Aclamado pela crítica, filme que quebrou recordes de avaliações positivas chega na Netflix


Luan Santos
Luan Santos
Jornalista e Crítico Cultural
Publicado em

Uma explosão de talento e emoção te espera em Lady Bird - A Hora de Voar, o primeiro filme dirigido e escrito exclusivamente por Greta Gerwig (Barbie) que acabou de entrar no catálogo da Netflix Brasil.

Engraçado, afiado e inspirador, o filme não apenas conquistou os corações dos espectadores, mas também da crítica especializada, que o aclamou como uma das melhores produções de 2017.

Frame do filme Lady Bird - A Hora de Voar
As atrizes Saoirse Ronan e Laurie Metcalf estrelam o filme Lady Bird - A Hora de Voar | Divulgação A24

Ao chegar aos cinemas, Lady Bird rapidamente se tornou um clássico moderno, arrebatando recordes no Rotten Tomatoes, onde superou até mesmo o consagrado Toy Story 2. Com 196 avaliações positivas antes da primeira negativa, o filme não só quebrou recordes, mas também se destacou nas bilheterias, gerando um lucro impressionante de US$ 79 milhões de dólares com um modesto orçamento de US$ 10 milhões.

Greta Gerwig, com sua visão única e habilidade de contar histórias, não apenas ganhou destaque como uma das diretoras mais brilhantes de sua geração, mas também recebeu indicações ao Oscar de Melhor Direção e uma série de prêmios durante a temporada de premiações.

E do que se trata Lady Bird - A Hora de Voar?

Situado na cidade de Sacramento, Califórnia, Lady Bird - A Hora de Voar narra a jornada de Christine McPherson (interpretada por Saoirse Ronan), uma jovem no último ano do ensino médio com um desejo ardente de escapar para uma faculdade distante de sua cidade natal, onde enfrenta conflitos familiares com sua mãe.

Com elementos semiautobiográficos, o enredo mergulha nas transformações da adolescência para a vida adulta, enquanto Christine, adotando o alter ego de Lady Bird, lida com questões sociais, paixões escolares e suas primeiras experiências significativas.

Greta Gerwig, a mente por trás de Lady Bird, tece uma ode emocional a Sacramento, explorando os laços complexos de amor e ressentimento com sua cidade natal e suas peculiaridades únicas.

Com uma voz autoral marcante, Gerwig revela as múltiplas camadas de uma adolescente repleta de criatividade e anseios, em busca de seu lugar no mundo e pronta para desabrochar em sua própria jornada de autodescoberta.

5 curiosidades para você se apaixonar ainda mais por Lady Bird

Descubra cinco curiosidades fascinantes que farão você se apaixonar ainda mais por Lady Bird - A Hora de Voar antes e depois de assistir ao filme!

1. O roteiro foi trabalhado por anos por Greta Gerwig

Sendo uma obra próxima de sua própria história, a realizadora Greta Gerwig passou anos trabalhando no roteiro deste filme que marcaria a sua estreia como diretora e escritora exclusiva. Originalmente, o filme seria chamado Mothers and Daughters (Mães e Filhas em português), mas depois decidiu mudar o título para Lady Bird.

Gerwig revelou em entrevista que o roteiro chegou a conter cerca de 350 páginas. Se todo esse material fosse de fato filmado, daria um filme de aproximadamente seis horas de duração. Mas não se preocupe, o corte final possui apenas 1h34 minutos.

2. Trilha sonora que vai te transportar para os anos 2000

Transportando os espectadores de volta aos anos 2000, a trilha sonora de Lady Bird é um tesouro nostálgico. Gerwig bateu à porta de artistas como Justin Timberlake, Alanis Morissette e Dave Matthews em cartas pessoais para não comprometer o orçamento e garantir uma trilha que é um verdadeiro deleite para os ouvidos.

3. Os talentos da atriz Saoirse Ronan transparecem na tela com maestria

A atriz irlandesa Saoirse Ronan foi considerada um grande talento para ficar de olho quando atuou no filme Desejo e Reparação em 2007 que lhe rendeu indicações ao BAFTA, Globo de Ouro e Oscar na categoria melhor atriz coadjuvante com apenas 13 anos de idade.

Em Lady Bird, a atriz brilha na tela, mostrando toda sua habilidade ao interpretar uma adolescente autêntica e realista. Sua atuação sem maquiagem e o domínio perfeito do sotaque americano são testemunhos de sua dedicação ao papel e à arte da atuação.

4. Um trio presente no filme se reuniu em outra produção também muito aclamada pela crítica

O próximo filme dirigido por Greta Gerwig após Lady Bird foi Adoráveis Mulheres, quarta adaptação da obra-prima literária de 1868 da escritora estadunidense Louisa May Alcott.

Nesta adaptação, Greta reuniu novamente Saoirse Ronan ao lado do ator Timothée Chalamet, que interpreta o adolescente Kyle Scheible, interesse amoroso de Lady Bird no filme. Este trio dinâmico mostrou mais uma vez sua química e talento em contar histórias memoráveis.

5. Lady Bird pode ser o início de um universo em torno da cidade natal da diretora

Lady Bird pode ser apenas o começo de uma saga cinematográfica ambientada na cidade natal de Gerwig. Com planos de explorar mais o "mundo de Sacramento" em futuros filmes, assistir a Lady Bird é o portal para esse universo fascinante e inspirador que a diretora tanto ama.

Essas curiosidades adicionam camadas de significado e contexto à experiência de assistir a Lady Bird, tornando-a ainda mais cativante e imperdível.

Você também pode se interessar:

Melhores filmes para assistir na Netflix em 2024
Filmes emocionantes na Netflix (que vão te fazer chorar)
Melhores filmes cult para ver na Netflix
Filmes inteligentes para todos os gostos na Netflix
Os melhores filmes antigos disponíveis na Netflix

Luan Santos
Luan Santos
Jornalista formado pela Universidade Federal de Viçosa, especialista em Produção e Crítica Cultural pela PUC Minas e Mestre em Comunicação, Arte e Cultura pela Universidade do Minho. Apaixonado por cinema clássico, séries, musicais, livros e bons papos.