16 filmes de mistério que você precisa desvendar


Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora e artista visual

Filmes cheios de mistério estão entre os preferidos de quem adora um bom suspense. São produções que trazem enredos recheados de enigmas que desafiam o espectador.

Essas tramas, quando bem feitas, conseguem manter o interesse do público do começo ao fim, revelando seus segredos de forma surpreendente.

1. The soul (2021)

Onde assistir: Netflix

cartaz do filme The soul

Dirigido por Cheng Wei-hao, The Soul é uma co-produção entre China e Taiwan que traz um mistério policial a ser desvendado.

Feito em uma estética neo-noir, a narrativa se passa no futuro e tem como cenário um país do Leste Asiático.

O protagonista é um promotor que está trabalhando no caso de um inexplicável assassinato. Em meio à isso, ele e a esposa são surpreendidos com revelações que transformarão suas vidas.

2. Noitários de Arrepiar (2021)

Onde assistir: Netflix

cartaz do filme Noitários de arrepiar

Voltado para o público infanto-juvenil, esse é um longa que traz um roteiro inteligente e assustador na medida certa e ótimo para assistir em família.

Adaptado do livro de J.A. White, Nightbooks é seu título original. A história apresenta Alex, um menino que gosta muito de histórias de terror e acaba sendo capturado por uma bruxa má. Para poder voltar à sua antiga vida, ele precisará de muita criatividade para contar uma história arrepiante por dia.

A produção é dirigida pelo norte-americano David Yarovesky e traz o conhecido cineasta de suspense Sam Raimi na produção.

3. Bacurau (2019)

Onde assistir: Globoplay, Telecine, YouTube Filmes, Google Play

cartaz do filme Bacurau

Muito prestigiado no Brasil e internacionalmente, Bacurau foi idealizado e dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles.

A trama alia suspense, aventura e ação em uma história sobre poder e disputa no interior do nordeste.

Bacurau é o nome fictício de uma pequena cidade que enfrenta problemas de falta d’água e um dia não parece mais no mapa. Além disso, os moradores começam a sofrer misteriosos ataques de estrangeiros.

O filme foi um grande sucesso e recebeu importantes prêmios, sendo listado também como um dos melhores de 2020 pelo ex-presidente norte-americano Barack Obama.

4. Selva Trágica (2020)

Onde assistir: Netflix

cartaz do filmes Selva Trágica

Essa é uma produção mexicana da cineasta Yulene Olaizola. Se passa na fronteira entre México e Belize, ao leste da América Central em meio à selva tropical.

Drama e mistério envolvem a trama, trazendo elementos sobrenaturais e místicos em um cenário fantástico evidenciado pela bela fotografia.

Agnes é uma jovem que foge de um casamento forçado e se depara com um grupo de seringueiros. Com o tempo, eles se dão conta que não estão sozinhos naquele lugar.

Com críticas favoráveis, o longa possui um ritmo mais lento, mas que merece ser visto e contemplado.

5. A Febre (2019)

Onde assistir: YouTube Filmes, Google Play, Netflix

cartaz do filme A febre

Co-produzido por Brasil, Alemanha e França, A febre foi dirigido por Maya Da-Rin e traz atores indígenas em uma trama de suspense e drama.

Aborda a questão indígena e se passa em Manaus, no Amazonas. Justino é um integrante do povo Desana que deixou sua tribo ainda jovem e foi para a capital. Ele é segurança em um porto de cargas e mora com a filha, que se divide em muitos empregos.

Um dia, Justino é acometido por uma misteriosa febre, enquanto surgem boatos de uma estranha criatura na região.

Um filme com uma história original e que foi bem recebido pela crítica, concorrendo e vencendo festivais e prêmios nacionais e internacionais.

6. Lost Girls - Os Crimes de Long Island (2020)

Onde assistir: Netflix

cartaz do filme Lost Girls

Lost Girls - Os Crimes de Long Island apresenta uma história de um caso real ocorrido em 2010 e se baseou no livro homônimo de Robert Kolker.

O longa-metragem exibe o drama de uma mãe em busca de saber o que aconteceu com sua filha, desaparecida misteriosamente. Sua insistência por esclarecimentos leva à descoberta de outros crimes.

A direção é da renomada documentarista Liz Garbus - sendo seu primeiro filme de ficção - e aborda o descaso das autoridades estadunidenses ao tratar de crimes contra populações marginalizadas, como feminicídos de prostitutas.

7. Enola Holmes (2020)

Onde assistir: Netflix

cartaz do filme Enola Holmes

O longa é baseado na obra literária de mesmo nome de Nancy Springer. Apresenta Enola, uma adolescente corajosa que não mede esforços para encontrar sua mãe desaparecida.

A jovem é irmã do famoso detetive Sherlock Holmes, mas logo percebe que não poderá com a ajuda dele.

O filme teve boa aprovação do público, pois traz momentos divertidos em meio a uma trama de mistério e investigações.

8. Durante a tormenta (2019)

Onde assistir: Netflix

cartaz do filme Durante a tormenta

Viagem no tempo é sempre um bom tema para os filmes de mistério. Nesse longa do espanhol Oriol Paulo, esse é o mote, em que são criadas três linhas temporais para contar sobre Vera Roy.

Vera se mudou com a filha e o marido para uma casa misteriosa. Lá, encontra fitas cassetes do antigo morador e consegue estabelecer uma comunicação com o garoto. O acontecimento surpreendente transformará a vida de todos.

9. Parasita (2019)

Onde assistir: Telecine, YouTube Filmes, Google Play

cartaz do filme Parasita

O thriller sul-coreano Parasita é uma das produções de enorme de sucesso dos últimos tempos.

Vencedor da Palma de Ouro, em Cannes, e do Oscar em 2020, o longa foi dirigido por Bong Joon-ho e traz drama, suspense e comédia.

Mostra as relações desiguais entre uma família pobre e uma família rica. Os integrantes da família Kim vivem em um local insalubre, abaixo do nível da rua, e precisam lidar com muitas dificuldades para sobreviver.

Quando conhecem a família Park, criam várias estratégias para se infiltrarem na mansão, se tornando essenciais para o funcionamento da casa. Assim, em dado momento, os acontecimentos fogem do controle, criando uma teia de segredos e mentiras.

3. Rebecca, a mulher inesquecível (2020)

Onde assistir: Netflix

cartaz do filme Rebecca

A história de uma jovem de origem simples que se casa com um magnata e vai viver em sua mansão. Lá, ela é assombrada pela ex-esposa do marido, falecida anos antes.

Essa é a trama de Rebecca, a mulher inesquecível, narrativa criada em 1938 por Daphne du Maurier no livro de mesmo nome. Em 1940 a história foi levada para o cinema pelo famoso cineasta de suspense Alfred Hitchcock.

Então em 2020 o remake do filme de Hitchcock foi feito com a direção de Ben Wheatley e combina suspense, drama e romance.

11. Armadilha do tempo (2018)

Onde assistir: Netflix

cartaz do filme Armadilha do tempo

Time Trap é o nome original dessa ficção científica que mistura aventura e ação. Com direção de Ben Foster e Mark Dennis, o filme mostra um grupo de jovens que decide procurar por seu professor de arqueologia. Assim, eles adentram uma caverna misteriosa e ficam presos no lugar.

É então que eles se dão conta de que o tempo ali passa de uma forma diferente.

12. O guardião invisível (2017)

Onde assistir: Netflix

cena do filme O guardião invisível

Esse é um suspense policial baseado no livro de mesmo nome de Dolores Redondo. Feito em parceria entre Espanha e Alemanha, tem direção de Fernando González Molina.

Apresenta a inspetora de polícia Amaia Salazar em uma difícil investigação sobre uma série de assassinatos de jovens mulheres. Seus corpos são sempre encontrados nus com os cabelos penteados.

Assim, Amaia precisa descobrir quem é o serial killer que vem atormentando o lugar, ao mesmo tempo em que lida com problemas pessoais do passado.

13. A chegada (2016)

Onde assistir: Netflix, Amazon Prime Video, YouTube Filmes, Google Play, Globoplay

cartaz do filme A chegada

O filme norte-americano foi inspirado em um conto de Ted Chiang de 1999 chamado Story of your live.

A ótima direção ficou a cargo de Denis Villeneuve e o filme está inserido nos gêneros ficção científica, suspense e drama.

O enredo traz o conflito entre os seres humanos e extraterrestres, numa tentativa de comunicação para desvendar qual a intenção dos alienígenas.

Aclamado pela crítica e pelo público, A chegada concorreu à diversas categorias do Oscar e recebeu outros prêmios importantes.

14. Aquarius (2016)

Onde assistir: Netflix, Globoplay, Telecine, YouTube Filmes, Google Play

cartaz do filme Aquarius

Uma das produções de sucesso do brasileiro Kleber Mendonça Filho é Aquarius. Lançada em 2016, traz Sonia Braga como Clara, uma mulher de classe média que vive em um prédio na orla do Recife.

Ela é a última moradora do edifício e precisa lidar com o assédio de uma grande construtora que insiste em comprar o imóvel.

O filme recebeu muitas críticas positivas e concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes, além de concorrer a outros prêmios internacionais.

15. A pele que habito (2011)

Onde assistir: Now

cena do filme A pele que habito

O filme espanhol A pele que habito é uma criação de Pedro Almodóvar. A trama mistura muito bem suspense, mistério e drama, como é típico das produções desse aclamado diretor.

Inspirado pelo livro Mygale (1995), do francês Thierry Jonquet, recebeu elogios da crítica e concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Antonio Bandeiras é o ator que dá vida à Robert Ledgard, um cirurgião plástico que vive atormentado pela perda da esposa, morta após um acidente que lhe deixou com graves queimaduras.

Sua curiosa relação com Vera é o grande mote da trama, que traz questionamentos sobre ética e estética.

16. Ensaio sobre a cegueira (2008)

cartaz do filme Ensaio sobre a cegueira

Ensaio sobre a cegueira estreou em 2008 e é uma adaptação cinematográfica do livro de mesmo nome do renomado escritor português José Saramago, publicado em 1995.

Dirigida pelo brasileiro Fernando Meirelles, essa é uma co-produção entre Brasil, Canadá, Japão, Reino Unido e Itália.

Conta sobre uma misteriosa doença contagiosa que deixa as pessoas cegas. Assim, em pouco tempo o caos se instala e é preciso que as pessoas fiquem em quarentena em um local vigiado por seguranças armados.

O filme foi bem recebido pela crítica e ganhou prêmios. Além disso, o próprio Saramago declarou ter gostado bastante e se disse emocionado após assistir a produção.

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.