Os 12 melhores livros de suspense que você precisa conhecer


Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes

Nada como uma boa história de mistério para captar a sua atenção e prender você até ao final! Neste conteúdo, vamos reunir indicações de alguns dos melhores livros de suspense de todos os tempos, vindos de várias partes do mundo.

Se você é fã de narrativas que brincam com os nervos e deixam o coração acelerado, estas são as nossas sugestões de obras que precisa conhecer:

1. Garota Exemplar (2012)

Livro Garota exemplar.

Garota Exemplar é um livro da escritora norte-americana Gillian Flynn (1971) que atingiu uma grande popularidade internacional com a adaptação cinematográfica de 2014.

Trata-se de uma história de suspense que lida com temáticas como os relacionamentos e a vingança. No dia do quinto aniversário de casamento, Nick chega em casa e descobre que a esposa, Amy, sumiu sem deixar rastro.

O caso se torna muito popular na mídia e o público começa a desconfiar que Amy terá sido assassinada, apontando o marido como principal suspeito.

2. Caixa de Pássaros (2014)

Caixa de Pássaros

O primeiro livro do músico norte-americano Josh Malerman, Caixa de Pássaros fez um enorme sucesso e foi adaptado para o cinema em 2018, num longa-metragem distribuído pela Netlix.

A obra de suspense e terror psicológico é contada na perspectiva de Malorie, uma mulher que sobrevive com os dois filhos num cenário apocalíptico, no qual a maioria da população enlouqueceu depois de ter visto alguma coisa.

Assolados pelo medo, eles precisam se deslocar para algum lugar onde possam ficar seguros, mas a jornada é ainda mais arrepiante quando você não sabe do que está fugindo...

3. O Silêncio dos Inocentes (1988)

Livro O Silêncio dos Inocentes.

Eternizado pelo filme homônimo de 1991, O Silêncio dos Inocentes é um livro do norte-americano Thomas Harris (1940).

Este é o segundo livro da famosa saga que tem Dr. Hannibal Lecter, o terrível canibal, como figura central da narrativa.

Desta vez, o psicopata está internado num hospício de segurança máxima e é visitado por Clarice Starling, uma agente do FBI que precisa do seu auxílio para desvendar o caso de um outro assassino em série.

4. Assassinato no Expresso Oriente (1934)

Assassinato no Expresso Oriente.

Agatha Christie (1890 — 1976), a célebre escritora britânica, é um nome crucial no mundo dos romances policiais, tendo ficado conhecida como a "Rainha do Crime".

Entre as mais de 60 obras do gênero que a autora publicou, escolhemos destacar o clássico Assassinato no Expresso Oriente, um livro que tem arrepiado várias gerações de leitores.

A narrativa faz parte da série literária protagonizada pelo detetive Hercule Poirot e foi inspirada num caso real que aconteceu nos Estados Unidos da América. Durante uma noite de neve, o trem fica parado nos seus trilhos e, na manhã seguinte, surge a descoberta: um dos passageiros foi assassinado misteriosamente.

5. O Iluminado (1977)

Livro O Iluminado.

O Iluminado é uma das obras-primas de Stephen King (1947), sendo também um dos seus livros mais famosos e assustadores. O romance de terror psicológico e suspense terá sido inspirado em elementos da vida do autor, como o isolamento e a luta contra a dependência do álcool.

Jack é um escritor em declínio que aceita tomar conta de um hotel no meio das montanhas, totalmente afastado da civilização. O homem se muda com a mulher e o filho para o edifício que esconde um passado arrepiante e, aos poucos, começa a se tornar cada vez mais violento e descontrolado.

A história já faz parte do nosso imaginário coletivo e foi imortalizada pela adaptação cinematográfica de Stanley Kubrick, com Jack Nicholson no papel principal.

6. Você (2014)

Livro Você .

Você é um romance de thriller, escrito por Caroline Kepnes (1976), que tem obtido um enorme êxito internacional, estando já traduzido para 19 idiomas.

A narrativa a contada a partir da perspectiva do protagonista, Joe Goldberg, um homem que trabalha numa livraria e vive uma vida solitária. Tudo muda quando Guinevere Beck, uma jovem escritora, entra no espaço em busca de um livro.

De forma imediata, Joe fica obcecado por ela e vira seu stalker. Alguém perigoso, ele é um homem extremamente inteligente e manipulador, capaz de tudo para conquistar o objeto da sua paixão...

7. A Sombra do Vento (2001)

Livro A Sombra do Vento.

A Sombra do Vento é um romance de suspense escrito pelo espanhol Carlos Ruiz Zafón (1964) que bateu vários recordes de vendas. A história é passada na cidade de Barcelona e protagonizada por Daniel, um garotinho que começou a perder as lembranças da mãe falecida.

É aí que o seu pai lhe mostra um local chamado Cemitério dos Livros Esquecidos, uma estranha biblioteca abandonada. Daniel desenvolve um fascínio por uma das obras que encontra lá, intitulada A Sombra do Vento.

Intrigado, ele percebe que aquele pode ser o último exemplar do misterioso livro, já que alguém tem se dedicado a queimar todas as cópias.

8. Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2005)

Os Homens que Não Amavam as Mulheres.

Os Homens que Não Amavam as Mulheres é o primeiro volume da série literária Millennium, escrita pelos autores suecos Stieg Larsson (1954—2004) e David Lagercrantz (1962).

A saga é centrada na figura de Lisbeth Salander, uma investigadora rebelde, cujos métodos são tudo menos convencionais. No primeiro livro, ela procura o paradeiro de Harriet Vanger, uma jovem herdeira que está desaparecida há muito tempo.

Embora se acredite que Harriet tenha sido assassinada, o seu tio continua recebendo uma flor em todos os seus aniversários, uma antiga tradição que mantinha com a sobrinha. A narrativa foi adaptada para o cinema em 2011, quando se popularizou ainda mais.

9. Pequenas Grandes Mentiras (2014)

Pequenas Grandes Mentiras

Pequenas Grandes Mentiras é o segundo livro da autora australiana Liane Moriarty (1966) e uma obra de grande visibilidade internacional, principalmente depois da sua adaptação televisiva em 2017.

A narrativa segue as vidas atribuladas de três mulheres: Madeline, Celeste e Jane. Os seus caminhos se cruzam no colégio onde os filhos estudam e elas criam uma grande amizade.

Apesar da aparência de normalidade de todas aquelas famílias, cada um delas esconde mentiras e segredos macabros. Quando um membro da Associação de Pais morre misteriosamente, vamos conhecendo a verdade por trás de todos os personagens e percebendo que ninguém é o que parece.

10. Tempo de Matar (1989)

Tempo de Matar

John Grisham (1955) é um dos autores norte-americanos mais lidos pelo mundo, com obras traduzidas para mais de 40 línguas.

Tempo de Matar, uma das maiores obras do autor, foi o seu primeiro livro e recebeu uma adaptação cinematográfica em 1996. A narrativa policial e de suspense segue a história de Carl Lee Hailey, um homem cuja filha de 10 anos é violentada por dois predadores racistas.

No meio da fúria, da tensão racial e de um sistema legal corrupto, Carl decide fazer justiça pelas próprias mãos.

11. Sobre Meninos e Lobos (2001)

Sobre Meninos e Lobos.

Sobre Meninos e Lobos foi a obra que lançou Dennis Lehane (1966) para a fama internacional, depois da adaptação cinematográfica de Clint Eastwood, lançada em 2003.

A história aterradora gira em torno de três garotos vindos de famílias desfavorecidas: Sean, Jimmy e Dave. Suas vidas ficam marcadas pelo trauma, quando um deles é sequestrado e sofre terríveis abusos.

Os personagens acabam seguindo caminhos opostos; muitos anos mais tarde, eles voltam a se encontrar, por causa de um novo crime.

12. No Bosque da Memória (2007)

No Bosque da Memória.

No Bosque da Memória, o primeiro livro da irlandesa Tana French (1973), foi um grande sucesso de vendas, lançando a escritora para a fama.

O mistério é protagonizado por dois policiais que investigam o assassinato de uma menina de 12 anos, Katy Devlin, que é encontrada na floresta.

Um dos agentes, Rob, viveu um episódio sinistro naquele mesmo local durante a infância, quando os seus amigos sumiram na floresta. Traumatizado, ele precisa lutar contra a amnésia para compreender o caso.

Conheça também

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.