20 filmes de faroeste que você precisa ver


Carolina Marcello
Escrito por Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes

O universo dos filmes de faroeste é vasto e bastante diversificado. Adorado por uns e ainda desconhecido para outros, este gênero cinematográfico está repleto de obras de grande qualidade, que podem agradar todos os gostos.

Confira, abaixo, a nossa seleção de longas-metragens imperdíveis, combinando grandes clássicos com os lançamentos mais recentes que você precisa conhecer:

1. Três Homens em Conflito (1966)

Três Homens em Conflito (1966)

Dirigido por: Sergio Leone
Disponível em: Google Play Filmes

Apontado como um dos filmes de faroeste mais influentes de todos os tempos, este é um longa-metragem de spaghetti western, um subgênero com produção italiana que esteve em voga entre as décadas de 60 e 70.

Com Clint Eastwood, Eli Wallach e Lee Van Cleef nos papéis principais, o enredo acompanha três pistoleiros que batalham por um tesouro que foi enterrado durante o período da Confederação norte-americana.

2. Homem Morto (1995)

Homem Morto (1995)

Dirigido por: Jim Jarmusch

O longa norte-americano em preto e branco é passado no ano de 1800 e conta a história de William Blake, um cidadão pacato que muda de cidade em busca de um trabalho melhor.

Após se envolver numa confusão, ele é acusado de um homicídio que não cometeu e precisa fugir das autoridades, mesmo estando ferido por uma bala. Pelo caminho, encontra um homem indígena que o auxilia e se apresenta como "Ninguém".

3. Banzé no Oeste (1974)

Banzé no Oeste (1974)

Dirigido por: Mel Brooks
Disponível em: Google Play Filmes

Com o título original Blazing Saddles, esta é uma comédia de faroeste que entrou para a história do cinema norte-americano. Servindo-se do humor e dos clichês do gênero, o longa-metragem discute temáticas sociais de relevo.

Bart é o novo xerife enviado para uma pequena cidade do Oeste, com a missão de impedir os ataques frequentes de uma gangue de bandidos. Após ser rejeitado pelos locais, que tinham uma mentalidade extremamente racista, ele forma uma aliança inesperada com um pistoleiro da região.

4. Relatos do Mundo (2020)

Relatos do Mundo (2020)

Dirigido por: Paul Greengrass
Disponível em: Netflix

O drama norte-americano foi baseado no livro homônimo de Paulette Jiles e conta a história do Capitão Jefferson Kyle Kidd, um viúvo que viaja pelo país, levando notícias de umas regiões para as outras.

Em 1870, o protagonista aceita a missão de transportar Johanna, uma menina de 10 anos, durante uma de suas viagens, com o objetivo de reuni-la com a família.

5. Os Irmãos Sisters (2018)

Os Irmãos Sisters (2018)

Dirigido por: Jacques Audiard
Disponível em: Telecine Play

Baseado no romance homônimo de Patrick deWitt, o enredo de crime e faroeste é passado em 1851. A história segue o destino dos irmãos Charlie e Eli Sisters, que ganham a vida como pistoleiros.

Quando são contratados para matar Hermann Warm, um negociante poderoso, começam a persegui-lo ao longo do deserto. É então que o milionário resolve propor um negócio aos bandidos e tenta convencê-los a mudar a rota da sua missão.

6. Amor Fora da Lei (2013)

Amor Fora da Lei (2013)

Dirigido por: David Lowery
Disponível em: Amazon Prime Video

Uma história ao estilo Bonnie e Clyde, célebres criminosos norte-americanos, o filme de romance policial tem como cenário o Texas na década de 70.

Os protagonistas, Ruth e Bob, são um casal apaixonado que comete assaltos e pequenos crimes. No entanto, seus destinos são alterados quando ele é preso. A esposa, que descobre que está grávida, promete que irá esperar pelo seu regresso.

7. Os Imperdoáveis (1992)

Os Imperdoáveis (1992)

Dirigido por: Clint Eastwood
Disponível em: Google Play Filmes

Encarado como um filme essencial para os amantes do gênero, Unforgiven, no título original, venceu inúmeras premiações, incluindo o Óscar de Melhor Filme e Melhor Diretor.

Na narrativa, que procura desconstruir alguns estereótipos deste estilo cinematográfico, conhecemos William e Ned, dois pistoleiros que aceitam um último trabalho. Acompanhados por um jovem bandido, eles passam a caçar dois homens.

8. O Dia de Ira (1967)

O Dia de Ira (1967)

Dirigido por: Tonino Valerii

A produção italiana e alemã é um verdadeiro clássico entre os filmes de faroeste e conta a história de Scott, um adolescente órfão que é maltratado pela população da sua cidade.

Tudo se altera com a chegada do perigoso Frank Talby, que surge para cobrar uma dívida naquele local e resolve iniciar Scott na sua profissão arriscada e violenta.

9. Django Livre (2012)

Django Livre (2012)

Dirigido por: Quentin Tarantino
Disponível em: Netflix

Vencedor do Óscar de Melhor Roteiro Original, o enredo é focado na figura de Django, um homem escravizado cuja sorte mudou no dia em que conheceu King Schultz.

O caçador de recompensas alemão faz uma proposta ao protagonista: em troca da liberdade, deve ajudá-lo a realizar uma missão. Em pouco tempo, eles se tornam amigos e atravessam o país em busca de Broomhilda, a esposa de Django que estava presa numa plantação.

Confira também Todos os filmes de Quentin Tarantino (ordenados do pior para o melhor).

10. O Matador (2017)

O Matador (2017)

Dirigido por: Marcelo Galvão
Disponível em: Netflix

No filme de faroeste nacional produzido para a Netflix, a narrativa ocorre entre os anos de 1910 e 1940 e é protagonizada por Cabeleira, um grande assassino de Pernambuco.

Criado no sertão isolado, por um cangaceiro que o encontrou durante a infância, ele se muda para a cidade em busca do pai. Ao longo do caminho, vai cometendo vários crimes para sobreviver.

11. Tombstone - A Justiça Está Chegando (1993)

A Justiça Está Chegando (1993)

Dirigido por: George P. Cosmatos, Kevin Jarre
Disponível em: Disney+, Google Play Filmes

Vagamente inspirado em acontecimentos reais que ocorreram no Arizona, o filme é um remake de um longa-metragem de 1957, passado no Velho Oeste, durante o século XIX.

A cidade de Tombstone, conhecida pelas suas minas de prata, começa a sofrer vários ataques de uma quadrilha que espalha o terror pela região. É então que o xerife Wyatt Earp chega ao local, com seus irmãos; embora ele pretenda se aposentar, encontra novos inimigos por lá.

12. Onde os Fracos Não Têm Vez (2008)

Onde os Fracos Não Têm Vez (2008)

Dirigido por: Ethan Coen, Joel Coen
Disponível em: Netflix, Google Play Filmes

Inspirado no romance de Cormac McCarthy com o mesmo título, o enredo se desenrola no deserto do Texas durante a década de 80, trazendo as narrativas de faroeste para um contexto contemporâneo.

Quando um caçador encontra uma mala cheia de dinheiro numa cena de crime, seu destino nunca mais será o mesmo. A partir daí, ele começa a ser perseguido por Anton, um assassino contratado para reaver a quantia, custe o que custar.

13. Lendas da Paixão (1994)

Lendas da Paixão (1994)

Dirigido por: Edward Zwick
Disponível em: Google Play Video

No famoso drama épico, baseado num livro de Jim Harrison, a ação ocorre no começo do século XX, numa fazenda isolada no deserto.

Alfred, Tristan e Samuel são três irmãos com personalidades bastante distintas. Quando o mais novo encontra uma noiva, Susannah, que se muda para o local, inicia uma grande rivalidade familiar que pode terminar em tragédia.

14. Rango (2011)

Rango (2011)

Dirigido por: Gore Verbinski
Disponível em: Amazon Prime Video, Google Play Filmes

Se você pensa que as histórias de faroeste e os desenhos animados não combinam, está precisando assistir Rango, o longa-metragem que venceu o Óscar de Melhor Filme de Animação.

O protagonista é um camaleão que viveu muito tempo como animal de estimação, até ter decidido partir numa grande aventura. Quando chega numa cidadezinha chamada Dirt, encontra a oportunidade de virar um herói e acaba se tornando o novo xerife do local.

15. Os Brutos Também Amam (1953)

Os Brutos Também Amam (1953)

Dirigido por: George Stevens

Um clássico bastante influente entre o cinema de faroeste, o longa norte-americano em technicolor foi inspirado num livro de Jack Schaefer e ficou conhecido pelas suas paisagens.

Shane, o protagonista, é um pistoleiro que se muda para o Wyoming na intenção de trabalhar honestamente, cultivando os campos. No entanto, ele depressa se envolve em confusões e começa a fazer inimizades.

16. Oeste Sem Lei (2015)

Oeste sem Lei (2015)

Dirigido por: John Maclean

A produção britânica e neozelandesa, que marcou o começo da carreira do diretor, tem como cenário o século XIX. O protagonista é Jay Cavendish, um jovem com uma difícil missão: atravessar os Estados Unidos em busca da mulher que ama.

Durante a jornada, ele conhece Silas Selleck, um homem irlandês bastante experiente, que passa a ajudá-lo nessa aventura repleta de riscos.

17. Sete Homens e Um Destino (1960)

Sete Homens e Um Destino (1960)

Dirigido por: John Sturges
Disponível em: Google Play Filmes

The Magnificent Seven, no original, é um título que não poderia faltar nesta lista. Trata-se de uma adaptação norte-americana do filme Os Sete Samurais (1954), a obra-prima do cinema japonês dirigida por Akira Kurosawa.

Passada num vilarejo localizado na fronteira entre o México e os Estados Unidos, a narrativa acompanha o sofrimento da população nas garras de uma gangue. É então que sete pistoleiros decidem ajudar e se mudam para lá.

18. Bravura Indômita (2010)

Bravura Indômita (2010)

Dirigido por: Ethan Coen, Joel Coen
Disponível em: Google Play Filmes

Considerado um filme de faroeste revisionista, ou seja, parte do subgênero que pretende subverter os estereótipos, o longa-metragem foi inspirado num livro de Charles Portis.

Mattie Ross é uma garota de 14 anos que fica órfã depois do assassinato do pai, que morreu nas mãos de um antigo funcionário. Para se vingar, a menina contrata os serviços de Rooster Cogburn, um antigo xerife que tem problemas com o álcool.

19. Era uma Vez no Oeste (1968)

Era uma Vez no Oeste (1968)

Dirigido por: Sergio Leone
Disponível em: Google Play Filmes

A produção italiana épica ocorre durante a construção dos caminhos de ferro, quando um empresário poderoso assassina uma família para ocupar suas terras.

Depois desse acontecimento trágico, os destinos dos protagonistas (Jill, Cheyenne, Frank e "Harmônica") se cruzam pela primeira vez.

20. Garota Sombria Caminha pela Noite (2015)

Garota Sombria Caminha pela Noite (2015)

Dirigido por: Ana Lily Amirpour

Completamente diferente dos outros títulos desta lista, o longa-metragem de terror é um neo-western, ou seja, um filme de faroeste passado num cenário contemporâneo e urbano.

As ruas de Bad City, uma perigosa cidade iraniana, são atravessadas pela violência. E quem vê uma jovem passando sozinha, durante a noite, não imagina que se trata de uma vampira em busca do próximo alimento.

Aproveite para ver também:

Atualizado em
Carolina Marcello
Escrito por Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.