16 melhores filmes para assistir em família


Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora e artista visual

Assistir bons filmes em família é um ótimo programa para crianças e adultos. Além disso, essa é uma oportunidade de fortalecer os laços entre pais e filhos, criando momentos de diversão e entretenimento.

Por isso, selecionamos 21 filmes legais para idades variadas. São comédias, filmes com emoção e aventura lançados recentemente ou que já tornaram clássicos!

1. Encanto (2021)

Personagens do filme Encanto, da Disney

A animação da Disney foi lançada em 2021 e se passa na Colômbia. Com direção de Charise Castro Smith, Byron Howard e Jared Bush, a produção apresenta uma bela história envolvendo uma grande família que vive em uma comunidade chamada Encanto, um lugar incrível rodeado de montanhas

Todos os integrantes dessa família têm poderes mágicos, exceto Mirabel, uma jovem que luta para conseguir a atenção de sua avó. Mirabel é a única a desconfiar que algo errado está acontecendo. Assim, só ela pode salvar seus familiares e manter a magia entre eles.

2. Soul (2020)

Cartaz do filme Soul, da Pixar

Embarcamos nessa aventura entre mundos com Joe Gardner, um professor de música cujo desejo é ser um músico de sucesso. Um dia, quando está prestes a realizar seu sonho, Joe sofre um acidente e sua alma vai parar em outra dimensão.

Assim, ele passa por um treinamento com outra alma em busca de descobrir sua "vocação". Os dois viajam entre o mundo dos vivos e dos "não-vivos" e assim aprendem uma importante lição: que o maior propósito da vida é aproveitar ao máximo a existência.

A direção é de Pete Docter e Kemp Powers e a classificação é livre.

3. Malévola (2019)

cena do filme Malévola com Angelina Jolie

Angelina Jolie estrela essa incrível aventura da Disney no papel de Malévola. A história é baseada no conto Bela Adormecida e apresenta como protagonista a feiticeira que planejou vingança contra a jovem Aurora.

Malévola era uma garota inocente que se apaixona por Stefan, um rapaz que trai sua confiança em nome de poder.

Assim, depois de adulta, ela decide se vingar através de Aurora, filha do rapaz. Mas, aos poucos, um sentimento de cuidado e afeição surge em Malévola, mudando o rumo de seus planos.

A classificação etária desse longa é para 10 anos.

4. A Invenção de Hugo Cabret (2011)

filme A invenção de Hugo Cabret

Assinado pelo renomado cineasta Martin Scorsese, esse longa-metragem apresenta drama e aventura para toda a família. Se passa nos anos 30 em Paris e acompanha a vida de Hugo, um órfão que vive escondido em uma estação de trem.

Um dia, o garoto conhece Isabelle, que se torna sua amiga. Os dois desenvolvem uma relação de confiança e ele lhe mostra um robô autômato que era de seu pai.

Curiosamente, Isabelle tem a chave que encaixa no robô e os dois então têm a possibilidade de desvendar um surpreendente mistério.

5. Divertida Mente (2015)

Cartaz da animação Divertidamente

Ideal para toda a família e com classificação livre, Divertida Mente é uma produção da Disney que aborda as emoções e a saúde mental de forma leve e criativa.

A direção é de Pete Docter e trama mostra Ridley, uma menina de 11 anos que acaba de se mudar de cidade. Essa importante transformação em sua vida traz muitos desafios. Assim, a garota acaba com suas emoções bagunçadas.

Dentro de sua mente, a Alegria e a Tristeza precisarão enfrentar muitos obstáculos para conseguirem alcançar novamente a sala de comando do cérebro e fazer com a Ridley volte ao seu estado normal.

6. Billy Elliot (1999)

cena do filme Billy Elliot mostra menino em aula de balé

Esse longa dirigido por Stephen Daldry mostra a história de superação de um garoto que só queria dançar balé e se expressar de maneira livre e verdadeira.

Coagido pelo pai a praticar boxe, Billy se apaixona pela dança ao ver as aulas de balé na mesma academia em que luta. Assim, incentivado pela professora, resolve abandonar o boxe e se dedicar ao balé, mesmo contrariando o pai e o irmão.

A classificação etária é de 12 anos.

7. Kiriku e a Feiticeira (1998)

cena da animação Kiriku e a Feiticeira

Uma história sobre coragem e enfrentamento, Kiriku e a Feiticeira é uma animação assinada pelo francês Michel Ocelot.

Kiriku é um garotinho minúsculo que logo após o nascimento já se enche de determinação e valentia. Ele sai com o objetivo de enfrentar a poderosa feiticeira Karabá, que assombra sua comunidade.

Ele então encontra muitos obstáculos e desafios que, por conta de sua esperteza e seu tamanho, só ele pode atravessar.

8. A viagem de Chihiro (2001)

Cena da animação A viagem de Chihiro

Essa incrível animação japonesa do Studio Ghibli é uma das mais famosas do aclamado Hayao Miyazaki e tem classificação etária livre.

Com muita aventura e fantasia, o longa acompanha a trajetória da garota Chihiro por um mundo surpreendente de assustador. A menina viajava de carro com seus pais quando eles se perdem no meio do caminho e entram em um túnel misterioso.

A partir de então, uma outra dimensão se apresenta e Chihiro se vê obrigada a enfrentar enormes desafios.

9. A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)

Cena de A Fantástica Fábrica de Chocolate

A versão de 2005 de A Fantástica Fábrica de Chocolate é um remake do filme de mesmo nome lançado em 1971, feito como adaptação do livro Roald Dahl de 1965.

Willy Wonka é o dono de uma fábrica de doces onde coisas extraordinárias acontecem. Um dia ele resolve lançar um concurso para receber a visita de algumas crianças e escolher entre elas quem vai receber um grande prêmio.

É assim que Charlie, um garoto humilde, conhece o excêntrico Willy e vai até a incrível fábrica acompanhado de seu avô.

10. Alice no País das Maravilhas (2010)

Alice no País das Maravilhas

Tim Burton assina essa releitura do clássico Alice no País das Maravilhas. Aqui, Alice já está mais velha e volta ao País das Maravilhas, onde esteve dez anos antes.

Lá chegando encontra o Chapeleiro Maluco e outros seres mágicos que a ajudam a escapar da perseguição da poderosa Rainha de Copas.

11. Meu Amigo Totoro (1988)

meu amigo totoro

Um ícone do Studio Ghibli, essa animação japonesa é dirigida por Hayao Miyazaki e exibe um universo fantástico e belo que combina drama e aventura.

Nela, as irmãs Satsuki e Mei conhecem criaturas incríveis da floresta, com quem criam laços de amizade, especialmente com Totoro, um enorme e cativante animal.

12. Dublê de Anjo (2009)

cena do filme Dublê de Anjo

Em Dublê de Anjo (The Fall, no original), Roy Walker é um dublê de cinema que está no hospital após um acidente que deixou suas pernas imobilizadas.

Lá, ele conhece uma menina que também se recupera e os dois desenvolvem uma amizade. Roy então passa a contar histórias fantásticas para a garota, que, por conta de sua imaginação fértil, ultrapassa a linha entre realidade e fantasia.

Recomendado para maiores de 14 anos, esse filme é assinado por Tarsem Singh.

13. Cinema Paradiso (1988)

cena do filme Cinema Paradiso

Um clássico do cinema italiano, esse emocionante drama dirigido por Giuseppe Tornatore mostra a infância de Toto na Itália e sua amizade com o projecionista de cinema Alfredo.

O menino, depois de adulto, se torna um grande cineasta e certo dia recebe a notícia do falecimento de Alfredo. Assim, relembra os momentos que passaram juntos e como sua paixão pela sétima arte começou.

A classificação de idade de Cinema Paradiso é para maiores de 10 anos.

14. Enola Holmes (2020)

cena do filme Enola Holmes

Enola Holmes é uma esperta adolescente de 16 anos que, após sua mãe desaparecer, decide ir em busca de seu paradeiro. Para isso ela precisará despistar seus irmãos, sendo um deles o conhecido detetive Sherlock Holmes.

O filme é baseado na série homônima de livros escrita por Nancy Springer e tem a direção de Harry Bradbeer.

A classificação etária é de 12 anos.

15. Pequena Miss Sunshine (2006)

Cena de Pequena Miss Sunshine mostra menina com óculos e mãos no rosto

Olive é a caçula de uma família complexa e cheia de problemas. Um dia a garotinha recebe a notícia que poderá participar de um concurso de beleza. Assim, todos os integrantes dessa família se unem para levá-la até o concurso em outra cidade.

A viagem é o ponto de partida para que essas pessoas se aproximem e possam conviver umas com as outras e enfrentar suas diferenças.

A produção, lançada em 2006, foi dirigida por Jonathan Dayton, Valerie Faris. Por ter classificação etária para 14 anos, esse é um filme para ser visto com adolescentes.

16. Querida: Encolhi as Crianças (1989)

cena de Querida encolhi as crianças

Essa comédia voltada para o público infantil foi um sucesso nos anos 90. Em Querida, Encolhi as Crianças, acompanhamos a saga de um grupo de crianças e adolescentes transformados em miniaturas pela máquina do cientista Wayne Szalinski, pai de dois deles.

Levados ao quintal da casa - que se transforma em uma verdadeira selva cheia de perigos - e com tamanhos menores do que insetos, os quatro precisarão encontrar uma forma de retornar à casa e voltarem ao tamanho normal.

A direção foi assinada por Joe Johnston e a classificação etária é livre.

Talvez você também se interesse:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.