18 melhores séries brasileiras que são imperdíveis


Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual

As séries nacionais têm ganhado cada vez mais a atenção do público, tanto no país como no fora dele. A maioria está nos catálogos da Netflix, Prime Video ou na Globoplay.

Por isso, fizemos uma seleção de grandes séries para você maratonar, tanto atuais como algumas mais antigas, que se tornaram clássicos.

1. Bom dia, Verônica

Lançamento: 2020
Temporadas: 3
Onde assistir: Netflix

Nesse thriller impactante, acompanhamos a policial Verônica Torres em missões muito perigosas.

Ela busca desvendar um caso envolvendo um predador de mulheres na primeira temporada. Na segunda, Verônica investiga uma seita religiosa e na terceira, lançada em 2024, a policial se dedica a investigar um orfanato.

Bem aceita pelo público, a série traz grande elenco e é baseada em um livro de Andrea Killmore.

2. Cidade Invisível

Lançamento: 2020
Temporadas: 1
Onde assistir: Netflix

Uma das séries brasileiras de sucesso é Cidade Invisível. Produzida pela Netflix, foi ao ar em 5 de fevereiro de 2021, agradando tanto o público que foi uma das produções mais vistas na plataforma naquele mês, inclusive fora do Brasil.

Quem assina o roteiro é Raphael Draccon e Carolina Munhóz e a criação é de Carlos Saldanha.

A história mistura fantasia e suspense policial ao apresentar os personagens do folclore brasileiro de uma maneira inusitada e às vezes sombria. A segunda temporada de Cidade Invisível já foi confirmada.

3. Coisa Mais linda

  • Lançamento: 2019
  • Temporadas: 2
  • Onde assistir: Netflix

Lançada em março de 2019, Coisa Mais Linda é uma série da Netflix de Giuliano Cedroni e Heather Roth.

Se passa no Rio de janeiro no final dos anos 50 e tem como assuntos principais a música (em especial a bossa nova) e a força feminina, através das personagens Malu, Adélia, Lígia e Teresa.

Muito bem recebida, alcançou projeção como uma das melhores séries brasileiras no seu ano de estreia, sendo escolhida como uma das 30 melhores produções da Netflix pela revista estadunidense Variety.

4. Sessão de Terapia

  • Lançamento: 2012
  • Temporadas: 5
  • Onde assistir: Globoplay

Para quem se interessa por temas profundos e pela complexidade psicológica, com certeza essa é uma série imperdível.

Dirigida por Selton Melo, apresenta o cotidiano de trabalho de um terapeuta, revelando os dramas de seus pacientes. Acompanhamos as sessões de terapia de diversos personagens e a do próprio terapeuta.

A ideia para a produção surgiu de séries estrangeiras como a israelense Be Tipul e a norte-americana In Treatment.

A série foi ao ar de 2012 até 2014 pelo canal GNT, retornando em 2019. Posteriormente, no final de 2020 começaram as gravações para a quinta temporada, que estreou no canal Globoplay em junho de 2021.

5. Sob pressão

  • Lançamento: 2017
  • Temporadas: 4 e um especial
  • Onde assistir: Globoplay

Sob Pressão é para quem gosta de dramas médicos, cheios de tensão e luta contra a morte.

Estreou na Globo em 2017, exibindo 3 temporadas e um especial de um episódio. Criada por Luiz Noronha, Claudio Torres, Renato Fagundes e Jorge Furtado, foi baseada no filme de mesmo nome e no livro Sob Pressão: A Rotina de Guerra de Um Médico Brasileiro, de Marcio Maranhão.

Conta sobre a dura rotina de dois médicos no subúrbio do Rio de Janeiro e seus desafios.

A produção foi muito elogiada e premiada, apesar de sofrer críticas do Conselho Regional de Enfermagem pela invisibilidade da profissão.

6. Homens

  • Lançamento: 2019
  • Temporadas: 2
  • Onde assistir: Amazon Prime Video

Essa divertida comédia assinada por Fábio Porchat estreou em 2019 e teve a segunda temporada lançada em 2020.

Mostra a amizade de quatro homens na casa dos 30 anos e suas relações amorosas, seus pensamentos machistas e a busca de desconstrução para se tornarem homens melhores. Acontece que isso não é tão simples, pois como diz o slogan da produção: “Os tempos mudaram, eles ainda não”.

Uma das melhores séries de comédias dos últimos tempos, que merece ser vistas por pessoas de todos os gêneros.

7. Hebe

  • Lançamento: 2019
  • Temporadas: 1
  • Onde assistir: Globoplay

Idealizada por Carolina Kotscho, Hebe traz Andrea Beltrão no papel da icônica apresentadora brasileira que conquistou gerações.

Sua história é exibida de maneira a se mesclar com a própria história do Brasil, já que ela teve uma longa carreira.

Hebe é mostrada como uma mulher controversa, transgressora e corajosa, para a surpresa de alguns.

Uma série da Globoplay que vale ser vista, principalmente pela interpretação impecável de Beltrão.

8. O Auto da Compadecida

  • Lançamento: 1999
  • Temporada: 1

o auto da compadecida série

O Auto da Compadecida não poderia ficar de fora dessa lista, por ser uma das minisséries brasileiras de maior destaque e reconhecimento do público e da crítica. Foi ao ar em janeiro de 1999 e apresentou 4 episódios, transformados em filme um ano depois (que pode ser visto no Telecine Play).

A história é baseada na peça de teatro de mesmo nome de Ariano Suassuna e foi idealizada por Guel Arraes, Adriana Falcão e João Falcão.

Apresenta Matheus Nachtergaele e Selton Melo nos papéis de João Grilo e Chicó, dois amigos que usam da esperteza para sobreviver em meio ao árido sertão nordestino na década de 30.

9. Irmandade

  • Lançamento: 2019
  • Temporadas: 1
  • Onde assistir: Netflix

Com produção da Netflix, Irmandade foi lançada em 2019 e conta sobre uma facção criminosa na década de 90.

A história é uma ficção. Nela acompanhamos Cristina, uma advogada que acaba descobrindo que seu irmão desaparecido, vivido por Seu Jorge, é hoje líder de uma facção e está preso.

Assim, a trama aborda assuntos delicados em torno da marginalidade, racismo, justiça, violência (inclusive a estatal) e lei.

Uma série idealizada e dirigida por Pedro Morelli que traz bons questionamentos e ótimas interpretações.

10. Doce de Mãe

  • Lançamento: 2014
  • Temporadas: 1
  • Onde assistir: Globoplay

Doce de Mãe é uma série no formato sitcom exibida pela Rede Globo em 2014. Com 14 episódios, a criação é de Ana Luíza Azevedo e Jorge Furtado.

A produção traz leveza e entretenimento, com doses de humor na medida certa ao apresentar Dona Picucha, uma senhora de 85 anos, e sua relação com os quatro filhos.

O elenco foi muito bem escolhido, trazendo grandes nomes como Fernanda Montenegro, Marco Ricca, Louise Cardoso, Matheus Nachtergaele, Drica Moraes, Mariana Lima e Daniel de Oliveira.

Com ótima repercussão, a série foi indicada a vários prêmios, recendo o Emy Internacional de melhor comédia em 2015.

11. Aruanas

  • Lançamento: 2019
  • Temporadas: 2
  • Onde assistir: Globoplay

Nessa série dramática de 2019, o assunto principal gira em torno da preservação ambiental. Idealizada e dirigida por Estela Renner, foi gravada em Manaus, no Amazonas.

Conta sobre quatro mulheres que trabalham em uma ONG e lutam pela preservação do solo e do rio.

Os assuntos que envolvem suas vidas pessoais também são intercalados ao ativismo, trazendo uma mistura interessante entre o universo particular e coletivo.

12. Sankofa: a África que te habita

  • Lançamento: 2020
  • Temporadas: 1

Essa é uma série documental feita pelo fotógrafo César Fraga e pelo professor e escritor Maurício Barros. Nela acompanhamos os dois em uma longa viagem por vários países africanos a fim de encontrar conexões entre o Brasil e África.

Tendo como assunto o tráfico negreiro, os amigos passam pelos países onde essa prática era comum, de onde milhares de pessoas foram arrancadas para abastecer a mão de obra no Brasil colonial.

São 10 episódios de 25 minutos, sendo que cada um mostra um país, sua cultura e as reflexões dos viajantes, além das belíssimas imagens captadas por César Fraga e da participação de Zezé Mota narrando contos mitológicos.

Uma produção muito bem feita sobre as relações historiográficas entre África e Brasil, que merece ser vista por todos.

13. Guerras do Brasil.doc

  • Lançamento: 2019
  • Temporadas: 1
  • Onde assistir: Netflix

série Guerras do Brasil

Guerras do Brasil.doc é outra série documental sobre a história brasileira, dessa vez abordando os diversos conflitos existentes no país.

São apenas 5 episódios de cerca de 25 minutos cada que trazem as Guerras de Conquista, Destruição de Palmares, Guerra do Paraguai, Revolução de 30 e a formação do crime organizado.

Idealizada por Luiz Bolognesi para o canal Curta!, a série é uma ferramenta de estudo muito rica, pois aborda os assuntos de uma forma séria, mas, ao mesmo tempo, dinâmica, que prende o espectador.

14. Manhãs de Setembro

  • Lançamento: 2021
  • Temporadas: 2
  • Onde assistir: Amazon Prime Video

Com direção de Luís Pinheiro e Dainara Toffoli, Manhãs de Setembro estreou na Amazon Prime em junho de 2021. O elenco traz ótimos atores e atrizes, como Gero Camilo, Karine Teles, Paulo Miklos, Thomas Aquino e a estreia da cantora Liniker como protagonista.

Liniker vive Cassandra, uma mulher transsexual que está um bom momento da vida pessoal e profissional quando descobre que tem um filho de 10 anos, fruto de um antigo namoro com Leide. A presença do garoto desestabiliza Cassandra.

Assim, a história traz muitos assuntos delicados de maneira generosa e afetuosa.

15. 3%

  • Lançamento: 2016
  • Temporadas: 4

Nessa história de ficção científica, vemos um futuro distópico no qual as pessoas são separadas em dois "mundos". Um desses lugares, Maralto, é repleto de oportunidades; o outro é completamente devastado e miserável.

Ao completar 20 anos, as pessoas têm a chance de chegar à Maralto por meio de uma selação, mas somente 3% obtém sucesso.

Idealizada por Pedro Aguilera, a série é a primeira produção brasileira original da Netflix.

16. A Casa das Sete Mulheres

  • Lançamento: 2003
  • Temporadas: 1

A casa das sete mulheres

Essa é uma minissérie da Globo que fez muito sucesso nos anos 2000. É baseada no livro homônimo de Letícia Wierzchowski. Assinada por Maria Adelaide Amaral e Walther Negrão, a história é um romance histórico que aborda a Revolução Farroupilha.

Mostra a vida de sete mulheres da família de Bento Gonçalves, o líder da Revolução. É através do olhar dessas mulheres que uma parte da história do Brasil é contada, revelando seus amores, desejos e frustrações.

Trouxe como atriz revelação Camila Morgado, que interpretou brilhantemente Manoela, uma das irmãs.

A produção ganhou muitos prêmios, se destacando na época em que foi ao ar e sendo lembrada até hoje.

17. Super Drags

  • Lançamento: 2018
  • Temporadas: 1
  • Onde assistir: Netflix

Super Drags é uma animação para adultos, criada por Anderson Mahanski, Fernando Mendonça e Paulo Lescaut, e lançada em 2018.

Conta sobre três amigos que trabalham em um emprego chato e convencional, com um chefe implicante.

Mas a noite eles se transformam em heroínas, as Super Drags Lemon Chiffon, Safira Cian e Scarlet Carmesimem.

Com dublagens de Plabllo Vittar, Wagner Follare, Sérgio Cantú, Fernando Mendonça e Guilherme Briggs, a produção teve boa repercussão na crítica, vencendo o Prêmio Le Blanc de melhor animação.

18. Os normais

  • Lançamento: 2001
  • Temporadas: 3
  • Onde assistir: Globoplay

série Os normais

O casal Rui e Vani ficou muito conhecido no início dos anos 2000.

Interpretados por Luís Fernando Guimarães e Fernanda Torres, eles divertiram uma geração inteira com as inusitadas situações presentes na vida de um casal pouco convencional, mas que o público se identifica muito.

Com três temporadas, a série foi escrita por Fernanda Young e Alexandre Machado e teve direção de José Alvarenga Junior. Recebeu o prêmio de melhor programa humorístico de 2002 pelo Troféu Imprensa e em 2003 foi lançado o longa-metragem Os Normais: O Filme.

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.