9 filmes de criança que também fazem os adultos chorarem


Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual
Atualizado em

Buscando emocionar e divertir todas as idades, os filmes infantis são apreciados por muita gente que já não é mais criança. Muitas vezes eles acabam comovendo e arrancando lágrimas dos adultos, que se deparam com histórias tocantes e sensíveis.

São narrativas que ultrapassam a barreira da idade e despertam emoções verdadeiras em quem se identifica com os temas tratados, que geralmente envolvem autodescoberta, amadurecimento e amizade.

1. Elementos

Trailer:

Estreando nos cinemas em 2023, esse é um filme da Disney. Exibe de maneira lúdica, bem humorada e sensível a importância de saber lidar com as diferenças, o amor e a paixão, além da necessidade de conseguir demonstrar as emoções.

Aqui presenciamos a história de amizade e amor entre Faísca, uma garota do elemento fogo, e Gota, um rapaz do elemento água.

Os dois são muito diferentes e não podem se tocar, mas mesmo assim desenvolvem um grande afeto um pelo outro.

Disponível em: Disney+.

2. O Rei Leão

Trailer:

O Rei Leão é um clássico infantil da Disney que emocionou crianças e adultos na década de 90, quando a animação foi lançada.

Em 2019 foi feita uma versão em live action que resgatou a história de aventura, perda e superação de Simba, o pequeno leão que recebe a missão de se tornar o rei da floresta.

O longa se destaca por suas cenas divertidas e tocantes.

Disponível em Disney+.

3. Soul

Trailer:

Lançada em 2020, essa animação da Pixar fez sucesso desde a estreia. A trama conta uma história envolvente que trata de assuntos complexos como a morte, propósito de vida e a busca por realização.

Aqui acompanhamos a vida de Joe Garder, um professor de música que sonha em se tornar um músico reconhecido. Mas no dia em que surge uma oportunidade de mudança em sua vida, ele sofre um acidente grave e sua alma é levada para outra dimensão. Assim, ele embarca em uma jornada de autodescoberta emocionante.

4. Encanto

Trailer:

A animação musical Encanto, da Disney, foi lançada em 2021. A história se passa na Colômbia e acompanha a vida de MIrabel, uma jovem que vem de uma família agraciada com poderes mágicos. Mas ela é a única que parece não ter poderes.

Assim, a garota se sente diferente e deslocada.

Quando a magia que envolve seus familiares começa a sumir, Maribel inicia uma aventura com o objetivo de salvar a todos.

Amor, união, ancestralidade e identidade são temas presentes nesse comovente filme que encantou todas as idades.

Disponível em: Disney+.

5. Viva: A Vida é uma Festa

Trailer:

Com estreia em 2017, essa animação da Pixar conta a história de Miguel, um garoto mexicano que, mesmo com a oposição da família, sonha em ser músico.

Um dia, o garoto se dá conta de que está na Terra dos Mortos em um dia dos Mortos, que no México é uma data especial de celebração e festa.

Assim, muitos segredos e revelações sobre sua família e sobre ele são descobertos e Miguel precisa encontrar um jeito de voltar para casa.

Essa é uma história leve e emocionante sobre memória, família e tradição que traz ensinamentos e reflexões capazes de impactar a todos.

Disponível em: Disney+.

6. Meu Amigo Totoro

Trailer:

O Studio Ghibli é um dos grandes nomes da animação japonesa (e também mundial). Um de seus maiores sucessos é o filme infantil Meu amigo Totoro, lançado em 1988.

Com direção de Hayao Miyazaki, o longa mostra a vida das irmãs Satsuki e Mei, que acabam de se mudar para o campo com o pai para ficarem mais perto do hospital onde sua mãe está se tratando de uma doença.

Nesse novo e incrível lugar, as meninas descobrem seres encantados e fantásticos e vivem grandes aventuras.

Um filme delicado e sensível que já fez muitos adultos chorarem.

Disponível em: Netflix.

7. Up: Altas Aventuras

Trailer:

Essa também é uma animação da Pixar. Lançada em 2009, acompanha a vida de Carl, um idoso viúvo, e Russell, um garoto escoteiro.

Após perder a esposa, Carl decide se aventurar em uma longa e inusitada viagem para o “Paraíso das cachoeiras” na América do Sul.

Para isso, ele amarra inúmeros balões em sua casa, que sai voando. No meio do caminho encontra o jovem escoteiro Russel, que de repente também embarca na jornada.

A história é emocionante pois trata do amor, perda, luto, amizade e redescoberta.

Disponível em: Disney+.

8. Bambi

Trailer:

Baseado em uma obra literária, Bambi é um desenho conhecido da Disney por ser comovente.

Conta sobre a vida do pequeno cervo desde o nascimento até o momento em que consegue se manter sozinho.

É uma história que emociona pois apresenta muitos elementos sobre amadurecimento, superação e descoberta de si próprio.

Um filme inesquecível que vem encantando gerações desde 1942, quando foi lançado.

Disponível em: Disney+.

9. Procurando Nemo

Trailer:

Procurando Nemo fez um tremendo sucesso nos anos 2000 e se tornou um clássico da animação infantil, cativando crianças, jovens e adultos até hoje.

O enredo aborda a relação de Marli e Nemo, dois peixes-palhaços que são pai e filho. Quando o pequeno Nemo desaparece, Marli vasculha todo o oceano para encontrar o filho, fazendo amizade com outros peixes e enfrentando desafios. Enquanto isso, Nemo, que foi levado para viver em um aquário, também tenta a todo custo voltar para casa.

Disponível em: Disney+.

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.