Tempos Modernos: entenda o célebre filme de Charles Chaplin


Laura Aidar
Laura Aidar
Professora de Artes

Tempos Modernos foi produzido em 1936 pelo talentoso artista britânico Charles Chaplin, responsável pela direção, produção, roteiro e atuação do filme.

A película é considerada um clássico do cinema, pois conseguiu tecer uma severa crítica ao sistema capitalista e à Revolução Industrial de forma bem-humorada e com boas doses de drama, como é comum nas produções de Chaplin.

tempos modernos

Análise do filme

A história se passa nos Estados Unidos, na década de 30, e narra a vida de um homem do povo, envolto nos dramas sociais da época.

Carlitos é o personagem principal, interpretado por Chaplin, e protagoniza a maioria dos filmes do artista. Essa figura cômica e carregada de inocência é também conhecida como "o vagabundo" e entrou pra história como a marca de Charles Chaplin.

Carlitos como operário

Em Tempos Modernos, Carlitos inicia a sua jornada trabalhando em uma fábrica onde sua única função é apertar parafusos, o que se mostra uma atividade alienante e cansativa.

Nesse ambiente fabril, ocorrem outras situações que demonstram claramente a exploração dos trabalhadores. Um exemplo é a cena em que Carlitos é submetido a testes em uma "máquina alimentícia", que promete alimentar os operários enquanto eles continuam o seu trabalho.

chaplin

Outra cena icônica é quando ele é engolido pela maquinaria e adentra as engrenagens, saindo de lá um tanto quanto perturbado. Por conta dessa crise nervosa, ele é obrigado a deixar a fábrica e é internado em um hospital.

Carlitos como agitador social

Quando sai da internação psiquiátrica, Carlitos está desempregado e sem perspectiva. Nesse momento, se depara com uma manifestação comunista que ocorria nas ruas e acaba se envolvendo no protesto, sendo confundido com o líder do movimento e sofrendo repressão, o que o leva à penitenciária.

tempos modernos

Na cadeia, o homem vive outras situações tragicômicas. Em dado momento, ele ingere cocaína acidentalmente, mas ainda assim consegue sair da prisão.

Carlitos conhece o amor

Depois de libertado, Carlitos conhece a órfã Ellen, moça que acaba de roubar um pedaço de pão. Os dois se apaixonam e passam por várias peripécias.

Um desses momentos é quando o "vagabundo" consegue um emprego de garçon em um café e precisa também fazer uma apresentação de dança e canto. Entretanto, ele esquece a letra e se vê obrigado a improvisar. Essa é a primeira vez que a voz de Charles Chaplin é mostrada em uma película.

Confira a e cena da apresentação de Carlitos:

Ao final, o casal, que está foragido, caminha em uma estrada de mãos dadas e, mesmo com todas as adversidades, cultiva a esperança.

Contexto histórico

O filme se passa nos anos 30, logo após a crise de 29. Esse momento ficou conhecido também como a Grande Depressão, quando há uma grave recessão no modo de produção capitalista, o que deixa milhares de pessoas em situação vulnerável.

Nessa altura houve aumento de desemprego, fome e miséria, mas ainda assim, produtos são feitos em excesso e há queima de estoques, fruto das contradições do capitalismo.

Além disso, as tensões políticas se intensificam e culminam na Segunda Guerra Mundial. Paralelamente a isso há ainda o crescimento da industrialização e das pressões sobre os trabalhadores.

Chaplin retratou todas essas mazelas, contradições e questões sociais através de uma narrativa recheada da críticas e ironias, o que transformou essa obra do cinema em um retrato da realidade da época e da busca por melhores condições de vida.

Curiosidades sobre Tempos Modernos

Por escolha de Chaplin, o filme foi feito com uma tecnologia antiga para época. Em 1936, ano de estreia, já havia cinema falado e colorido. Entretanto, por escolha artística e conceitual, Tempo Modernos foi filmado em preto e branco e com recursos do cinema mudo em grande parte. Pode-se perceber que os trabalhadores não falam, mas o som das máquinas é evidenciado.

Assim que foi lançado, o filme não foi bem aceito e foi censurado na Alemanha Nazista. Anos mais tarde, porém, teve o reconhecimento merecido.

Tempos Modernos completo e legendado

Quem foi Charles Chaplin?

Charles Spencer Chaplin nasceu em Londres, na Inglaterra, em 6 de abril de 1889.

Considerado um gênio das artes, eles exerceu diversas atividades, sendo realmente polivalente e atuando como produtor, roteirista, humorista, diretor, empresário, escritor, músico e dançarino. A produção do artista é marcada por questionamentos sociais, humor, drama e lirismo.

chaplin

Chaplin viveu em uma época em que houveram grandes transformações na sociedade, e isso se refletiu em sua obra de forma crítica.

Assim, ele chegou a ser "acusado" de comunista e anarquista, sofrendo boicote e censura. Por conta disso, foi incluído na chamada Lista Negra de Hollywood. De qualquer maneira, seu sucesso foi tremendo e hoje ele é considerado um dos maiores cineastas do século XX.

Charles Chaplin faleceu na Suíça em 25 de dezembro de 1977, aos 88 anos, em decorrência de um derrame.

Filmes de destaque de Chaplin

  • O Vagabundo, 1915
  • Vida de Cachorro,1918
  • Carlitos nas Trincheiras, 1918
  • O Garoto, 1921
  • O Circo, 1928
  • Luzes da Cidade, 1931
  • Tempos Modernos, 1936
  • O Grande Ditador, 1940
  • Luzes da Ribalta, 1952
  • A Condessa de Hong Kong, 1967

Você também pode se interessar por essas obras em preto branco do cinema:

Laura Aidar
Laura Aidar
Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2007. Formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design de São Paulo (2010).