10 filmes clássicos inesquecíveis para ver na Netflix


Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual
Atualizado em

Filmes clássicos são aqueles que entram para a história do cinema, se tornando inesquecíveis e atemporais por várias gerações.

Seja por suas histórias inovadoras ou pela influência que exercem na cultura, essas são produções que geralmente atingiram grande sucesso de bilheteria e permanecem relevantes até os dias atuais.

Assim, selecionamos alguns filmes clássicos memoráveis para você assistir na Netflix.

1. Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994)

Cena de Pulp Fiction

Um dos filmes mais aclamados da década de 90 sem dúvidas é Pulp Fiction, de Quentin Tarantino. Com uma legião de fãs, além clássico, esse é um filme cult e atemporal.

A trama intercala histórias de vários personagens, com destaque para Vincent Vega e Jules Winnfield, dois assassinos profissionais, além do boxeador Butch Coolidge.

O filme foi inovador para a época, trazendo uma narrativa não-linear e explorando temas como violência e redenção.

2. A história oficial (1985)

Cena de filme A história oficial mostra mãe e filha abraçadas

Uma das poucas produções latino-americanas a receber um Oscar é o filme argentino A história Oficial.

Dirigido por Luis Puenzo, se passa na época da ditadura militar argentina e conta sobre Alicia, uma professora de classe média que adota uma criança.

Apenas depois que uma amiga retorna do exílio é que Alicia se dá conta das atrocidades cometidas pelo governo e de que sua filha pode ter sido arrancada dos pais, mortos pelo regime.

O filme teve ótima repercussão, concorrendo e vencendo prêmios em vários festivais. Além disso, se constitui um importante meio de denúncia e questionamento sobre as ditaduras que ocorreram em toda a América Latina.

3. O poderoso chefão (1972)

Cena de O poderoso chefão

Nesse que é um dos maiores clássicos do cinema, vemos uma história sobre poder, violência, dramas familiares, lealdade, traição e moralidade.

Com direção de Francis Ford Copolla, o filme é imperdível para todos os amantes do cinema.

4. Conta Comigo (1986)

Cena do filme Conta comigo

Um clássico da sessão da tarde na Globo, Conta comigo é um filme de 1986 dirigido por Rob Reiner. A trama gira em torno de quatro amigos adolescentes que embarcam em uma jornada na floresta em busca do corpo de um garoto desaparecido.

O filme é inspirado em um conto de Stephen King e se tornou um grande sucesso, indicado ao Oscar de melhor roteiro no ano seguinte.

5. O serviço de entregas da Kiki (1989)

serviço de entregas da Kiki

Essa encantadora animação japonesa de Hayao Miyazaki conta a história de Kiki, uma bruxinha adolescente que sai de casa para uma jornada de autodescoberta e desenvolvimento de seus feitiços.

Kiki se instala em uma cidade do litoral, onde abre um serviço de entregas em sua vassoura mágica para pessoas comuns. Em meio a desafios pessoais e profissionais, ela descobre suas potencialidades, aprende a lidar com a solidão e relacionamentos.

Produzida pelo renomado estúdio de animação japonês Studio Ghibli, o longa foi inspirado no romance Majo no Takkyūbin (1985) de Eiko Kadono.

6. Meu primeiro amor (1991)

Cena de filme Meu primeiro amor mostra menino e menina de bicicleta

O inesquecível Meu primeiro amor (My gilr, originalmente) é um daqueles filmes nostálgicos que permanecem na lembrança de quem viveu a década de 90.

Estrelado por Macaulay Culkin e Anna Chlumsky, tem direção de Howard Zieff.

A trama se passa nos anos 70 e nela acompanhamos a garota Vada entrando na adolescência em meio a conflitos e desafios.

Seu único amigo é Thomas J, um garoto desajeitado e solitário, com quem vive o primeiro amor.

O filme teve boa repercussão, ganhando uma sequência três anos depois de seu lançamento.

7. Sete anos no Tibet (1997)

Cena de filme Sete anos no Tibet

Com Brad Pitt no papel principal, esse é um filme baseado em uma história real dirigido por Jean-Jacques Annaud e lançado em 1997.

O drama inclui aventura e dados históricos e narra a trajetória do montanhista Heirich Harrer durante a tentativa de escalar o Nanga Parbat, um dos mais altos picos do mundo, localizado no Himalaia, na região do Paquistão.

A empreitada fracassou e, por conta de conflitos entre países, ele se tornou um prisioneiro de guerra. Mas Heinrch conseguiu se refugiar no Tibet, onde teve sua vida transformada radicalmente.

A produção foi bem recebida pelo público e crítica, sendo lembrada como uma bela história de superação e aprendizado.

8. Meu amigo Totoro (1988)

Cena de animação japonesa Meu amigo Totoro

Icônica animação japonesa, Meu amigo Totoro, é uma linda produção assinada por Hayao Miyazaki para a Studio Ghibli.

A narrativa é repleta de cenas fantásticas e emocionantes que mostram as irmãs Satsuki e Mei convivendo com espíritos da floresta.

O clássico japonês é uma referência para a cultura pop oriental e também fez sucesso no Ocidente, angariando muitos fãs.

9. Jurassic Park (1993)

Cena do filme Jurassic Park

Sucesso de público e crítica nos anos 90, Jurassic Park foi dirigido por Steven Spielberg e surpreendeu pelos efeitos especiais, recebendo 3 estatuetas do Oscar em 1994.

A ficção científica conta sobre um parque temático onde vivem dinossauros criados em laboratório a partir de material genético preservado.

Quando um grupo de visitantes faz um passeio nessa espécie de safari pré-histórico, eles não desconfiam o pesadelo que estavam prestes a vivenciar.

10. Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988)

cena de Mulheres à beira de um ataque de nervos mostra 4 mulheres sentadas em um sofá

O cineasta Pedro Almodóvar é um dos maiores ícones do cinema espanhol. Com suas comédias cheias de drama e exageros, ele se consagrou como um grande nome, principalmente nos anos 80.

Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos é inspirado na peça teatral A voz Humana, de Jean Cocteau, de 1930. Conta sobre uma mulher que faz o possível para continuar se relacionando com um homem casado. Enquanto isso, outras mulheres também surgem na trama com seus dilemas.

Bem recebido pelo público e crítica, foi indicado ao Oscar, Globo de Ouro e BAFTA, além de ter sido premiado em outros festivais importantes.

Talvez você também se interesse:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.