22 filmes de aventura e ação para assistir em 2023


Laura Aidar
Revisão por Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual

Para esquecer dos problemas e mergulhar num mundo cheio de adrenalina, muitos espectadores adoram assistir filmes de aventura e ação.

Nesta lista, selecionamos alguns dos títulos mais recentes que você precisa assistir, mencionando também os clássicos que já são obrigatórios para os fãs do gênero.

1. Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023)

Trailer:

Direção: Peyton Reed

Com estreia nos cinemas brasileiros em fevereiro de 2023, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania é uma produção de super-heróis dirigida por Peyton Reed.

Aqui acompanhamos Scott Lang e Hope Van Dyne em uma viagem emocionante no Reino Quântico, Lá, descobrem novas criaturas e enfrentam grandes perigos.

Uma enorme ameaça aparece no caminho dos heróis, ameaçando não apenas suas vidas, mas também o destino do universo.

2. Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes (2023)

Trailer:

Direção: Jonathan Goldstein (XII) e John Francis Daley

No centro dessa saga cheia de dragões e seres extraordinários está Edgin, que faz o posível para salvar uma relíquia poderosa que pode ajudá-lo a resgatar a relação com sua filha e fazer com que sua esposa retorne.

Com ajuda de um grupo de aventureiros Edgin enfrentará os piores desafios para combater o mal. O filme é uma adaptação do famoso jogo de RPG Dungeons & Dragons.

3. Pantera Negra: Wakanda para Sempre (2022)

Trailer:

Direção: Ryan Coogler

O segundo filme da saga Pantera Negra chegou no final de 2022 e traz para o centro da narrativa os personagens ao redor de T'Challa (interpretado por Chadwick Boseman, falecido em 2020).

Aqui, vemos a Rainha Ramonda, Shuri, M'Baku, Okoye e Dora Milage empenhando todos os esforços para proteger seu povo depois que T'Challa, o rei de Wakanda, morreu.

4. Avatar: O Caminho da Água (2022)

Trailer:

Direção: James Cameron

Em 2009 estreou o longa-metragem Avatar, um sucesso de público e de crítica. Treze anos depois chegou aos cinemas a continuação da história.

Em Avatar: O Caminho da Água acompanhamos Jake Sully agora definitivamente como um Na'Vi vivendo tranquilamente com sua família no extraordinário e belo mundo de Pandora.

Mais uma vez os humanos se tornam uma ameaça ao planeta e Jake deverá proteger a nação com ajuda de sua esposa Ney'tiri e outros aliados.

Muito premiada em diversos festivais, a produção também foi a vencedora no Oscar 2023 na categoria melhores efeitos visuais.

5. Jung_E (2023)

Trailer:

Direção: Sang-Ho Yeon

A história se passa no século XXII e trata-se de uma distopia. O planeta sofreu mudanças climáticas terríveis, o que fez com que se tornasse inabitável.

Assim, uma guerra se inicia no refúgio criado para proteger a humanidade. Mas há uma saída: o destino de todos está na clonagem cerebral de uma capitã do exército corajosa chamada JUNG_E.

O filme é mais uma produção coreana e chegou nos cinemas em janeiro de 2023.

6. Uncharted: Fora do Mapa (2022)

Uncharted fora do mapa

Dirigido por: Ruben Fleischer

Essa é uma produção inspirada em um jogo de videogame de mesmo nome e traz o personagem Nathan Drake (Tom Holland) em uma aventura que explica a sua origem.

A história, laçada em fevereiro de 2022, mostra o passado de Nate, que vivia tranquilamente como um barman até conhecer Sully, um sujeito que se tornaria seu parceiro de aventuras.

A saga apresenta a primeira vez que o jovem sai com o amigo para uma caça ao tesouro em uma grande viagem que pode, além de tudo, fazer com que Nate encontre seu irmão perdido.

7. Homem-aranha: Sem volta para casa (2021)

Homem aranha sem volta para casa

Dirigido por: Jon Watts
Disponível em: Amazon Prime Video.

O sucesso foi lançado em dezembro de 2021 e traz o personagem Peter Parker (Tom Holland) em uma grande enrascada. Após ser descoberto como homem-aranha, ele terá que enfrentar grandes desafios ao pedir ajuda ao Dr Estranho para ter sua identidade esquecida.

Mas as coisas não saem como o planejado, e agora, além de tudo, o herói precisará lidar com os vilões de várias dimensões.

8. Viúva Negra (2021)

Viúva Negra (2021)
Dirigido por: Cate Shortland
Disponível em: Disney+.

A história que acontece no universo Marvel é um regresso às origens da famosa heroína. Devido à Guerra Civil que ocorre em Capitão América (2016), Natasha Romanoff precisa fugir e se esconder do governo.

É aí que ela acaba se envolvendo numa antiga conspiração do seu passado, quando era uma espiã treinada pelos serviços secretos russos. Perseguida por novos e velhos inimigos, a Vingadora e ex-agente do KBG tem que encontrar um jeito de sobreviver.

9. The Green Knight (2021)

The Green Knight (2021)
Dirigido por: David Lowery
Disponível em: Amazon Prime Video, HBO Max

Baseada num poema do século XIV, a produção de fantasia medieval se passa em Camelot, o mundo lendário do Rei Arthur. O protagonista é o seu sobrinho, Sir Gawain, um jovem que embarca numa jornada perigosa.

Desafiado pelo vilão, que invadiu o castelo da sua família, ele viaja pelo país com o objetivo de derrotar o Cavaleiro Verde, um guerreiro invencível e temido por todos.

10. Godzilla vs. Kong (2021)

Godzilla vs. Kong (2021)
Dirigido por: Adam Wingard
Disponível em: Google Play Filmes, HBO Max.

Combinando ficção científica com ação e aventura, o longa-metragem é o quarto da franquia MonsterVerse e foi muito esperado pelo público. King Kong está vivendo na Ilha da Caveira, aos cuidados de Ilene e sua filha adotiva, que usa a língua gestual para se comunicar com ele.

Enquanto isso, Godzilla continua espalhando um raio de destruição. Kong e as suas protetoras são enviados numa aventura, com destino à sua terra de origem, que termina num duelo de titãs.

11. A Guerra do Amanhã (2021)

A Guerra do Amanhã (2021)
Dirigido por: Chris McKay
Disponível em: Amazon Prime Video

No futuro distópico de 2051, o planeta Terra foi invadido por uma espécie alienígena que passou a dominar tudo. A única forma que os seres humanos encontram de sobreviver é viajar no tempo para buscar reforços.

Assim, um grupo de militares e civis são enviados para o futuro, com o objetivo de se sacrificar e derrotar os temíveis "Garras Brancas" que estão exterminando a humanidade. Entre eles está Dan Forester, um soldado e pai de família disposto a tudo para salvar o mundo.

12. A Era do Gelo: As Aventuras de Buck (2022)

A era do gelo as aventuras de Buck

Dirigido por: John C. Donkin
Disponível em: Disney+

O novo filme da franquia A era do gelo estreou em janeiro de 2022 e traz as aventuras dos irmãos Crash e Eddie, dois gambás excêntricos que decidem voltar ao "Mundo Perdido".

O lugar é cheio de criaturas pré-históricas como os dinossauros. Mas é lá que encontram Buck, um pequeno animal (doninha) muito corajoso e divertido que tem como tarefa caçar dinossauros. Juntos, eles encaram a missão de salvar o Mundo Perdido da dominação dos enormes répteis.

13. Hotel Transilvânia: Transformonstrão (2022)

Hotel transilvânia

Dirigido por: Derek Drymon
Disponível em: Amazon Prime Video

Lançada no Brasil em janeiro de 2022, essa divertida animação de aventura é indicada para toda a família. É o quarto filme da franquia da Sony Pictures e apresenta Van Helsing e sua assustadora invenção: o raio monstrificador.

É assim que Drac e seus amigos monstros são transformados em humanos, enquanto o próprio Van Helsing vira monstro. Diante da confusão, os amigos terão que encontrar uma maneira de fazer com que todos voltem às suas antigas formas.

14. O Esquadrão Suicida (2021)

O Esquadrão Suicida (2021)
Dirigido por: James Gunn
Disponível em: HBO Max.

Inspirado nos personagens homônimos da DC Comics, o longa é uma sequência do filme lançado em 2016, com figuras famosas como a Arlequina, o Sanguinário, o Pacificador e o Coronel Rick Flag.

Os supervilões são enviados numa nova missão, em troco da sua liberdade. Desta vez, eles precisam trabalhar em conjunto para invadir um antigo laboratório do exército nazista e até derrotar uma forma de vida extraterrestre.

15. Os Caçadores da Arca Perdida (1981)

Os Caçadores da Arca Perdida (1981)
Dirigido por: Steven Spielberg
Disponível em: Google Play.

Não poderíamos fazer uma lista de filmes de aventura sem citar Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida, um dos maiores e mais célebres clássicos do gênero.

Jones, o protagonista do enredo, é um arqueólogo em busca de um tesouro de valor incalculável: a Arca da Aliança. No entanto, a sua exploração desperta inimigos muito perigosos, como o próprio Hiltler e seu exército infame.

16. Jungle Cruise (2021)

Jungle Cruise (2021)

Dirigido por: Jaume Collet-Serra
Disponível em: Disney+

Um filme para assistir com a família, a produção da Walt Disney Pictures foi inspirada numa diversão do parque temático da companhia. O enredo é passado no século XX e protagonizado por Frank, o capitão de um barco.

Com o auxílio do irmão e de Lily Houghton, uma cientista incompreendida, ele parte para explorar a selva, em busca de uma determinada árvore que teria poderes medicinais.

17. O Último Mercenário (2021)

O Último Mercenário (2021)
Dirigido por: David Charhon
Disponível em: Netflix

O longa-metragem francês marca o regresso de Jean-Claude Van Damme, um dos mais atores mais inesquecíveis do cinema de ação. Richard Brumère é um antigo agente secreto que desapareceu do seu país durante mais de vinte anos.

Agora, ele é forçado a regressar à França para salvar o filho que nunca conheceu. O jovem Archibald está sendo acusado de crimes que não cometeu, devido às ações equivocadas de um burocrata.

18. Samurai X: A Origem (2021)

Samurai X: A Origem (2021)
Dirigido por: Keishi Ohtomo
Disponível em: Netflix, Amazon Prime Video

Baseado nos livros de mangá criados por Nobuhiro Watsuki, o longa-metragem japonês encerra a saga cinematográfica Rurouni Kenshin. O enredo acompanha o passado de Kenshin Himura e a vida que levava antes de se tornar um herói.

Conhecido pelo pseudônimo "Battosai", o samurai costumava ser um assassino cruel e temido na região. No entanto, o seu destino mudou completamente com a chegada de Tomoe Yukishiro, a mulher por quem ele se apaixonou.

19. Raya e o Último Dragão (2021)

Raya e o Último Dragão (2021)
Dirigido por: Carlos López Estrada, Don Hall
Disponível em: Disney+.

Quem falou que os filmes animados não podem contar histórias repletas de ação e aventura? Se você está procurando um título para assistir com as crianças, Raya e o Último Dragão é uma narrativa inspiradora que vale a pena conferir.

O enredo combina diversos elementos do folclore asiático, narrando a jornada de uma princesa guerreira. A protagonista, Raya, precisa viajar até Kumandra, uma região encantada, em busca de um dragão que a ajudará a salvar o seu povo.

20. Mortal Kombat (2021)

Mortal Kombat (2021)
Dirigido por: Simon McQuoid
Disponível em: HBO Max.

Aguardado pelos fãs, o filme norte-americano de artes marciais foi inspirado na série de videogames com o mesmo nome, produzida pela Midway Games e lançada em 1992.

Cole Young é um homem que desconhece o seu passado e está sendo perseguido por um bando de assassinos. Para sobreviver e proteger a sua família, ele precisa se juntar a um grupo de lutadores que foram escolhidos para salvar o universo.

21. Bloodshot (2020)

Bloodshot (2020)

Dirigido por: Dave Wilson
Disponível em: Amazon Prime Video

Bloodshot é um super-herói da Valiant Comics que surgiu em circunstâncias trágicas: Ray Garrison e sua esposa foram assassinados. Pouco depois, o soldado regressa à vida, graças ao trabalho de cientistas que o transformam numa "máquina de matar".

Dotado de podes sobre-humanos, ele precisa cumprir diversas missões, enquanto luta para recuperar as próprias memórias e se vingar dos culpados.

22. Bartkowiak (2021)

Bartkowiak (2021)
Dirigido por: Daniel Markowicz
Disponível em: Netflix

O filme polonês segue o destino de Tomak Bartkowiak, um lutador de MMA que perde tudo ao ser derrotado pelo seu maior rival. Quando o seu irmão morre, ele é forçado a trabalhar como segurança na boate da família.

Passando mais tempo no local, o protagonista vai começando a descobrir os seus segredos e também encontra novos inimigos.

Aproveite para ver também:

Laura Aidar
Revisão por Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.
Carolina Marcello
Edição por Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Apaixonada por leitura e escrita, produz conteúdos on-line desde 2017, sobre literatura, cultura e outros campos do saber.