Os 20 melhores filmes antigos disponíveis na Netflix


Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes

O cinema tem o dom de nos fazer viajar no tempo e eternizar histórias capazes de marcar gerações. Se você está procurando um bom filme para assistir, confira nossa seleção dos clássicos que se encontram na plataforma de streaming:

1. Scarface (1983)
Homem sentado numa secretária, fumando um charuto

Dirigido por: Brian De Palma

O drama policial é uma obra icônica da década de 80 que continua conquistando fãs e influenciando outras produções do gênero. Tony Montana é um homem cubano que abandona o seu país e procura refúgio nos Estados Unidos.

Por lá, ele acaba se tornando um dos bandidos mais notórios de Miami. Quando vira líder uma rede criminosa, suas riquezas e seu poder súbito começam a chamar a atenção das autoridades locais.

2. Drácula de Bram Stoker (1992)

Homem e mulher se beijando, com roupas vitorianas.

Dirigido por: Francis Ford Coppola

Inspirado no romance de terror gótico publicado em 1897, o longa-metragem narra a história do maior vampiro de todos os tempos. Quando regressa de uma batalha, Vlad descobre que a esposa cometeu o suicídio porque acreditava que ele teria morrido.

Revoltado e perdido, ele espera reencontrar a amada, século após século. É então que conhece Wilhelmina e percebe que se trata da reencarnação da sua mulher. Há apenas um obstáculo no seu caminho: ela está noiva de Harper.

3. O Resgate do Soldado Ryan (1998)

Grupo de soldados organizados em fila.

Dirigido por: Steven Spielberg

O longa-metragem épico é passado durante a Segunda Guerra Mundial e foi vagamente inspirado no caso real dos quatro irmãos Niland. Quando as tropas dos Aliados invadem a Normandia, que se encontrava em plena ocupação nazista, Capitão Miller tem que comandar um batalhão.

A sua missão é salvar James Ryan, um paraquedista que sumiu. Tendo partido para o conflito na companhia dos seus três irmãos, o soldado foi o único que sobreviveu.

4. A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971)

Homem usando laço e garoto com uma cartola na cabeça

Dirigido por: Mel Stuart

A obra musical de fantasia fez tanto sucesso na época do seu lançamento que acabou ganhando um remake em 2005. Charlie é um garoto que precisa trabalhar como entregador de jornais para ajudar a sustentar a família.

Ao abrir uma barra de chocolate, encontra um bilhete premiado que lhe permite visitar a célebre fábrica de doces que pertence a Willy Wonka. A partir daí, ele embarca numa aventura surreal ao lado do homem excêntrico.

5. Clube da Luta (1999)

Dois homens conversando durante uma viagem de metrô

Dirigido por: David Fincher

Uma adaptação do romance de Chuck Palahniuk, o drama traz importantes reflexões acerca da sociedade de consumo e dos modos como ela domina nossos cotidianos. O protagonista é um homem bem-sucedido que leva uma vida solitária e infeliz, sofrendo de insônia constante.

Seu destino se altera quando ele conhece Tyler, um indivíduo revoltado com o sistema. Juntos, fundam um movimento que se transforma num grupo terrorista. Eles também batalham pelo amor de uma mulher: a estranha Marla.

Confira também nossa análise e explicação do filme Clube da Luta.

6. O Meu Amigo Totoro (1988)

O Meu Amigo Totoro (1988)

Dirigido por: Hayao Miyazaki

O longa de animação e fantasia japonês vai fazer você se apaixonar definitivamente pelo trabalho de Miyazaki. Mei e Satsuki são duas meninas que está passando uma fase difícil: a mãe está doente e o pai, que trabalha como professor, sempre ocupado.

Quando a família se muda para o interior do Japão, Mei cria uma amizade com Totoro, um espírito da floresta que passa a ajudá-la.

7. Monty Python e o Cálice Sagrado (1975)

Monty Python e o Cálice Sagrado (1975)

Dirigido por: Terry Gilliam, Terry Jones

O filme britânico de comédia é uma sátira hilariante das lendas medievais que se tornou uma obra cult adorada pelo público. Na narrativa, o famoso Rei Arthur procura reunir um grupo de cavaleiros para partir na missão mais importante de suas vidas: a busca do Cálice Sagrado.

8. Ela Quer Tudo (1986)

Ela Quer Tudo (1986)

Dirigido por: Spike Lee

A comédia dramática independente foi o primeiro longa-metragem do diretor e lançou a sua carreira para o sucesso internacional. A história segue o destino de Nola Darling, uma jovem que vive em Brooklyn e tem três pretendentes apaixonados por ela.

Overstreet, Greer e Mars batalham pela sua atenção exclusiva, mas a moça se recusa a escolher um deles para namorar.

9. O Fantasma do Futuro (1995)

O Fantasma do Futuro (1995)

Dirigido por: Mamoru Oshii

O filme japonês de anime se tornou uma enorme referência no cinema de ficção científica e inspirou enormes sucessos como Matrix (1999). A narrativa é passada em 2029, um futuro onde humanos e androides estão cada vez mais indistinguíveis.

A protagonista, Major Motoko, é uma agente que foi modificada tecnologicamente e tem como missão prender o "Mestre das Marionetes", alguém que está invadindo e controlando as mentes dos cidadãos.

10. V de Vingança (2005)

V de Vingança (2005)

Dirigido por: James McTeigue

O filme de ação e suspense é passado em uma realidade distópica na qual a Inglaterra teria sido dominada por um regime ditatorial. Evey está sendo atacada na rua quando salva por V, uma figura misteriosa que usa uma máscara.

Pouco tempo depois, ela descobre que V está planejando uma forma de derrubar o governo autoritário.

Confira também a nossa análise do filme V de Vingança.

11. De Volta para o Futuro (1985)

Regresso ao Futuro (1985)

Dirigido por: Robert Zemeckis

O longa-metragem de comédia e ficção científica iniciou a franquia e é considerado um dos mais icônicos da década de 80. Marty McFly é um adolescente que consegue viajar no tempo usando um DeLorean modificado por Dr. Emmett Brown, um cientista.

É aí que tudo dá errado: quando chega no passado, Marty acaba estragando o romance dos pais e precisa consertar o erro fatal.

12. Nausicaä do Vale do Vento (1984)

Nausicaä do Vale do Vento (1984)

Dirigido por: Hayao Miyazaki

O longa de animação japonês é passado em um mundo parcialmente destruído pelos 7 Dias de Fogo que exterminaram quase toda a vida no planeta. A protagonista, Nausicaä, é uma jovem princesa que precisa salvar seu povo e encarar os perigos de uma floresta com criaturas e plantas desconhecidas.

13. Gladiador (2000)

Gladiador (2000)

Dirigido por: Ridley Scott

O filme de drama histórico e ação tem como cenário o grandioso império romano. Maximus é um comandante do exército do imperador que viria a ocupar o seu lugar.

Depois da traição de Commodus, que mata o pai para roubar o trono, o protagonista assume a identidade de um escravo e é forçado a combater nas lutas de gladiadores para planejar sua vingança.

14. Forrest Gump - O Contador de Histórias (1994)

Forrest Gump - O Contador de Histórias (1994)

Dirigido por: Robert Zemeckis

A célebre comédia dramática segue quatro décadas da vida do protagonista, Forrest Gump, um homem nascido no Alabama. A narrativa vai apresentando a sua perspetiva acerca do mundo e dos vários acontecimentos históricos dos quais acaba participando.

Confira também a análise e resumo do filme Forrest Gump.

15. A Lista de Schindler (1993)

A Lista de Schindler (1993)

Dirigido por: Steven Spielberg

O drama histórico arrepiante é passado no cenário da Segunda Guerra Mundial e inspirado em um caso real, sendo considerado um dos melhores filmes de sempre.

Oskar Schindler era um empresário alemão e membro do partido nazista que, perante os horrores do Holocausto, conseguiu salvar centenas de pessoas dos campos de concentração.

16. Princesa Mononoke (1997)

A Princesa Mononoke (1997)

Dirigido por: Hayao Miyazaki

O longa de animação e fantasia épica acontece numa era muito antiga do Japão em que os humanos conviviam com criaturas fantásticas e monstruosas.

Quando a aldeia de Ashitaka é atacada por um demônio, a protagonista luta com ele e é mordida. A partir daí, a moça precisa embarcar em uma grande aventura para buscar a cura dessa maldição.

17. O Show de Truman (1998)

O Show de Truman (1998)

Dirigido por: Peter Weir

A comédia dramática inesquecível segue o cotidiano de Truman Burbank. um homem que, sem saber, vive num programa de televisão. Apesar de todos ao redor serem atores e seguirem um roteiro, o protagonista começa a duvidar da própria realidade e a despertar a solidariedade dos espectadores do show.

18. Godzilla (1998)

Godzilla (1998)

Dirigido por: Roland Emmerich

O filme de ficção científica é um remake da obra de 1954 com o mesmo título. No enredo, a cidade de Nova York é invadida por enorme réptil, criado a partir de radiações nucleares. É aí que uma equipe se reúne para descobrir a origem da criatura misteriosa.

19. De Volta à Lagoa Azul (1991)

De Volta à Lagoa Azul (1991)

Dirigido por: William A. Graham

Mais de uma década depois do filme original, o drama romântico narra o destino de Lilli e Richard, duas crianças que ficam sozinhas em uma ilha deserta e paradisíaca, após um naufrágio. Quando o tempo passa e os dois entram na adolescência, eles se apaixonam e passam a viver uma história de amor.

20. Tubarão (1975)

Tubarão (1975)

Dirigido por: Steven Spielberg

O filme icônico de aventura e terror teve uma das maiores bilheterias de todos os tempos, fazendo um grande êxito com o público e a crítica. O enredo narra o aparecimento súbito de um tubarão branco que começa a atacar as pessoas que estão na praia.

Aproveite para conferir também:

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.