17 filmes brasileiros de comédia para assistir em 2022


Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora e artista visual

Os filmes de comédia brasileiros são os mais assistidos pelo público que escolhe o cinema nacional como entretenimento. Geralmente são produções leves e bem-humoradas que conseguem arrancar boas risadas, ainda que algumas vezes se aproximem dos filmes clichês.

Por isso, selecionamos os mais recentes filmes brasileiros de comédia para você se divertir e valorizar o cinema nacional!

1. Juntos e enrolados (2022)

Direção: Eduardo Vaisman, Rodrigo Van Der Put

Essa é uma comédia muito divertida com Cacau Protásio e Rafael Portugal lançada nos cinemas em janeiro de 2022.

O casal Daiana e Julio tem o sonho de se casar e fazer uma bela festa de casamento. Após finalmente conseguirem, algo sai do esperado e eles terão que decidir se mantém a celebração ou não.

2. Depois a Louca sou eu (2021)

  • Direção: Julia Rezende
  • Disponível em: Amazon Prime Video

Débora Falabella vive nessa comédia dramática a jovem Dani, uma mulher inteligente e talentosa, mas com problemas sérios psicológicos.

Baseado no livro de mesmo nome de Tati Bernardi, o longa apresenta o tema sobre saúde mental e remédios psiquiátricos de maneira divertida, ao mesmo tempo que alerta para a importância de cuidado mental.

3. Lulli (2021)

  • Direção: César Rodrigues
  • Disponível em: Netflix

Esse é o primeiro longa-metragem que a atriz Larissa Manoela surge em um papel mais maduro e foi lançado em dezembro de 2021.

Ela vive Lulli, uma jovem médica que sonha em ser a melhor na sua profissão, mas se envolve em um acidente que faz com que ela passe a ouvir os pensamentos das outras pessoas.

Assim, ela precisará lidar com as consequências desse super-poder.

4. Os Salafrários (2021)

  • Direção: Pedro Antônio
  • Disponível em: Netflix

Lançado em abril de 2021, essa comédia traz os atores Samantha Schmütz e Marcus Majella como um casal de irmãos adotivos que se reencontra depois um longo período sem saberem um do outro.

Os dois estão passando por problemas na polícia e se encontram nesse momento de suas vidas em que precisam se unir para fugir e superar os vários desafios que aparecem.

Logo na primeira semana de estreia a produção fez bastante sucesso na Netflix.

5. Cabras da Peste (2021)

  • Direção: Vitor Brandt
  • Disponível em: Netflix

Cabras da Peste é um filme bem-humorado e inteligente que se passa no Ceará e em São Paulo. Conta com a atuação do incrível Matheus Nachtergaele como Trindade, um policial paulistano muito medroso que precisa trabalhar com seu parceiro Bruceuilis (Edmilson Filho), um cearence corajoso e valente.

Juntos, os dois enfrentarão Luva Branca, um criminoso procurado pela polícia de São Paulo.

O filme mistura ação com comédia em uma trama que valoriza a cultura nordestina enquanto faz paródia de filmes clichês com muita perspicácia.

6. Um Tio Quase Perfeito 2 (2021)

  • Direção: Pedro Antônio
  • Disponível em: Telecine Play

A produção estreou em janeiro de 2021 e traz de volta a história de Tony (Marcus Majella), um tio muito amado pelos três sobrinhos.

Tony se sente realizado por ser uma referência para Patrícia, Valentina e João, até que sua irmã começa uma relação com Beto.

O novo cunhado ganha o coração das crianças e Tony fica muito enciumado, tentando provar a qualquer custo que o rival não é tão incrível assim.

7. D.P.A 3 - Uma Aventura no Fim do Mundo (2021)

  • Direção: Mauro Lima

Nessa comédia infantil cheia de aventura e fantasia, os amigos Bento, Pippo e Sol precisam se unir para salvar Severino de se tornar cada vez mais malvado.

Severino encontrou um objeto desconhecido e passou a usá-lo como um colar, mas ele não sabia que se tratava de um medalhão com poderes maléficos.

Então, os detetives do prédio azul pedem ajuda a uma feiticeira e um mago para vencerem esse desafio e fazerem a paz voltar a reinar.

8. Quem vai ficar com Mário (2021)

  • Direção: Hsu Chien

Esse divertido filme foi lançado em junho de 2021 e traz a temática LGBTQIA+ para o centro da trama.

Mário é um jovem gay que vive com seu namorado. Ele decide visitar a família no interior e revelar finalmente sua orientação sexual. Mas após um imprevisto, ele percebe que essa conversa será mais difícil do que parece.

O filme se propõe a discutir de maneira leve e engraçada questões importantes como a homofobia, representatividade e aceitação.

9. Carnaval (2021)

  • Direção: Leandro Neri
  • Disponível em: Netflix

Carnaval foi lançado na Netflix em junho de 2021 e conta a história de quatro amigas que decidem passar o carnaval em Salvador depois que uma delas descobre a traição do namorado e termina o relacionamento.

O elenco é formado por Giovana Cordeiro, Bruna Inocencio, Gessica Kayane e Samya Pascotto e aborda questões relacionadas ao mundo digital, como quantidade de seguidores no Instagram, conteúdos que viralizam nas redes e cancelamento.

Gravado antes da pandemia de Covid-19, o filme mostra uma realidade bem diferente da vivida nos tempos de distanciamento social.

10. A Sogra Perfeita (2021)

  • Direção:Cris D'Amato

Essa comédia feita em parceria com o Telecine é o primeiro longa-metragem da atriz Cacau Protásio como protagonista.

Dirigido por Cris D'Amato, mostra Neide, uma cabeleireira da periferia de São Paulo que, após se divorciar, sonha em viver sozinha em sua casa e aproveitar a solteirice.

Mas seu filho mais novo, Fábio Junior, não pensa em sair de casa tão cedo. Então Neide bola um plano para que a funcionária de seu salão se torne a nora perfeita e faça com que o filho saia de casa.

11. Minha mãe é Uma Peça 3: O filme (2020)

  • Direção: Susana Garcia
  • Disponível em: Netflix

filme Minha mãe é uma peça 3

Último filme de Paulo Gustavo, Minha Mãe é Uma Peça 3 foi lançado em 2020. Nele acompanhamos a vida de Dona Hermínia, uma mãe e dona-de-casa que tem um jeito muito peculiar de lidar com os filhos.

Ela está vivendo um momento novo com o casamento do filho e a gravidez da filha. Por isso, a ansiedade está intensa na família, assim como o afeto que os une.

12. Tudo Bem no Natal Que Vem (2020)

  • Direção: Roberto Santucci
  • Disponível em: Netflix

Tudo Bem no Natal que Vem é um filme engraçado que conta com muito bom humor a história de uma família ao longo de vários anos.

Jorge é um sujeito que detesta o natal e que, para seu azar, sofre um acidente no dia 24 de dezembro. Isso faz com que acorde um ano depois, em outra véspera de natal, sem se lembrar de nada do que aconteceu durante os outros dias do ano.

Engraçado e comovente na medida certa, essa é uma produção da Netflix que merece ser vista.

13. Não Vamos Pagar Nada (2020)

  • Direção: João Fonseca
  • Disponível em: Telecine Play

Samantha Schmütz estrela essa comédia de 2020 inspirada na peça de teatro Non Si Paga! Non Si Paga! do italiano Dario Fo.

Antônia é uma dona-de-casa que leva uma vida apertada financeiramente. Um dia ela vai ao mercado e fica indignada com o preço dos produtos. Ela começa então a contagiar os outros clientes com sua revolta e, juntos, decidem saquear o estabelecimento.

14. No Gogó do Paulinho (2020)

  • Direção: Roberto Santucci
  • Disponível em: Amazon Prime Video

Conteúdo exclusivo na Amazon Prime Vídeo, o longa exibe as aventuras de Paulinho Gogó, personagem de destaque no programa humorístico A Praça é Nossa.

No mesmo estilo de Forest Gump, Paulinho Gogó fica sentado no banco de uma praça conversando com as pessoas que chegam. Ele conta suas histórias fantásticas sobre a infância, juventude e todas as confusões que já se meteu, além do amor pela Nega Juju.

15. Ricos de Amor (2020)

  • Direção: Bruno Garotti
  • Disponível em: Netflix

A comédia romântica Ricos de Amor traz Danilo Mesquita, Giovanna Lancellotti e Fernanda Paes Leme no elenco e conta a história de Teto, um jovem rico que está prestes a herdar a empresa do pai.

Ele conhece Paula, uma estudante de medicina que luta por autonomia. Para conquistar a moça, Teto esconde sua condição financeira e se coloca em situações engraçadas e confusões.

16. Vai Que Cola 2: o Começo (2019)

  • Direção: César Rodrigues
  • Disponível em: Telecine Play

vai que cola 2 o começo

Vai Que Cola 2 - O começo estreou em 2019 nos cinemas e se passa no mesmo universo ficcional do sitcom de mesmo nome, exibido pelo canal Multishow.

O longa exibe como os personagens se conheceram, quando Terezinha dá uma festa com feijoada no Morro do Cerol, que acaba servindo de cenário para as mais divertidas situações.

17. Os Parças 2 (2019)

  • Direção: Halder Gomes

Essa é a continuação de Os Parças (2017). Com estreia em 2019, teve direção de Halder Gomes e conta com Tom Cavalcante, Whindersson Nunes, Tirullipa e Bruno De Luca no elenco.

No longa, os amigos Toin, Ray Van e Pilôra se juntam para reformar uma colônia de férias e conseguir dinheiro para ajudar um amigo em apuros.

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.