21 Melhores séries para assistir na Netflix em 2022


Revisão por Laura Aidar
Escrito por Rebeca Fuks

É daqueles que não perde uma boa série? Fica perdido com a quantidade de ofertas disponíveis no serviço de streaming? Então essa lista foi feita pensando em você!

Selecionamos aqui as melhores séries da Netflix para maratonar esse ano. São comédias, dramas, produções de ação e conteúdos históricos.

1. Maid (2021)

série da Netflix Maid

Essa é uma das mais aclamadas séries dramáticas da Netflix de 2021. Baseada no livro de Stephanie Land Maid: Hard Work, Low Pay, and a Mother’s Will to Survive, traduzido como Superação: trabalho duro, salário baixo e dever de uma mãe solo, conta sobre a vida da autora, que na produção recebe o nome de Alex.

Alex é uma jovem humilde com uma filha pequena que sai da casa do namorado alcoólatra fugindo da violência doméstica. Ela vai para um abrigo de mulheres e passa a ganhar a vida trabalhando como faxineira.

É uma narrativa interessante para refletir sobre diversos temas de grande importância que não estão presentes só na sociedade norte-americana.

Nota do IMDB: 8,4

2. Doces Magnólias (2022)

série Doces Magnólias

Doces Magnólias é inspirada na obra literária de mesmo nome da escritora Sherryl Woods, que também é produtora da série. A primeira temporada foi lançada em 2020 e a segunda chegou na Netflix em 2022.

A trama exibe a vida e a amizade de três mulheres que se conhecem desde a adolescência e moram na Carolina do Sul. Acompanhamos os dilemas das amigas no que diz respeito ao trabalho, vida familiar e amorosa.

Nota do IMDB: 7,4

3. Sweet Tooth (2021)

série sweet thoot

A produção é baseada na série de HQ homônima da DC Comics. Se passa em um futuro distópico em que existe uma raça que mistura humanos e animais.

Assim, acompanhamos Gus, um menino-cervo que vive na floresta fugindo da humanidade, que persegue os seres híbridos. Gus permanece dez anos isolado, até que resolve sair para ver o mundo e tentar encontrar sua mãe desaparecida.

Uma história encantadora para crianças e adultos.

Nota do IMDB: 7,8

4. Inventando Anna (2022)

Inventando Anna

Em fevereiro de 2022 foi lançada na Netflix a série biográfica Inventando Anna, idealizada por Shonda Rhimes.

A história conta sobre Anna Sorokin, uma impostora russa que se se apresentava como Anna Delvey e conseguiu enganar a elite estadunidense, deixando dívidas em diversos estabelecimentos.

A série também apresenta várias situações ficcionais, mas dá uma panorama sobre quem é essa curiosa figura, uma garota vinda da classe média da Rússia que se passa por uma rica herdeira alemã.

Nota do IMDB: 6,9

5. Round 6 (2021)

série round 6

Round 6 (Squid Game, no original) é uma produção sul-coreana dirigida por Hwang Dong-hyuk que vem fazendo sucesso entre o público e crítica.

Lançada no final de 2021, a narrativa surpreende ao trazer drama e suspense em um thriller onde um grupo de pessoas já sem esperanças aceita participar de um jogo perigoso em que as conseguências podem ser fatais.

Nota do IMDB: 8,0

6. Stranger things (2019)

série stranger things

Para os nostálgicos da década de 80 essa é série ideal pois traz diversas referências da época.

Ambientada em uma cidade imaginária, mostra os acontecimentos intrigantes do lugar após o desaparecimento misterioso do garoto Will.

Seus amigos e sua família passam a procurar-lo e descobrem um mundo invertido e muitos perigos.

A série é uma idealização dos irmãos Matt e Ross Duffer e sua primeira temporada estreou em 2016 na Netflix, se tornando um sucesso. A quarta temporada tem estreia em 2022.

Nota do IMDB: 8,4

7. Arcane (2021)

Aracne série netflix

Arcane é baseada no jogo League of Legends e mostra a origem dos personagens, focando principalmente em Vi e Jinx. Com duas temporadas, a história mostra a contradição entre a próspera cidade de Pitlover e a decadente Zaun. Há também uma tecnologia chamada hextech que permite que as pessoas controlem a energia mágica do lugar.

Uma série imperdível tanto para os amantes de videogame quanto para qualquer pessoa que queira mergulhar no universo fantástico de Arcane.

Nota do IMDB: 9,1

8. O paraíso e a serpente (2021)

série o paraíso e a serpente

A história real do serial killer e golpista Charles Sobhraj é abordada nessa série britânica que estreou na Netflix em 2021. Charles foi um francês que na década de 70 viajou pela Tailândia, Nepal e Índia e aniquilou turistas "hippies", assumindo suas identidades.

A série é uma produção da Netflix em conjunto com a BBC e conta com ótimas interpretações.

Nota do IMDB: 7,6

9. Young Royals (2021)

série Young Royals

Criado por Lisa Ambjörn, esse seriado sueco estreou em julho de 2021 e terá segunda temporada em 2022.

A trama gira em torno da vida do príncipe Wilhelm durante sua estadia no internato Hillerska. Lá ele se depara com outras experiências e pode investigar quais são os seus desejos, longe das obrigações da realeza.

Nota do IMDB: 8,5

10. O gambito da rainha (2020)

o gambito da rainha série

O Gambito da rainha foi a série mais assistida na Netflix em 2020, sendo aclamada pelo público e crítica, vencendo 11 Emmys em 2021.

Conta a história de Beth Harmon, uma garota órfã que se torna um sucesso no xadrez na década de 60 e vence os melhores enxadristas russos em plena Guerra Fria.

Nota do IMDB: 8,6

11. The Crown (2020)

A série biográfica histórica se passa durante o reinado da Rainha Elizabeth II e mostra os bastidores da corte: as traições, os romances, as rivalidades, as vinganças, os desafios políticos.

A história se inicia com a rainha - a filha do rei George VI - recém-casada, aos 25 anos, recebendo a notícia de que irá ser líder da monarquia mais reconhecida do planeta.

Assistimos o seu drama pessoal e, ao mesmo tempo, vemos uma fotografia da época dos meandros vividos no Palácio de Buckingham.

The Crown, que já está na quarta temporada, recebeu três Globos de Ouro: um como a melhor série dramática e dois de melhor atriz em série dramática (Olivia Colman e Claire Foy).

Nota do IMDB: 8,6

12. Atypical (2021)

Já imaginou o que se passa dentro da cabeça de um menino autista? É essa a premissa da série que tem como protagonista o menino Sam, um adolescente de 18 anos que se vê em apuros ao ter que lidar com o mundo real.

A comédia dramática traz episódios que para o adolescente "normal" seriam banais, mas que são processadas por Sam, um rapaz fora da caixa, de modo muito inusitado.

Engraçada, criativa, original - e por vezes dramática - Atypical nos convida a olhar para o mundo de outra maneira.

Nota no IMDB: 8,3

13. Sex Education (2020)

O protagonista da série Sex Education é Otis, um adolescente com pais pouco convencionais - o pai do rapaz é escritor e a mãe é sexóloga.

De tanto ouvir os conselhos da mãe terapeuta, Otis aprende a lidar com uma série de dramas íntimos e acaba por ajudar os seus colegas de classe que têm problemas sexuais semelhantes aos dos pacientes da mãe, que mantém um consultório em casa.

A série inglesa, repleta de humor, narra as aventuras do rapaz que está entrando na vida adulta - numa confusão de hormônios e afetos.

Nota no IMDB: 8,3

14. Orange Is The New Black (2019)

A série norte-americana se passa em um presídio feminino Litchfield de segurança máxima e tem como protagonista a consultora-executiva Piper Chapman, um nova iorquina que é condenada a 15 meses de prisão por ter se envolvido com o tráfico de drogas.

Apesar da história central girar em torno de Piper, a série acaba por retratar a vida de diversas outras mulheres que acabaram encarceradas. Ficamos conhecendo os bastidores da prisão e o cotidiano pesado que as detentas tem que enfrentar.

Embora se trate de um drama, os episódios tem rasgos de comédia. A série OITNW levanta uma série de problemas sociais como a imigração ilegal, o preconceito e a questão do tráfico de drogas.

Nota no IMDB: 8,0

15. Shtisel (2021)

A série israelense narra os bastidores dos Shtisel, uma família haredi - religiosa - que vive em Geula um bairro ultra-ortodoxo de Jerusalém.

Assistimos ao longo da série o cotidiano da família e os problemas que vão enfrentando com o passar do tempo dada as imposições religiosas.

Acompanhamos a tragédia pessoal de Shulem, o patriarca, e também dos seus filhos e netos.

A série nos apresenta um universo completamente diferente daqueles que estamos habituados a ver e nos introduz a um mundo internamente novo. Se você é um curioso por novas culturas, Shtisel é uma série a não perder!

Nota no IMDB: 8,6

16. Black Mirror (2019)

A premiada série inglesa Black Mirror arrebatou seis Emmys e conseguiu a façanha de ser aclamada tanto pela crítica quanto pelo público.

A série, de ficção científica, conta com episódios independentes que narram como inovações tecnológicas mudam o cotidiano das pessoas numa realidade futurista.

Todos os episódios têm um elenco diferente e contam uma história autônoma dando diferentes perspectivas sobre um futuro que não parece ser assim tão distante.

Nota do IMDB: 8,8

17. House of Cards (2018)

A série norte-americana House of cards narra os bastidores do poder apresentando para o público um drama político bastante realista.

A ambição, as traições, a promiscuidade, as vinganças e as questões éticas são o tempo todo levantadas pela série, que sublinha principalmente o problema da corrupção nos Estados Unidos.

Os interessantes personagens, movidos quase que unicamente pelo desejo de poder, fazem com que os espectadores se questionem sobre as reais motivações dos políticos.

Nota no IMDB: 8,7

18. Nada Ortodoxa (2020)

Nada Ortodoxa

A série Unorthodox, produzida pela Netflix, tem como protagonista Esther (também chamada de Esty), uma menina criada numa comunidade ultraortodoxa em Nova Ioque.

Apesar de ter sido educada para seguir os preceitos religiosos e se tornar esposa e mãe, Esty não se identifica com aquele universo e aproveita uma oportunidade para fugir. É em Berlim que ela se refugia e procura criar para si uma nova história.

A série da Netflix foi baseada na autobiografia de Deborah Feldman - um best-seller norte-americano - e tem apenas quatro episódios.

Nota no IMDB: 8,0

19. La Casa de Papel (2020)

A primeira série espanhola dessa lista nos conta a história de um roubo acontecido na Casa Nacional da Moeda da Espanha.

Ao todo, oito ladrões (regidos pelo mandante do crime, o "Professor", que está do lado de fora), fazem uma série de reféns ao invadirem o edifício público.

A ideia do crime é imprimir notas, com a ajuda dos reféns, e sair da Casa da Moeda sem machucar ninguém. No entanto, com o clima de tensão entre os assaltantes e o atrito gerado com os reféns, o plano começa a não dar tão certo conforme era esperado.

Casa de papel tem sido um fenômeno de audiência mundial e já vai na quarta temporada.

Nota no IMDB: 8,2

20. Fauda (2020)

A série israelense de aventura traz um agente secreto infiltrado, já aposentado, do exército de Israel, que retorna ao campo de batalhas para capturar um terrorista palestino que julgava ter executado, mas que afinal estava vivo.

A série fala sobre o conflito contemporâneo entre judeus e árabes e se passa numa tensa paisagem marcada por conflitos históricos que atravessam gerações.

Nota no IMDB: 8,2

21. Versailles (2018)

Versailles

A única série francesa dessa lista é uma ficção histórica passada durante a construção do famoso Palácio de Versalhes.

Vemos a corte de Luís XIV e os bastidores do poder permeado por traições, vinganças e casos de amor.

O rei Luís começa a construir o seu palácio - que irá se tornar dos mais importantes e luxuosos do mundo - aos 28 anos.

Na série, temos ideia da sua personalidade complexa, para se ter uma noção do drama retratado: Luís chegou a ter um caso com a cunhada, Ana, que era casada com o seu irmão Filipe I.

Nota no IMDB: 7,9

Veja também:

Laura Aidar
Revisão por Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.
Rebeca Fuks
Escrito por Rebeca Fuks
Formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), mestre em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutora em Estudos de Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018).