14 filmes de romance adolescente que derretem o coração de qualquer um


Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes
Publicado em

Quem resiste a um bom filme de romance teen? Refletindo as dificuldades e descobertas da adolescência, eles mostram a pureza e intensidade dos sentimentos numa época em que tudo é vivido como se o mundo fosse acabar.

Confira, em seguida, nossa seleção que combina lançamentos recentes e grandes clássicos, trazendo aqueles clichês românticos que vão fazer você suspirar.

1. Tartarugas Até Lá Embaixo (2024)

Casal de jovens com os rostos próximos, como se fossem se beijar.

Disponível em: Netflix

Aza é uma adolescente que enfrenta problemas de saúde mental. Além disso, ela precisa resolver dilemas comuns da idade, como conciliar os estudos, a família e os relacionamentos.

É aí que seu caminho se cruza com uma antiga paixão da infância, capaz de melhorar tudo aquilo que a rodeia.

2. Nos Vemos em Vênus (2023)

Casal de adolescentes num carro; ela está com a cabeça pousada no ombro dele, sorrindo.

Disponível em: Netflix

Mia é uma garota prestes a passar por uma séria cirurgia ao coração. Como nunca conheceu sua mãe biológica, antes disso ela decide viajar para Espanha, em busca da progenitora.

Kyle, por outro lado, é um adolescente de luto, desde que perdeu o melhor amigo num acidente. Quando os dois se conhecem, decidem embarcar para a Europa juntos, onde acabam encontrando a esperança que precisavam para seguirem suas jornadas.

3. Música (2024)

Casal de jovens num parque, olhando para a câmera.

Disponível em: Prime Video

Inspirado na vida do diretor e ator principal, Rudy Mancuso, o filme segue os passos de um jovem artista que tem sinestesia e encontra música em tudo que enxerga. Embora já tenha um relacionamento de longa data, seu destino sofre uma reviravolta quando ele conhece Isabella.

4. Vermelho, Branco e Sangue Azul (2023)

Dois rapazes jovens, sentados num sofá, de mãos dadas.

Disponível em: Prime Video

Alex e Henry são dois jovens que carregam grandes legados: um é filho da presidenta dos Estados Unidos e o outro é o príncipe de Inglaterra. No começo, sua relação é de rivalidade, tal como aconteceu com os dois países ao longo da História. Apesar disso, com o tempo, a ligação que os une se transforma num amor capaz de desafiar todas as convenções.

5. Amor e Gelato (2022)

Mulher jovem caminhando pela cidade enquanto lê um livro.

Disponível em: Netflix

Lina está numa fase turbulenta e dolorosa da sua vida. Após perder a mãe, ela decide realizar o seu último desejo e passar o verão em Itália, antes de entrar na faculdade. O tempo que passa sozinha em Roma é transformador: além de experimentar a famosa gastronomia, ela encontra o amor junto de Lorenzo, um garçom que a leva para conhecer a cidade.

6. O Sol Também é uma Estrela (2019)

Casal jovem, abraçado e deitado na grama.

Disponível em: Prime Video

Embora sejam novos, Natasha e Daniel já conhecem as dores e os desafios de ser imigrante. Ela está desesperada porque sua família vai ser deportada para a Jamaica a qualquer momento. Já ele, filho de coreanos, precisa entrar para a universidade e cumprir as expectativas dos pais.

Dois desconhecidos em Nova York, entram na mesma carruagem do metrô e, como num passe de mágica, suas vidas nunca mais são as mesmas.

7. A Culpa é das Estrelas (2014)

Garota adolescente com um tubo no nariz e garoto segurando um ramo de fiores.

Disponível em: Disney+

Quem disse que não pode existir luz no meio da escuridão? O longa-metragem que marcou os anos 2000 vem lembrar o público que o amor sempre é possível, até mesmo nas situações mais difíceis.

Hazel e Augustus participam num grupo de apoio para pacientes de câncer, onde acabam formando uma amizade. Mesmo com visões diferentes sobre o mundo e a doença que sofrem, eles começam a viver uma paixão inesperada e irresistível.

8. Diário de uma Paixão (2004)

Casal apaixonado, rindo.

Disponível em: Max e Prime Video

Para quem procura um filme bem doce, que fala de um amor maior que o tempo, Diário de Uma Paixão é um título obrigatório. A história é passada na década de 40, quando Allie e Noah se conhecem num parque de diversões.

Numa época de grandes contrastes sociais, os pais dela não aprovam a união, já que o jovem tem origens humildes. Mesmo com tudo contra eles, os dois não desistem da ligação que os une.

9. A Cinco Passos de Você (2019)

Casal de adolescentes deitados na neve.

Disponível em: Netflix e Amazon Prime

Stella e Will estão internados no mesmo hospital, já que sofrem de fibrose cística. Devido à doença, eles não podem se aproximar, precisando sempre manter uma distância entre seus corpos. Mesmo assim, seus espíritos se aproximam mais a cada dia e, juntos, começam a superar as limitações e encontram a força que precisam.

10. A Lagoa Azul (1980)

Casal abraçado, no meio da natureza.

Disponível em: Netflix e Prime Video

Um clássico que conquistou gerações, A Lagoa Azul é uma história incontornável de amor entre dois pré-adolescentes. Após sofrerem um naufrágio, eles ficam presos numa ilha deserta no Pacífico. Aos poucos, vão criando suas rotinas e descobrindo seu pequeno mundo, ao mesmo tempo que percebem que estão apaixonados um pelo outro.

11. Para Todos os Garotos que Já Amei (2018)

Casal se olhando, apaixonado, junto de um campo de futebol.
Disponível em: Netflix

Iniciando uma franquia de sucesso, o enredo conta a história de Lara Jean, uma garota que costuma escrever cartas para todos os meninos por quem já esteve apaixonada. Quando sua irmã as descobre, guardadas numa caixa, decide que elas deveriam chegar aos destinatários.

Assim, de repente, a vida de Lara se torna uma grande confusão e ela precisa encontrar alguma solução para o problema.

12. 10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999)

Adolescentes, sentados em balanços e conversando.

Disponível em: Disney+

Uma reinvenção da peça "A Megera Domada" de Shakespeare, a comédia romântica continua ganhando fãs, décadas após o lançamento. Kat e Bianca são duas irmãs bem diferentes: a mais nova é descontraída e popular, enquanto a mais velha é uma artista mal-humorada e sem paciência para garotos.

O pai das duas decide que Bianca só pode namorar quando Kat estiver num relacionamento. Assim, o jovem que está apaixonado por ela cria um plano mirabolante, pedindo ao amigo para conquistar sua futura cunhada.

13. Lisa Frankenstein (2024)

Dois adolescentes, com expressões sombrias, deitados na cama.
Disponível em: Prime Video

Sombrio, engraçado e romântico de uma maneira nada óbvia, o filme segue os passos de Lisa, uma adolescente gótica que tem problemas em se adaptar e fazer amigos. No entanto, nem tudo está perdido, porque ela encontra um amor inusitado. Trata-se de um cadáver da era vitoria que acaba retornando à vida durante uma tempestade misteriosa.

Junto da "Criatura", a jovem começa a viver aventuras sangrentas e a cometer crimes que ninguém desconfia.

14. Com Amor, Simon (2018)

Adolescente deitado na cama com o computador no colo.

Disponível em: Netflix

Simon é um adolescente que vive angustiado, com medo de revelar sua sexualidade para aqueles que o rodeiam. Quando começa a trocar mensagens com outro garoto, anônimo, que conheceu através da internet, ele percebe que está apaixonado. Aí, passa a ser chantageado por alguém que ameaça contar seu segredo aos amigos e familiares.

Veja também:

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Apaixonada por leitura e escrita, produz conteúdos on-line desde 2017, sobre literatura, cultura e outros campos do saber.