Filme A Origem


Significado do filme A Origem

“A Origem” é um filme de ficção científica que conta a história de como um grupo de golpistas utilizam uma "máquina de invadir sonhos" para poder conquistar os seus objetivos mais audaciosos.

O filme estadunidense Inception, na versão original em inglês, foi dirigido por Christopher Nolan e lançado mundialmente em 2010, com atuações de Leonardo DiCaprio, Ellen Page, Joseph Gordon-Levitt, entre outros atores de destaque.

Com a ajuda dessa máquina, os membros de um grupo conseguem invadir o sonho de determinada pessoa e construir uma situação, atuando de modo a influenciar inconscientemente as decisões do indivíduo na vida real.

A trilha sonora do filme ficou a cargo do compositor alemão Hans Florian Zimmer.

O filme “A Origem” foi indicado a oito categorias do Oscar, vencendo quatro: melhor mixagem de som, melhores efeitos visuais, melhor fotografia e melhor edição de som.

Resumo

O enredo central do filme se foca no protagonista Dom Cobb (Leonardo DiCaprio), um ladrão que é especializado em extrair informações das pessoas através dos sonhos.

Cobb está aposentado, mas é obrigado a participar de uma última missão para que, em troca, tenha o direito de voltar a ver o seu filho.

A missão final é chamada de “inserção”, pois parte do princípio de implantar a origem de uma ideia ou conceito na mente do rival de seu cliente.

Dom Cobb reúne um grupo de especialistas em cada etapa necessária para poder concretizar a missão.

Ariadne (Ellen Page) é a chamada “arquiteta”, responsável em criar o cenário do sonho manipulado, usando muita criatividade e astúcia para isso.

Arthur (Joseph Gordon-Levitt) é especialista em pesquisar sobre a vida do alvo; Yusef (Dileep Rao) é o químico que cria os sedativos para induzir o alvo ao sono; Eames (Tom Hardy) é o responsável por pesquisar e personificar o alvo, como o modo de falar, “tiques”e etc.

O cliente de Dom é Saito (Ken Watanabe), líder da segunda maior companhia de energia do mundo, que deseja superar os primeiros líderes deste segmento.

Final do filme “A Origem”

Existem diversas teorias sobre o real significado do final do filme “A Origem”. Estaria Dom Cobb no mundo dos sonhos ou no mundo real?

O filme é marcado por ter um enredo complexo e muito bem desenvolvido.

Nolan, ao longo da história, oferece aos espectadores pequenas dicas presentes nos diálogos dos personagens que, para as pessoas mais atentas, servem como pistas para elaborar teorias sobre o final do filme.

A dúvida principal é se Cobb estaria sonhando ou não. Para saber, ele roda o seu “totem” (um peão) que, de acordo com as regras, nunca pararia de girar caso o seu dono estivesse no mundo dos sonhos. 

Ficha técnica

Título originalInception 
Ano2010
DiretorChristopher Nolan
RoteiristaChristopher Nolan
ProdutorChristopher Nolan
GêneroAção, Mistério e Ficção Científica
Duração148 minutos
IdiomaInglês / Japonês / Francês
Atores principaisLeonardo DiCaprio / Ellen Page / Joseph Gordon-Levitt