22 filmes gospel sobre fé e superação


Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes

Considerados alguns dos filmes de temática religiosa mais famosos, confira abaixo uma seleção dos longa-metragens cristãos e evangélicos que mais conquistam a atenção do público internacional, entre lançamentos de destaque e clássicos aclamados:

1. Enquanto Estivermos Juntos (2020)

1. Enquanto Estivermos Juntos (2020)

O drama romântico cristão foi dirigido pelos irmãos Andrew e Jon Erwin, inspirado na história real do cantor norte-americano Jeremy Camp e sua primeira esposa, Melissa.

Logo depois de casarem, eles descobrem que a mulher está com um câncer terminal. Para superar o sofrimento e reunir forças para prosseguir, o protagonista encontra apoio na sua fé.

2. Superação - O Milagre da Fé (2019)

Superação - O Milagre da Fé (2019)

Disponível em: Google Play Filmes.

O drama norte-americano foi dirigido por Roxann Dawson e inspirado na obra cristã The Impossible, que contem relatos dos protagonistas da história.

John Smith é um adolescente que sofre um acidente enquanto brinca no gelo e acaba ficando preso debaixo de água durante alguns minutos. Quando o filho entra em estado de coma, Joyce não desiste e continua orando pela recuperação.

3. A Cabana (2017)

A Cabana (2017)

Disponível em: Google Play Filmes.

O filme norte-americano foi dirigido por Stuart Hazeldine e inspirado no romance com o mesmo título, escrito pelo autor canadense William P. Young.

O enredo é protagonizado por Mackenzie Phillips, um homem traumatizado pela perda da filha de seis anos, que teria sido sequestrada e assassinada numa cabana. Tudo muda quando ele recebe um bilhete de Deus, ordenando que regresse ao local onde tudo aconteceu.

4. Eu Só Posso Imaginar (2018)

Eu Só Posso Imaginar (2018)

Disponível em: Amazon Prime Video, Google Play Filmes.

O filme dos irmãos Erwin conta a história de uma das músicas cristãs mais célebres de todos os tempos: I Can Only Imagine, da banda MercyMe.

A narrativa biográfica segue a relação conturbada do compositor, Bart Millard, com o seu pai e fala sobre superação, sublinhando a importância e o poder do perdão.

5. Milagres do Paraíso (2016)

Milagres do Paraíso (2016)

Disponível em: Netflix, Google Play Filmes.

Baseado no romance homônimo de Christy Beam, o filme evangélico dirigido por Patricia Riggen foi inspirado em um caso que, aparentemente, ocorreu nos Estados Unidos da América.

Anna é uma garota de 10 anos que sofre de uma doença difícil de diagnosticar e que pode ser fatal. Seus pais, que eram devotos, começam a questionar a sua fé, até que a cura chega de repente.

6. Quarto de Guerra (2015)

Quarto de Guerra (2015)

Disponível em: Netflix, Google Play Filmes.

O filme norte-americano foi dirigido por Alex Kendrick e conta a história de Elizabeth e Tony, um casal que está enfrentando dificuldades no relacionamento, com várias discussões e um afastamento cada vez maior.

Essa atmosfera de tensão começa a se alterar quando a esposa conhece uma mulher mais velha que a ensina a rezar e a manter a esperança.

7. Uma Questão de Fé (2017)

Uma Questão de Fé (2017)

Considerado um dos melhores filmes evangélicos dos últimos tempos, o longa-metragem dirigido por Kevan Otto conta a história de três famílias que vivem de formas bastantes distintas.

Embora não se conheçam, estes indivíduos habitam a mesma comunidade e acabam se unindo na sequência de acontecimentos trágicos que abalam as suas vidas. Juntos, eles procuram se curar através da fé e do perdão.

8. O Verdadeiro Amor (2005)

O Verdadeiro Amor (2006)

O filme de época dirigido por Ali Selim foi inspirado em um conto de Will Weaver. A ação ocorre nos Estados Unidos da América, no final da Primeira Guerra Mundial, e narra o amor de dois imigrantes.

A protagonista é uma moça alemã que chega ao país com o intuito de casar com Olaf, um agricultor norueguês. Contudo, os habitantes do local não aprovam a união e acabam impedindo o casamento.

9. Victor (2015)

Victor (2015)

Dirigido por Brandon Dickerson, o drama biográfico foi inspirado na vida de um imigrante porto-riquenho nos Estados Unidos da América.

A história é passada na década de 60, em Brooklyn, onde o jovem vive na pobreza e acaba se envolvendo com uma gangue violenta. Apesar de sua conduta sombria, o protagonista consegue mudar de vida com o amor e o apoio dos pais.

10. O Céu é de Verdade (2014)

O Céu é de Verdade (2014)

Disponível em: Google Play Filmes, Globo Play.

Baseado no livro escrito pelo pastor evangélico Todd Burpo, o filme relata a história de seu filho, Colton, e foi dirigido por Randall Wallace.

Depois de ser submetido a uma cirurgia de emergência, o menino desperta afirmando que conversou com os anjos e conseguiu ver o Paraíso.

11. Uma Vida Com Propósito (2016)

Uma Vida Com Propósito (2016)

Disponível em: Google Play Filmes.

O filme biográfico inglês foi dirigido por Brian Baugh e inspirado nos diários de Rachel Scott, uma jovem cristã que morreu durante o massacre de Columbine, em 1999, nos Estados Unidos da América.

A história retrata a sua relação complexa com os colegas e os acontecimentos que teriam antecedido o crime na escola, tendo causado polêmica na época do seu lançamento.

12. Deus não está morto 2 (2016)

Deus não está morto 2 (2016)

Disponível em: Netflix, Google Play Filmes.

O drama é a sequência do filme homônimo de 2014 e foi dirigido por Harold Cronk. A história é passada durante um julgamento: Grace, uma professora cristã, teria expressado a sua fé durante uma aula e sido processada por isso.

O longa-metragem foi recebido de formas bastante distintas nos vários quadrantes da sociedade norte-americana, e suscitou o debate sobre crenças religiosas e o sistema de ensino.

13. O Poder da Graça (2010)

O Poder da Graça (2010)

Disponível em: Google Play Filmes.

O drama cristão dirigido por David G. Evans conta a história de Mac McDonald, um policial que enfrenta várias dificuldades familiares e laborais depois da morte do filho em um acidente.

A sua vida é alterada quando ganha um novo parceiro de profissão: Sam Wright, um pastor que começa a trabalhar nas forças policiais para sustentar a família.

14. Talento e Fé (2015)

Talento e Fé (2015)

Disponível em: Netflix, Google Play Filmes.

Dirigido pelos irmãos Erwin, o drama biográfico é passado nos Estados Unidos da América, durante a década de 70, e inspirado nas histórias de Tony Nathan e Tandy Gerelds.

Num país muito marcado pelas consequências da segregação racial, Gerelds é treinador de um time de futebol americano onde ainda existem muitos preconceitos. Já Nathan é um jogador negro e evangélico que confia na sua fé e rompe barreiras sociais.

15. Ponto de Decisão (2009)

Ponto de Decisão (2009)

Disponível em: Netflix, Google Play Filmes.

A comédia dramática dirigida por Bill Duke foi baseada no romance homônimo de T. D. Jakes, um escritor e pastor evangélico norte-americano.

Clarice e Dave são casados há muitos anos e encontram uma mudança drástica na sua rotina quando a mulher sofre um acidente de carro, A partir daí, surgem vários problemas conjugais que os levam a questionar a união.

16. Cartas Para Deus (2010)

Cartas Para Deus (2010)

O drama norte-americano dirigido por David Nixon e Patrick Doughtie foi inspirado em um caso verídico e conta a história de Tyler Doherty, um menino que luta contra um câncer.

Embora muita gente em volta duvide da sua recuperação, o menino não deixa de acreditar e começa a escrever as suas orações em forma de cartas.

17. Pregando o Amor (2013)

Pregando o Amor (2013)

Disponível em: Netflix.

O drama romântico foi dirigido por Steve Race e escrito por Galley Molina, com base na sua própria biografia. O protagonista, Miles, está apaixonado por uma jovem cristã chamada Vanessa.

Embora os sentimentos sejam mútuos, ele teme que o seu passado de crimes possa impedir o relacionamento dos dois.

18. Para Salvar Uma Vida (2009)

Para Salvar Uma Vida (2009)

Depois de viver um evento traumático com um antigo amigo de infância, Jake Talor começa a questionar o seu propósito, apesar de levar uma vida aparentemente perfeita.

O filme de Brian Baugh aborda temáticas adultas e foi recebido com alguma controvérsia pela crítica norte-americana.

19. Você Acredita? (2015)

Você Acredita? (2015)

Disponível em: Amazon Prime Video, Google Play Filmes.

O filme evangélico dirigido por Jon Gunn conta a história de um pastor que conhece um morador de rua pregando a sua fé.

A partir daí, começa a realizar várias ações para ajudar os outros, fazendo com que os caminhos de várias pessoas acabem se encontrando.

20. Um Coração que Perdoa (2016)

Um Coração que Perdoa (2016)

O filme foi dirigido por M. Legend Brown e conta a história de dois irmãos chamados Malcolm e Silk. Enquanto o primeiro segue as pegadas do pai e se torna pastor, o outro escolhe um caminho bastante diferente.

21. Desafiando Gigantes (2006)

Desafiando Gigantes (2006)

Disponível em: Netflix, Google Play Filmes.

O drama evangélico foi dirigido por Alex Kendrick e contou com a participação de vários voluntários da Igreja Batista de Sherwood. A história sobre futebol americano é contada a partir do ponto de vista de Grant Taylor, o treinador que está desiludido com a carreira e a vida familiar.

Depois de pedir esperança e auxílio para Deus, ele decide que os jogadores vão orar e agradecer depois de todas as partidas, independentemente da pontuação.

22. Inabalável (2009)

Inabalável (2009)

O drama norte-americano dirigido por Bradley Dorsey foi inspirado na história de Amy Newhouse, uma adolescente do Texas que travou uma batalha contra o câncer. O caso abalou a sua comunidade e gerou uma enorme corrente de oração.

Aproveite para ver também: Filme A Cabana - sinopse e análise.

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.