Os 20 melhores filmes antigos disponíveis na Netflix


Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes

O cinema tem o dom de nos fazer viajar no tempo e eternizar histórias capazes de marcar gerações. Se você está procurando um bom filme para assistir, confira nossa seleção dos clássicos que se encontram na plataforma de streaming:

1. Scarface (1983)
Homem sentado numa secretária, fumando um charuto

Dirigido por: Brian De Palma

O drama policial é uma obra icônica da década de 80 que continua conquistando fãs e influenciando outras produções do gênero. Tony Montana é um homem cubano que abandona o seu país e procura refúgio nos Estados Unidos.

Por lá, ele acaba se tornando um dos bandidos mais notórios de Miami. Quando vira líder uma rede criminosa, suas riquezas e seu poder súbito começam a chamar a atenção das autoridades locais.

2. Top Gun: Ases Indomáveis (1986)

Homem vestido de piloto, dentro de um avião.

Dirigido por: Tony Scott

O clássico norte-americano combina ação e romance. Pete Mitchell, mais conhecido como Maverick, é um piloto que começa a frequentar uma academia área chamada Top Gun.

Seu objetivo é se tornar piloto de caça, mas pelo meio ele enfrenta vários obstáculos, incluindo a sua paixão por uma das instrutoras.

3. O Resgate do Soldado Ryan (1998)

Grupo de soldados organizados em fila.

Dirigido por: Steven Spielberg

O longa-metragem épico é passado durante a Segunda Guerra Mundial e foi vagamente inspirado no caso real dos quatro irmãos Niland. Quando as tropas dos Aliados invadem a Normandia, que se encontrava em plena ocupação nazista, Capitão Miller tem que comandar um batalhão.

A sua missão é salvar James Ryan, um paraquedista que sumiu. Tendo partido para o conflito na companhia dos seus três irmãos, o soldado foi o único que sobreviveu.

4. Dirty Dancing – Ritmo Quente

Casal dançando.

Dirigido por: Emile Ardolino

Um filme de romance e drama musical que marcou gerações, a trama conta a história de Baby, uma jovem que vai passar férias num resort com a família.

Embora inicialmente não goste da ideia, ela acaba conhecendo Billy, o instrutor de dança do local. Enquanto dançam juntos, os dois começam a viver uma paixão.

5. Clube da Luta (1999)

Dois homens conversando durante uma viagem de metrô

Dirigido por: David Fincher

Uma adaptação do romance de Chuck Palahniuk, o drama traz importantes reflexões acerca da sociedade de consumo e dos modos como ela domina nossos cotidianos. O protagonista é um homem bem-sucedido que leva uma vida solitária e infeliz, sofrendo de insônia constante.

Seu destino se altera quando ele conhece Tyler, um indivíduo revoltado com o sistema. Juntos, fundam um movimento que se transforma num grupo terrorista. Eles também batalham pelo amor de uma mulher: a estranha Marla.

6. O Meu Amigo Totoro (1988)

O Meu Amigo Totoro (1988)

Dirigido por: Hayao Miyazaki

O longa de animação e fantasia japonês vai fazer você se apaixonar definitivamente pelo trabalho de Miyazaki. Mei e Satsuki são duas meninas que está passando uma fase difícil: a mãe está doente e o pai, que trabalha como professor, sempre ocupado.

Quando a família se muda para o interior do Japão, Mei cria uma amizade com Totoro, um espírito da floresta que passa a ajudá-la.

7. Monty Python e o Cálice Sagrado (1975)

Monty Python e o Cálice Sagrado (1975)

Dirigido por: Terry Gilliam, Terry Jones

O filme britânico de comédia é uma sátira hilariante das lendas medievais que se tornou uma obra cult adorada pelo público. Na narrativa, o famoso Rei Arthur procura reunir um grupo de cavaleiros para partir na missão mais importante de suas vidas: a busca do Cálice Sagrado.

8. Ela Quer Tudo (1986)

Ela Quer Tudo (1986)

Dirigido por: Spike Lee

A comédia dramática independente foi o primeiro longa-metragem do diretor e lançou a sua carreira para o sucesso internacional. A história segue o destino de Nola Darling, uma jovem que vive em Brooklyn e tem três pretendentes apaixonados por ela.

Overstreet, Greer e Mars batalham pela sua atenção exclusiva, mas a moça se recusa a escolher um deles para namorar.

9. Joe Kidd (1972)

Homem vestido do cowboy.

Dirigido por: John Sturges

Uma obra fundamental do cinema de faroeste norte-americano, o longa-metragem segue as aventuras de um antigo caçador de recompensas.

O enredo acontece no início do século XX, durante os conflitos entre os Estados Unidos da América e o México. Embora tente manter uma posição neutra, o protagonista é contratado para capturar um revolucionário mexicano, Luis Chama.

10. O Barco: Inferno no Mar (1981)

Tripulação de marinheiros dentro de um barco.

Dirigido por: Wolfgang Petersen

Passado durante a Segunda Guerra Mundial, o drama alemão acompanha o destino de uma tripulação presa num submarino. Num cenário agoniante e claustrofóbico, os jovens recrutas precisam resistir aos ataques dos inimigos e derrotar as suas embarcações para poderem sobreviver.

11. De Volta para o Futuro (1985)

Regresso ao Futuro (1985)

Dirigido por: Robert Zemeckis

O longa-metragem de comédia e ficção científica iniciou a franquia e é considerado um dos mais icônicos da década de 80. Marty McFly é um adolescente que consegue viajar no tempo usando um DeLorean modificado por Dr. Emmett Brown, um cientista.

É aí que tudo dá errado: quando chega no passado, Marty acaba estragando o romance dos pais e precisa consertar o erro fatal.

12. Nausicaä do Vale do Vento (1984)

Nausicaä do Vale do Vento (1984)

Dirigido por: Hayao Miyazaki

O longa de animação japonês é passado em um mundo parcialmente destruído pelos 7 Dias de Fogo que exterminaram quase toda a vida no planeta. A protagonista, Nausicaä, é uma jovem princesa que precisa salvar seu povo e encarar os perigos de uma floresta com criaturas e plantas desconhecidas.

13. Gladiador (2000)

Gladiador (2000)

Dirigido por: Ridley Scott

O filme de drama histórico e ação tem como cenário o grandioso império romano. Maximus é um comandante do exército do imperador que viria a ocupar o seu lugar.

Depois da traição de Commodus, que mata o pai para roubar o trono, o protagonista assume a identidade de um escravo e é forçado a combater nas lutas de gladiadores para planejar sua vingança.

14. A Escolha de Sofia (1982)

Homem e mulher próximos, sentados num sofá

Dirigido por: Alan J. Pakula

Baseado no livro homônimo de William Styron, o drama conta a história de uma mulher polonesa que conseguiu sobreviver aos campos de concentração. Embora seja namorada de Nathan, ela conhece o Stingo, um jovem escritor que é seu vizinho em Brooklyn; com o tempo, a ligação entre os dois se fortalece.

15. Tempo de Guerra (1963)

Retrato a preto e branco de três soldados.

Dirigido por: Jean-Luc Godard

Combinando comédia e drama, o enredo acompanha a invasão da Normandia pelas tropas inglesas, em plena Segunda Guerra Mundial. Quando entram as tropas entram numa fazenda, Saul, um dos soldados, se apaixona por uma mulher francesa. Ainda que todos o alertem sobre os perigos daquela atração, ele está determinado a salvá-la.

16. Princesa Mononoke (1997)

A Princesa Mononoke (1997)

Dirigido por: Hayao Miyazaki

O longa de animação e fantasia épica acontece numa era muito antiga do Japão em que os humanos conviviam com criaturas fantásticas e monstruosas.

Quando a aldeia de Ashitaka é atacada por um demônio, a protagonista luta com ele e é mordida. A partir daí, a moça precisa embarcar em uma grande aventura para buscar a cura dessa maldição.

17. Godzilla (1998)

Godzilla (1998)

Dirigido por: Roland Emmerich

O filme de ficção científica é um remake da obra de 1954 com o mesmo título. No enredo, a cidade de Nova York é invadida por enorme réptil, criado a partir de radiações nucleares. É aí que uma equipe se reúne para descobrir a origem da criatura misteriosa.

18. Tubarão (1975)

Tubarão (1975)

Dirigido por: Steven Spielberg

O filme icônico de aventura e terror teve uma das maiores bilheterias de todos os tempos, fazendo um grande êxito com o público e a crítica. O enredo narra o aparecimento súbito de um tubarão branco que começa a atacar as pessoas que estão na praia.

19. O Balão Vermelho (1956)

Garoto loiro na calçada, segurando um balão vermelho

Dirigido por: Albert Lamorisse

O curta-metragem é uma comédia dramática que entrou para a história do cinema internacional e ganhou o Oscar em 1957. Pascal é um menino que encontra um balão vermelho enquanto caminha por Paris, durante a década de 50. Criando uma ligação forte com o objeto, o garoto passa a ser guiado por ele.

20. Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street (1936)

Homem conversando com uma mulher num salão de barbeiro.

Dirigido por: George King

Os fãs de terror e drama não podem perder este filme inglês inspirado numa lenda londrina do século XIX. Todd é um barbeiro que trabalha junto ao cais. Perigoso e imprevisível, ele é capaz de tudo por dinheiro: até assassinar os próprios clientes.

Aproveite para conferir também:

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.