25 filmes policiais para assistir em 2021


Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes

Detetives, bandidos, pistas, suspeitos, mafiosos e muito mais! Quem gosta de um bom filme policial, sabe o quanto estas histórias podem ser diversas e capazes de prender a nossa atenção.

Na seleção abaixo, combinamos filmes atuais com alguns clássicos marcantes que você não pode perder:

1. Os Pequenos Vestígios (2021)

Os Pequenos Vestígios (2021)

Dirigido por: John Lee Hancock
Disponível em: Google Play Filmes

Passado na década de 90, em Los Angeles, o filme norte-americano segue uma dupla de detetives que investigam vários crimes cometidos por um assassino em série.

Baxter, o mais jovem, é dinâmico e perspicaz. Já Deke, muito experiente, é perito em interpretar os detalhes dos casos. O longa-metragem foi lançado em janeiro de 2021, nos cinemas e na plataforma HBO Max, se tornando um dos mais falados da temporada.

2. Nem um Passo em Falso (2021)

Nem um Passo em Falso (2021)

Dirigido por: Steven Soderbergh
Disponível em: HBO Max Brasil

O drama policial, aclamado pela crítica e pelo público, acontece na cidade de Detroit, durante os anos 50. A trama acompanha Curt, Ronald e Charley, três criminosos que são contratados por um homem misterioso.

Inicialmente, a missão era invadir uma casa para roubar um importante documento. Contudo, o plano fracassa e eles percebem que estão envolvidos numa confusão muito maior do que imaginavam.

3. O Diabo de Cada Dia (2020)

O Diabo de Cada Dia (2020)

Dirigido por: Antônio Campos
Disponível em: Netflix

Marcado pela tensão e pelo suspense psicológico, o longa-metragem é centrado numa pequena povoação rural, nos Estados Unidos, após a guerra do Vietnã. Ali, a vida é muito influenciada pela religião, assim como pela corrupção do Xerife.

Arvin é um jovem que começa a agir de forma violenta, questionando as figuras de autoridade do local. Enquanto isso, um casal de assassinos em série está por perto, buscando novas vítimas para os seus ataques.

4. Beleza Avassaladora (2021)

Beleza Avassaladora (2021)

Dirigido por: Vinil Matthew
Disponível em: Netflix

O longa-metragem indiano mistura elementos de suspense policial com cenas de ação, drama e até humor. Embora tenha dividido a opinião dos espectadores, a narrativa intrigante tem gerado bastante discussão online.

Após uma explosão que destrói a sua casa, Rani fica viúva e se torna a principal suspeita da morte do marido. Durante a investigação criminal, os detetives vão descobrindo vários segredos acerca do relacionamento dos dois.

5. Entre Facas e Segredos (2019)

Entre Facas e Segredos (2019)

Dirigido por: Rian Johnson
Disponível em: Amazon Prime Video

A comédia dramática policial rende boas gargalhadas, mas também traz um mistério que você vai querer desvendar. Um velho escritor decide reunir a família, no dia em que celebra 85 anos, para uma festa.

Na manhã seguinte, o seu corpo é encontrado pelos funcionários da casa. Para descobrir o responsável pelo crime, o detetive Benoit Blanc convive com os familiares da vítima, tentando conhecer suas motivações e seus segredos.

6. Crime Sem Saída (2019)

Crime Sem Saída (2019)

Dirigido por: Brian Kirk
Disponível em: Amazon Prime Video

Andre é detetive na polícia de Nova Iorque, seguindo os passos do pai que foi assassinado em serviço durante a sua infância. Embora tente lidar com o trauma, tudo piora quando ele precisa capturar um homem que está matando policiais.

Tentando manter o controle e provar a sua competência, Andre conduz uma investigação e descobre que o caso é muito maior e mais complexo do que parece.

7. Assassinato no Expresso do Oriente (2017)

Murder on the Orient Express

Dirigido por: Kenneth Branagh
Disponível em: Google Play Filmes

Baseado na obra-prima de Agatha Christie, o filme norte-americano acompanha uma investigação de Hercule Poroit, o célebre detetive que fez história na literatura policial.

Desta vez, ele viaja a bordo do Expresso do Oriente, quando o trem tem que parar, devido a uma derrocada de neve. Nessa manhã, um homem é encontrado morto e Poirot descobre que o culpado está entre os passageiros, precisando interrogar todos eles e analisar meticulosamente as pistas.

8. Era uma Vez na América (1984)

Era uma Vez na América (1984)

Dirigido por: Sergio Leone
Disponível em: Amazon Prime Video

Inspirado no livro The Hoods, de Harry Grey, o drama épico se foca no crime organizado de Nova Iorque, seguindo a vida de um grupo de bandidos, desde a sua infância nos subúrbios.

A narrativa começa em 1918, quando ainda eram crianças e cometiam pequenos assaltos. Com o tempo e a ascensão da máfia, os amigos aproveitam o período da Lei Seca para se tornarem cada vez mais ricos, poderosos e perigosos.

9. Anônimo (2021)

Anônimo (2021)

Dirigido por: Ilya Naishuller

Nobody, no título original, é um filme de ação que se passa no submundo do crime e já conquistou o público. Hutch, o protagonista, é um homem tranquilo que leva uma vida comum, como marido e pai de família.

Quando a sua casa é assaltada, ele não consegue reagir e isso provoca uma mudança repentina no seu comportamento. Um dia, Hutch vê uma mulher sendo atacada por um gangue e interfere para salvá-la. A partir daí, começa a ser perseguido por um grupo de criminosos.

10. Infiltrado (2021)

O Irlandês (2019)

Dirigido por: Guy Ritchie

Com o título original Wrath of Man, a narrativa de assalto e ação foi inspirada num longa-metragem francês chamado Cash Truck (2004). O enredo começa com o roubo de um carro-forte que transportava uma enorme quantia de dinheiro, atravessando o país.

Algum tempo depois, Harry é contratado para trabalhar como segurança do veículo. Contudo, quando ele consegue evitar um episódio de extrema violência, os companheiros começam a questionar o seu passado e os segredos que está escondendo.

11. Cabras da Peste (2021)

Cabras da Peste (2021)

Dirigido por: Vitor Brandt
Disponível em: Netflix

O filme brasileiro de comédia é uma produção original da Netflix, no estilo "buddy cop", que acompanha uma dupla de policiais bem engraçada e peculiar. Celestina é uma cabra muito importante: ela é considerada patrimônio do Ceará.

Quando ela desaparece, o agente Bruceuilis é enviado para São Paulo, com o objetivo de resgatar o animal. Por lá, ele precisa colaborar com Trindade, um policial inexperiente que antes trabalhava como escrivão.

12. O Irlandês (2019)

O Irlandês (2019)

Dirigido por: Martin Scorsese
Disponível em: Netflix

O drama policial foi baseado num livro de Charles Brandt que narra o caso real de Frank Sheeran, conhecido como "o Irlandês". A obra foi aclamada pela crítica e pelo público, ganhando até elogios de outros diretores como Guillermo del Toro.

Frank era um veterano de guerra que se tornou um importante sindicalista. No entanto, ele acabou sendo corrompido e passou a trabalhar para a máfia. Anos mais tarde, começou a ser investigado, devido à morte de um antigo colega.

13. O Plano Perfeito (2006)

O Plano Perfeito (2006)

Dirigido por: Spike Lee
Disponível em: Netflix, Amazon Prime Video

Célebre entre os espectadores, o filme norte-americano conta a história de um grande assalto a um banco, que ocorreu ao longo de 24 horas. Os ladrões entram no local com uniformes de trabalho e conseguem passar despercebidos, até sequestrarem todo mundo.

A partir daí, os detetives Keith e Bill precisam negociar com o líder dos criminosos, iniciando um processo de jogos mentais entre homens muito inteligentes.

14. O Informante (2019)

O Informante

Dirigido por: Andrea Di Stefano
Disponível em: Netflix

O longa-metragem inglês é protagonizado por Pete, um militar que está trabalhando para o FBI. Ele é enviado para a cadeia, com o objetivo de recolher informações sobre a máfia polonesa.

No entanto, quando a missão se complica, ele acaba sendo esquecido por lá, precisando esconder a sua identidade para sobreviver. O enredo é uma adaptação do romance Three Seconds, escrito pela dupla de autores alemães Roslund & Hellström.

15. A Mulher na Janela (2021)

A Mulher na Janela (2021)

Dirigido por: Joe Wright
Disponível em: Netflix

Criado a partir do livro de A. J. Finn, o filme foi lançado em maio de 2021 na Netflix, trazendo uma narrativa de crime e suspense psicológico que deu o que falar.

Anna é uma terapeuta que sofre de agorafobia e passa o seu tempo observando os vizinhos. Um dia, ela assiste à morte da mulher que vive na casa em frente, mas acaba se tornando uma das figuras suspeitas no caso.

16. Scarface (1983)

Scarface (1983)

Dirigido por: Brian De Palma
Disponível em: Netflix

Tomando como inspiração grandes figuras da máfia nos Estados Unidos, como Al Capone, o clássico dos anos 80 se tornou uma obra cult, lembrada pelas cenas de violência e pelas frases icônicas que permanecem na memória dos espectadores.

A trama segue o destino de Tony Montana, um homem cubano que se exila nos Estados Unidos. Em Miami, ele se junta ao crime organizado e se torna muito poderoso. A partir daí, começa uma batalha entre o traficante e a polícia, que ele está disposto a levar até às últimas consequências.

17. Garota Exemplar (2014)

Garota Exemplar (2014)

Dirigido por: David Fincher
Disponível em: Amazon Prime Video, Google Play Filmes

Gone Girl, no original, foi baseado num romance de Gillian Flynn e obteve um enorme sucesso nas bilheterias, sendo também aclamado pela crítica especializada e indicado para diversas premiações.

Nick e Amy parecem viver um amor invejável. Contudo, no ela desaparece no aniversário de casamento. Quando a polícia segue uma série de pistas, incluindo o diário da mulher que é encontrado, o seu marido se torna o principal suspeito.

Confira a análise completa do filme Garota Exemplar.

18. I'm Your Woman (2020)

I‘m Your Woman (2020)

Dirigido por: Julia Hart
Disponível em: Amazon Prime Video

O enredo dramático do estilo noir acontece nos anos 70 e foi inspirado numa peça de teatro escrita por Julia Hart. A protagonista da história é Jean, uma dona-de-casa que não consegue engravidar, mas sonha com a maternidade.

Eddie, seu marido, é um ladrão que traz um bebê para casa, dizendo que ele será filho dos dois. Contudo, quando o companheiro some misteriosamente, a mulher tem que fugir e se esconder com a criança.

19. Bom Comportamento (2017)

Bom Comportamento (2017)

Dirigido por: Ben Safdie, Josh Safdie
Disponível em: Netflix

O drama policial conta a história de Constantine e Nick, dois irmãos que planejam um assalto. Na hora, tudo dá errado e o mais novo acaba sendo capturado pela polícia e encarcerado em seguida.

Daí em diante, o outro tem que embarcar uma aventura arriscada, tentando ajudá-lo a escapar da cadeia, ao mesmo tempo que procura despistar as autoridades.

20. Fargo (1996)

Fargo (1996)

Dirigido por: Joel Coen, Ethan Coen
Disponível em: Google Play Filmes

A comédia policial dos irmãos Coen foi um grande sucesso nos anos 90, recebendo uma adaptação televisiva em 2014, produzida pela emissora FX. Jerry é um homem afundado em dívidas que "encomenda" um sequestro para a esposa.

O "trabalho" se transforma numa sequência de assassinatos que a detetive Marge Gunderson precisa desvendar. O longa venceu inúmeros prêmios, incluindo os Óscars de Melhor Atriz e Melhor Roteiro Original.

21. Ilha do Medo (2010)

Ilha do Medo (2010)

Dirigido por: Martin Scorsese
Disponível em: Netflix, Amazon Prime Video

A obra de suspense psicológico, inspirada dos filmes noir, segue os passos de Teddy, um agente federal que é enviado para um hospital psiquiátrico, após o desaparecimento inexplicável de uma paciente.

Acompanhado pelo parceiro, Chuck, ele conduz uma longa investigação no lugar, mas vai percebendo que as coisas são muito diferentes do que parecem.

Confira também a explicação do filme Ilha do Medo.

22. Boneco de Neve (2017)

Boneco de Neve (2017)

Dirigido por: Tomas Alfredson
Disponível em: Google Play Filmes

O filme inglês é uma narrativa de suspense policial, inspirada na obra homônima de Jo Nesbø e passada na Noruega. O protagonista, Harry Hole, é um investigador que procura o paradeiro de uma mulher que sumiu, deixando para trás apenas um cachecol.

Com o tempo, ele percebe que o caso está relacionado com as ações de um assassino em série que deixa uma marca singular nas cenas dos seus crimes: um boneco de neve.

23. Inimigos Públicos (2009)

Inimigos Públicos (2009)

Dirigido por: Michael Mann
Disponível em: Netflix, Amazon Prime Video

Baseado em fatos reais, o drama biográfico é passado na década de 1930, durante o período da Grande Depressão. O enredo segue as aventuras de John Dillinger, um bandido que era adorado pelas massas e encarado como uma espécie de anti-herói.

Após várias tentativas frustradas de capturar o assaltante, o FBI inicia uma enorme perseguição, declarando Dllinger como o principal inimigo do Estado norte-americano.

24. O Gângster (2007)

O Gângster (2007)

Dirigido por: Ridley Scott
Disponível em: Netflix, Amazon Prime Video

Inspirado numa história verdadeira, o drama policial segue o destino de Frank Lucas, um criminoso norte-americano. Embora comece a trabalhar como motorista de um mafioso, é ele que assume o controle das operações após a morte do patrão.

Em pouco tempo, o protagonista se torna o maior chefe do tráfico de Harlem. Atraindo a atenção das forças policiais, ele passa a suborná-las, em troco da sua liberdade.

25. Los Angeles - Cidade Proibida (1997)

Los Angeles - Cidade Proibida (1997)

Dirigido por: Curtis Hanson
Disponível em: Amazon Prime Video

Um êxito absoluto com o público, o longa-metragem foi inspirado num livro de James Ellroy. A trama acontece nos anos de 50, quando um grupo de detetives se deparam com um complicado esquema de corrupção policial.

Durante o processo, eles acabam descobrindo uma organização criminosa que explora a obsessão da sociedade com as grandes estrelas de Hollywood.

Aproveite para ver também:

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.