11 melhores filmes para ver na HBO Max em 2022


Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora e artista visual

A concorrência entre os serviços de streaming tem sido cada vez maior, o que faz com que os usuários encontrem grandes oportunidades cinematográficas em diversas plataformas.

Mas às vezes as opções são tantas que nos sentimos perdidos. Por isso, selecionamos alguns filmes premiados que arrancaram elogios da crítica para você assistir na HBO Max.

1. Duna (2021)

Duna é uma adaptação do livro de mesmo nome de Frank Herbert, publicado em 1965, um dos clássicos da ficção científica. A produção cinematográfica é assinada pelo grande cineasta franco-canadense Denis Villeneuve e estreou nos cinemas em 2021.

Causando impacto no público e na crítica, o filme traz um elenco de peso com nomes como Timothée Chalamet, Javier Bardem e Zendaya.

Trata-se da história de Paul Atreides, um jovem vindo de uma família que comanda um planeta desértico conhecido como Duna, onde há abundância de um elemento muito valioso, o "melange". Paul terá que enfrentar os Harkonnens, uma família rival que busca o controle do lugar.

Grande vencedor do Oscar de 2022, levou para casa 6 estatuetas, além de sair premiado também em outros festivais importantes como o Globo de Ouro. No site Rotten Tomatoes tem aprovação de 83%.

2. Deserto Particular (2021)

Deserto Particular é uma produção brasileira dirigida por Aly Muritiba e foi lançado em 2021. Recebendo inúmeros elogios da crítica, chegou a ser uma das apostas brasileiras para concorrer ao Oscar.

A narrativa a presenta a história de Daniel, um ex-policial expulso da corporação. Ele se envolve com Sara, uma mulher misteriosa que conhece na internet. Após o sumiço de Sara, Daniel resolve procurá-la e acaba entrando em uma jornada de autodescoberta intensa.

Deserto Particular foi aclamado no Festival de Veneza e recebeu o prêmio de melhor filme pelo juri popular, além de ter aprovação impressionante de 100% no Rotten Tomatoes. Essa produção é uma das preciosidades no catálogo da HBO e merece ser vista!

3. Biutiful (2010)

Esse drama hispano-mexicano é estrelado por Javier Bardem e dirigido pelo mexicano Alejandro González Iñárritu, o mesmo diretor dos aclamados Amores Brutos, 21 gramas e Babel.

Aqui, o protagonista é Uxbal, um homem complexo e contraditório. Ele trabalha conseguindo empregos ilegais para imigrantes em Barcelona, mas parece ser uma boa pessoa. É um pai de família que sofre com as inconstâncias de sua esposa bipolar que acaba de ser diagnosticada com um câncer agressivo.

A interpretação de Bardem é primorosa, tanto que lhe rendeu a indicação ao Oscar como melhor ator e foi premiado no Festival de Cannes pela atuação. O filme também foi indicado ao Oscar como melhor filme estrangeiro.

4. Moonlight - sob a luz do luar (2017)

Dirigido por Barry Jenkins, o longa traz uma narrativa potente de autodescoberta.

Acompanhamos a jornada de Chiron, um jovem negro que luta contra as adversidades enquanto procura entender sua sexualidade e desejos.

Muito aclamado, Moonlight recebeu o prêmio de melhor filme no Globo de Ouro de 2017. Também foi indicado ao Oscar, levando para casa as estatuetas de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante.

5. O artista (2012)

Esse filme de 2012 foi um sucesso na época de seu lançamento. Recebeu 10 indicações aos Oscar e foi vencedor de 3 Globos de Ouro.

Assinado por Michel Hazanavicius, o longa é todo em preto e branco e ambientado em Hollywood no final dos anos 20.

A trama traz as dúvidas e dilemas de um ator do cinema mudo que se vê angustiado com a transição para o cinema falado. Ao mesmo tempo, ele tem uma paixão por uma bela dançarina que é convidada a atuar nessa nova vertente.

6. O regresso (2015)

Ambientado em 1823 no Velho Oeste dos Estados Unidos, O Regresso traz Leonardo DiCaprio no papel principal. A direção é de Alejandro González Iñárritu.

A produção é baseada no livro de Michael Punke que conta a história real de Hugh Glass. No longa vemos Hugh em uma viagem de expedição por um território gelado e inexplorado. Após ser traído por seu companheiro de jornada e escapar de diversos desafios, ele retorna em busca de vingança.

O filme recebeu os prêmios de melhor ator, melhor diretor e melhor fotografia no Oscar de 2016, sendo também bem premiado no Globo de Ouro e BAFTA.

7. O grande Gatsby (2013)

Outro sucesso com Leonardo DiCaprio que está na HBO é O grande Gatsby, com direção de Baz Luhrmann. Se passa nos anos 20 e conta a história de Jay Gatsby, um bilionário norte-americano que passa a conviver de perto com seu vizinho Nick Carraway e se envolve em situações complexas.

A narrativa já foi explorada em outras produções cinematográficas e nessa, lançada em 2013, foi muito elogiada. Em 2014 venceu o Oscar de melhor figurino e melhor design de produção.

8. Clube da Luta (1999)

Esse filme norte-americano de 1999 conquistou o público quando foi aos cinemas e ainda hoje conserva uma legião de fãs.

Quem assina a direção é David Fincher e os protagonistas são interpretados por Brad Pitt e Edward Norton.

A trama é narrada por Jack, um homem bem-sucedido, mas infeliz, que sofre de insônia. Buscando aplacar sua angústia, ele passa a frequentar grupos de auto-ajuda, onde conhece Marla, uma jovem problemática.

Nessa época conhece também Tyler, que se torna seu amigo e o convida a participar de encontros de luta para extravasar.

Indicado e premiado em festivais importantes, Clube da Luta tem aprovação de 96% no Rotten Tomatoes.

9. Pulp Ficcion (1994)

Esse clássico dos anos 90 é um dos filmes de maior sucesso de Quentin Tarantino. O drama policial apresenta três diferentes histórias que em determinado ponto se entrelaçam.

A narrativa é conduzida de forma não-linear e faz referência a muitos elementos da cultura pop, com pitadas bem humoradas, mas muita violência, como é próprio dos filmes de Tarantino.

O filme foi indicado a sete Oscars e ganhou o prêmio de melhor roteiro original, sendo premiado também no Festival de Cannes.

10. O iluminado (1980)

cena do filme O iluminado

O clássico do suspense e terror O iluminado é uma adaptação do livro homônimo de Stephen King, publicado na década de 70.

Stanley Kubrick dirigiu o longa-metragem que tem como ator principal Jack Nicholson.

Jack Torrence é um homem casado e com um filho que consegue trabalho como zelador de um hotel distante e isolado durante os meses em que não há hóspedes. Assim, ele se muda com a família para o local, onde começa a apresentar comportamento agressivo e perigoso, colocando a mulher e o filho em risco.

11. Blade Runner: o caçados de andróides (1982)

cena do filme Blade Runner

A primeira versão de Blade Runner estreou em 1882 e tem direção de Ridley Scott. É estrelada por Harrison Ford, sendo uma adaptação do livro Do Androids Dream of Electric Sheep?, de Philip K. Dick.

A história se passa no futuro, mostrando uma Los Angeles decadente e distópica. Nessa sociedade existem robôs (chamados andróides) produzidos para serem escravizados em outro planeta.

Rick Deckard é um ex-policial convocado a perseguir e eliminar andróides que fogem de seu planeta e vem à Terra exigir justiça.

O filme foi um sucesso nos anos 80 e ganhou uma continuação em 2017, com Blade Runner 2049.

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.