32 filmes de comédia romântica para ver na Netflix em 2022


Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes

Leves, emocionantes e repletos de positividade, os filmes de comédia romântica são uma boa aposta, seja para assistir sozinho ou com alguém especial.

Se você está procurando uma seleção dos melhores (e mais atuais) que estão disponíveis no catálogo da Netflix, confira nossas sugestões:

1. Combinação Perfeita (2022)

Casal apaixonado, caminhando numa fazenda, com um cachorro castanho.

Dirigido por: Stuart McDonald

O enredo acompanha a viagem de Lola, uma executiva norte-americana que se desloca até à Austrália para fechar um acordo com uma empresa de vinhos.

Por lá, ela encontra um estilo de vida completamente diferente, mais simples e próximo da natureza. Durante o processo, a protagonista acaba conhecendo um homem que conquista o seu coração.

2. Persuasão (2022)

Casal abraçado na grama, usando roupas da época vitoriana.

Dirigido por: Carrie Cracknell

Inspirado no romance homônimo de Jane Austen, o longa-metragem segue os passos de Anne Elliot, uma mulher que foi impedida de casar com o homem que amava por razões financeiras.

Ano mais tarde, Frederick reaparece na sua vida e ela precisa escolher entre seguir as convenções sociais ou correr atrás da própria felicidade.

3. Através da Minha Janela (2022)

Casal com roupa de trabalho, abraçado.

Dirigido por: Verónica Callón

O filme espanhol foi baseado num romance juvenil da autora venezuelana Ariana Godoy. Raquel é uma adolescente que vive um amor platônico pelo vizinho, Ares.

Embora eles nem se conheçam, a protagonista está disposta a tudo para conquistá-lo, até mudar o seu jeito de ser.

4. Tratamento de Realeza (2022)

Mulher vestida de vermelho cortando o cabelo de um homem.

Dirigido por: Rick Jacobson

Repleta de romance e inocência, a história é protagonizada por Izzy, uma jovem cabeleireira que está tendo problemas no seu negócio. Por um golpe de sorte, ela é chamada para cortar o cabelo de Thomas, um belo príncipe.

Mais tarde, quando a contratam para trabalhar no casamento real, os dois se aproximam e percebem que estão se apaixonando perdidamente.

5. Mesa para Quatro (2022)

Casal se beijando num barco.

Dirigido por: Alessio Maria Federici

A produção italiana traz uma perspectiva leve acerca do amor, pensando nos múltiplos encontros de almas que podemos viver, ao longo do caminho. Aqui, a narrativa se foca em quatro amigos solteiros.

Através de histórias que vão sendo contadas de forma paralela, o público vai conhecendo os pares que poderiam se formar naquele grupo e os diferentes tipos de relacionamento que teriam.

6. Amor Sem Medida (2021)

Casal se beijando e sorrindo.

Dirigido por: Alê McHaddo

Embora tenha recebido críticas pela falta de representatividade no elenco, o longa nacional bateu recordes de visualização quando foi lançado na Netflix. Trata-se de uma adaptação brasileira do filme argentino Corazón de León (2013).

Na trama, a advogada Ivana perde o seu celular que é encontrado por um médico chamado Ricardo. Os dois começam a conversar, mas quando se encontram, a mulher precisa superar padrões de beleza fúteis e limitantes para descobrir o amor.

7. Fomos Canções (2021)

Homem numa festa, olhando para uma mulher.

Dirigido por: Juana Macías Alba

Inspirado na saga literária Canciones y Recuerdos, de Elísabet Benavent, o longa-metragem espanhol é uma produção original da Netflix.

Marca é uma mulher independente, que trabalha na área da moda e não está satisfeita com a sua vida sentimental. De repente, o seu caminho se cruza com o de Leo, o antigo companheiro que a fez sofrer no passado.

8. A Barraca do Beijo 3 (2021)

Casal de jovens, rindo e abraçados.

Dirigido por: Vince Marcello

Encerrando a saga de romance juvenil A Barraca do Beijo, inspirada nas obras de Beth Reekles, o longa-metragem dividiu as opiniões do público.

Com o final das férias se aproximando, Elle precisa planejar o seu futuro e decidir a faculdade que irá frequentar. Isso também terá implicações na sua relação com o namorado Noah e o amigo Lee.

9. À Segunda Vista (2021)

Casal deitado na cama; ela com expressão preocupada e ele olhando para ela.

Dirigido por: Kimmy Gatewood

Andrea é uma mulher solteira que se dedica ao sonho de ser uma atriz e comediante de sucesso. Durante uma viagem de avião, ela conhece Dennis, um homem bem-sucedido e disposto a tudo para conquistá-la.

Logo, os dois iniciam um romance, mas as desconfianças começam a aparecer: será que o seu namorado é mesmo aquilo que diz ser?

10. Felicidade Por Um Fio (2018)

Casal se olhando de forma apaixonada; a mulher tem o cabelo raspado.

Dirigido por: Haifaa al-Mansour

Inspirado no romance homónimo de Trisha R. Thomas, o longa-metragem conta a história de Violet, uma mulher que aparenta ter a vida perfeita.

Depois de se separar do namorado, ela começa a questionar os padrões de beleza que a limitam e também todos os cuidados que precisa ter para manter o seu cabelo liso. Após raspar a cabeça, para iniciar a transição capilar, a protagonista encontra um modo de se reinventar e buscar a autoaceitação.

11. Ele é Demais (2021)

casal jovem, frente a frente, sentados no chão de uma sala vermelha

Dirigido por: Mark Waters

Voltado para o público adolescente, o longa-metragem é um remake de Ela é Demais, um clássico dos anos 90 que foi baseado na peça de teatro Pigmalião, de George Bernard Shaw. Contudo, nesta interpretação contemporânea, os papéis estão invertidos.

Padgett é uma das garotas mais populares do ensino médio, mas fica abalada com a traição do seu namorado. Para se vingar, resolve fazer uma aposta: é capaz de transformar qualquer um no próximo rei do baile. É então que o seu caminho se cruza com o de Cameron, um fotógrafo tímido e sem grandes amizades no colégio.

12. Para Todos os Garotos: Agora e Para Sempre (2021)

Para Todos os Garotos: Agora e Para Sempre

Dirigido por: Michael Fimognari

No último filme da famosa trilogia adolescente Para Todos os Garotos, Laura está terminando o ensino médio e sabe que a vida vai mudar quando partir para a faculdade.

O plano é ingressar na Universidade da Virgínia, onde Peter, seu namorado, estuda. Contudo, quando volta das férias, descobre que foi rejeitada pela instituição, precisando repensar a sua rota e o próprio relacionamento.

13. Sweet & Sour (2021)

Sweet & Sour

Dirigido por: Lee Gae-byok

A comédia romântica sul-coreana fez um enorme sucesso com o público internacional assim que foi lançado na plataforma de streaming. A trama acompanha os destinos de Hyuk e Da-eun, retratando as transformações no relacionamento de ambos.

Inicialmente, os jovens vivem uma grande paixão, mas o tempo e a rotina acabam trazendo algum desgaste, algo que só piora quando ele começa a trabalhar em outra cidade.

14. Amor² (2021)

Amor²

Dirigido por: Filip Zylber

O divertido longa-metragem polonês, que já conquistou os espectadores, é protagonizado por Enzo, um repórter mulherengo que ganha a vida relatando notícias de celebridades.

Tudo se altera quando ele conhece uma modelo misteriosa e se apaixona perdidamente, sem sequer desconfiar que ela mantém uma dupla identidade.

15. Loucura de Amor (2021)

Loucura de Amor

Dirigido por: Dani de la Orden

O polêmico longa-metragem espanhol deu o que falar desde que foi lançado na plataforma digital. Adri é um solteirão bem-sucedido que encontra o amor da sua vida em circunstâncias singulares.

Após conhecer Carla num bar, os dois passam a noite juntos e se metem em várias confusões. Na despedida, ela declara que nunca mais vão se ver. Decidido a encontrá-la, Adri descobre que a mulher está internada num hospital psiquiátrico e resolve ir atrás dela.

16. Modo Avião (2020)

Casal de jovens deitados na grama, se olhando e sorrindo

Dirigido por: César Rodrigues

A produção nacional se foca nos relacionamentos contemporâneos, pensando como as novas tecnologias também podem nos separar. Ana é uma influenciadora digital que vive em função das redes sociais, se atrapalhando no resto.

Após uma separação e um acidente de carro, ela decide passar uma temporada em casa do avô, numa região do interior. Lá, a jovem fica sem sinal no celular e passa a aproveitar os seus dias de um modo diferente.

17. Amor com Data Marcada (2020)

Amor com Data Marcada

Dirigido por: John Whitesell

Passado na época natalina, o enredo conta a história de Sloane e Jackson, dois jovens solteiros que não estão preparados para assumir um relacionamento sério com ninguém.

Como sofrem pressões de amigos e familiares para encontrar um amor, resolvem fazer um acordo: fingir que são o par um do outro, durante uma série de eventos. O problema é que, quanto mais eles se aproximam, mais os sentimentos que partilham vão se tornando reais.

18. Ricos de Amor (2020)

Ricos de Amor

Dirigido por: Bruno Garotti

O filme brasileiro conta o dilema de Teto, um jovem milionário que está dividido entre a fortuna da família e a garota por quem se apaixonou. Tudo acontece quando seu caminho se cruza com o de Paula, uma mulher batalhadora que está estudando medicina.

Acreditando que será rejeitado por ela, devido às suas origens e tradições familiares, Teto decide mentir e esconder a sua verdadeira identidade.

19. Isi & Ossi (2020)

Isi & Ossi

Lançamento: 2020
Dirigido por: Oliver Kienle

O longa-metragem alemão é uma sátira ao gênero, mas também conta uma ligação amorosa improvável. Isi é filha de um milionário e tem todos os privilégios, mas sua família não permite que siga seu sonho: estudar gastronomia nos Estados Unidos.

Apenas para provocá-los, ela inicia um relacionamento com Ossi, um lutador de boxe que enfrenta dificuldades financeiras. Embora ambos tenham segundas intenções no começo, a situação vai mudando com o tempo.

20. Por Lugares Incríveis (2020)

Por Lugares Incríveis

Lançamento: 2020
Dirigido por: Brett Haley

Inspirado no romance homônimo de Jennifer Niven, o longa conta a história de Violet e Theodore, dois adolescentes que estão precisando lidar com diversos problemas pessoais.

Quando se conhecem, encontram apoio um no outro e decidem viver aventuras juntos, enquanto visitam e documentam os locais mais bonitos da sua cidade-natal.

21. Um Crime para Dois (2020)

Um Crime para Dois

Dirigido por: Michael Showalter

A hilariante produção norte-americana, original da Netflix, segue as desventuras de Jibran e Leilani, um casal que está prestes a terminar o relacionamento. Por ironia do destino, na noite em que decidem romper, eles acabam assistindo a um assassinato.

Temendo represálias, e achando que serão perseguidos pelo crime, eles precisam fugir juntos e encontrar uma forma de resolver os problemas que os assombram.

22. Você Nem Imagina (2020)

Você Nem Imagina

Dirigido por: Alice Wu

A comédia romântica adolescente segue Ellie, uma moça solitária e introvertida que acaba ficando amiga de Paul, um colega popular que pede a sua ajuda para escrever cartas de amor.

Algum tempo depois, eles descobrem um complicado triângulo: estão apaixonados pela mesma garota, Aster, que começa a se aproximar dos dois.

23. Teste de Paternidade (2020)

Teste de Paternidade

Dirigido por: Salvador Espinosa

O filme mexicano é uma produção original da Netflix, focada no casamento de Ceci e Álex. Ele já tem uma carreira consolidada, enquanto a esposa está se dedicando para ascender profissionalmente.

Por causa disso, Ceci não está preparada para dar um filho ao companheiro, algo que é o seu maior sonho. Um dia, Álex encontra um bebê abandonado que leva para casa, abalando as estruturas da sua vida conjugal.

24. Amor Garantido (2020)

Amor Garantido

Dirigido por: Mark Steven Johnson

Um grande êxito na época do seu lançamento, o filme é protagonizado por Susan, uma advogada que está com dificuldades em manter seu escritório aberto.

Por isso, ela aceita representar Nick, um homem que pretende processar um site de relacionamentos, porque não conseguiu encontrar sua alma-gêmea, algo que havia sido prometido. Pelo caminho, uma ligação começa a surgir entre os dois.

25. Nosso Último Verão (2019)

Casal jovem, com roupas de praia, perto da água e sorrindo

Dirigido por: William Bindley

O filme norte-americano acompanha as férias de um grupo de adolescentes que terminaram o ensino médio. Prestes a ingressar na faculdade, eles sabem que suas vidas vão se transformar para sempre.

Entre amores e separações, os jovens precisam fazer escolhas difíceis, pensando no futuro e buscando formas de realizar os seus sonhos.

26. O Date Perfeito (2019)

O Date Perfeito

Dirigido por: Chris Nelson

A produção original da Netflix é protagonizada por Brooks, um jovem inteligente e charmoso que precisa juntar dinheiro para entrar na faculdade. Com isso em mente, ele cria uma app através do qual pode ser contratado para agir com namorado de alguém.

No entanto, após muitos dates diferentes, nos quais ele tem que se reinventar, o jovem começa a questionar a própria identidade e se pergunta se algum dia vai encontrar o verdadeiro amor.

27. Alguém Especial (2019)

Alguém Especial

Dirigido por: Jennifer Kaytin Robinson

Para quem gosta de filmes que rendem lágrimas e gargalhadas, a narrativa contemporânea de Alguém Especial é simplesmente imperdível. Jenny é uma jornalista que está sofrendo após uma separação difícil.

Suas amigas, dispostas a tudo para ajudá-la a superar o término, resolvem levar a moça numa grande viagem. Além de muita diversão, ela acaba encontrando algo que não procurava.

28. Meu Eterno Talvez (2019)

Meu Eterno Talvez

Dirigido por: Nahnatchka Khan

Always Be My Maybe, no título original, é protagonizado por Sasha e Marcus, amigos de infância e vizinhos que estavam sempre juntos. Durante a adolescência, eles chegam a se envolver brevemente e depois seus caminhos se separam.

Anos mais tarde, Sasha regressa à cidade, para abrir um restaurante, e reencontra o antigo companheiro. Daí em diante, eles se reaproximam e precisam resolver os problemas do passado, pensando também como será a ligação no futuro.

29. Crush à Altura (2019)

Crush à Altura

Dirigido por: Nzingha Stewart

Abordando as amarguras da adolescência com bom-humor, o longa-metragem é centrado em Jodi, a garota mais alta da escola, que tem várias inseguranças por conta disso.

O aluno sueco que chega no local, cuja altura supera a sua, parece ser o par perfeito para a adolescente. No entanto, quando percebe que está num triângulo amoroso, ela aprende a olhar além das aparências e se surpreende.

30. Amor em Obras (2019)

Amor e uma Estalagem

Dirigido por: Roger Kumble

Gabriela é uma mulher da cidade grande que acabou de perder o emprego e não sabe o que fazer em seguida. É então que ela vence um sorteio e ganha uma mansão na Nova Zelândia.

Assim, parte para o local, pensando em fazer algumas obras na propriedade e vender depois. No entanto, quando conhece o empreiteiro responsável, Jake, a protagonista começa a mudar de ideias.

31. Como Superar um Fora (2018)

Como Superar um Fora

Dirigido por: Bruno Ascenzo, Joanna Lombardi Pollarolo

O filme peruano, que fez sucesso com o público, retrata as dificuldades do amor no mundo contemporâneo. A história é protagonizada por Maria Fe, uma mulher que foi rejeitada pelo companheiro de anos, através de uma conversa na internet.

Daí em diante, com o incentivo das amigas, ela começa a escrever um blog com todos os seus desabafos sobre os relacionamentos passados e as frustrações que sente face ao gênero masculino.

32. Ela Quer Tudo (1986)

Imagem em preto e branco, com uma mulher no centro e três homens ao redor dela

Dirigido por: Spike Lee

Passado no bairro de Brooklyn, durante a década de 80, o enredo é protagonizado por Nola, uma mulher que valoriza a liberdade acima de tudo. Dividida entre a carreira e os amores, ela tem três pretendentes com estilos bem distintos.

Jamie, Greer e Mars estão apaixonados por Nola e querem que a moça faça uma escolha. Ela, no entanto, preferia namorar os três.

Aproveite para ver também:

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.