27 filmes de romance para ver em 2021


Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes

Sozinhos ou acompanhados, às vezes temos aquela vontade de assistir um filme bem romântico, capaz de mexer com os nossos sentimentos e despertar muitas emoções.

Se você está procurando os melhores filmes do gênero para assistir esse ano, confira as nossas sugestões que misturam os lançamentos mais badalados com alguns clássicos imperdíveis:

1. Sylvie's Love (2020)

Sylvie‘s Love (2021)

Dirigido por: Eugene Ashe
Disponível em: Amazon Prime Video

Passado nos Estados Unidos da América durante a década de 50, o enredo se desenrola no mundo da música jazz, que estava no seu apogeu.

A protagonista, Sylvie, é uma jovem que trabalha numa loja de discos que fica localizada no Harlem. É por lá que ela conhece Robert, um saxofonista talentoso por quem acaba se apaixonando.

2. A Fotografia (2020)

A Fotografia (2020)

Dirigido por: Stella Meghie
Disponível em: Google Play Filmes

O longa-metragem de drama e romance conquistou o sucesso junto do público e da crítica. Mae, a protagonista, é filha de uma célebre fotógrafa que morreu de uma forma estranha e repentina.

Quando começa a arrumar os pertences da matriarca, a mulher descobre os segredos que ela escondia. Mais tarde, Mae se envolve com o jornalista que está fazendo uma reportagem sobre o caso.

3. Ammonite (2020)

Ammonite (2020)

Dirigido por: Francis Lee
Disponível em: Google Play Filmes

O drama romântico teve como inspiração a vida de Mary Anning, uma paleontóloga e colecionadora de fósseis inglesa do século XVIII. Para sustentar a mãe doente, a protagonista procura fósseis na praia que vende depois aos turistas na sua loja.

É aí que ela conhece Roderick e Charlotte Murchison, um casal de geólogos com quem começa a trabalhar. Com o tempo, a amizade entre Mary e Charlotte se transforma em algo mais.

4. Malcolm & Marie (2021)

Malcolm & Marie (2021)

Dirigido por: Sam Levinson
Disponível em: Netflix

O longa-metragem escrito e dirigido pelo criador da série Euphoria é um filme norte-americano de drama e romance que chamou a atenção dos espectadores.

Todo é o enredo é passado durante uma noite, quando o diretor de cinema regressa a casa, depois do lançamento da sua primeira grande obra. Nessa madrugada, ele e namorada conversam durante horas e acabam trocando segredos que colocam o relacionamento deles à prova.

5. After (2019)

After (2019)

Dirigido por: Jenny Gage
Disponível em: Amazon Prime Video

Inspirado no livro homônimo de Anna Todd, o filme norte-americano é protagonizado por Tessa, uma adolescente que entra para a faculdade e passa a viver longe da proteção exacerbada da mãe.

Com a nova liberdade, começa a frequentar várias festas, acompanhando Steph, sua colega de quarto. Nesse mundo conhece Hardin Scott, um jovem rebelde e misterioso. Embora pareçam diferentes em tudo, os dois vivem uma grande paixão.

6. Se a Rua Beale Falasse (2018)

Se a Rua Beale Falasse (2018)

Dirigido por: Barry Jenkins
Disponível em: Google Play Filmes

Aclamado universalmente pela crítica, o filme de drama e romance é passado na década de 70 e foi inspirado na obra homônima de James Baldwin. Fonny, o protagonista, é preso e acusado de um crime que não cometeu.

Sua esposa, Tish, embarca numa batalha judicial para provar a inocência do marido. Refletindo sobre o racismo e a discriminação policial, esta também é uma história de resistência e amor incondicional.

7. Retrato de uma Jovem em Chamas (2019)

Retrato de uma Jovem em Chamas (2019)

Dirigido por: Céline Sciamma
Disponível em: Telecine Play

Um enorme sucesso entre os espectadores, o filme francês de romance e drama histórico é passado durante o século XVIII. Marianne é uma pintora talentosa que é contratada para criar um retrato de Héloïse, uma jovem aristocrata que está prestes a casar.

Para poder pintá-la, a artista passa muito tempo com a sua musa e começam a trocar confidências. Aos poucos, as mulheres percebem que estão apaixonadas uma pela outra.

8. Casablanca (1942)

Casablanca (1942)

Dirigido por: Michael Curtiz

Apontado como um dos melhores filmes de todos os tempos, o drama romântico conta uma história de amor inesquecível que tem como cenário a Segunda Guerra Mundial.

Rick teve que abandonar os Estados Unidos e vive em Casablanca, Marrocos, onde dirige um bar. Numa noite, o local é visitado por Ilsa, uma antiga namorada, que está acompanhado pelo marido. O encontro reacende a chama do passado, mas ela precisa fugir do exército nazista.

9. Monday (2020)

Monday (2020)

Dirigido por: Argyris Papadimitropoulos

Mickey e Chloe se conhecem num verão em Atenas, durante uma noite de festa. A partir daí, os dois se envolvem e começam a viver um final-de-semana intenso de paixão e partilha.

O drama romântico, lançado em abril de 2021, dividiu a crítica, mas foi bastante elogiado pela beleza de suas imagens.

10. Meu Eterno Talvez (2020)

Meu Eterno Talvez (2020)

Dirigido por: Stella Meghie
Disponível em: Netflix

A comédia romântica é protagonizada por Sasha e Marcus, dois amigos de infância que moravam perto e cresceram juntos.

Embora tenham sido companheiros por muito tempo, acabaram se relacionando e se separaram de repente. Anos mais tarde, já adultos, eles se reencontram e precisam repensar seu passado e futuro juntos.

11. Guava Island (2019)

Guava Island (2019)

Dirigido por: Hiro Murai
Disponível em: Amazon Prime Video

Protagonizado por dois cantores célebres da atualidade, Rihanna e Donald Glover, também conhecido por Childish Gambino, Guava Island é um filme musical de romance.

O enredo conta a história da formação da Ilha de Guava. Deni Maroon é um músico local que mora com Kofi, a sua companheira e narradora da obra. Juntos, eles organizam um festival de música que alegra e une toda a população.

12. O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas (2021)

The Map of Tiny Perfect Things (2021)

Dirigido por: Ian Samuels
Disponível em: Amazon Prime Video

Combinando o romance com elementos de drama, comédia e ficção científica, o filme foi inspirado num conto de Lev Grossman com o mesmo nome.

Margaret e Mark são dois adolescentes que ficam presos no tempo, obrigados a repetir o mesmo dia vezes e vezes sem conta. Para se libertarem desse ciclo, os dois precisam se juntar e aprender a dar valor aos menores detalhes da vida, encontrando um significado para as suas jornadas.

13. Amor à Flor da Pele (2000)

Amor à Flor da Pele (2000)

Dirigido por: Wong Kar-wai

O drama romântico produzido em Hong Kong continua surpreendendo espectadores do mundo todo, com imagens belíssimas e um enredo emocionante.

Chow e Li-Zhen são vizinhos e pessoas bastante solitárias porque seus cônjuges trabalham demais e estão sempre viajando. Após formarem uma amizade, eles começam a desconfiar que a esposa dele e o marido dela estão tendo um caso amoroso.

14. A Princesa e o Plebeu (1953)

A Princesa e o Plebeu (1953)

Dirigido por: William Wyler
Disponível em: Google Play Filmes

Um filme mágico que desperta suspiros em gerações de espectadores, esta é uma das obras mais importantes da carreira de Audrey Hepburn e Gregory Peck.

Ann é uma princesa que está de férias em Roma, onde decide permanecer no anonimato, longe das obrigações da realeza. Durante a viagem ela conhece Joe, um repórter que pretende expô-la, mas acaba se apaixonando por ela.

15. Me Chame Pelo Seu Nome (2017)

Me Chame Pelo Seu Nome (2017)

Dirigido por: Luca Guadagnino
Disponível em: Netflix, Google Play Filmes

O drama romântico, inspirado no livro homônimo de André Aciman, fala sobre um amor passado na década de 80, numa pequena vila italiana.

Oliver é um estudante norte-americano que vai passar as férias de verão na Itália, em casa de um antigo professor. Por lá, ele se aproxima de Elio, o filho adolescente do acadêmico, e começam a namorar em segredo.

Confira também a análise do filme Me chame pelo seu nome.

16. Romeu + Julieta (1996)

Romeu + Julieta (1996)

Dirigido por: Baz Luhrmann
Disponível em: Disney+, Google Play Filmes

Baseado numa das maiores e mais trágicas histórias de amor de sempre, a célebre peça de William Shakespeare, o drama romântico marcou profundamente a década de 90.

O enredo é trazido para a época contemporânea e acontece numa cidade de verão chamada Verona Beach. Julieta e Romeu pertencem a duas famílias que administram empresas rivais, mas quando se conhecem num baile, os dois se apaixonam perdidamente.

17. O Último Paraíso (2021)

O Último Paraíso (2021)

Dirigido por: Rocco Ricciardulli
Disponível em: Netflix

O longa-metragem italiano de drama e romance é passado na década de 50 que foi inspirado numa história real. Ciccio Paradiso, o protagonista, é um revolucionário que batalha pelos direitos dos trabalhadores.

Contudo, a situação se complica quando ele se encanta por Bianca, a filha de um rico e poderoso latifundiário da região.

18. Namorados para Sempre (2010)

Namorados para Sempre (2010)

Dirigido por: Derek Cianfrance

Blue Valentine, no título original, é um drama romântico que se popularizou ao longo dos anos. Cindy e Dean sempre foram um casal apaixonado, mas a rotina começou a separá-los.

Casados há muitos anos e responsáveis por um filho, eles enfrentam dificuldades financeiras que trazem problemas para a relação. Mesmo desgastados, lutam para permanecer juntos, lembrando os momentos que já passaram.

19. Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004)

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004)

Dirigido por: Michel Gondry

A obra cult é a cara dos anos 2000 e continua ganhando admiradores pelo seu enredo genial e todos os sentimentos que provoca no público.Combinando o drama com a ficção científica, o enredo acompanha a difícil separação de Joe e Clementine.

Quando descobre que a antiga namorada se submeteu a um procedimento médico para apagar todas as memórias do tempo que passaram juntos, o protagonista se desespera e decide fazer o mesmo.

Confira também a análise completa e as simbologias do filme.

20. A Forma da Água (2017)

A Forma da Água (2017)

Dirigido por: Guillermo del Toro
Disponível em: Google Play Filmes

O maravilhoso longa-metragem que fala sobre amor e fantasia ganhou inúmeras premiações, incluindo o Oscar de Melhor Filme e Melhor Diretor.

Durante a década de 70, Elisa trabalha para o governo, num laboratório secreto onde estão escondidos vários seres mitológicos que a população desconhece. Com o tempo, ela começa a nutrir sentimentos por uma criatura aquática e elabora um plano para a sua libertação.

21. Moonrise Kingdom (2012)

Moonrise Kingdom (2012)

Dirigido por: Wes Anderson

Um dos filmes mais doces de sempre, Moonrise Kingdom é uma comédia romântica que vai colocar um sorriso no seu rosto. A história acontece numa pequena ilha, em plena década de 70.

Suzy e Sam são solitários e se sentem desenquadrados entre as pessoas que os rodeiam. Após trocarem várias cartas, as crianças decidem fugir de casa juntas e provocam uma enorme confusão entre os habitantes do local.

22. Gully Boy (2019)

Gully Boy (2019)

Dirigido por: Zoya Akhtar
Disponível em: Amazon Prime Video

O filme musical indiano conta a história de Murad, um jovem dos subúrbios de Mumbai que sonha com uma carreira no rap.

Depois de lançar algumas músicas, ele conhece Sky, uma estudante que admira os seus versos e o convida para uma colaboração. Os dois se aproximam e se envolvem, mas existe um problema: Murad tem uma namorada agressiva e ciumenta.

23. História de um Casamento (2019)

História de um Casamento (2019)

Dirigido por: Noah Baumbach
Disponível em: Netflix

O drama norte-americano, que foi extremamente aclamado pela crítica e também agradou o público, segue o processo doloroso de um divórcio.

Quando Nicole e Charlie decidem se separar, após muitos anos juntos, combinam partilhar as responsabilidades do filho sem envolver os poderes judiciais. No entanto, a mulher acaba contratando uma advogada e o antigo companheiro precisa fazer o mesmo.

Confira também o resumo e análise do filme História de um Casamento.

24. Coração Indefeso (2020)

Coração Indefeso (2020)

Dirigido por: Mukesh Chhabra

O filme indiano de drama e romance é uma nova adaptação do livro A culpa é das estrelas, escrito pelo norte-americano John Green.

Kizie é uma jovem que se encontra num estado terminal de câncer quando conhece Manny num grupo de apoio. Mesmo cientes de que têm pouco tempo juntos, eles se envolvem e embarcam numa paixão maior que a própria vida.

25. Anomalisa (2015)

Anomalisa (2015)

Dirigido por: Charlie Kaufman, Duke Johnson
Disponível em: Google Play Filmes

A obra de animação stop-motion foi criada com bonecos de silicone e fala sobre o amor e a complexidade das relações humanas.

A narrativa é contada através da lente de Michael, um homem que percebe a realidade de forma peculiar. Durante uma viagem de trabalho, o protagonista conhece Lisa no hotel onde está hospedado e logo se rende aos encantos da mulher.

26. Amor e Monstros (2020)

Amor e Monstros (2020)

Dirigido por: Michael Matthews
Disponível em: Netflix

A comédia romântica adolescente tem como cenário um mundo pós-apocalíptico, dominado por criaturas monstruosas que dizimaram parte da humanidade.

Joel vive num esconderijo no subsolo até ao dia em que consegue comunicar, pelo rádio, com a antiga namorada. Ao descobrir que Aimee está numa colônia localizada na superfície, ele corre todos os riscos para revê-la.

27. Tudo por Ela (2021)

Tudo por Ela (2021)

Dirigido por: Ryuichi Hiroki
Disponível em: Netflix

Rei reencontra uma antiga amiga e colega de classe, Nanae, que sofre violência do marido controlador e abusivo. Quando percebe que está apaixonada pela vítima, a protagonista está disposta a tudo para salvar a mulher que ama.

O filme japonês de romance, drama e crime é uma adaptação dos livros de mangá Gunjô, criados por Ching Nakamura.

Aproveite para ver também:

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.