Pesadelos reais: descubra 7 filmes de terror que aconteceram de verdade


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista
Publicado em

Que tal elevar seus sustos com filmes de terror a outro nível? Afinal, saber que aquelas histórias contadas na ficção aconteceram na vida real torna tudo ainda mais assustador.

De exorcismo a bonecas amaldiçoadas, passando por assassinos em série sádicos, é impossível não gelar a espinha assistindo aos longas-mestragens que listamos a seguir.

Prepare a pipoca e embarque em uma jornada de horror que vai te deixar sem fôlego. Descubra a verdade por trás dos filmes que te farão dormir com a luz acesa!

O Exorcista (1973)

Onde assistir: Max

O longa-metragem é baseado no livro homônimo de William Peter Blatty, que narra um caso de exorcismo real, ocorrido em 1949. De acordo com reportagens da época, 48 pessoas presenciaram as sessões de esconjuração do adolescente de 14 anos, que teriam durado meses.

Apesar de, no filme, a protagonista ser uma garota, na realidade, o caso teria acontecido com menino que supostamente foi possuído por forças do mal após tentar entrar em contato com um parente próximo que havia falecido. Assim como mostrado no longa, ele teria falado línguas desconhecidas, levitado em sua cama e expelido objetos.

Bem-sucedido, a produção teve 10 indicações ao Oscar e até hoje é considerada uma referência quando se trata de filmes de terror. Vale destacar que, durante as filmagens, houve acontecimentos macabros nos bastidores, entre eles a morte de nove pessoas ligadas à produção e um incêndio nos estúdios.

Annabelle (2014)

Onde assistir: Max

Pessoas observam homem falar em torna de boneca de pano dentro de uma caixa de vidro
Boneca que inspirou filme Annabelle exposta no The Warrens' Occult Museum (Reprodução/Instagram @diarymisterisara)

Acredite se quiser, mas o filme Annabelle, que narra a história de uma boneca vintage que assombra a vida de um casal é, sim, inspirado em fatos reais. Se, no longa, é um marido quem presenteia a esposa com o brinquedo, na realidade, a boneca foi dada a uma estudante de enfermagem por sua mãe, em 1968.

A jovem e sua colega de quarto começaram a notar que ela mudava de posição e aparecia em lugares diferentes da casa sozinha. Sem falar nos arranhões que surgiram sem explicação pelo corpo de uma das meninas e a constante sensação de terror e medo.

Nas gravações, a equipe passou por vários sustos. Entre elas, a queda de um enorme lustre sobre o ator Joseph Bishara e um incêndio no cenário, que deve ter sido causado por uma vela esquecida acesa.

De acordo com demonologistas, a boneca foi possuída por um espírito mau. Atualmente, ficou em exposição no museu de The Warrens' Occult Museum até 2019, quando sua fundadora faleceu.

Psicose (1960)

Onde assistir: Globoplay e Oldflix

Esse clássico dos filmes de terror, dirigido por Alfred Hitchcock, foi inspirado no caso real de Ed Gein, um assassino em série norte-americano. Em 1957, o criminoso foi acusado pela morte de duas pessoas e suspeito pelo desaparecimento de outras cinco. O homem famoso por conservar parte dos corpos de suas vítimas e usá-los para criar objetos macabros.

Apesar de o longa não reproduzir fielmente os fatos, o diretor se baseou no perfil de Gein para criar o vilão Norman Bates. Ambos tinham uma relação distorcida com suas mães e sofriam de distúrbios psicológicos graves. O filme retrata o vínculo bizarro que o homem mantinha com os restos mortais de suas vítimas.

Vale destacar que as atrocidades cometidas chocaram tanto a sociedade na época que serviram de inspiração para outros dois filmes de terror de grande sucesso: O Massacre da Serra Elétrica e O Silêncio dos Inocentes.

Horror em Amityville (2005)

Casa branca de dois andares com gramado verde em frente
Casa retratada no filme Horror em Amityville atualmente (Reprodução/Instagram @author_cl_thomas)

O filme é baseado no livro de Jay Anson, que relata os eventos assustadores enfrentados por uma família em sua nova casa em Amityville, Nova York, em 1975. Após se mudarem, passaram a ser atormentados por eventos paranormais, desencadeando um ciclo de terror e violência.

Entre eles, luzes piscando, objetos movendo, arranhões misteriosos e deterioração da saúde mental. Eles não sabiam, entretanto, que, um ano antes, outra família havia sido brutalmente assassinada no local.

Assim como em outros filmes do gênero, há relatos de incêndios misteriosos no set de filmagens, entre outros incidentes. Apesar da narrativa bizarra, a residência já foi reformada e se tornou lar de várias outras famílias após o caso.

Zodíaco (2007)

Onde assistir: Max

Ccartas criptografadas com símbolos
Duas cartas reais enviadas pelo Zodíaco a jornais nos Estados Unidos (Domínio Público)

Zodíaco retrata o trabalho incessante para desvendar a identidade de um serial killer, que desafiava a polícia enviando cartas criptografadas para jornais locais. O filme faz com que os espectadores mergulhem com a equipe de investigação na tentativa de relevar quem é o assassino.

O próprio criminoso se deu o apelido de Zodíaco e usava símbolos que remetiam aos astros e horóscopos em suas mensagens enigmáticas. O homem, que atuou durante anos 1960 e 1970 nos Estados Unidos, usava disfarces e costumava atacar casais em áreas remotas, dentro de carros, usando faca ou arma de fogo.

O Exorcismo de Emily Rose (2005)

O filme tenso é baseado na história de uma jovem alemã que, em 1976, tomada por estranhos e violentos distúrbios, passou por uma série de exorcismos. A moça, entretanto, não resistiu e faleceu durante uma das sessões.

A produção retrata o julgamento do padre responsável. O longa reproduz supostos comportamentos que a garota teria tido enquanto possuída na vida real, como falar línguas estranhas, aversão a itens religiosos e machucar si mesma.

Como nas filmagens de outros filmes de terror, os bastidores de O Exorcismo de Emily Rose também tiveram situações assustadoras. Entre eles, incêndios misteriosos, falhas constantes em equipamentos e um incidente com uma dublê que quebrou a perna em três lugares.

Os Pássaros (1963)

Onde assistir: Globoplay, Max, Oldflix

O filme foi inspirado em um caso real de ataques de gaivotas na Califórnia, Estados Unidos, em 1961. O diretor Alfred Hitchcock teria se baseado em um artigo do jornal para criar a história.

Apesar da tensão do filme, onde as gaivotas atacam os habitantes de uma pequena cidade e causam até mortes, na vida real, o cenário foi menos drástico. As séries de ataques foram menos frequentes e intensas e não houve óbitos.

A causa da fúria das aves permanece um mistério tanto na ficção quanto na realidade. Enquanto no filme, a causa dos ataques nunca é explicitamente revelada, na realidade, acredita-se que as gaivotas tenham sido envenenadas por pesticidas.

Você também vai curtir:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries.