Os 17 melhores filmes de ação que você precisa ver


Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes

Para quebrar a rotina, nada melhor do que viver emoções fortes no conforto do seu sofá. Ao longo de décadas, os filmes de ação têm arrastado multidões para as salas de cinema e acelerado batimentos cardíacos de espectadores do mundo inteiro.

Confira, abaixo, as nossas sugestões que combinam os melhores títulos recentes e os verdadeiros clássicos do gênero:

1. Tenet (2020)

Tenet (2020)

Dirigido por Christopher Nolan, o filme de ação e ficção científica fez sucesso com a crítica e o público, sobretudo pelos efeitos visuais, se tornando um dos maiores lançamentos do ano.

A história de espionagem internacional é protagonizada por um agente secreto que é contratado por uma agência misteriosa. A sua missão é viajar no tempo e tentar impedir a chegada iminente de uma nova Guerra Mundial.

2. Mad Max (2015)

Mad Max (2015)

Disponível em: Google Play Filmes.

Dirigido pelo australiano George Miller, Mad Max: Estrada da Fúria é um longa-metragem passado em um cenário pós-apocalíptico. O quarto lançamento da franquia foi nomeado para 10 categorias do Oscar e tem sido considerado um dos melhores filmes de ação de sempre.

Max, o protagonista, está fugindo do exército liderado por Immortan Joe. Para escapar e sobreviver, ele precisa se juntar a um bando de rebeldes que viajam sob o comando de Imperatriz Furiosa, uma figura inesquecível.

3. Pantera Negra (2018)

Pantera Negra (2018)

Disponível em: Google Play Filmes.

O filme de ação e aventura dirigido por Ryan Coogler foi inspirado no super-herói homônimo que surgiu nos quadrinhos da Marvel Comics. Vindo de Wakanda, o príncipe T'Challa viaja para os Estados Unidos, onde conhece os restantes Vingadores.

No entanto, depois da morte do pai, ele precisa regressar e ocupar seu lugar como rei. Ao mesmo tempo que o Pantera Negra tenta unificar o seu povo, precisa batalhar contra um inimigo antigo.

4. John Wick 3 (2019)

John Wick 3 (2019)

Disponível em: Amazon Prime Video, Google Play Filmes.

Este é o terceiro filme da franquia de ação e suspense dirigida por Chad Stahelski que virou uma das favoritas do público contemporâneo. Com cenas de luta e tiroteio, coreografadas de forma primorosa, os filmes do herói se tornaram ícones do gênero cinematográfico.

Desta vez, John Wick precisa escapar porque está sendo perseguido pelos maiores assassinos internacionais, já que alguém está oferecendo uma grande quantia pelo seu paradeiro.

5. Ameaça Profunda (2020)

Ameaça Profunda (2020)

Disponível em: Google Play Filmes.

O longa-metragem de William Eubank mistura ficção científica, ação e suspense em uma história angustiante que acontece no fundo do mar. Depois de um acidente que ocorre num laboratório subaquático, parte da tripulação não tem como retornar à superfície.

Para sobreviver, eles precisam se aventurar pelas profundezas marítimas, sob a ameaça de uma criatura perigosa e desconhecida.

6. O Cavaleiro das Trevas (2008)

O Cavaleiro das Trevas (2008)

Disponível em: Netflix, Google Play Filmes.

O filme de Christopher Nolan faz parte da saga Batman e é inspirado no super-herói das histórias em quadrinhos da DC Comics. No longa-metragem, Bruce Wayne precisa enfrentar o Coringa, um dos maiores vilões da cidade de Gotham.

Os famosos rivais se encontram quando o bandido é contratado pelos chefes do crime organizado para assassinar o vigilante. Com cenas eletrizantes e uma interpretação brilhante de Heath Ledger, o longa se tornou uma obra fundamental.

7. Kill Bill Vol. I (2003)

Kill Bill Vol. I (2003)

Disponível em: Google Play Filmes.

A obra-prima de Quentin Tantino é uma das melhores histórias de vingança do universo cinematográfico. A protagonista é uma mulher que acorda no hospital depois de ter ficado muito tempo em coma.

O ataque brutal aconteceu no dia do seu casamento, quando foi espancada por vários bandidos com quem trabalhou no passado. Anos mais tarde, ela decide ir atrás de todos e fazer justiça pelas próprias mãos. Com cenas de luta corpo a corpo, espadas, muita adrenalina e uma trilha sonora que não vai sair mais da sua cabeça, Kill Bill virou um ícone da cultura pop.

Confira também a nossa análise de Kill Bill e os outros filmes de Tarantino.

8. Matrix (1999)

The Matrix (1999)

Disponível em: Google Play Filmes, iTunes.

O filme de ação e ficção científica dirigido pelas irmãs Wachowski continua sendo um dos favoritos do público, sendo também um dos mais influentes desta seleção. O protagonista da história é o programador e hacker Neo, que é convocado pelo movimento de resistência liderado por Morpheus.

Aí, ele consegue distinguir realidade e simulação pela primeira vez. No entanto, descobrir a verdade também o torna alvo de inúmeros inimigos e portador de uma missão que pode mudar o destino da humanidade inteira.

Confira também a nossa análise completa do filme Matrix.

9. Oldboy (2003)

Oldboy (2003)

O filme sul-coreano dirigido por Park Chan-wook combina elementos de ação, suspense e drama, tendo sido baseado nos livros de mangá criados por Nobuaki Minegishi e Garon Tsuchiya.

O protagonista é Oh Dae-su, um homem que é sequestrado e fica preso em um quarto durante mais de uma década. Durante todo o tempo que está no cativeiro, ele nunca sabe o que o levou até ali. Contudo, quando é libertado, a sua missão é se vingar.

10. Em Ritmo de Fuga (2017)

Em Ritmo de Fuga (2017)

Disponível em: Netflix, Google Play Filmes.

O longa-metragem inglês e norte-americano de ação, romance e comédia conta com a direção de Edgar Wright.

A narrativa teve um grande êxito junto da crítica, assim como do público, e conta a história de Baby, um jovem que trabalha como motorista de um criminoso. Tudo vai bem até que ele conhece Debora, por quem se apaixona, e decide mudar de vida.

11. O Tigre e o Dragão (2000)

O Tigre e o Dragão (2000)

Dirigido pelo taiwanês Ang Lee, o longa-metragem de ação, fantasia e artes marciais é uma referência no cinema mundial. A obra vendeu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e deu origem a quadrinhos, videogames e até uma série de TV.

A narrativa é passada na China Antiga e conta a história de Jen, uma jovem da aristocracia que recusa um casamento que foi combinado pela família. É aí que ela passa a ser treinada por uma guerreira que havia sido rejeitada pelos monges. As coreografias impressionantes das cenas de kung-fu conquistaram os espectadores e se tornaram um marco no gênero.

12. A Identidade Bourne (2002)

A Identidade Bourne (2002)

Disponível em: Netflix, Amazon Prime Video.

O filme de ação e espionagem foi dirigido por Doug Liman e inspirado no livro homônimo de Robert Ludlum. O longa-metragem protagonizado por Matt Damon se tornou um verdadeiro sucesso e ganhou quatro sequelas, lançadas em 2004, 2007, 2012 e 2016.

A história segue o destino de um homem que é encontrado no mar, ferido e sem memória, por um grupo de pescadores. Tudo o que ele tem para descobrir a sua identidade é um chip que foi implantado no seu corpo e contém o número de uma conta bancária.

13. Operação Invasão (2011)

Operação Invasão (2011)

Disponível em: Google Play Filmes.

O filme é uma produção indonésia e norte-americana, escrita e dirigida por Gareth Evans, que conquistou a adoração do público e ganhou uma sequela em 2014.

A história é passada na cidade de Jacarta e segue um grupo de agentes policiais, liderados pelo Tenente Wahyu, que precisam invadir um edifício ocupado por criminosos.

14. Os Sete Samurais (1954)

Os Sete Samurais (1954)

Uma obra que influenciou incontáveis filmes posteriores, o longa-metragem japonês de Akira Kurosawa é simplesmente essencial para os admiradores de ação e artes marciais.

O enredo acontece durante o século XVI, em pleno Japão feudal, quando uma aldeia é repetidamente roubada por forasteiros. Para se protegerem, os moradores começam a ser treinados por samurais.

15. O Exterminador do Futuro 2 (1991)

O Exterminador do Futuro 2 (1991)

Disponível em: Netflix. Google Play Filmes.

Considerado um dos melhores filmes de ação e ficção científica de todos os tempos, o longa-metragem de James Cameron trouxe efeitos especiais inovadores e conquistou gerações.

Na sequência dos eventos que ocorreram no primeiro filme da saga, a história segue John Connor, um garoto que está sendo perseguido pelo exterminador T-1000, feito de metal líquido.

Para se defender, ele conta com a ajuda de T-800, o exterminador interpretado por Arnold Schwarzenegger.

16. Missão Impossível - Fallout (2018)

Missão Impossível 6 (2018)

Disponível em: Google Play Filmes.

Não poderíamos falar de longas-metragens de ação sem referir uma das sagas mais bem-sucedidas de sempre: Missão Impossível. A sequência mais recente da franquia foi dirigida por Christopher McQuarrie e combina cenas de ação, espionagem e aventura.

Ethan Hunt, o protagonista, recebe mais uma tarefa perigosa e desta vez precisa colaborar com um agente da CIA para conseguir realizá-la.

17. Eu Vi o Diabo (2010)

Eu Vi o Diabo (2010)

Uma mistura sombria de ação, suspense, drama e terror, o filme sul-coreano dirigido por Jee-woon Kim conquistou os elogios da crítica. Joo-yun é uma jovem que é assassinada quando o seu carro fica com um pneu furado na estrada.

Depois do crime, seu noivo, Soo-hyun, que trabalha para os serviços secretos, se dedica a encontrar o assassino e fazer justiça.

Aproveite para conferir também:

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.