Filme Donnie Darko


Donnie Darko é um filme de ficção científica escrito e dirigido Richard Kelly. Em 2001, data do seu lançamento, o filme não captou muita atenção das distribuidoras ou do público. Contudo, devido à sua temática relacionada com física quântica e viagens no tempo, foi despertando a curiosidade e o interesse de cada vez mais espectadores e cinéfilos.

Poster do filme Donnie Darko.

Em 2002, quando foi lançado em DVD, o sucesso de vendas foi surpreendente, ultrapassando os dez milhões de dólares. Considerado um filme complexo ou absurdo, tem gerado diversas teorias e discussões, conquistando o estatuto de filme cult

Resumo

Donnie Darko é um adolescente solitário que sofre de sonambulismo e vagueia pela cidade enquanto dorme. Uma noite, escuta uma voz que o atrai para o jardim, onde vê alguém usando uma fantasia de coelho. A figura misteriosa, de seu nome Frank, lança uma contagem regressiva para o fim do mundo. 

Enquanto isso, uma turbina de avião cai em cima da sua casa, destruindo seu quarto. A partir desse momento, o adolescente começa a ver Frank frequentemente, agindo de forma cada vez mais errática e preocupando a família e a terapeuta. Cumprindo ordens do estranho coelho, o protagonista comete atos de vandalismo aparentemente aleatórios.

Seus atos desencadeiam consequências: é por causa da inundação que conhece Gretchen, sua namorada, e graças ao incêndio a polícia descobre que Jim estava envolvido com uma rede de pedofilia. Quando lê o livro de Roberta Sparrow, antiga freira e professora de ciências, percebe que está perante fenômenos relacionados com a viagem no tempo e tem a chance de interferir com a realidade. 

Personagens e elenco

Donnie Darko (Jake Gyllenhaal)

donnie darko

O protagonista é um adolescente solitário e problemático que sofre de sonambulismo. Assombrado pelo estranho coelho, apaixonado por Gretchen e obcecado com o livro de Roberta Sparrow, Donnie tem que viajar no tempo e salvar a humanidade. 

Frank (James Duval)

frank

Frank é a figura que surge mascarada de coelho e apenas Donnie consegue ver. Quando remove a máscara, revela o seu rosto com uma bala no olho direito. Guiando Donnie através de uma contagem até ao fim do mundo, o seu aparecimento parece estar relacionado a possibilidade de viajar no tempo. 

Família Darko (Holmes Osborne, Mary McDonel, Maggie Gyllenhaal)

familia darko

A família Darko é uma típica família norte-americana cuja vida é abalada quando uma turbina cai no quarto de Donnie. A partir desse momento, os Darko são afetados pelo comportamento errático do adolescente.

Gretchen Ross (Jena Malone)

Gretchen

Gretchen é a nova aluna que chega à cidade, fugindo de um padrasto violento que tentou matar sua mãe. Conhece Donnie e ambos se apaixonam e começam a namorar mas a relação tem um final abrupto.

Karen Pomeroy (Drew Barrymore)

Karen

Karen é a professora de Inglês, acusada de ser uma influência negativa para os seus alunos. Defensora do sentido crítico e do diálogo, acaba sendo demitida. 

Keneth Monitoff (Noah Wyle)

keneth

É com Keneth, professor de ciências, que Donnie conversa pela primeira vez sobre física quântica e viagens no tempo. Quando aquilo que o jovem descreve ultrapassa os seus conhecimentos, o professor lhe entrega um livro escrito há muito tempo, por Roberta Sparrow. 

Jim Cunningham (Patrick Swayze)

jim cunningham

Jim Cunningham é um autor e palestrante motivacional que vai dar uma conferência na escola de Donnie. Nos seus vídeos, assim como nas suas palestras, parece tentar guiar os seguidores com conselhos vagos e inúteis. Donnie, revoltado com a hipocrisia de Jim, acaba revelando seu maior segredo.

Kitty Farmer (Beth Grant)

Kitty

Kitty é professora de ginástica e chefe do grupo de dança infantil ao qual Samantha, irmã mais nova de Darko, pertence. Conservadora e seguidora de Jim, exige a demissão de Karen e faz com que os pais de Donnie sejam chamados na escola, depois de discutirem durante uma aula. 

Roberta Sparrow (Patience Cleveland) 

roberta sparrow

Roberta Sparrow era freira, até ter uma iluminação que a levou a abandonar o convento e escrever um livro sobre viagens no tempo. Antiga professora de ciências,a idosa vive sozinha e todos os dias visita o correio, esperando correspondência. É no livro de Roberta que Donnie encontra explicação para todos os fenômenos que tem assistido.

Enredo

Introdução

O filme começa com Donnie Darko, um adolescente que sofre de sonambulismo, acordando no meio de uma estrada. Descalço e de pijama, monta na sua bicicleta e volta para casa. O jovem parece perturbar o ambiente de harmonia familiar, discutindo com os pais que estão preocupados com seus desaparecimentos e querem forçá-lo a tomar os seus remédios psiquiátricos. 

Nessa mesma noite, Donnie escuta uma voz enquanto está dormindo e é guiado até ao jardim, onde encontra alguém vestindo uma fantasia assustadora de coelho. A criatura misteriosa, que se chama Frank, lhe diz que o mundo vai acabar, determinando o momento exato com uma contagem: 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos.

Enquanto isso, uma turbina de avião cai no telhado, acordando toda a família. Donnie acorda em um campo de golfe e volta para casa. Descobre que a turbina caiu em cima do seu quarto e que ele teria morrido se não fosse sonâmbulo. Seu pai conta que as autoridades não encontram o avião de onde ela caiu. Durante a conversa, no carro, quase atropelam Roberta Sparrow, uma mulher idosa e solitária que passa o dia visitando a caixa do correio. Donnie sai do carro para ver se ela está bem e ela diz algo ao seu ouvido. 

Desenvolvimento

Na consulta de terapia, revela que tem um novo amigo imaginário que irá guiá-lo até ao fim do mundo. Na escola, estuda uma obra na qual os protagonistas destroem uma casa. Nessa mesma noite, sonha com os corredores da escola inundados e escuta a voz de Frank, saindo de casa com um machado na mão. 

Na manhã seguinte, os alunos descobrem que a escola foi inundada e a estátua da sua mascote foi vandalizada. São mandados de volta para casa e no caminho Donnie conhece Gretchen e se oferece para acompanhá-la. A jovem conta que se mudou para a cidade com a mãe para fugir do padrasto violento. Ele revela que tem problemas sociais e já esteve suspenso da escola por incendiar uma casa abandonada. 

Todos os alunos são forçados a escrever a frase deixada em frente à estátua, numa tentativa da escola descobrir o responsável. Um colega de Donnie o ameaça com uma faca no banheiro, o acusando de ser o autor do crime. Na reunião de pais, a Professora de Inglês é apontada como má influência, por causa do livro que a turma estava lendo. 

Enquanto isso, Donnie vê Frank no espelho do banheiro e ele lhe pergunta se já ouviu falar em viagem no tempo. Conversa sobre o tema com o professor de Ciências e ele lhe dá um exemplar do livro de Roberta Sparrow. Começa a ver fenômenos descritos no livro, como um trilho de energia que sai do peito de cada pessoa e guia o seu destino, apontando o futuro. Segue o seu trilho até um armário, onde encontra uma arma, que guarda.

Na escola, é forçado a assistir a uma palestra de Jim Cunningham e discute com ele, o apontando como hipócrita e manipulador. Conta a Gretchen que está vendo coisas que Roberta descreve e resolve ir visitá-la mas ela não abre a porta. Frank manda Donnie enviar uma carta para ela. 

O protagonista encontra uma carteira na rua e percebe que é de Jim. Escuta a voz de Frank que diz: "agora você sabe onde ele vive", Gretchen sofre bullying na sala de aula por causa de seu padrasto violento e sai da escola correndo. Donnie vai atrás dela e se beijam. Nessa noite, vão ao cinema e enquanto Gretchen dorme, Donnie vê Frank. A figura enigmática tira sua máscara e revela um rosto jovem, com o olho ferido por uma bala. Donnie sai do cinema escondido e incendeia a casa do palestrante. Os bombeiros encontram imagens de pedofilia no seu escritório. 

Seguidora de Jim, a Professora de Ginástica não pode acompanhar o grupo de dança da irmã mais nova de Donnie até Los Angeles, pedindo a Mrs. Darko para levá-las. Na terapia, Donnie é hipnotizado e confessa seus crimes de vandalismo, anunciando que Frank vai matar em breve. 

Conclusão

Donnie e a irmã mais velha resolvem dar uma festa de Halloween. Vestido de esqueleto, Donnie percebe que tem que ir a casa de Roberta para falar sobre Frank. Gretchen e os amigos também vão. Entram na garagem da casa e surpreendem dois ladrões. Um deles prende Donnie e o outro empurra Gretchen para o meio da estrada. Roberta está do lado da caixa do correio. 

Surge um carro e, se desviando de Roberta, atropela Gretchen, que morre na hora. Quem está dirigindo é Frank, disfarçado de coelho, que sai do carro para ver o que aconteceu. Donnie dispara contra ele.

Leva o corpo de Gretchen até casa e coloca no carro, partindo pela estrada enquanto a polícia o procura. Vê, ao longe, o avião de sua mãe despenhando e espera com o corpo da namorada. Um portal se abre e Donnie volta atrás no tempo. Está de volta, na cama, ri e a turbina cai em cima do seu quarto, matando o protagonista. 

Análise do filme Donnie Darko 

Donnie: adolescente problemático

Desde o começo do filme, é notório que o protagonista se trata de um jovem peculiar. Sofrendo de sonambulismo, era comum desaparecer durante a noite e acordar, perdido e confuso, nos lugares mais estranhos. 

Sua família parece preocupada com o seu comportamento e o incentivam a frequentar as sessões de terapia e tomar a medicação psiquiátrica de forma correta. Na porta da geladeira está um bilhete: 

Onde está Donnie?

Na escola, Donnie também não parece se adaptar bem, envolvido em conflitos com professores e estudantes. Embora seja extremamente inteligente e bom aluno, sua presença parece perturbar o ambiente escolar, causando mesmo o encerramento provisório da escola. 

Conversando com Gretchen, revela que já foi suspenso da escola antes, quando incendiou uma casa abandonada por acidente. Quando seus pais são chamados para uma reunião com a terapeuta, ela diz que a sua agressividade e incapacidade de lidar com as ameaças exteriores podem ser indícios de esquizofrenia paranóide. 

Um dos elementos mais interessantes do filme é o modo como o próprio espectador questiona a sanidade do protagonista, dividido entre as possibilidades de Frank ser real ou uma apenas uma alucinação. 

Contagem para o fim do mundo

Na noite de 2 de Outubro, Donnie está dormindo na sua cama e escuta uma voz ordenando que acorde. Levanta e caminha até à porta, passando pelo pai que cochilava no sofá. No jardim, vê uma estranha figura que lhe diz:

28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos. É quando o mundo vai acabar.

Enquanto o resto da família dorme, a irmã mais velha está tentando entrar em casa sem acordar ninguém, quando escuta um barulho ensurdecedor e vê o lustre tremer. Nessa manhã, Donnie acorda em um campo de golfe. No seu braço estão escritos os números que Frank ditou. 

braço de donnie

Quando regressa a casa, existe uma multidão na sua porta. Donnie descobre que durante a noite, a turbina de um avião não identificado caiu em cima do seu quarto.

A partir desse momento, seu comportamento se torna cada vez mais errático, chegando a confessar à terapeuta a existência de um novo amigo imaginário que tem que seguir até o futuro. 

Inundação na escola

Durante a aula de Inglês, a turma de Donnie estuda Os Destruidores, clássico de Graham Greene que descreve a aventura de um grupo de garotos que vandalizam e destroem uma casa. A professora Karen sublinha que as motivações deles não eram financeiras, já que encontraram uma pilha de dinheiro e queimaram.

Assim, pergunta aos alunos que intenção estaria por trás desse ato. Donnie dá a sua interpretação, alegando que eles estavam querendo destruir o mundo para mudar as coisas. A identificação do protagonista com os garotos do livro se torna mais evidente nessa mesma noite.

donnie darko vandalismo

Donnie sonha com os corredores da escola inundados. Levanta, pega um machado e sai de casa para destruir uma conduta de água na escola. Na manhã seguinte, o edifício é encerrado por causa da inundação. O machado está na cabeça a estátua no pátio, com a frase "Eles me obrigaram a fazer isso". 

Incêndio em casa de Jim

Quando Kitty, a professora de ginástica, força a turma a assistir vídeos do guru motivacional Jim Cunningham, Donnie escuta a voz de Frank: "Preste atenção". O jovem briga com a professora por causa da abordagem de Jim, que resume as ações humanas em medo e amor, limitando a amplitude de nossas emoções e motivações. 

Mais tarde, na palestra, o guru dá um exemplo com o nome de Frank, sobre um garoto que encontra uma carteira na rua. A figura misteriosa confirma que não é coincidência: "Estamos nos movendo no tempo". 

donnie darko na palestra de jim

Donnie confronta Jim com a hipocrisia e inutilidade de seus conselhos, apontando que ele enriquece graças ao desespero alheio. Algumas pessoas aplaudem e ele é expulso da sala. 

Pouco depois, enquanto está caminhado na rua, encontra uma carteira. Lá dentro, descobre os documentos de Jim e escuta voz de Frank novamente:

Agora você sabe onde ele vive.

Donnie convida sua nova namorada para o cinema e enquanto ela dorme, sai escondido e vai até a casa de Jim, incendiando o lugar. Enquanto isso, Jim está no concurso de talentos da escola, perto das crianças, incluindo a irmã mais nova de Darko, que faz parte do time de dança. 

incendio

Quando investiga o incêndio, a polícia descobre que Jim colecionava imagens de pedofilia e prende o guru. Kitty, sua seguidora fervorosa, decide que não pode mais acompanhar o time de dança na viagem para Los Angeles, exigindo que a mãe de Donnie vá na sua vez. Deste modo, por causa do incêndio, Donnie expôs um pedófilo e colocou sua mãe naquele avião. 

Livro de Roberta Sparrow

Na manhã seguinte à queda da turbina, o pai de Donnie quase atropela uma mulher idosa na estrada, que está indo ver sua caixa do correio. O jovem sai do carro para ver se ela a mulher está bem e ela sussurra uma frase enigmática no seu ouvido: 

Todas as criaturas deste mundo morrem sozinhas. 

donnie darko e grandma death

Depois de inundar a escola, durante a reunião de pais, Donnie vê o reflexo de Frank no espelho quando vai tomar os seus remédios. O espelho parece líquido, feito de um material maleável. Quando pergunta ao amigo como consegue fazer aquilo, a sua resposta é: "Eu consigo fazer tudo o que quiser. E você também". 

Deste modo, confirma que os dois parecem ter poderes sobrenaturais. Donnie questiona os motivos da inundação da escola e Frank apenas lhe diz que "eles correm perigo". Como se continuasse a sua explicação, pergunta:

Você acredita em viagens no tempo?

O protagonista procura seu professor de ciências para conversar sobre o tema. Keneth recomenda a leitura de Uma Breve História do Tempo de Stephen Hawking. Resumidamente, explica que para viajar é necessário encontrar um buraco de minhoca (wormhole), um atalho no espaço-tempo que nos permite pular entre dois lugares temporais. Além do portal, também é essencial ter um veículo que viaje à velocidade da luz. 

Keneth também lhe entrega um livro, escrito por uma antiga professora da escola, Roberta Sparrow. Roberta, que antes era freira, desistiu do convento e se dedicou à ciência, escrevendo Filosofia da Viagem no Tempo. Donnie descobre que ela tem 101 anos e nunca sai de casa porque vive esperando uma carta. 

donnie rastro

Enquanto lê o livro, começa a ver fenômenos que estão sendo descritos. Quando está sentado na sala vendo televisão com o pai e os amigos, começa a enxergar algo que parece sair do seu peito, como um rastro de energia que aponta sua próxima ação, determinando os movimentos do seu futuro imediato. Segue o trilho até um armário, onde encontra uma arma que guarda no bolso, pensando estar relacionada com as ordens de Frank.

Segundo o livro, o mundo estaria prestes a acabar e seria necessário alguém voltar atrás no tempo para salvá-lo. Donnie tanta visitar Roberta para pedir ajuda mas ela não abre a porta e o jovem acaba mandando uma carta. 

Conversa de novo com o professor de ciências, procurando uma explicação para o que está acontecendo. Debatem sobre os conceitos de destino e livre arbítrio. Keith argumenta que se alguém pudesse ver o seu caminho, o seu futuro, teria possibilidade de alterá-lo a qualquer momento. Darko explica que se o sujeito estiver viajando no "canal de Deus" não tem escolha possível, porque vê o seu destino mas não consegue mudar. 

Revelação de Frank 

donnie darko cinema

É no cinema, enquanto Gretchen dorme, que Donnie vê o rosto de Frank pela primeira vez. Quando tira a máscara de coelho, revela ser um jovem da idade de Darko, com uma bala alojada no olho direito e sangue escorrendo. O sofrimento de Frank parece refletir o destino trágico de Donnie. Conversam: 

- Quando é que isso vai acabar? 

- Você já deveria saber.

Desde a primeira vez que apareceu, Frank vinha repetindo a mesma contagem, guiando Donnie até um momento específico ao qual estaria destinado. Um buraco parece se abrir na tela de cinema, acompanhado por imagens e sons de relógios. Frank pergunta: "Você já viu um portal?".

Mais tarde, na terapia, o jovem confessa seus crimes e se mostra arrependido. Explica que tem que cumprir as ordens de Frank para poder entender o que está acontecendo. Finalmente, diz que tem o poder de construir uma máquina do tempo, lançando duas profecias: "Frank vai matar" e "O céu vai abrir". 

Gretchen: paixão e morte

O destino de Gretchen parece estar entrelaçado ao de Donnie desde o começo. Quando chega na sala de aula pela primeira vez, a professora recomenda que sente do lado do protagonista. Conversam pela primeira vez depois da inundação da escola, quando Donnie a defende de um colega.

Logo trocam histórias acerca de seus passados problemáticos e desabafam sobre o desejo de poder voltar atrás no tempo e apagar as memórias más, substituí-las por lembranças melhores. Antes de começarem a namorar, Gretchen diz que Donnie Darko é nome de super herói e o protagonista responde que talvez seja mesmo um.  Ao longo do filme, tenta proteger a amada a todo o custo, acabando por sacrificar a própria vida. 

Na noite de Halloween, com a mãe e a irmã mais nova viajando, Donnie e a irmã mais velha resolvem dar uma festa, na qual aparece Gretchen. Desesperada com o desaparecimento da mãe, a garota desabafa sobre o destino de sua família:

Acho que algumas pessoas nascem com a tragédia no sangue. 

Pouco depois, Donnie começa a ver novamente o rastro de energia que sai do seu peito e o conduz até a geladeira. Na porta, está um recado de Frank, dizendo que saiu para comprar cerveja. Resolve procurar Roberta Sparrow para falar sobre tudo o que está acontecendo. Segue de bicicleta até a casa dela, acompanhado por Gretchen e seus dois amigos. 

donnie e gretchen noite de Halloween

O grupo descobre que a porta da garagem está aberta e resolve entrar para ver o lugar. Lá dentro, estão dois assaltantes com facas que atacam o casal. Durante a luta, vão para a estrada e Gretchen, machucada, fica caída no chão. Na escuridão, surge um carro que se desvia de Roberta e acaba atropelando Gretchen, que morre na hora

Quem está dirigindo é Frank, fantasiado de coelho. Nervoso, o jovem sai do carro para ver o estado da moça. Quando tira a máscara, Donnie dá um tiro no seu rosto com a arma que tinha encontrado no armário alguns dias antes. Procurando acalmar o passageiro, o protagonista ordena que ele vá para casa, garantindo que "tudo vai dar certo". 

donnie segurando o corpo de gretchen

Roberta fala para Donnie que ele deve se apressar porque a tempestade está chegando. Ele vê imagens aparentemente desconexas: portais, coelhos, jogo de corrida de carros. Segurando o corpo de Gretchen, o protagonista percebe que chegou o momento de cumprir o seu destino: ela teve que morrer para que Donnie volte atrás no tempo, salvando a humanidade e a mulher que ama. 

Final do filme

Viajando no tempo

Enquanto uma tempestade começa a se formar no céu, Donnie entra no carro com o corpo de Gretchen e foge das sirenes da polícia, dirigindo pela estrada. Quando para, fica sentado em cima do carro e começa a ver um avião se despenhando. Ao mesmo tempo, podemos ver que a mãe e a irmã de Darko estão no avião. O protagonista vê códigos, equações, escuta uma contagem regressiva, como o lançamento de um foguete. Donnie ri e declara:"Estou indo para casa". 

Enquanto vemos fogo de artifício e imagens da vida do protagonista, como um filme andando para trás, escutamos a carta que o jovem escreveu a Roberta. De repente, Donnie está de volta na sua cama. Ri, percebendo que conseguiu voltar atrás no tempo. De novo, vemos o pai dormindo na sala e a irmã mais velha entrando em casa sem fazer barulho; Donnie espera sorrindo. A turbina cai de novo no quarto, matando o protagonista desta vez

Cena final  

Os últimos momentos do filme, acompanhados pela música "Mad World" na voz de Gary Jules são algumas das cenas mais marcantes. Assim que o protagonista morre, podemos ver vários personagens que acordam sobressaltados ou que já estavam despertos: a terapeuta, os professores, os amigos. Frank está particularmente perturbado. Rodeado de desenhos da fantasia de coelho, fixa o horizonte e toca no olho direito, como se lembrasse. 

Pela manhã, o corpo de Donnie é levado e sua família está chorando, enquanto a turbina de avião é retirada do local. Gretchen passa de bicicleta e pergunta o que aconteceu mas não lembra do protagonista, porque nessa versão do tempo nunca se conheceram. A moça e a mãe de Donnie se cumprimentam. 

Explicação do filme

Embora entender "Donnie Darko" não seja uma tarefa fácil, a chave para o mistério parece estar no livro de Roberta Sparrow. Se prestarmos atenção aos trechos que vão surgindo no filme, ou consultarmos os que estão disponíveis no site oficial, tudo parece bem mais claro.

A obra é apresentada como um guia que Roberta escreveu para um momento de grande perigo. Avisa os leitores que se reconhecerem aquilo que é descrito, devem enviar uma carta para ela. Daí sua obsessão por visitar o correio diariamente. 

Segundo a explicação da autora, a quarta dimensão pode ser corrompida, dando origem a um Universo Tangente, uma realidade alternativa e instável que dura apenas umas semanas, se transformando depois em um buraco negro capaz de destruir a humanidade. 

O sinal mais evidente da criação desse Universo Tangente é o surgimento de um artefato, um objeto de metal estranho que aparece sem nenhuma explicação lógica e desperta o interesse de todos. Neste caso, o artefato é a turbina.

Durante um Universo Tangente, aqueles que estão mais próximos do vórtex são os mais afetados pelos seus efeitos, o que explica comportamento errático de Donnie.

O protagonista é o Recetor Vivo, alguém assombrado por alucinações e pesadelos, escolhido para levar o artefato de volta para o Universo Primário. Sua tarefa é "assegurar o destino de toda a humanidade" e as pessoas à sua volta, Vivos Manipulados, devem ajudá-lo a cumpri-la. Seus atos bizarros e violentos servem para guiar Donnie até seu objetivo. 

Frank e Gretchen cumprem a função de Mortos Manipulados, criando uma armadilha que obrigue o Recetor Vivo a devolver artefato ao Universo Primário antes do buraco negro colapsar em si mesmo. Guiado pelas visões de Frank e pressionado pela morte de Gretchen, Donnie não tem outra opção. 

Reunindo os elementos essenciais para viajar no tempo (água como portal, metal como veículo para transportar o artefato) com a queda do avião, Donnie consegue voltar atrás no tempo e restaurar a ordem das coisas no Universo Primário. Deste modo, sacrifica sua vida para salvar toda a humanidade

Ainda segundo o livro, quando os manipulados acordam da experiência, podem esquecer totalmente o que aconteceu ou ser assombrados em sonhos. Frank, desenhando a fantasia de coelho obsessivamente e tocando no olho que fora atingido, parece lembrar. Já Gretchen, não parece ter qualquer memória do homem que amou. 

Indícios de tragédia

Quando revemos o filme, conseguimos perceber que desde o início existem sinais escondidos que apontam o final trágico de Donnie. Na primeira manhã, quando está voltando para casa de bicicleta, se cruza com um anúncio de uma festa de Halloween, noite na qual tudo acontece.

Ainda nessa cena, a música que está tocando é Never Tear Us Apart do grupo INXS. A letra menciona "dois mundos em colisão", referência ao Universo Tangente que estaria se formando.

Depois, no dia da poesia, Donnie lê o poema que escreveu para Gretchen, onde anuncia como se adivinhasse:

A tempestade está chegando, princesa.

Outro sinal é o jogo de corridas que Gretchen e Donnie jogam, onde vemos um casal dirigindo um carro conversível. A imagem se repete quase no final do filme, com o protagonista dirigindo um carro com o corpo da namorada do lado. 

A professora Karen e os livros estudados na aula parecem também estar diretamente relacionados com o destino do protagonista. Os Destruidores (1968) de Graham Greene parecem ecoar a revolta de Donnie e o seu desejo de destruição como forma de transformação da realidade.

Já A Longa Jornada (1972) de Richard Adams é a história de uma sociedade de coelhos antropomorfizados que são forçados a fugir de seu lar para sobreviver. Na obra, um dos protagonistas é visitado pelo guia espiritual dos coelhos, El-Ahrairah, e conduz seu povo à salvação. Acaba partindo com o guia e deixando seu corpo para trás, ou seja, morre para salvar a sua comunidade, assim como Donnie

A referência se torna ainda mais explícita quando Karen, embora não tenha conhecimento da "alucinação" do aluno, sugere: "Talvez você e Frank possam ler juntos". Quando é demitida, escreve "cellar door" (porta da adega) na lousa, dizendo que aquela é a combinação de palavras favorita de um linguista famoso.

Outro indício relativo aos acontecimentos da noite de Halloween é a conversa que Donnie tem com seus pais sobre Roberta, na qual eles contam que ela é uma mulher muito rica e deixou de sair de casa por sofrer muitas tentativas de assalto. 

Quando Donnie e a irmã combinam fazer uma festa de Halloween, a lanterna feita de abóbora, típica da celebração, que está em cima da mesa tem o formato do rosto de Frank. Na festa, o protagonista está vestido de esqueleto, sinal de sua morte iminente. Donnie caminha para a própria morte, consciente da sua chegada. 

Finalmente, quando Donnie e Gretchen decidem sair do quarto e descer as escadas, depois daquele que seria o seu último momento a sós, é possível ver que as sombras no relógio de parede formam o desenho de um rosto triste.