33 filmes de comédia romântica que você precisa ver


Carolina Marcello
Escrito por Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes

Para quem gosta de rir e se emocionar ao mesmo tempo, as comédias românticas são sempre uma boa opção. Divertidos e repletos de esperança, estes filmes têm tudo para alegrar o seu dia!

Confira, abaixo, a nossa seleção que mistura os lançamentos mais balados com alguns clássicos que todo mundo deveria conhecer:

1. O Homem Certo

O Homem Certo

Lançamento: 2021
Dirigido por: Ken Mok
Disponível em: Google Play Filmes

O filme norte-americano é protagonizado por Sara, uma escritora que está passando por um bloqueio criativo e procura inspiração para os seus romances. A busca termina quando ela conhece Godfrey, um homem singular.

Numa tentativa de escapar da realidade e dos traumas do passado, ele está sempre mudando de aparência e comportamento, como se assumisse várias identidades diferentes. Motivada pelos encontros com o parceiro misterioso, ela recomeça a escrever.

2. Missão Madrinha de Casamento

Missão Madrinha de Casamento

Lançamento: 2011
Dirigido por: Paul Feig
Disponível em: Netflix, Amazon Prime Video

Absolutamente hilariante e digno de muitas gargalhadas, o filme acompanha uma história de amor que desponta nas circunstâncias mais improváveis. Annie é uma mulher que está em crise, abalada por problemas financeiros e relacionamentos superficiais.

Quando é convidada para ser madrinha de casamento da melhor amiga, Lillian, ela se esforça ao máximo para cumprir as expectativas, mas tudo dá errado. Um dia, ela é parada pela polícia por ter um farol do carro quebrado e, assim, começa uma amizade com o agente Nathan.

3. Meu Eterno Talvez

Meu Eterno Talvez

Lançamento: 2019
Dirigido por: Nahnatchka Khan
Disponível em: Netflix

Uma produção original da Netflix, o filme conta a história de Sasha e Marcus, dois amigos de infância que viviam perto e cresceram juntos. Na juventude, eles se envolveram rapidamente, mas acabaram se separando e seguindo caminhos distintos.

Anos mais tarde, se reencontram, quando ela regressa à cidade onde nasceram para abrir um restaurante. A partir daí, precisam refletir sobre o que aconteceu no passado e perceber que tipo de relacionamento querem construir no futuro.

4. Um Crime para Dois

The Lovebirds

Lançamento: 2020
Dirigido por: Michael Showalter
Disponível em: Netflix, Google Play Filmes

Leilani e Jibran estão juntos há quatro anos, mas enfrentam sérios problemas no relacionamento, que resultam em discussões constantes. Na noite em que decidem terminar, eles sofrem um acidente de carro e testemunham um assassinato.

Daí em diante, seus destinos se alteram: com medo de serem vistos como culpados do que aconteceu, precisam fugir juntos e descobrir os verdadeiros responsáveis pelo crime.

5. Alta Fidelidade

Alta Fidelidade

Lançamento: 2000
Dirigido por: Stephen Frears
Disponível em: Disney+

A comédia romântica musical que marcou o início da década de 2000 foi inspirada no romance homônimo de Nick Hornby. Nick, o protagonista, é o dono de uma loja de discos que se encontra perto da falência e está atravessando uma separação.

Com ajuda dos amigos, ele decide fazer uma retrospectiva da sua vida amorosa, tentando entender aquilo que falhou nos relacionamentos passados e o que precisa mudar.

6. Palm Springs

Palm Springs

Lançamento: 2020
Dirigido por: Max Barbakow

A história de mistério e fantasia também é uma comédia romântica imperdível. Sarah e Nyles são dois desconhecidos que viajam para um casamento em Palm Springs.

Depois que os seus caminhos se cruzam na cerimônia, algo de fantástico passa a uni-los: ficam presos no mesmo dia e, por isso, acabam se aproximando cada vez mais.

7. 10 Coisas que Eu Odeio em Você

10 Coisas que Eu Odeio em Você

Lançamento: 1999
Dirigido por: Gil Junger
Disponível em: Disney+, Google Play Filmes

Uma adaptação contemporânea de Shakespeare, na peça The Taming of the Shrew, o filme já conquistou o coração de várias gerações. Bianca e Kat são duas irmãs adolescentes: uma sonha em viver um amor, a outra tem uma personalidade complicada e rejeita todos os garotos.

Quando Bianca se apaixona por Cameron, o pai fala que ela só poderá namorar depois da sua irmã mais velha. É então que Patrick chega à cidade e o jovem tem uma ideia: contratá-lo para seduzir a cunhada. Contudo, aquilo que começa numa aposta, logo se transforma em algo mais.

8. Scott Pilgrim contra o Mundo

Scott Pilgrim contra o Mundo

Lançamento: 2010
Dirigido por: Edgar Wright
Disponível em: Google Play Filmes

Baseado nos quadrinhos de Bryan Lee O'Malley, o filme demonstra, de forma hilariante, as loucuras que estamos dispostos a cometer por amor. O protagonista é um músico que se apaixona perdidamente por Ramona Flowers, uma moça que se mudou para a cidade dele.

Os dois se envolvem e começam um relacionamento, mas existe um grande problema: para poder ficar com ela, Scott vai ter que combater os seus ex-namorados, vilões terríveis com superpoderes.

9. Bonequinha de Luxo

Bonequinha de Luxo

Lançamento: 1961
Dirigido por: Blake Edwards
Disponível em: Google Play Filmes

Um clássico do cinema internacional, o filme que marcou a carreia de Audrey Hepburn foi inspirado no livro homônimo de Truman Capote. Holly Golightly é uma mulher de origens humildes que se mudou para Nova York buscando riqueza e fama.

Embora procure um marido rico, que possa garantir esse futuro, seus planos mudam quando conhece Paul, um escritor com quem começa a formar uma ligação forte e sincera. Perante o nascimento desse amor, ela precisa repensar suas prioridades e modo de vida.

10. O Diário de Bridget Jones

O Diário de Bridget Jones

Lançamento: 2001
Dirigido por: Sharon Maguire
Disponível em: Netflix

A comédia romântica icônica dos anos 2000 foi baseada num livro com o mesmo título, escrito por Helen Fielding. Bridget é uma mulher inglesa que acaba de completar trinta anos e decide escrever um diário, onde registra tudo que vive e pensa.

Além de enfrentar inseguranças, problemas familiares e crises no trabalho, a protagonista complica ainda mais a sua vida quando se envolve num triângulo amoroso e tem que escolher entre Mark e Daniel.

11. Doentes de Amor

Doentes de Amor

Lançamento: 2017
Dirigido por: Michael Showalter
Disponível em: Globoplay, Telecine Play

Vagamente inspirado na história de amor dos roteiristas, o enredo se foca em Kumail e Emily, um casal que se conhece e se apaixona em Chicago. O motorista paquistanês e a jovem estudante de Psicologia têm muitas coisas em comum, mas vão descobrindo as diferenças culturais que os separam.

Quando Emily sofre uma doença súbita e entra em coma, seu namorado sofre pressões familiares para se separar dela e entrar num casamento arranjado, sob ameaça de ser deserdado pelos pais.

12. Podres de Ricos

Podres de Ricos

Lançamento: 2018
Dirigido por: Jon M. Chu
Disponível em: Google Play Filmes

Baseada no romance homônimo de Kevin Kwan, a história acompanha o relacionamento de Rachel e Nick. Os dois já namoradam há algum tempo, mas sua união se transforma durante uma viagem.

Quando convida a companheira para ir com ele a um casamento em Singapura, esquece de avisar um detalhe: sua família faz parte da elite local e é extremamente rica. Assim, Rachel tem que enfrentar a realidade do herdeiro e muitos olhares de reprovação.

13. Ressaca de Amor

Ressaca de Amor

Lançamento: 2008
Dirigido por: Nicholas Stoller
Disponível em: Google Play Filmes

As separações podem ser dramáticas e, por vezes, cômicas também. Após cinco anos de relacionamento, Sarah decide terminar com Peter, que fica totalmente deprimido e sem rumo.

Para animá-lo, seu irmão resolve convidá-lo para uma viagem ao Havaí. Chegando lá, ele tem uma grande surpresa: a ex-namorada está no mesmo hotel, hospedada com o novo companheiro. No meio da confusão, ele acaba se aproximando de Rachel, a recepcionista do local.

14. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Lançamento: 2001
Dirigido por: Jean-Pierre Jeunet

O filme francês encantador é conhecido pela beleza de suas cores e imagens, narrando uma história de amor inusitada e emocionante. A protagonista é uma jovem sonhadora e tímida que leva uma vida extremamente solitária.

Seu destino se altera quando ela encontra um misterioso álbum de fotos e passa a criar mil planos mirabolantes para devolvê-lo ao seu dono, Nino, um colecionador que também tem uma perspectiva única acerca do mundo.

Confira também a análise detalhada de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.

15. Ela Quer Tudo

Ela Quer Tudo

Lançamento: 1986
Dirigido por: Spike Lee
Disponível em: Netflix

A obra independente que lançou a carreira do diretor conta a história de Nola Darling, uma jovem artista que vive em Brooklyn. Preservando sua liberdade e autonomia, ela se dedica principalmente aos amigos e ao trabalho.

Para complicar, divide seu tempo entre três pretendentes que estão lutando pelo seu amor. Jamie, Greer e Mars são bem diferentes, mas desejam a mesma coisa: uma relação monogâmica com Nola.

16. Embriagado de Amor

Embriagado De Amor

Lançamento: 2002
Dirigido por: Paul Thomas Anderson

Barry Egan é um empresário que está passando uma fase difícil. Solitário e marcado por uma infância dura, sofre de ansiedade social e não sabe como se aproximar das mulheres.

Um dia, ele conhece Lena, uma colega de trabalho da sua irmã e fica totalmente apaixonado. Quando ela viaja para o Havaí a trabalho, Barry decide ir atrás dela, num gesto irreverente para conquistá-la.

17. Sintonia de Amor

Sintonia de Amor

Lançamento: 1993
Dirigido por: Nora Ephron
Disponível em: Netflix, Google Play Filmes

Sleepless in Seatle, no título original, já é um filme fundamental para os apreciadores de comédias românticas, inspirado no longa-metragem Tarde Demais para Esquecer (1957). Sam é um homem viúvo que está destruído pela perda da esposa.

Um dia, seu filho resolve ligar para a rádio e anunciar que está procurando uma nova namorada para o pai. Annie, uma mulher que estava escutando o programa, fica curiosa com a história e resolve conhecer Sam.

18. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa

Lançamento: 1977
Dirigido por: Woody Allen
Disponível em: Google Play Filmes

Célebre por ilustrar diversas fases de um relacionamento, o longa-metragem conta a história de um casal que não tem muito em comum. Alvy Singer é um comediante divorciado, cheio de ideias fixas e manias estranhas.

Quando conhece Annie Hall, uma jovem e talentosa cantora, os dois ficam apaixonados. Porém, no momento em que decidem morar juntos, começam a surgir vários problemas e discussões que resultam numa séria crise conjugal que abala a rotina de ambos.

19. As Patricinhas de Beverly Hills

As Patricinhas de Beverly Hills

Lançamento: 1995
Dirigido por: Amy Heckerling
Disponível em: Google Play Filmes

Inspirada no romance Emma (1815), de Jane Austen, a obra inesquecível dos anos 90 se foca na juventude privilegiada de Beverly Hills. Cher, a protagonista, é uma jovem inteligente, rica e extremamente popular na sua escola.

Para esquecer seus problemas e carências, ela está determinada a interferir na vida dos outros e servir de Cupido. No entanto, seus sentimentos se complicam quando ela percebe que nutre uma paixão proibida por Christian.

20. Alguém Avisa?

Alguém Avisa?

Lançamento: 2020
Dirigido por: Clea DuVall
Disponível em: Google Play Filmes

Baseado em algumas vivências da diretora, que também assinou o roteiro, o filme conta a história de Harper, uma mulher que namora Abby há quase um ano. Parte uma família conservadora, ela procura a melhor forma de falar com os pais sobre a sua orientação sexual.

Abby é convidada para passar o Natal com os pais da companheira e se prepara para pedi-la em casamento, mas não sabe que ela ainda precisa "sair do armário". Assim, as duas começam por esconder a relação, fingindo que são apenas amigas.

21. The Map of Tiny Perfect Things

The Map of Tiny Perfect Things

Lançamento: 2021
Dirigido por: Ian Samuels
Disponível em: Amazon Prime Video

Misturando as comédias românticas convencionais com elementos de ficção científica, o longa-metragem foi inspirado no conto homônimo de Lev Grossman. Mark e Margaret são dois adolescentes com um estranho segredo em comum: estão presos no tempo.

Revivendo o mesmo dia vezes sem conta, eles acabam se conhecendo e formam uma ligação muito forte. É então que decidem aproveitar o lado bom da situação e criar um mapa de coisas bonitas que encontram na cidade.

22. Digam o que Quiserem

Digam o que Quiserem

Lançamento: 1989
Dirigido por: Cameron Crowe

Lloyd e Diane estão terminando o ensino médio e prestes a seguir caminhos diferentes. Enquanto ele não sabe o que quer fazer com o seu futuro, ela em breve vai partir para uma viagem na Europa.

Embora o tempo deles seja limitado, o jovem faz de tudo para evitar o pai da moça, que reprova a proximidade, e conquistar seu amor durante o verão.

23. Para Todos os Garotos que Já Amei

Para Todos os Garotos que Já Amei

Lançamento: 2018
Dirigido por: Susan Johnson
Disponível em: Netflix

Um enorme sucesso, principalmente entre os jovens adultos, o longa-metragem foi baseado no romance com o mesmo nome, escrito por Jenny Han. Lara Jean, a protagonista, é uma adolescente romântica que, há muitos anos, escreve cartas para as suas crushes.

Embora guarde todas numa caixa, elas acabam sendo recebidas pelos seus destinatários e gerando uma confusão. A partir daí, a moça é forçada a lidar com o passado e com todos os sentimentos que ele deixou.

24. Harry e Sally - Feitos Um para o Outro

Harry e Sally - Feitos Um para o Outro

Lançamento: 1989
Dirigido por: Rob Reiner
Disponível em: Google Play Filmes

É quase impossível falar de comédias românticas sem mencionar Harry e Sally, um dos pares mais famosos do gênero cinematográfico. Depois de terminarem os estudos em Chicago, os dois conhecidos acabam viajando juntos, de carro, até Nova York.

Durante mais de uma década, eles vão formando uma amizade e se encontrando, casualmente, pela cidade. No entanto, um dia eles percebem algo que muda tudo: estão apaixonados.

25. Totalmente Selvagem

Totalmente Selvagem

Lançamento: 1986
Dirigido por: Jonathan Demme

Charles é um executivo que leva uma rotina banal, mas sofre uma crise financeira que abala suas estruturas. Quando decide fugir de um restaurante sem pagar a conta, seu caminho se cruza com o de Lulu, uma mulher diferente de todo mundo que já conheceu.

Sem entender bem como, ela o convence a embarcar numa viagem rumo à sua terra-natal. Tudo piora quando os dois encontram Ray, o ex-marido violento de Lulu que quer reatar a união.

26. Núpcias de Escândalo

Núpcias de Escândalo

Lançamento: 1940
Dirigido por: George Cukor
Disponível em: Google Play Filmes

A obra mais antiga da nossa lista foi inspirada numa peça de teatro escrita por Philip Barry e conta uma história atemporal. Tracy é uma socialite divorciada que está prestes a casar com George, um homem que está iniciando sua carreira política.

Devido a uma chantagem, a casa dela passa a ser frequentada pelo ex-marido e por um repórter chamado Mike. Convivendo com os dois antes da cerimônia, a protagonista começa a questionar sua decisão.

27. Amizade Colorida

Amizade Colorida

Lançamento: 2011
Dirigido por: Will Gluck
Disponível em: Netflix, Google Play Filmes

Dylan e Jamie estão muito ocupados com as suas carreiras para viver um relacionamento sério. Quando se conhecem, eles ficam amigos e resolvem se envolver casualmente, sem formar um compromisso.

No entanto, o tempo que passam juntos acaba gerando um amor entre eles, que ambos procuram negar e esconder um do outro.

28. O Lado Bom da Vida

O Lado Bom da Vida

Lançamento: 2012
Dirigido por: David O. Russell
Disponível em: Amazon Prime Video, Google Play Filmes

Aclamado pelo público, o filme foi baseado num romance de Matthew Quick e conta a história de Pat, um homem que teve que abandonar tudo e ser internado num hospital psiquiátrico. Quando volta para casa, ele precisa recomeçar a sua vida.

Embora queira reatar com a antiga esposa, seus planos começam a mudar quando conhece Tiffany através de um casal de amigos.

29. O Casamento do Meu Melhor Amigo

O Casamento do Meu Melhor Amigo

Lançamento: 1977
Dirigido por: P. J. Hogan
Disponível em: Google Play Filmes

Julianne e Michael são amigos deste a juventude e têm um pacto: vão ficar juntos se não encontrarem mais ninguém. Embora seja uma brincadeira, ela fica abalada quando recebe um convite para o casamento do companheiro.

Assim, quando aceita ser madrinha da união, descobre que sempre teve uma paixão secreta por Michael e parte para a cerimônia disposta a se declarar para o noivo.

30. Do Que os Homens Gostam

Do Que os Homens Gostam

Lançamento: 2019
Dirigido por: Adam Shankman
Disponível em: Netflix

O divertido remake do filme Do Que as Mulheres Gostam (2000) traz uma inversão de papéis e de gêneros. Ali é uma agente esportiva de sucesso que se sente discriminada pelos colegas, numa atmosfera predominantemente masculina.

Após beber uma estranha poção e bater com a cabeça, ela ganha o poder de ler os pensamentos dos homens. A partir daí, Ali usa essa nova capacidade para ascender na carreira.

31. Casal Improvável

Casal Improvável

Lançamento: 2019
Dirigido por: Jonathan Levine
Disponível em: Amazon Prime Video

Fred é um jornalista que acaba de ser demitido quando vai a uma festa onde reencontra Charlotte, sua antiga babá. Atualmente, a mulher trabalha como Secretária de Estado e está prestes a se candidatar á Presidência da República.

Procurando um funcionário que a conheça bem, ela decide contratar Fred para escrever os seus discursos. No entanto, surge um romance entre os dois, que surpreende todo mundo e acaba alterando suas jornadas.

32. Megarromântico

Não é Tão Romântico

Lançamento: 2019
Dirigido por: Todd Strauss-Schulson
Disponível em: Netflix, Google Play Filmes

O filme norte-americano é uma sátira ao gênero cinematográfico tão popular entre o público. Natalie, a protagonista, é uma arquiteta que deixou de acreditar no amor verdadeiro.

Quando reage a um assalto no metrô, ela bate com a cabeça e desmaia. Ao despertar, percebe que está dentro de um filme de comédia romântica e precisa achar uma forma de voltar à realidade.

33. Com Amor, Simon

Com Amor, Simon

Lançamento: 2018
Dirigido por: Greg Berlanti
Disponível em: Disney+, Google Play Filmes

Combinando comédia, romance e drama, o longa-metragem é uma adaptação do livro Simon vs. A Agenda do Homo Sapiens, escrito por Becky Albertalli. O protagonista é um adolescente que frequenta o ensino médio e se apaixona por um garoto com quem fala na internet.

Quando alguém descobre a relação e começa a chantageá-lo, ele precisa lidar com os preconceitos sociais e se libertar, descobrindo mudanças nas amizades, no núcleo familiar e, principalmente, nas suas próprias emoções.

Aproveite para ver também:

Atualizado em
Carolina Marcello
Escrito por Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.