18 filmes bons para assistir em casa


Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora e artista visual

Com a facilidade dos diversos serviços de streaming, atualmente é possível assistir ótimos filmes no conforto da sua casa.

Mas às vezes as opções são tantas que se torna uma tarefa difícil escolher um filme legal.

Por isso, selecionamos opções incríveis de longa-metragens disponíveis para você ver online. Confira!

1. Argentina 1985 (2022)

Onde assistir: Amazon Prime Video
Trailer:

Do argentino Santiago Mitre, o longa vem sendo muito elogiado.

Conta a história verídica de Julio Strassera e Luis Moreno Ocampo, uma dupla de advogados que, durante a ditadura argentina, resolveu investigar a fundo o duro regime.

Junto com uma equipe, eles enfrentaram os militares de seu país em busca de justiça.

2. Arremessando Alto (2022)

Onde assistir: Netflix
Trailer:

Com direção de Jeremiah Zagar, essa é uma produção da Netflix em parceria com Happy Maddison, de Adam Sandler.

Mergulhando no universo do basquete norte-americano, Arremessando Alto mostra o caça-talentos Stanley Beren em busca de um novo gênio do basquete.

Já desesperançoso, Stanley descobre então Bo Cruz, um jogador amador espanhol. Agora, ele precisará motivá-lo para que juntos consigam alcançar o sucesso.

3. A Filha Perdida (2021)

Onde assistir: Netflix
Trailer:

A Filha Perdida é uma adaptação do livro da italiana Elena Ferrante. Dirigido por Maggie Gyllenhaal, é estrelado pela ótima Olivia Colman.

A narrativa explora os labirintos psicológicos de Leda, uma mulher de cerca de cinquenta anos que viaja sozinha para a Grécia. Lá ela se depara com pessoas e situações que a fazem retornar ao passado e refletir sobre os rumos de sua vida e sua relação com a maternidade.

4. Duna (2021)

Onde assistir: HBO Max
Trailer:

O grande vencedor do Oscar de 2022 foi Duna, belíssima ficção científica do franco-canadense Denis Villeneuve.

Baseado no livro homônimo de Frank Herbert, o filme conta a saga de Paul Atreides, um rapaz que precisa defender seu povo e seu lugar da ambição de uma família rival.

5. Licorice Pizza (2021)

Onde assistir: Amazon Prime Video
Trailer:

Esse é um drama que conta sobre a paixão de um adolescente de 15 anos e uma jovem dez anos mais velha. Nele acompanhamos o crescimento de Gary, seus anseios, desejos e desafios.

Quem assina a direção é Paul Thomas Anderson e a trama se passa nos anos 70. Muito elogiado, Licorice Pizza recebeu três indicações ao Oscar.

6. Mães Paralelas (2021)

Onde assistir: Netflix
Trailer:

Do aclamado cineasta espanhol Pedro Almodóvar, Mães Paralelas é estrelado por Penélope Cruz.

Exibe o drama de duas mulheres que dão à luz no mesmo dia e têm suas vidas transformadas com a maternidade e seus desdobramentos.

Além disso, aborda acontecimentos ocorridos durante a Guerra civil espanhola e a truculência do movimento fascista nos anos 30 no país.

7. Professor Polvo (2020)

Onde assistir: Netflix
Trailer:

Professor Polvo traz a comovente relação entre o documentarista e mergulhador Craig Foster e um polvo fêmea que vive na costa da África do Sul.

Craig conheceu o animal em um de seus mergulhos e passou a visitá-lo todos os dias. Assim, com o tempo, construíram um vínculo surpreendente.

Vencedor de diversos prêmios, esse é um documentário que merece ser visto.

8. Deserto Particular (2021)

Onde assistir: HBO Max
Trailer:

Daniel é um ex-policial, que foi demitido por mau comportamento. Ansioso e angustiado, resolve sair de Curitiba e ir até Sobradinho, na Bahia, em busca de Sara, uma jovem misteriosa por quem se apaixonou virtualmente.

O longa tem direção de Aly Muritiba e foi bastante aclamado pela crítica especializada, sendo premiado em festivais importantes.

9. Não Olhe Para Cima (2021)

Onde assistir: Netflix
Trailer:

Estrelado por Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence e Meryl Streep, Não Olhe Para Cima aborda de forma tragicômica o negacionismo que refuta qualquer ideia indesejada na sociedade.

A direção é de Adam McKay e conta sobre uma terrível descoberta de dois astrônomos. Eles avistam um meteoro se aproximando da Terra e tentam avisar a humanidade, em vão.

O filme foi um dos mais vistos da Netflix quando estreou e coleciona elogios do público e da crítica.

10. Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016)

Onde assistir: HBO Max
Trailer:

Vencedor do Globo de Ouro e do Oscar de 2017, esse é um filme dirigido por Barry Jenkins. Nele são tratados temas importantes como a aceitação da sexualidade, a homofobia e a violência.

Nos emocionamos e torcemos por Chiron, um jovem que precisa enfrentar muitos desafios para conseguir sua liberdade e autonomia.

11. A Mão de Deus (2021)

Onde assistir: Netflix
Trailer:

Inspirado no grande cineasta italiano Federico Fellini, o diretor Paolo Sorrentino, também italiano, presenteou o público em 2021 com A mão de Deus.

A trama percorre a adolescência de Fabietto, um rapaz apaixonado por futebol e pelo Maradona. Após uma tragédia, o garoto vê sua vida transformada, sendo obrigado a se tornar adulto de repente.

12. O Tigre Branco (2021)

Onde assistir: Netflix
Trailer:

Esse é um filme indiano baseado no livro homônimo de Aravind Adiga. A produção é assinada por Ramin Bahrani e apresenta a história de Balram Halwai, um homem que veio de uma infância muito pobre e conseguiu se tornar um magnata.

Acompanhamos sua trajetória, desde empregado de uma família milionária, as injustiças e opressões que sofre, até sua vingança e enriquecimento.

Aclamado e indicado em muitos festivais, venceu o prêmio no Festival de Cinema Mundial Asiático.

13. Aquarius (2016)

Onde assistir: Netflix
Trailer:

Um dos sucessos do brasileiro Kleber Mendonça Filho é Aquarius. O filme tem como protagonista Clara, vivida por Sônia Braga. Clara é uma mulher de classe média que vive em um belo apartamento na orla de Recife.

Todos os apartamentos vizinhos foram vendidos, mas, apesar do assédio da empreiteira, ela se recusa a deixar sua casa.

O filme trata de forma brilhante a especulação imobiliária e a ambição de grandes empresas, assim como aborda também a vida psicológica e as memórias da personagem.

14. Nise: O Coração da Loucura (2015)

Onde assistir: HBO Max
Trailer:

Nise da Silveira foi uma médica psiquiatra brasileira que desenvolveu um trabalho importantíssimo e revolucionou o tratamento de saúde mental no país.

Aliando a arte e a interação com animais aos seus métodos, Nise trouxe um olhar humano ao cuidado com os doentes no século XX.

O filme, dirigido por Roberto Berliner, mostra uma parte da vida de Nise, sua força e determinação em meio a um ambiente governado por homens.

15. Ela (Her) (2013)

Onde assistir: Amazon Prime Video
Trailer:

Essa é uma produção assinada por Spike Jonze que aborda o amor de maneira original e assustadora.

Theodore é sujeito que trabalha escrevendo mensagens em nome de outras pessoas. Ele se sente sozinho e um dia compra um sistema operacional muito inteligente, com quem passa horas conversando. Naturalmente, Theodore se apaixona pela máquina e desenvolve um romance com ela.

16. Django Livre (2012)

Onde assistir: HBO Max, Amazon Prime Video
Trailer:

Um dos melhores filmes de Quentin Tarantino, Django Livre conta uma história de revolta e vingança capaz de lavar a alma do espectador.

Django é um ex-escravizado que um dia tem a sorte de encontrar Dr. King Schultz, um caçador de recompensas alemão .

Juntos, eles bolam um plano para vingar o passado cruel de Django, indo ao encontro de seu ex-proprietário.

Premiado em inúmeros festivais, o filme é um sucesso de crítica e de público.

17. Encontros e Desencontros (2003)

Onde assistir: Netflix
Trailer:

Encontros e Desencontros é assinado por Sofia Coppola e traz as ótimas atuações de Bill Murray e Scarlett Johansson.

Bob é um ator de meia idade frustrado que está no Japão para um trabalho publicitário. A bela Charlotte está no mesmo hotel acompanhando o marido em uma viagem de negócios.

Sozinhos e deslocados, os dois se encontram e desenvolvem uma relação que transformará para sempre suas vidas.

18. Central do Brasil (1998)

Onde assistir: Globo Play
Trailer:

Uma das maiores produções cinematográficas brasileiras certamente é Central do Brasil.

Com direção de Walter Salles, apresenta um retrato de um Brasil profundo e seus recônditos ao percorrer o nordeste.

Dora é uma professora aposentada que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas na estação de trem Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Um dia, por força do destino, ela se vê obrigada a se responsabilizar por um garoto que acabou de perder a mãe.

Assim, Dora e Josué iniciam uma emocionante jornada em busca de Jesus, o pai do menino, pelo sertão nordestino.

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.