Grey’s Anatomy: onde assistir, sinopse, elenco, nova temporada e mais


Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual

Grey's Anatomy é uma das séries médicas mais aclamadas de todos os tempos, com uma trajetória de sucesso que perdura ao longo de 20 temporadas, sendo a última lançada em 2024.

Transmitida atualmente na plataforma de streaming Star+, a série conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo.

Com suas emocionantes tramas e personagens cativantes, Grey's Anatomy continua a fascinar e emocionar os espectadores desde os anos 2000, quando a primeira temporada foi lançada.

Sinopse

Idealizada pela norte-americana Shonda Rhimes, Grey's Anatomy estreou em 2005 e rapidamente se tornou um sucesso aclamado pela crítica e pelo público.

A trama se desenrola no hospital universitário Grey Sloan Memorial Hospital, acompanhando a rotina de médicos e outros profissionais de saúde enquanto lidam com casos sérios que envolvem vida e morte.

A protagonista é a Dra. Meredith Grey, uma cirurgiã que enfrenta uma série de desafios tanto em sua vida profissional quanto pessoal. Ao seu lado, acompanhamos personagens como a Dra. Cristina Yang, a Dra. Izzie Stevens, o Dr. Alex Karev, o Dr. George O'Malley, entre outros.

A série é uma mistura envolvente de tensão, drama, humor, romance e dilemas éticos, tudo ambientado no complexo e sério ambiente hospitalar repleto de grandes emergências.

Temporada 20

A tão aguardada vigésima temporada de Grey’s Anatomy foi ao ar em março de 2024 nos EUA. Os 10 episódios são disponibilizados semanalmente.

A protagonista Meredith Grey, que havia deixado a série na temporada anterior, retorna agora em participações pontuais e na voz que narra a introdução e o fechamento de cada episódio.

Novos enredos e personagens chegam, prometendo muita emoção e reviravoltas para os fãs do seriado.

Confira o trailer:

Elenco e personagens

Por ser uma série com muitas temporadas e ter começado em 2005, diversos atores e atrizes já passaram pela trama, uns ganhando mais destaque que outros e alguns inclusive despontando como revelações, participando posteriormente de outros projetos e filmes de sucesso.

Alguns personagens importantes morreram e deixaram a série, outros surgiram com novos enredos. Podemos citar como os mais marcantes:

Personagem Ator/Atriz Descrição
Dra. Meredith Grey Ellen Pompeo Personagem principal, médica cirurgiã que inicia a série como residente e se transforma em referência no país.
Dr. Derek Shepherd Patrick Dempsey Conhecido como "McDreamy", é um neurocirurgião que se envolve amorosamente com Meredith.
Dra. Cristina Yang Sandra Oh Grande amiga de Meredith, é uma ótima cirurgiã cardíaca.
Dr. Alex Karev Justin Chambers Começa a trama como residente e depois se torna cirurgião pediátrico. Um pouco rude.
Dra. Miranda Bailey Chandra Wilson Cirurgiã e chefe dos residentes no hospital. Tem personalidade rígida, mas tem bom coração.
Dr. Mark Sloan Eric Dane Amigo próximo de Derek e cirurgião plástico.
Dra. Lexie Grey Chyler Leigh Irmã de Meredith, também é cirurgiã e desenvolve relacionamentos com outros personagens.
Dr. Owen Hunt Kevin McKidd Chefe de cirurgia do hospital, é especializado em traumatologia.
Dra. Arizona Robbins Jessica Capshaw Cirurgiã pediátrica e par amoroso de Callie Torres.
Dra. Callie Torres Sara Ramirez Cirurgiã ortopédica, tem uma filha com sua ex-mulher, Arizona.
Dra. April Kepner Sarah Drew Residente, a insegura e religiosa vive muitas reviravoltas.

Curiosidades e bastidores

O nome Grey's Anatomy é uma referência a um importante livro de anatomia intitulado Gray's Anatomy, publicado por Henry Gray. O nome também se relaciona à protagonista, Meredith Grey.

Muitos dos casos médicos que aparecem na trama são baseados em acontecimentos reais, trazendo um clima de realidade e drama ainda mais intenso à narrativa.

A trilha sonora é um elemento extremamente importante na série. Tanto que os episódios sempre recebem como título nomes de músicas. Boa parte das músicas escolhidas são no estilo indie e pop, o que já contribuiu para dar destaque a muitas bandas e artistas.

Muitos fãs da série às vezes brincam dizendo ser "formados em medicina assistindo Grey's Anatomy". Obviamente é uma piada, mas a série de fato já ajudou várias pessoas ao transmitir conhecimentos importantes de primeiros socorros. Em 2017 uma jovem italiana de 18 anos salvou a vida do pai, que havia infartado, ao aplicar técnicas que aprendeu no programa. Outros casos também já foram relatados.

Você também pode se interessar:

Publicado em
Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.