Filmes clássicos são aqueles que entram para a história do cinema, se tornando inesquecíveis e atemporais por várias gerações.
Seja por suas histórias inovadoras ou pela influência que exercem na cultura, essas são produções que geralmente atingiram grande sucesso de bilheteria e permanecem relevantes até os dias atuais.
Assim, selecionamos 13 filmes clássicos memoráveis para você assistir na Netflix.
1. A história oficial (1985)
Uma das poucas produções latino-americanas a receber um Oscar é o filme argentino A história Oficial.
Dirigido por Luis Puenzo, se passa na época da ditadura militar argentina e conta sobre Alicia, uma professora de classe média que adota uma criança.
Apenas depois que uma amiga retorna do exílio é que Alicia se dá conta das atrocidades cometidas pelo governo e de que sua filha pode ter sido arrancada dos pais, mortos pelo regime.
O filme teve ótima repercussão, concorrendo e vencendo prêmios em vários festivais. Além disso, se constitui um importante meio de denúncia e questionamento sobre as ditaduras que ocorreram em toda a América Latina.
2. Lado a lado (1998)
Esse drama dirigido por Chris Columbus é uma das referências do cinema hollywoodiano dos anos 90.
Traz as renomadas atrizes Julia Roberts e Susan Sarandon em uma trama que trata de assuntos como a amizade, arrependimentos, perdão, família e força.
Misturando humor a assuntos delicados e com interpretações preciosas, o filme conseguiu cativar o público e se tornar uma história atemporal.
3. Tubarão (1975)
Um clássico suspense dos anos 70 é Tubarão. A direção é de Steven Spierberg e a inspiração é o livro de mesmo nome de Peter Benchley.
A história se passa no litoral dos EUA e mostra um enorme tubarão-branco que está aterrorizando os banhistas.
Assim, as autoridades locais resolvem caçar o animal, o que se revela uma empreitada mais arriscada do que o previsto.
O filme foi um sucesso de bilheteria e se enquadra em um dos mais lucrativos da indústria cinematográfica daquela década.
4. Karate Kid (1984)
Um dos filmes mais lembrados de artes marciais é Karate Kid, do diretor John G. Avildsen.
Lançado em 1984, trouxe para as telas os ensinamentos de Mestre Miyagi ao treinar o jovem Daniel Sam na arte do caratê.
Daniel havia se mudado com a mãe para o sul da Califórnia e não conseguiu se adaptar, sendo importunado por alguns garotos no lugar.
Assim, ele inicia um processo de aprendizagem de caratê com o sábio mestre, o que vai marcar sua vida para sempre.
O filme teve enorme repercussão e conquistou fãs em todo o mundo, se tornando um clássico.
5. Meu primeiro amor (1991)
O inesquecível Meu primeiro amor (My gilr, originalmente) é um daqueles filmes nostálgicos que permanecem na lembrança de quem viveu a década de 90.
Estrelado por Macaulay Culkin e Anna Chlumsky, tem direção de Howard Zieff.
A trama se passa nos anos 70 e nela acompanhamos a garota Vada entrando na adolescência em meio a conflitos e desafios.
Seu único amigo é Thomas J, um garoto desajeitado e solitário, com quem vive o primeiro amor.
O filme teve boa repercussão, ganhando uma sequência três anos depois de seu lançamento.
6. Sete anos no Tibet (1997)
Com Brad Pitt no papel principal, esse é um filme baseado em uma história real dirigido por Jean-Jacques Annaud e lançado em 1997.
O drama inclui aventura e dados históricos e narra a trajetória do montanhista Heirich Harrer durante a tentativa de escalar o Nanga Parbat, um dos mais altos picos do mundo, localizado no Himalaia, na região do Paquistão.
A empreitada fracassou e, por conta de conflitos entre países, ele se tornou um prisioneiro de guerra. Mas Heinrch conseguiu se refugiar no Tibet, onde teve sua vida transformada radicalmente.
A produção foi bem recebida pelo público e crítica, sendo lembrada como uma bela história de superação e aprendizado.
7. Meu amigo Totoro (1988)
Icônica animação japonesa, Meu amigo Totoro, é uma linda produção assinada por Hayao Miyazaki para a Studio Ghibli.
A narrativa é repleta de cenas fantásticas e emocionantes que mostram as irmãs Satsuki e Mei convivendo com espíritos da floresta.
O clássico japonês é uma referência para a cultura pop oriental e também fez sucesso no Ocidente, angariando muitos fãs.
8. A família Addams (1991)
A família Addams é um filme norte-americano de humor sombrio que fez enorme sucesso no início dos anos 90.
Inspirada nos quadrinhos com o mesmo nome produzidos por Charles Addams, a produção foi dirigida por Barry Sonnenfeld.
Teve Angelica Huston como Mortícia Addams, o que lhe rendeu um prêmio de melhor interpretação no Globo de Ouro.
Conta sobre uma família nada convencional com integrantes macabros e cômicos.
A bilheteria do filme foi muito positiva e a repercussão entre o público também, o que faz com que seja um clássico de filmes de comédia com um leve toque de terror.
9. O Expresso da Meia-Noite (1978)
Baseado no livro homônimo de William Hayes, essa é uma produção dirigida por Alan Parker. Conta a história real de Billy Hayes, um jovem que é preso no aeroporto de Istambul, na Turquia, por portar haxixe.
Na penitenciária sofre as piores provações, sendo torturado e condenado a 30 anos. Sua única saída seria a fuga.
O filme venceu o Oscar de melhor roteiro e melhor trilha sonora de 1979, além de seis categorias no Globo de Ouro e três no BAFTA.
10. Taxi Driver (1976)
Um dos grandes sucessos do ator Robert De Niro é Taxi Driver. Dirigido por Martin Scorsese, o longa norte-americano traz também Judie Foster em um de seus primeiros papéis.
A narrativa percorre a vida de Travis Bickle, um rapaz atormentado que sofre de insônia e decide se tornar taxista. Assim, ele passa as noites dirigindo pelas ruas de Nova Iorque e se depara com a realidade da prostituição e marginalidade.
Um dia, ao levar uma prostituta de 12 anos em seu carro, Travis passa a tentar protegê-la e fazer justiça.
11. Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988)
O cineasta Pedro Almodóvar é um dos maiores ícones do cinema espanhol. Com suas comédias cheias de drama e exageros, ele se consagrou como um grande nome, principalmente nos anos 80.
Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos é inspirado na peça teatral A voz Humana, de Jean Cocteau, de 1930. Conta sobre uma mulher que faz o possível para continuar se relacionando com um homem casado. Enquanto isso, outras mulheres também surgem na trama com seus dilemas.
Bem recebido pelo público e crítica, foi indicado ao Oscar, Globo de Ouro e BAFTA, além de ter sido pemiado em outros festivais importantes.
12. Os Brutos Também Amam (1953)
Esse é um filme no estilo faroeste. Com título original de Shane, o nome do personagem, foi dirigido por George Stevens.
Acompanhamos a trajetória de Shane, um pistoleiro que conhece um garoto e se torna um herói para ele. O misterioso estrangeiro decide defender a família do menino das mãos de um fazendeiro rico e dono de muitas cabeças de gado.
Um clássico western, essa produção ganhou cinco categorias do Oscar de 1954.
13. Ela Quer Tudo (1986)
Spike Lee é um dos cineastas norte-americanos mais importantes de seu tempo. Esse longa dirigido por ele mostra a maneira peculiar com que a jovem artista Nola Darling se relaciona com seus três namorados.
Cada um dos rapazes a satisfaz de uma maneira diferente e ela tem dificuldade de escolher com qual quer ficar.
Uma curiosidade é que um dos namorados é interpretado pelo próprio Spike Lee, que em 2017 dirigiu a segunda versão da história, realizada em formato de série e também disponível na Netflix.
Talvez você também se interesse: