978)

Halloween (1978)

Halloween - A Noite do Terror é um clássico incontornável do cinema slasher, dirigido pelo norte-americano John Carpenter. Este é o primeiro longa-metragem da saga que já conta com 11 filmes e se tornou extremamente popular entre os fãs do gênero.

Aqui, ficamos conhecendo as origens de Michael Myers, um assassino em série que foi internado aos 6 anos, depois de matar a irmã mais velha. Anos mais tarde, na noite de Halloween, ele consegue escapar e começa a perseguir Laurie, uma adolescente da região.

Disponível em: Amazon Prime Video.

14. Um Lugar Silencioso (2018)

Um Lugar Silencioso (2018)

O filme dirigido por John Krasinski é passado num cenário pós-apocalíptico e foi aclamado pela crítica, tendo também alcançado bons resultados com o público.

A história é passada numa fazenda norte-americana, onde uma família se esconde de predadores alienígenas. Para sobreviver, eles precisam viver em silêncio absoluto, já que são detetados pelos sons.

Disponível em: Google Play Filmes.

15. Invocação do Mal (2013)

Invocação do Mal (2013)

Invocação do Mal, o primeiro longa-metragem da saga The Conjuring, foi dirigido por James Wan e conquistou o amor do público.

Passado entre as décadas de 60 e 70, o enredo foi inspirado na história real de Ed e Lorraine Warren, um casal que investigava eventos paranormais. Inicialmente eles seguem o caso de Anabelle, uma boneca assombrada.

Em seguida, decidem ajudar a família Perron que se mudou para uma casa marcada por acontecimentos mórbidos e sangrentos.

Disponível em: Google Play Filmes, Netflix.

16. O Exorcista (1973)

O Exorcista (1973)

Um dos filmes de terror mais marcantes de todos os tempos, O Exorcista de William Friedkin faz parte do imaginário de várias gerações.

Regan MacNeil é uma garota de 12 anos que sofre uma mudança drástica no seu comportamento, passando a ser violenta e a exibir poderes sobrenaturais. Eventualmente, todos em redor percebem que se trata de um caso de possessão demoníaca.

Disponível em: Google Play Filmes.

17. Parasita (2019)

Parasita (2019)

O thriller sul-coreano dirigido por Bong Joon-ho foi um êxito internacional absoluto, se tornando o grande vencedor do Oscar 2020: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Estrangeiro.

A história acompanha a família Kim que vive em condições precárias. Por isso, eles encontram formas de manipular os Park, uma família rica, e se infiltrar na sua casa. Contudo, não imaginam que não estão sozinhos no local...

Disponível em: Google Play Filmes. Confira a nossa análise e explicação do filme Parasita.

18. Pânico (1996)

Pânico (1996)

O primeiro filme da famosa saga Scream é um slasher dirigido por Wes Craven que virou sinônimo da década de 90. A obra trouxe uma nova vida para o gênero cinematográfico que tinha entrado numa fase de estagnação, apontando e satirizando os seus clichês.

Casey é uma adolescente que está sozinha em casa quando recebe uma ligação anônima. Do outro lado, está um assassino mascarado que ameaça matar todos os seus amigos.

Disponível em: Google Play Filmes.

19. Atividade Paranormal (2007)

Atividade Paranormal (2007)

O filme norte-americano dirigido por Oren Peli é um falso documentário, gravado como se estivesse sendo filmado pelos próprios personagens.

Katie e Micah são um casal de namorados que vivem juntos na Califórnia. Ela acredita, há muitos anos, que está sendo assombrada por alguma criatura demoníaca. Durante a noite, ele começa a deixar uma câmera de vídeo ligada, para testar a teoria da companheira.

Disponível em: iTunes.

20. O Silêncio dos Inocentes (1991)

O Silêncio dos Inocentes (1991)

O drama de terror e suspense dirigido por Jonathan Demme foi inspirado numa obra de Thomas Harris e se tornou notório na cultura ocidental.

Trata-se do segundo longa-metragem que gira em torno de Hannibal Lecter, um psiquiatra brilhante que também é um homicida canibal. Desta vez, a investigadora Clarice Starling precisa recorrer à sua ajuda para capturar um outro assassino em série.

Disponível em: iTunes, Google Play Filmes.

21. Carrie, a Estranha (1976)

Carrie, a Estranha (1976)

Criado a partir do romance homônimo de Stephen King, o longa-metragem dirigido por Brian De Palma é considerado um dos mais influentes do seu tempo.

Carrie é uma adolescente tímida que é vítima da repressão religiosa da mãe e dos comentários maldosos dos colegas na escola. Subitamente, o seu comportamento se modifica e ela revela ter poderes telecinéticos.

Disponível em: iTunes, Google Play Filmes.

22. Invasão Zumbi (2016)

Invasão Zumbi (2016)

O filme de terror e ação sul-coreano conta com a direção de Yeon Sang-ho e retrata um cenário apocalíptico aterrador.

O protagonista é Seok-woo, um executivo que viaja com a filha em um trem para Busan, onde ela vai rever a mãe. Durante a viagem, os passageiros descobrem que existe uma epidemia zumbi a bordo.

Disponível em: Netflix, iTunes, Google Play Filmes.

23. Violência Gratuita (2007)

Violência Gratuita (2007)

O filme do austríaco Michael Haneke é o remake de um outro filme seu, homônimo e falado em alemão, que foi lançado uma década antes.

Um comentário social inesquecível acerca da agressividade do mundo moderno, a história fala sobre dois jovens psicopatas que invadem a casa de uma família e tomam todos como reféns.

24. Corrente do Mal (2015)

Corrente do Mal (2015)

Com o título original It Follows, o filme de David Robert Mitchell conquistou os elogios da crítica. Jay, a protagonista, é uma jovem que leva uma vida calma e comum até se envolver com Hugh.

Depois do encontro íntimo que partilham, ele explica que carregava uma maldição e a transmitiu para ela, através do ato. Agora, Jay precisa decidir se passa a corrente adiante ou lida com as suas consequências.

Disponível em: Amazon Prime Video, Globo Play.

25. Os Pássaros (1962)

Os Pássaros (1962)

O filme de suspense e terror é um dos mais renomados de Hitchcock, se revelando um verdadeiro pesadelo para quem tem medo de aves.

Melanie conhece um advogado chamado Mitch quando visita uma pet shop. Dias depois, decide ir visitá-lo em Bodega Bay, uma cidade de praia onde passava os finais de semana.

O que ela não imagina é que, por lá, os pássaros se tornaram violentos e estão atacando as pessoas.

Disponível em: Google Play Filmes, iTunes, Claro Video, Looke.

26. A Bruxa de Blair (1999)

A Bruxa de Blair (1999)

O filme norte-americano de Daniel Myrick e Eduardo Sánchez é um falso documentário de terror que bateu recordes de bilheteria.

O enredo segue três alunos de cinema que pretendem fazer um trabalho sobre a lenda da bruxa que assombrava o local. Produzida de forma bastante próxima da realidade, a obra foi filmada pelos atores que permaneceram na floresta durante dias.

Disponível em: Google Play Filmes, Amazon Prime Video, Looke.

27. Eli (2019)

Eli (2019)

O filme de terror norte-americano dirigido por Ciarán Foy conta a história angustiante de um garoto que sofre de uma doença complexa e desconhecida.

Sem outra solução, ele acaba sendo internado numa clínica onde é submetido a tratamentos médicos desumanos que podem ter objetivos nefastos.

Disponível em: Netflix.

28. Suspiria (1977)

Suspiria (1977)

O filme de terror italiano dirigido por Dario Argento foi inspirado num ensaio de Thomas de Quincey e se tornou uma referência incontornável.

A protagonista, Suzy, é uma jovem bailarina norte-americana que se muda para a Alemanha para frequentar uma importante companhia de balé. No entanto, aquilo que a espera é um covil de bruxas secreto.

Disponível em: Amazon Prime Video.

29. REC (2007)

REC (2007)

O filme espanhol de Jaume Balagueró e Paco Plaza foi um enorme sucesso, tendo inspirado três sequelas e um videogame. A protagonista, Ángela Vidal, é uma repórter de TV que está acompanhando uma equipe de bombeiros durante uma noite de trabalho.

Quando eles são chamados para ajudar uma mulher que está gritando, se deparam com um caso de raiva. Para conter a doença, todos precisam ficar isolados dentro do prédio e a equipe de filmagens registra o que acontece em seguida.

Disponível em: Amazon Prime Video, Looke.

30. O Despertar dos Mortos (1978)

O Despertar dos Mortos (1978)

O Despertar dos Mortos é um filme norte-americano e italiano dirigido por George A. Romero.

O segundo filme da saga Living Dead se tornou um ícone da cultura pop, sendo referenciado em inúmeras obras posteriores. A história é passada num shopping, onde vários sobreviventes se escondem de uma epidemia zumbi.

31. O Massacre da Serra Elétrica (1974)

O Massacre da Serra Elétrica (1974)

O slasher norte-americano foi uma produção independente de Tobe Hooper que acabou se tornando um filme cult para os amantes de terror.

A narrativa segue um grupo de amigos que viajam pelos Estados Unidos porque dois deles, que são irmãos, querem visitar a campa do avô. Pelo caminho, encontram Leatherface, um assassino em série.

32. A Noite dos Mortos-Vivos (1968)

A Noite dos Mortos-Vivos (1968)

O filme em preto-e-branco de George Romero foi uma produção independente de grande sucesso, que deu ínicio à saga de terror Living Dead.

Acompanhando um fenômeno misterioso que leva inúmeros cadáveres a se reerguerem, a obra foi uma enorme influência nos longa-metragens de apocalipse zumbi.

Disponível em: Looke, Telecine Play.

33. Abismo do Medo (2005)

Abismo do Medo (2005)

O filme de terror inglês dirigido por Neil Marshall foi um sucesso absoluto nas bilheterias. A narrativa segue um grupo de seis amigas que sofrem um acidente e ficam presas em uma gruta, durante uma exploração.

No local, de onde ninguém saiu vivo, elas precisam se esconder e lutar contra as criaturas estranhas que vivem na escuridão.

34. O Bebê de Rosemary (1968)

O Bebê de Rosemary (1968)

O clássico de Roman Polanski, baseado no romance de Ira Levin, marcou a década de 60 e a história do cinema de terror.

Rosemary é uma jovem casada com o ator, que concorda em se mudar com ele para Nova York em função da sua carreira. No novo edifício, ela engravida e o seu marido cria relações misteriosas com os vizinhos.

Disponível em: Amazon Prime Video, Telecine Play, Google Play Filmes.

35. Guerra Mundial Z (2013)

Guerra Mundial Z (2013)

O filme norte-americano de terror e ficção científica foi dirigido por Marc Forster e inspirado em um romance de Max Brooks, obtendo um grande lucro nas bilheterias.

Gerry, o protagonista, é um funcionário das Nações Unidas que procura resgatar os sobreviventes de um apocalipse zumbi.

Disponível em: Netflix, Google Play Filmes.

Aproveite para conferir também:

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.