12 melhores sitcoms de todos os tempos


Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora e artista visual

Quem gosta de programas de comédia certamente já maratonou algumas dessas séries. O termo sitcom é originado de situation comedy, ou seja “comédia de situação”, e é usado para caracterizar os seriados onde existem personagens vivendo situações corriqueiras em ambientes comuns, como em casa, no trabalho, com amigos e familiares.

Uma característica recorrente nesse tipo de programa é o fato de boa parte deles ser gravada com plateia e ter momentos em que as risadas do público são exibidas.

Na década de 90 esse tipo de série ficou muito famosa e foram diversas as produções que ganharam destaque.

Por isso, selecionamos as melhores sitcoms para você matar a saudade e algumas recentes também, colocadas sem seguir uma ordem cronológica ou de "qualidade".

1. Sienfield (1989-1998)

elenco da série Sienfield

Essa sitcom também é norte-americana e foi ao ar em 5 de julho 1989, permanecendo até 1998. Foi idealizada por Larry David e Jerry Seinfeld, que também protagoniza a história.

Se passa em Manhattan e tem como cenário um prédio onde mora um grupo de amigos de Jerry Seinfield.

Explorando os acontecimentos cotidianos e banais, a série apresenta situações onde aparentemente “nada” de relevante acontece, mas, por meio dos diálogos inteligentes e engraçados, consegue prender o público.

Inovadora para a época, é vista como um dos melhores seriados de todos os tempos pela crítica e conquistou muitos fãs. Atualmente pode ser vista na Netflix.

2. Os normais (2001-2003)

Homem e mulher sentados em série Os Normais

A sitcom brasileira de maior sucesso dos anos 2000 foi Os Normais. Uma criação de Fernanda Young e Alexandre Machado, a série mostrava de forma hilária a vida do casal Rui e Vani, interpretados por Fernanda Torres e Luis Fernando Guimarães.

Rui é um sujeito pacato que trabalha no setor de marketing de uma empresa, já Vani é uma vendedora atrapalhada e paranoica. Os dois desenvolvem uma relação onde o humor é fundamental e o público acaba se identificando com suas maluquices.

A série pode ser vista no Globopay.

3. Love (2016-2018)

Casal sentado no capô de um carro na série Love

Idealizada por Judd Apatow e Paul Rust, esse seriado apresenta as confusões emocionais de Mickey e Gus, um casal diferente do comum.

Mickey é uma garota atrevida, irreverente e um pouco problemática, enquanto Gus é um nerd introvertido. Eles estão se recuperando de relacionamentos anteriores e acabam se envolvendo. Também está no catálogo da Netflix.

4. Friends (1994-2004)

elenco da série Friends

Uma das séries de comédias mais bem sucedidas da TV norte-americana sem dúvida é Friends. Lançada em 1994, essa sitcom foi idealizada por David Crane e Marta Kauffman e contou com 10 temporadas e nada menos que 236 episódios.

A história conta sobre as aventuras de um grupo de amigos de vinte e poucos anos que vive em Nova York.

Com um humor inusitado, foi uma das mais vistas nos EUA, sendo lançada também em diversos países. No Brasil pode ser vista na Netflix.

5. That '70s Show (1998-2006)

Elenco de That ‘70s Show

That '70s Show explora também a vida um grupo de amigos, mas existe uma particularidade já evidenciada em seu próprio nome: a trama se passa nos anos 70.

Assim, os temas abordados com muito humor são os conflitos e acontecimentos que despontavam naquela década nos EUA, como a liberdade sexual, o feminismo, indústria de entretenimento, entre outras situações e reflexões dos personagens.

6. Sex Education (2019-)

elenco de Sex education

Mais atual, Sex Education é uma série britânica que estreou na Netflix em 2019 e tem 3 temporadas. Sucesso na plataforma de streaming, a trama gira em torno de Otis, um garoto tímido que tem uma mãe terapeuta sexual. Por isso, ele sabe muito sobre o assunto, mas apenas na teoria.

Ele decide montar uma clínica de aconselhamento em sua escola, contribuindo para a resolução das diversas questões de seus colegas que chegam até ele.

7. Blossom (1991-1995)

elenco da série Blossom

Essa série de comédia criada por Don Reo estreou em 1991 nos EUA e teve 5 temporadas.

A história é sobre Blossom, uma adolescente que se destaca em sua família pela inteligência e humor sarcástico. Ela mora com o pai e os irmãos e sonha em visitar a mãe, que foi para Paris tentar a vida de cantora.

No Brasil, foi exibida pelo SBT na década de 90, se tornando um sucesso.

8. Sabrina, aprendiz de feiticeira (1996-2003)

elenco da série Sabrina aprendiz de feiticeira

Exibida no Brasil no final da década de 90 e começo dos anos 2000, Sabrina, aprendiz de feiticeira foi um sucesso e deu origem a três filmes.

A personagem principal é Sabrina Spellman, uma bruxa adolescente que vive com suas tias e seu gato preto. Em seu aniversário de 16 anos, ela passa a ter poderes de feiticeira e conversar com gato Salem. Assim, precisa conciliar os conflitos comuns da idade com a magia.

9. Modern family (2009-2020)

elenco de modern family

Mostrando as particularidades de uma família nada convencional, essa série escrita por Christopher Lloyd e Steven Levitan foi ao ar em 2009 e tem 11 temporadas.

Conta sobre o cotidiano de um grupo de pessoas unidas por laços familiares e que vivem situações engraçadas, mas complexas. Temas como adoção, divórcio, preconceito contra estrangeiros, homoafetividade e outras questões da contemporaneidade estão muito presentes.

Por muito tempo o programa esteve na plataforma da Netflix, mas hoje pode ser visto na Fox Play, Star Plus e no Claro Now.

10. Mad about you (1992-1999)

elenco de Mad about you

Mostrando a rotina dos recém-casados Jamie e Paul, com seus conflitos e confusões, essa sitcom norte-americana foi traduzida no Brasil como Louco por você, sendo estrelada por Helen Hunt e Paul Reisier.

Os idealizadores do seriado são Paul Reiser e Danny Jacobson e o programa recebeu vários prêmios, inclusive indicações ao Emmy Awards como “melhor série de comédia”.

O seriado está disponível na Globoplay.

11. Grace and Frankie (2015-)

personagens da série Grace and Frankie

Esse drama cômico norte-americano é estrelado por duas grandes atrizes, a Jane Fonda e Lily Tomlin.

Elas são duas mulheres na casa dos 60 anos que se percebem em uma situação inusitada, pois seus maridos resolvem assumir a homossexualidade e declaram que vão se casar.

Assim, recém-divorciadas, elas desenvolvem uma relação de amizade conflituosa, mas cheia de humor e descobertas. As temporadas estão disponíveis na Netflix.

12. Um maluco no pedaço

elenco de Um maluco no pedaço

Com o título original de The Fresh Prince of Bel-air, a sitcom é uma criação de Andy e Susan Borowitz e tem como protagonista Will Smith em seu primeiro trabalho como ator.

Smith, que já era músico, alcançou ainda mais fama ao participar do seriado como Will. Na trama ele é um rapaz engraçado e inteligente que vai morar na casa dos tios ricos para sair de seu bairro pobre e fugir de confusões.

Assim, a história explora as contradições e impasses que surgem do choque de realidade entre Will e a família.

A série, que tem 6 temporada, fez grande sucesso no Brasil, sendo exibida no SBT nos anos 2000. Hoje pode ser vista na Globoplay.

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.