Frase Veni Vidi Vici


Rebeca Fuks
Rebeca Fuks
Doutora em Estudos da Cultura

A frase latina Veni. Vidi. Vici. foi atribuída a Julius Caesar que, após dura batalha, escreveu ao Senado Romano anunciando a sua conquista. Em português ela costuma ser traduzida para "Vim, vi e venci" e no inglês a tradução mais frequente é "I came, I saw, I conquered".

Contexto histórico da frase Veni. Vidi. Vici.

A frase Veni. Vidi. Vici. foi usada por Julius Caesar para se referir a vitória do seu exército sobre Farnaces II, rei do Ponto, em 47 a.C.

A oração pode ter duas interpretações distintas: por um lado pode ser lida como uma celebração de Julius Caesar, que de fato saiu vitorioso da batalha, por outro lado a frase pode ser lida como uma ameaça, uma maneira de Julius Caesar proclamar a potência do seu exército.

Sobre o autor, Julius Caesar

Gaius Julius Caesar foi um importante líder político e militar. Filho de Gaius Ceasar e Aurélia, nasceu em 12 de julho 100a.C., em Roma. Sua família era bastante respeitada e seu tio, Gaius Marius, possuía bastante influência política. 

Aos 16 anos, Julius Caesar perdeu o pai e passou a ajudar a mãe a criar suas duas irmãs. Dois anos mais tarde, casou-se com Cornélia e teve uma filha chamada Júlia. 

Conhecido pela sua inteligência estratégica e por sua educação privilegiada, Julius Caesar contribuiu para a expansão do império romano. Devido as suas conquistas bélicas, foi considerado um dos principais líderes militares do mundo.

Também foi celebrado como orador e escreveu alguns livros, diários e poemas.

julius caesar
Estátua de Julius Caesar.

Sobre a vida pessoal do líder

Conta-se que Julius Caesar foi amante de Cleópatra. Há quem diga também que o líder era bissexual e tenha vivido um caso com o rei Nicomedes IV da Bitínia.

Outra curiosidade diz respeito ao corte de cabelo, reza a lenda que Julius Caesar tinha vergonha da sua calvície, por isso possuía um corte de cabelo diferente. Até hoje os cabeleireiros usam a expressão "Caesar haircut".

No calendário, o mês de julho foi assim chamado em homenagem a Julius Caesar.

Filme sobre a vida de Julius Caesar

Se desejar conhecer um pouco mais sobre a vida desse importante líder romano assista o filme Caesar, uma biografia lançada em 2002 com direção de Uli Edel e atuação de Jeremy Sisto.

Conheça também

Rebeca Fuks
Rebeca Fuks
Formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), mestre em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutora em Estudos de Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018). Trabalhou durante dez anos como editora assistente e executiva em editoras no Brasil e em Portugal.