26 melhores filmes de guerra de todos os tempos


Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora e artista visual

Para os que gostam de ação, drama e adrenalina, os filmes sobre guerras são uma boa pedida!

Essas produções costumam trazer histórias baseadas em conflitos reais e nos dão a dimensão dos horrores praticados em busca de poder, território e dinheiro.

Confira a nossa seleção de ótimos filmes de guerra antigos e atuais que são imperdíveis!

1. O Soldado que Não Existiu (2021)

filme O soldado que não existiu

Esse é um filme de guerra baseado em fatos reais. Produzido pela Netflix e com direção de John Madden, se passa na Segunda Guerra Mundial e conta sobre uma estratégia excêntrica de um juiz e espião inglês para driblar os alemães.

O plano ficou conhecido como Operação Mincemeat e pretendia salvar a vida de milhares de pessoas em um dos períodos mais sombrios da história.

No site Rotten Tomatoes a aprovação do longa está em 84%.

2. 1917 (2019)

cena do filme 1917

Indicada a dez categorias no Oscar de 2020 e vencedora de duas, essa produção dirigida por Sam Mendes aborda a Primeira Guerra Mundial.

A narrativa mostra a saga de dois soldados ingleses que recebem a missão de avisar seus compatriotas sobre os planos de um ataque alemão que colocaria mais de mil homens em perigo.

A história é baseada em relatos que o diretor ouviu de seu avô durante a infância, por isso é possível que muitos fatos retratados sejam reais.

O filme foi bastante aclamado pela crítica e público, recebendo 88% de avaliações positivas no Rotten Tomatoes.

3. Dunkirk (2017)

cartaz do filme Dunkirk

Com direção de Christopher Nolan, esse filme de 2017 mostra um episódio ocorrido na Segunda Guerra que ficou conhecido como Evacuação de Dunquerque.

Mostra uma terrível batalha na qual combatentes da Bélgica, França e Inglaterra sofrem o ataque das tropas alemãs.

Bem elogiado pela crítica, foi indicado a prêmios importantes como Oscar, BAFTA e Globo de Ouro. No Rotten Tomatoes tem aprovação de 92%.

4. Bastardos Inglórios (2009)

filme Bastardos Inglórios

Um dos grandes filmes de Quentin Tarantino é Bastardos Inglórios, lançado em 2009.

Essa brilhante ficção se passa na Segunda Guerra Mundial e apresenta duas histórias que têm como objetivo a vingança e assassinato de importantes personalidades nazistas.

Sucesso de bilheteria, crítica e público, o longa-metragem conquistou prêmios no Oscar, Globo de Ouro e BAFTA. No Rotten Tomatoes tem aprovação de 100%.

5. Beasts of No Nation (2015)

cena do filme Beast of no nation

Esse é um filme de Cary Joji Fukunaga lançado em 2015. Se passa na África e mostra a dura trajetória de Agu, um garoto que, após ficar órfão de pai, é forçado a lutar em uma guerra civil na África do Sul.

Além das próprias atrocidades da guerra, o filme exibe um drama psicológico ao trazer à tona o tema da infância roubada, mostrando a transformação terrível do protagonista em um soldado sem escrúpulos.

Com críticas positivas, principalmente pelas atuações, o longa recebeu alguns prêmios importantes e tem aprovação de 91% no Rotten Tomatoes.

6. O Destino de Uma Nação (2018)

o destino de uma nação

Essa é uma história sobre Winston Churchill e os bastidores da Segunda Guerra Mundial. Joe Wright é quem assina a direção e protagonista é vivido por Gary Oldman.

A narrativa mostra o momento em que Churchill assumo o cargo de Primeiro Ministro da Grã-Bretanha e os desafios que enfrenta ao elaborar um tratado de paz com a Alemanha nazista.

Gary Oldman levou o Oscar, BAFTA e Globo de Ouro de melhor ator. Além disso, a produção foi também premiada em outros festivais importantes.

7. Jojo Rabbit (2020)

Jojo Rabbit cena do filme

Nessa comovente história, acompanhamos Jojo, um garoto alemão vivendo durante a Segunda Guerra.

O menino tem 10 anos e uma imaginação fértil. Assim, imagina Adolf Hitler como seu amigo, com quem desenvolve uma relação próxima.

Jojo almeja fazer parte de um grupo nazista, mas tudo muda quando ele descobre que sua mãe abriga uma garota judia em sua casa.

A direção ficou a cargo de Taika Waititi e o filme foi indicado a seis categorias do Oscar e ganhou a de melhor roteiro adaptado. No Rotten Tomatoes tem aprovação de 80%.

8. O Pianista (2002)

cena do filme O pianista

O Pianista é um filme de Roman Polanski que retrata a história verídica do músico polonês Wladyslaw Szpilman.

Ele vivia em Varsóvia, na Polônia, quando os ataques nazistas tomaram conta de seu país, em 1939. Assim, testemunha sua família e amigos serem aniquilados pelos alemães e em pouco tempo se percebe totalmente só e precisando lutar pela sobrevivência. Para isso, busca abrigo em prédios abandonados pela cidade.

Um filme comovente com uma interpretação primorosa de Adrien Brody no papel principal. Indicado a sete Oscars, levou duas estatuetas para casa, além de prêmios no BAFTA e a Palma de Ouro.

9. A Batalha de Argel (1966)

A batalha de Argel cena

A Batalha de Argel é um filme antigo de guerra que se tornou um clássico. Teve direção de Gillo Pontecorvo e é uma co-produção entre Argélia e Itália.

A trama se passa na Argélia e mostra os acontecimentos do final da década de 50 e começo dos ano 60 durante a Guerra da Independência Argelina. Trazendo acontecimentos reais, exibe de maneira brilhante o drama do povo argelino lutando contra a ocupação francesa do território.

O filme foi vencedor do Grande Prêmio do Festival de Veneza, além de conquistar outras premiações importantes e ser indicado a três categorias no Oscar.

10. Mad Max Estrada da Fúria (2015)

cena do filme Mad Max estrada da fúria

Ficção científica e ação são as marcas desse empolgante filme dirigido por George Miller e que se passa em um futuro distópico.

Nele vemos Max Rockatansky, um homem solitário que acaba por se unir a um grupo de rebeldes que cruzam o deserto. A intenção deles é fugir da cidade em que vivem, comandada pelo tirano Immortan, que inicia uma guerra para caçá-los.

Aclamado pela crítica, venceu seis categorias no Oscar de 2016.

11. O Jogo da Imitação (2014)

cena do filme O jogo da Imitação

Nesse filme dirigido por Morten Tyldum, acompanhamos um grupo de agentes do governo britânico durante a Segunda Guerra que tem a missão de decifrar um código secreto das tropas nazistas. O código era usado para se comunicarem com submarinos.

O líder é um jovem enérgico e com problemas para se relacionar e, apesar da sua inteligência, terá que se esforçar para estabelecer uma comunicação assertiva e empática com a equipe se quiser ter sucesso na missão.

Bem aceito pela crítica, o longa recebeu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2015.

12. 300 (2006)

cena do filme 300

Filmes de guerra que se passam na antiguidade também são muito instigantes.

Dirigido por Zack Snyder, 300 tem como pano de fundo a Batalha de Termópilas, ocorrida durante as Guerras Persas. A trama mostra os espartanos, comandados pelo Rei Leônidas, contra os persas, sob comando de Xerxes, vivido por Rodrigo Santoro.

Sucesso de bilheteria, o longa conquistou diversos prêmios e se destacou pelos efeitos visuais.

13. A Lista de Schindler (1993)

cena do filme A lista de Schindler

Essa emocionante produção narra a história real de Oskar Schindler, um alemão dono de uma fábrica e membro do Partido Nazi.

Fingindo estar do lado dos nazistas na Segunda Guerra, consegue, junto com a esposa Emilie Schindler, salvar a vida de mais de mil pessoas judias. A estratégia era escondê-las em sua fábrica.

Baseado no livro Schindler's Ark, de 1982, o filme teve direção de Steven Spielberg e foi um sucesso, premiado em sete categorias do Oscar de 1994, assim como no BAFTA e Globo de Ouro.

14. Uma História de Amor e Fúria (2013)

cena da animação Uma história de amor e fúria

Essa incrível animação brasileira de Luiz Bolognesi consegue apresentar os alguns importantes conflitos ocorridos no Brasil desde a invasão dos portugueses em terrar indígenas até a luta por água em um futuro distópico.

Aqui acompanhamos a trajetória de um homem que vive por 600 anos - encarnando de diversas maneiras - e luta entre os indígenas, depois na Balaiada, no Maranhão, a seguir enfrenta a ditadura militar e, no futuro, participa de uma guerra pela água.

Bem recebido pelo público e pela crítica, foi indicado ao Oscar de Melhor Animação em 2014.

15. Roma, Cidade Aberta (1945)

cena do filme Roma, cidade Aberta

Em Roma, Cidade Aberta, dirigido pelo italiano Roberto Rossellini, acompanhamos um grupo de pessoas durante a ocupação nazista em Roma, em 1944.

Um dos revolucionários, Giorgio Manfredi , é procurado pelos nazistas e pede ajuda a outras pessoas para se esconder. O longa se tornou uma referência do cinema italiano, trazendo uma abordagem neorrealista.

Premiado no Festival e de Cannes, recebeu também uma indicação ao Oscar.

16. Túmulo dos Vagalumes (1988)

cena do filme Túmulo dos Vagalumes

Esse clássico da animação japonesa é um dos mais comoventes filmes sobre guerra já feitos. Foi lançado em 1988 e dirigido por Isao Takahata.

A história tem inspiração em um conto homônimo de 1967, que relata algumas vivências de seu escritor, Akiyuki Nosaka.

A trama acontece em Kobe, no Japão. Nela presenciamos a trajetória de dois irmão que lutam para fugir da barbárie da Segunda Guerra.

A recepção dessa obra primorosa foi muito positiva e no Rotten Tomatoes apresenta aprovação de 100%.

17. Coração Valente (1995)

cena de filme Coração Valente

Mel Gibson dirige e atua nesse filme de guerra medieval passado no século XIII.

O recém casado William Wallace vê sua vida se transformar quando, na primeira noite ao lado de sua esposa, os soldados ingleses assassinam a jovem.

Revoltado, o escocês inicia um plano de vingança e lidera um grupo de homens para lutar contra a o Rei inglês Edward I, o que dá início a uma batalha pela libertação da Escócia.

O filme, aclamado pelo público e crítica, recebeu cinco estatuetas do Oscar, incluindo a de Melhor filme e Melhor direção.

18. Olga (2004)

cena do filme Olga

A vida de Olga Benário, militante comunista alemã de origem judia, é retratada nessa produção brasileira assinada por Jayme Monjardim.

Olga é perseguida pelos nazistas e, ao se refugiar em Moscou, se prepara militarmente. Recebe a missão de acompanhar e proteger o revolucionário brasileiro Luiz Carlos Prestes no retorno ao Brasil.

Durante a viagem os dois se apaixonam. Mais tarde, já no Brasil, Olga é presa grávida de 7 meses e depois enviada para Alemanha pelo governo de Getúlio Vargas.

A taxa de aprovação de Olga no site Rotten Tomatoes é de 91%.

19. O Resgate do Soldado Ryan (1998)

cena do filme O resgate do soldado Ryan

Vencedor em cinco categorias do Oscar de 1999, incluindo a de melhor filme, O resgate do soldado Ryan, dirigido por Steven Spielberg, conta um episódio da Segunda Guerra. Se passa na Normandia, em 6 de junho de 1944, data que ficou conhecida como "Dia D".

A narrativa mostra o Capitão Miller, vivido por Tom Hanks, em uma importante missão de salvar a vida de um de seus soldados.

Considerada inovadora, essa produção entrou para o Registro Nacional de Filmes dos EUA por ser uma importante obra cultural e histórica.

20. A Vida é Bela (1997)

cena do filme A vida é bela

Nesse belíssimo filme italiano sobre a Segunda Guerra, vemos a dedicação de um pai ao tentar transformar a cruel realidade dos campos de concentração em uma espécia de "brincadeira" pra seu filho.

Usando a imaginação, Guido (Roberto Benigni), cria um novo cenário para Giosué, buscando protegê-los dos traumas e horrores nazistas.

Dirigido por Roberto Benigni, o longa foi muito aclamado e venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 1999.

21. Lawrence da Arábia (1962)

cena de Lawrence da Arábia

Essa produção feita pelo Reino Unido e Estados Unidos teve direção de David Lean e foi inspirada na vida de T.E. Lawrence (1888-1935).

Passada durante a Primeira Guerra Mundial, mostra episódios em que Lawrence ajudou os árabes na luta contra invasões turcas.

O filme foi muito elogiado, transformando-se em um clássico épico de de aventura e guerra com forte caráter biográfico. No Rotten Tomatoes tem aprovação de 94%.

22. Spartacus (1960)

cena do filme Spartacus

Com direção de Stanley Kubrick, esse épico do cinema norte-americano foi baseado no romance de mesmo nome, de Howard Fast, publicado em 1951.

Spartacus, escravizado desde o nascimento pelo Império Romano, é condenado à morte, mas vê seu destino mudar quando é salvo por Batiatus, um treinador de gladiadores.

Assim, ele se torna um gladiador e acaba por conduzir uma revolta de escravos contra o império.

Lançado em 1960, recebeu quatro estatuetas do Oscar no ano seguinte.

23. Glória Feita de Sangue (1958)

cena de filme Gloria feita de sangue

A Primeira Guerra Mundial é retratada nesse filme de Stanley Kubrick e protagonizado por Kirk Dlouglas.

Paul Mireau é um general francês que, em uma insana decisão, ordena que seus soldados realizem um ataque suicida contra os alemães. O coronel Dax então compra briga com o general, o que resulta em um tenso embate.

O longa-metragem teve boa aceitação da crítica e no Rotten Tomatoes apresenta aprovação de 96%.

24. Carlitos nas trincheiras (1918)

Carlitos nas trincheiras

Com título original de Shoulder Arms, essa é uma das primeiras produções de Charles Chaplin, lançada em 1918.

O filme é uma crítica à Primeira Guerra Mundial e mostra a história de um soldado que acaba reconhecido como herói e recebe uma arriscada missão de combater os inimigos.

Com humor, Chaplin consegue trazer um assunto sério para as telas do cinema em uma época em que esses temas não eram abordados dessa forma.

25. Apocalypse Now (1979)

cena do filme Apocalypse now

Com direção de Francis Ford Coppola, esse clássico do final dos anos 70 aborda a Guerra do Vietnã. Com imagens fortes de ataques a inocentes e destruição da natureza, o filme pode ser visto como uma denúncia da barbárie.

A trama mostra o Capitão Benjamin Willard, um oficial estadunidense em missão para exterminar um inimigo.

Apocalypse Now recebeu muitos prêmios, incluindo o Oscar, BAFTA e Globo de Ouro.

26. Tróia (2004)

cena do filme Tróia

Assinado pelo diretor Wolfgang Petersen, é uma co-produção entre EUA, Malta e Reino Unido. Tróia se passa em 1193 a.C. e mostra a lendária Guerra de Tróia, iniciada após Paris raptar Helena de seu marido Menelau.

Traz Brad Pitt no elenco e foi indicado à categoria de melhor figurino no Oscar de 2005.

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.