Você é um entusiasta das comédias e acha que gargalhar é dos melhores programas que se pode ter numa sexta à noite?
Diante de tantas possibilidades nas plataformas de streaming podemos nos sentir perdidos.
Se esse é o seu caso, pode ir anotando as dicas de comédias que estão no catálogo da Netflix e que farão você se divertir.
1. Não olhe para cima (2021)
Não olhe para cima é um filme lançado no final de 2021 com direção de Adam McKay e um elenco de peso, com nomes como Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence e Meryl Streep.
A produção se tornou um sucesso na plataforma logo após sua estreia, alcançando um número de pessoas impressionante. E não é para menos, pois a história apresenta de maneira brilhante situações tragicômicas que fazem muitas referências ao nosso entorno.
A trama exibe diversos assuntos da nossa contemporaneidade, mostrando sobretudo a polarização ideológica que se instalou de uns anos para cá, não só nos EUA como no mundo todo.
Apesar de abordar temas complexos, a atmosfera é tão absurda que realmente chega a ser uma comédia, ainda que nos faça refletir e mobilize em nós a revolta e a incredulidade.
2. Um match surpresa (2021)
Nessa comédia romântica natalina, a jovem Natalie Bauer é uma jornalista que escreve sobre suas frustrações amorosas. Um dia, ela conhece em um aplicativo de relacionamentos aqueles que parecia ser o amor da sua vida.
Empolgada, decide ir ao encontro d seu "match" para passar o natal com ele. Mas chegando lá, percebe que as coisas não eram bem do jeito que ela imaginava.
A produção foi feita pela Netflix e conta com a direção de Hernán Jiménez García. A protagonista é Nina Dobrev, que se destacou atuando na série The Vampire Diaries.
3. Bo Burnham: Inside (2021)
Produzido durante a pandemia de COVID-19 e lançado em 2021, Inside é uma criação do comediante, ator e músico Bo Burnham.
Trata-se de uma gravação sem público em que o artista apresenta de forma bem-humorada (e dramática) diversas esquetes e músicas que refletem sua realidade e cotidiano em meio ao isolamento imposto pela pandemia.
A produção foi muito bem recebida pela crítica, que a considerou bem sucedida ao misturar comédia, drama e documentário, o que lhe rendeu prêmios importantes.
4. Mais que amigos, vizinhos (2021)
Roteirizada e dirigida pelo francês Dany Boon, essa comédia sobre o lockdown durante a pandemia pelo coronavírus foi lançada em outubro de 2021.
A trama exibe um grupo de moradores excêntricos confinados em um prêmio em Paris, impossibilitados de sair por conta da pandemia.
Diversas situações inusitadas e dramáticas são mostradas de maneira divertida, evidenciando os desafios enfrentados por grande parte da população mundial, principalmente em 2020. Temas como angústia, medo, amizade e amor são explorados, mostrando como a solidariedade é importante em momentos de crise.
5. Os salafrários (2021)
Nessa comédia nacional, os humoristas Marcus Majella e Samantha Schmütz são dois irmãos adotivos que se reencontram depois de muitos anos. Eles estão em apuros e precisarão se unir para enfrentar as dificuldades.
O filme tem direção de Pedro Antonio e foi lançado em abril de 2021, fazendo muito sucesso entre os assinantes da Netflix.
6. Cabras da peste (2021)
Trazendo o renomado ator Matheus Nachtergaele, Cabras da Peste é uma produção assinada por Vitor Brandt e lançada em 2021.
A narrativa mostra dois policiais com personalidades opostas que terão que trabalhar juntos em uma perigosa missão. Bruceuilis (Edmilson Filho) é cearense e vai para São Paulo na tentativa de resgatar uma cabra que foi sequestrada.
Lá conhece Trindade (Nachtergaele) e eles se envolvem nas investigações sobre Luva Branca, um grande criminoso.
O filme apresenta humor e aventura na dose certa, além de valorizar as diferenças culturais entre cearenses e paulistanos.
7.Yesterday (2019)
Essa é uma comédia britânica que tem como objetivo fazer uma homenagem à mais famosa banda inglesa, The Beatles. A música faz parte do filme quase como um personagem à parte.
Jack Malik é um jovem músico que tem o sonho de ser famoso. Ele é fã dos Beatles e, após bater a cabeça, se torna a única pessoa a se lembrar da banda.
Como consequência, Jack passa a ser visto como o compositor de tais canções, o que trará muita confusão e diversão.
Quem assina a direção é Danny Boyle e o protagonista é interpretado por Himesh Patel.
8. Um banho de vida (2018)
Um banho de vida é uma comédia francesa dirigida por Gilles Lellouche que vem ganhando elogios da crítica. Lançada em 2018, apresenta um grupo de homens de cerca de 40 anos que decide praticar nado sincronizado.
A produção é bem divertida e foi muito assistida no momento de sua estreia, recebendo também indicações e prêmios importantes.
9. Meu nome é Dolemite (2019)
Essa comédia dramática norte-americana narra a biografia de Rudy Ray Moore, um comediante negro dono de uma pequena loja que acaba fazendo enorme sucesso com piadas altamente censuráveis.
Surfando a onda da fama, Rudy (vivido por Eddie Murphy) resolve se aventurar no mundo do cinema e interpretando um cafetão chamado Dolemite.
10. 2020 nunca mais (2020)
A última produção da Netflix feita pelos criadores de Black Mirror pretende fazer um resumo bem-humorado do que aconteceu no ano de 2020. Seu título original é Death to 2020.
A retrospectiva é uma comédia rasgada que mistura vida real e ficção, relembrando o espectador das situações bizarras que vivemos durante esse ano completamente atípico marcado por uma pandemia a nível mundial e por escândalos pontuais como o assassinato de George Floyd.
O longa-metragem tem o formato de documentário e é uma espécie de paródia mesclando eventos que de fato aconteceram com personagens que dão depoimentos como supostos especialistas.
Esses “entrevistados” são personagens marcados pela ironia e pelo humor ácido, que conseguem nos fazem rir dos eventos mais trágicos que aconteceram no ano que passou.
11. Nada a esconder (2017)
A comédia francesa reúne amigos de longa data, com os seus respectivos parceiros, em um jantar animado. A meio do encontro, um deles sugere um jogo novo, divertido: e se os celulares de todos tivessem o conteúdo partilhado durante o tempo em que estão juntos?
Alguns são mais receptivos à ideia, outros ficam mais retraídos, mas no final das contas todos embarcam no desafio. É dessa forma que as mensagens recebidas são lidas em voz alta para toda a mesa e as ligações passam a ser atendidas em viva-voz.
Com a privacidade posta à prova, todos começam a ver os seus pequenos segredos ruírem colocando em jogo não só as amizades como também as relações entre os casais.
Com um texto divertido e rápido, Nada a esconder é uma comédia leve que fala sobre as máscaras que usamos para viver em sociedade. No filme percebemos como a tecnologia é usada para camuflar quem verdadeiramente somos e desejamos.
12. O despertar de Motti (2018)
Motti (Joel Basman) é um jovem judeu nascido e criado para se casar com uma mulher judia ortodoxa.
O que os pais de Motti - especialmente a mãe, Judith (Inge Maux) - não podiam contar era que o rapaz se apaixonaria perdidamente por Laura, uma colega de faculdade que não é judia.
Motti, que ainda vive com os pais, vê-se então numa cilada: seguir o seu desejo e se relacionar com Laura (Noémie Schmidt) decepcionando os seus pais ou seguir os planos que havia sido traçado e formar uma família tradicional?
O filme, que garante umas boas gargalhadas, mostra um pouco do universo judaico e coloca o espectador num lugar de testemunha curiosa para descobrir qual será afinal a decisão de Motti.
13. Toc Toc (2017)
A comédia espanhola tem como pano de fundo uma doença mental: o transtorno obsessivo compulsivo.
Seis pacientes com diferentes categorias de TOC se conhecem na sala de espera de um reconhecido psiquiatra, o Dr.Palomero.
Como o médico custa a chegar, os pacientes passam a interagir uns com os outros tentando se ajudarem na medida do possível.
14. Zohan: O agente bom de corte (2008)
Essa comédia hilariante protagonizada por Adam Sandler traz como personagem principal Zohan Dvir, um militar israelense que tem como sonho ser cabeleireiro.
Para conseguir a vida nova que tanto almeja ele cria um plano: bola a sua própria morte em uma atentado terrorista e se muda para os Estados Unidos, onde recomeça a vida do zero, dessa vez seguindo a carreira que mais deseja.
Zohan: O agente bom de corte é um filme de comédia com uma pitada de ação que já tem mais de uma década e ainda assim permanece com um humor inalterado.
15.Superbad - é hoje (2007)
Quem é que não se lembra, com um misto de vergonha e embaraço, das aventuras vividas durante à adolescência? É esse sentimento que Superbad - é hoje pretende ressuscitar: uma mistura de riso nervoso com nostalgia.
Na comédia americana dois amigos do peito - Evan (Michael Cera) e Seth (Jonah Hill), e mais um terceiro colega (Foggel, Christopher Mintz-Plasse) - estão no último ano da escola.
Tímidos, inaptos socialmente e com os hormônios a fervilharem, cada um deles, a sua maneira, tenta perder a virgindade com as suas respectivas paixões platônicas antes de entrarem para a faculdade.
16. A vida de Brian (1979)
É impossível falar de comédia e não pensar nos Monty Python! A vida de Brian é um clássico inglês no universo do humor, trata-se de uma sátira muito original das tradicionais histórias bíblicas.
Misturando partes das narrativas religiosas presentes no nosso imaginário coletivo com uma boa dose de irreverência e sarcasmo chegamos às tiradas dos Monty Python, que deram vida ao curioso Brian Cohen (Graham Chapman), um suposto candidato à Messias.
17. O máskara (1994)
O máskara, estrelado por Jim Carrey, é um filme que tem como ponto de partida o problema da timidez.
Stanley Ipkiss é um sujeito comum que mora em Edge City e vive esbarrando com um problema sério: como é profundamente tímido, não consegue interagir com as mulheres.
Num dia qualquer encontra uma máscara de Loki - um deus escandinavo - boiando na água e, quando a experimenta, se transforma em outra pessoa. Essa nova criatura é o seu oposto: ousada, sem medos, com um humor peculiar.
Apesar da história levar ao limite a problemática de querermos ser outras pessoas, a verdade é que todos nós, algum dia, já pensamos em como deveria ser experimentar a vida de uma outra maneira, com uma máscara social diferente.
18. Eu não sou um homem fácil (2018)
A comédia francesa Eu não sou um homem fácil é extremamente contemporânea e traz como protagonista um machista convicto que, um belo dia, acorda com o mundo todo ao contrário: cercado de mulheres em lugares de poder.
Rimos dos estereótipos clássicos que são apresentados e vemos - permeado de muito riso - como estamos imersos em uma sociedade cheia de preconceitos de gênero.
Ao gargalharmos de Damien, e da relação que ele estabelece com a poderosa escritora Alexandra, acabamos por ser obrigados a pensar em quanto nós também somos vítimas e, ao mesmo tempo, perpetuamos esses preconceitos.
19. Douglas (2020)
A humorista canadense Hannah Gadsby ganhou repercussão mundial com o seu stand up Nanette. Douglas foi a mais recente produção da artista de stand up levada ao público através da Netflix.
Inovadora, Hannah mudou a maneira de se pensar o humor e conseguiu criar um estilo próprio, marcado pela coragem de se expor e por fazer da sua própria biografia material para, ao mesmo tempo, fazer rir e chorar.
A humorista foi capaz de denunciar, de uma forma profundamente original e bem humorada, a própria opressão que viveu ao ter se revelado lésbica. Ao falar sobre aqueles que riram dela, Hannah nos faz rir com ela. Enquanto Nanette é muito marcado pela autodepreciação, Douglas vai por outro caminho, embora ambos representem o que há de melhor no mundo da comédia contemporânea.
Em Douglas, gravado em Los Angeles, Hannah continua fazendo piadas sobre o patriarcado, sobre o sexismo, sobre as diferenças culturais entre americanos e australianos e sobre a ordem social ainda hoje vigente. O seu humor nasce, sobretudo, da observação, da forma particular como a humorista é capaz de olhar para o que está ao seu redor.
20. Whindersson Nunes - Adulto (2019)
Whindersson Nunes é um youtuber brasileiro de sucesso que foi convidado para estrear essa produção Netflix.
Em um palco 360º em um espetáculo tipo stand up, o comediante fala com o público de um jeito descontraído, extraindo humor das pequenas situações inusitadas do nosso cotidiano.
Se você gosta de comédias intimistas, que tratam de situações do dia a dia e apresentam um olhar bem humorado sobre a nossa rotina, essa produção da Netflix pode ser uma boa escolha!
21. Shrek (2001)
Um dos filmes de maior sucesso da Dream Works é Shrek, uma saga que já ganhou novos capítulos e se encontra disponível na Netflix. Apesar de inicialmente ser voltado para crianças, a verdade é que o protagonista verde encanta todas as idades.
Um herói improvável, Shrek é feio, ogro e solitário, mas possui um carisma ímpar! No lançamento da série, feito em 2001, ele tenta salvar a princesa Fiona - uma princesa também fora dos padrões de beleza tradicionais -, sempre na companhia do seu burro de estimação.
O filme de animação mistura aventura com muita comédia e acompanhamos a saga do herói para recuperar o que é seu por direito das mãos do vilão Lorde Farquaad.
22. Meu malvado favorito 2 (2013)
É praticamente uma unanimidade: os minions caíram nas graças de todos e nos fizeram gargalhar com um estilo desengonçado e peralta. A franquia fez tanto sucesso que não demorou muito para surgir o Meu malvado favorito 2.
O protagonista dessa aventura é Gru, um vilão de muda da água par ao vinho para cuidar das três filhas que adotou: Agnes, Edith e Margo.
Uma comédia para toda a família, Meu malvado favorito 2 encanta não só os pequenos espectadores como também os adultos que estão ao redor.
23. Os Goonies (1985)
Os Goonies se tornou um clássico muito divertido que fez a alegria de muitas crianças dos anos 80 e 90. Dirigido por Steven Spielberg, a trama de aventura acompanha um grupo de garotos em busca de um tesouro.
Os meninos adentram cavernas e enfrentam muitos desafios, contando coma ajuda do adorável Sloth, que eles conhecem durante a aventura. Esse é ótimo filme para relembrar a infância ou para apresentar ao público infanto-juvenil
24. De volta para o futuro (1985)
Outro clássico que alia comédia e aventura e está na Netflix é De volta para o futuro, dirigido por Robert Zemeckis. A história de viagem no tempo mostra o adolescente Marty McFly em uma grande aventura junto com o cientista Dr. Emmett Brown.
Usando um carro que foi transformado em máquina do tempo, Marty é transportado para o passado, antes de seus pais se conhecerem. Sua mãe se apaixona por ele, então ele terá que usar a inteligência para garantir que seus pais se casem e assim possibilitar sua própria existência.
O filme foi muito bem recebido quando estreou, foi indicado e venceu vários prêmios, assim como conquistou uma legião de fãs.
Você também pode se interessar:
- Comédias românticas na Netflix em 2021
- Filmes de ação e comédia para ver na Netflix
- Melhores filmes brasileiros de comédia
- Melhores filmes de comédia que você precisa ver
- Melhores filmes para assistir na Netflix este ano
- Melhores filmes de ação para ver na Netflix
- Filmes inteligentes para todos os gostos na Netflix
- Séries policiais para ver agora mesmo
- Filmes brasileiros de comédia para ver esse ano