Considerados alguns dos filmes de temática religiosa mais famosos, confira abaixo uma seleção dos longa-metragens cristãos e evangélicos que mais conquistam a atenção do público internacional, entre lançamentos de destaque e clássicos aclamados:
1. Enquanto Estivermos Juntos (2020)
O drama romântico cristão foi dirigido pelos irmãos Andrew e Jon Erwin, inspirado na história real do cantor norte-americano Jeremy Camp e sua primeira esposa, Melissa.
Logo depois de casarem, eles descobrem que a mulher está com um câncer terminal. Para superar o sofrimento e reunir forças para prosseguir, o protagonista encontra apoio na sua fé.
2. Superação - O Milagre da Fé (2019)
Disponível em: Google Play Filmes.
O drama norte-americano foi dirigido por Roxann Dawson e inspirado na obra cristã The Impossible, que contem relatos dos protagonistas da história.
John Smith é um adolescente que sofre um acidente enquanto brinca no gelo e acaba ficando preso debaixo de água durante alguns minutos. Quando o filho entra em estado de coma, Joyce não desiste e continua orando pela recuperação.
3. A Cabana (2017)
Disponível em: Google Play Filmes.
O filme norte-americano foi dirigido por Stuart Hazeldine e inspirado no romance com o mesmo título, escrito pelo autor canadense William P. Young.
O enredo é protagonizado por Mackenzie Phillips, um homem traumatizado pela perda da filha de seis anos, que teria sido sequestrada e assassinada numa cabana. Tudo muda quando ele recebe um bilhete de Deus, ordenando que regresse ao local onde tudo aconteceu.
4. Eu Só Posso Imaginar (2018)
Disponível em: Amazon Prime Video, Google Play Filmes.
O filme dos irmãos Erwin conta a história de uma das músicas cristãs mais célebres de todos os tempos: I Can Only Imagine, da banda MercyMe.
A narrativa biográfica segue a relação conturbada do compositor, Bart Millard, com o seu pai e fala sobre superação, sublinhando a importância e o poder do perdão.
5. Milagres do Paraíso (2016)
Disponível em: Netflix, Google Play Filmes.
Baseado no romance homônimo de Christy Beam, o filme evangélico dirigido por Patricia Riggen foi inspirado em um caso que, aparentemente, ocorreu nos Estados Unidos da América.
Anna é uma garota de 10 anos que sofre de uma doença difícil de diagnosticar e que pode ser fatal. Seus pais, que eram devotos, começam a questionar a sua fé, até que a cura chega de repente.
6. Quarto de Guerra (2015)
Disponível em: Netflix, Google Play Filmes.
O filme norte-americano foi dirigido por Alex Kendrick e conta a história de Elizabeth e Tony, um casal que está enfrentando dificuldades no relacionamento, com várias discussões e um afastamento cada vez maior.
Essa atmosfera de tensão começa a se alterar quando a esposa conhece uma mulher mais velha que a ensina a rezar e a manter a esperança.
7. Uma Questão de Fé (2017)
Considerado um dos melhores filmes evangélicos dos últimos tempos, o longa-metragem dirigido por Kevan Otto conta a história de três famílias que vivem de formas bastantes distintas.
Embora não se conheçam, estes indivíduos habitam a mesma comunidade e acabam se unindo na sequência de acontecimentos trágicos que abalam as suas vidas. Juntos, eles procuram se curar através da fé e do perdão.
8. O Verdadeiro Amor (2005)
O filme de época dirigido por Ali Selim foi inspirado em um conto de Will Weaver. A ação ocorre nos Estados Unidos da América, no final da Primeira Guerra Mundial, e narra o amor de dois imigrantes.
A protagonista é uma moça alemã que chega ao país com o intuito de casar com Olaf, um agricultor norueguês. Contudo, os habitantes do local não aprovam a união e acabam impedindo o casamento.
9. Victor (2015)
Dirigido por Brandon Dickerson, o drama biográfico foi inspirado na vida de um imigrante porto-riquenho nos Estados Unidos da América.
A história é passada na década de 60, em Brooklyn, onde o jovem vive na pobreza e acaba se envolvendo com uma gangue violenta. Apesar de sua conduta sombria, o protagonista consegue mudar de vida com o amor e o apoio dos pais.
10. O Céu é de Verdade (2014)
Disponível em: Google Play Filmes, Globo Play.
Baseado no livro escrito pelo pastor evangélico Todd Burpo, o filme relata a história de seu filho, Colton, e foi dirigido por Randall Wallace.
Depois de ser submetido a uma cirurgia de emergência, o menino desperta afirmando que conversou com os anjos e conseguiu ver o Paraíso.
11. Uma Vida Com Propósito (2016)
Disponível em: Google Play Filmes.
O filme biográfico inglês foi dirigido por Brian Baugh e inspirado nos diários de Rachel Scott, uma jovem cristã que morreu durante o massacre de Columbine, em 1999, nos Estados Unidos da América.
A história retrata a sua relação complexa com os colegas e os acontecimentos que teriam antecedido o crime na escola, tendo causado polêmica na época do seu lançamento.
12. Deus não está morto 2 (2016)
Disponível em: Netflix, Google Play Filmes.
O drama é a sequência do filme homônimo de 2014 e foi dirigido por Harold Cronk. A história é passada durante um julgamento: Grace, uma professora cristã, teria expressado a sua fé durante uma aula e sido processada por isso.
O longa-metragem foi recebido de formas bastante distintas nos vários quadrantes da sociedade norte-americana, e suscitou o debate sobre crenças religiosas e o sistema de ensino.
13. O Poder da Graça (2010)
Disponível em: Google Play Filmes.
O drama cristão dirigido por David G. Evans conta a história de Mac McDonald, um policial que enfrenta várias dificuldades familiares e laborais depois da morte do filho em um acidente.
A sua vida é alterada quando ganha um novo parceiro de profissão: Sam Wright, um pastor que começa a trabalhar nas forças policiais para sustentar a família.
14. Talento e Fé (2015)
Disponível em: Netflix, Google Play Filmes.
Dirigido pelos irmãos Erwin, o drama biográfico é passado nos Estados Unidos da América, durante a década de 70, e inspirado nas histórias de Tony Nathan e Tandy Gerelds.
Num país muito marcado pelas consequências da segregação racial, Gerelds é treinador de um time de futebol americano onde ainda existem muitos preconceitos. Já Nathan é um jogador negro e evangélico que confia na sua fé e rompe barreiras sociais.
15. Ponto de Decisão (2009)
Disponível em: Netflix, Google Play Filmes.
A comédia dramática dirigida por Bill Duke foi baseada no romance homônimo de T. D. Jakes, um escritor e pastor evangélico norte-americano.
Clarice e Dave são casados há muitos anos e encontram uma mudança drástica na sua rotina quando a mulher sofre um acidente de carro, A partir daí, surgem vários problemas conjugais que os levam a questionar a união.
16. Cartas Para Deus (2010)
O drama norte-americano dirigido por David Nixon e Patrick Doughtie foi inspirado em um caso verídico e conta a história de Tyler Doherty, um menino que luta contra um câncer.
Embora muita gente em volta duvide da sua recuperação, o menino não deixa de acreditar e começa a escrever as suas orações em forma de cartas.
17. Pregando o Amor (2013)
Disponível em: Netflix.
O drama romântico foi dirigido por Steve Race e escrito por Galley Molina, com base na sua própria biografia. O protagonista, Miles, está apaixonado por uma jovem cristã chamada Vanessa.
Embora os sentimentos sejam mútuos, ele teme que o seu passado de crimes possa impedir o relacionamento dos dois.
18. Para Salvar Uma Vida (2009)
Depois de viver um evento traumático com um antigo amigo de infância, Jake Talor começa a questionar o seu propósito, apesar de levar uma vida aparentemente perfeita.
O filme de Brian Baugh aborda temáticas adultas e foi recebido com alguma controvérsia pela crítica norte-americana.
19. Você Acredita? (2015)
Disponível em: Amazon Prime Video, Google Play Filmes.
O filme evangélico dirigido por Jon Gunn conta a história de um pastor que conhece um morador de rua pregando a sua fé.
A partir daí, começa a realizar várias ações para ajudar os outros, fazendo com que os caminhos de várias pessoas acabem se encontrando.
20. Um Coração que Perdoa (2016)
O filme foi dirigido por M. Legend Brown e conta a história de dois irmãos chamados Malcolm e Silk. Enquanto o primeiro segue as pegadas do pai e se torna pastor, o outro escolhe um caminho bastante diferente.
21. Desafiando Gigantes (2006)
Disponível em: Netflix, Google Play Filmes.
O drama evangélico foi dirigido por Alex Kendrick e contou com a participação de vários voluntários da Igreja Batista de Sherwood. A história sobre futebol americano é contada a partir do ponto de vista de Grant Taylor, o treinador que está desiludido com a carreira e a vida familiar.
Depois de pedir esperança e auxílio para Deus, ele decide que os jogadores vão orar e agradecer depois de todas as partidas, independentemente da pontuação.
22. Inabalável (2009)
O drama norte-americano dirigido por Bradley Dorsey foi inspirado na história de Amy Newhouse, uma adolescente do Texas que travou uma batalha contra o câncer. O caso abalou a sua comunidade e gerou uma enorme corrente de oração.
Aproveite para ver também: Filme A Cabana - sinopse e análise.