16 melhores filmes de ação para ver na Amazon Prime Video


Laura Aidar
Escrito por Laura Aidar
Arte-educadora e artista visual
Publicado em

Filmes de ação são muito procurados por aqueles que gostam de fortes emoções e aventuras sem sair do sofá.

O gênero é um dos mais vistos no Brasil, trazendo histórias cheias de "tiro, porrada e bomba".

Assim, selecionamos ótimas produções presentes no catálogo da Amazon Prime para você se divertir.

1. Homem Aranha: longe de casa (2019)

  • Direção: Jon Watts
  • IMDB: 7,5

Produzido pelo estúdio Marvel, O Homem Aranha: longe de casa, é um filme de 2019. Conta a aventura de Peter Parker/Homem Aranha durante uma viagem pela Europa com seus colegas, quando recebe uma missão.

O super-herói precisará enfrentar monstros sobrenaturais ao lado de Mysterio, um herói que veio de outra dimensão.

O filme foi bem recebido pela crítica, que o descreveu como uma boa mistura de romance adolescente com filme de super-herói. Indicado em festivais importantes, levou para casa vários prêmios.

2. Narappa (2021)

  • Direção: Srikanth Addala
  • IMDB: 8,3

Esse é um filme indiano de 2021 dirigido por Srikanth Addala, um cineasta dedicado à indústria do Tollywood, como é chamado o cinema indiano em idioma telugu.

Se trata de um remake da produção Asuran, também de 2019 (esse em língua tamil). Ambos são baseados no romance literário Vekkai de Poomani.

Essa é uma história de vingança e fuga. Conta é sobre Narappa, um sujeito que se vê obrigado a partir para longe com o filho Sinappa.

Isso porque, para se vingar, Sinappa mata um homem de casta superior, responsável pelo assassinato de seu irmão mais velho.

Assim, Narappa faz o possível e o impossível para que seu filho saia dessa enrascada e tenha chance de sobreviver.

3. John Wick (2014)

  • Direção: Chad Stahelski
  • IMDB: 7,4

Trazendo como protagonista Keanu Reeves, o primeiro longa-metragem da franquia John Wick foi lançado em 2014.

Apresenta a história de um ex-matador que está disposto a deixar a vida do crime. Entretanto, ao ter seu carro roubado e seu cachorro assassinado (presente de sua esposa que faleceu por uma doença terminal), John é tomado por uma intensa revolta. Assim, ele não descansará enquanto não se vingar.

O filme tem inspiração em animes e no cinema de Hong Kong, assim como na estética noir.

Sendo reconhecido pelo público, a história recebeu mais dois longas como continuação.

4. John Wik: Chapter 3 Parabellum (2019)

  • Direção: Chad Stahelski
  • IMDB: 7,4

Esse é o último filme da série John Wick. Trata-se de uma sequência de John Wick 2: Um Novo Dia Para Matar, de 2017.

Nele o protagonista está tentando escapar de uma caçada, onde sua vida vale 14 milhões de dólares, fruto de um acordo feito pelos assassinos mais perigosos do mundo.

Lançado em 2019, fez bastante sucesso, alcançando uma bilheteria de 326 milhões de dólares.

5. Shershaah (2021)

  • Direção: Vishnuvardhan
  • IMDB: 8,8

Estreando em agosto de 2021 na Amazon Prime, esse é um filme de guerra indiano falado em língua hindi.

Traz a história real de Vikram Batra, um oficial do exército indiano premiado pela atuação na Guerra de Kargil, em 1999. Vikram foi um capitão que coordenou difíceis operações nas montanhas indianas, por isso ficou conhecido como Sher Shah, que significa Rei Leão.

6. Bastardos Inglórios (2009)

  • Direção: Quentin Tarantino
  • IMDB: 8,3

Bastardos Inglórios é uma das produções mais aclamadas de Quentin Tarantino. Lançado em 2009, o longa-metragem tem um elenco de peso formado por Brad Pitt, Christoph Waltz, Mélanie Laurent e Diane Kruger.

Aqui, Tarantino imagina outros desfechos para a Segunda Gerra Mundial. São exibidos duas estratégias de vingança para acabar com líderes nazistas.

Um deles apresenta Aldo Raine, um tenente do exército a frente de soldados judeus que buscam exterminar a maior quantidade de nazistas possível.

O outro plano é de Shosanna Dreyfuss, uma judia que se exila em Paris e lá assume a identidade de uma operadora de cinema.

Sucesso de público e crítica, o filme recebeu prêmios principalmente pela atuação de Christoph Waltz.

7. O Regresso (2016)

  • Direção: Alejandro González Iñárritu
  • IMDB: 8,0

The Revenant é o título original desse drama de ação norte-americano estrelado por Leonardo Di Caprio. Inspirado na história real de Hugh Glass, o filme é uma adaptação do livro homônimo de Michael Punke.

O ano é 1822 e Hugh Glass, um comerciante de peles, está em uma viagem pelo inóspito e gelado Velho Oeste.

Depois de ser quase morto por um urso, Hugh é passado para trás por seu colega, que o rouba, deixando-o sozinho para morrer. Mas, mesmo com todos os obstáculos, Hugh sobrevive e parte em busca de vingança.

O filme venceu como melhor diretor, melhor ator e melhor fotografia no Oscar, levando também os prêmios de melhor drama, diretor e ator no Globo de Ouro.

8. Chamas da Vingança (2004)

  • Direção: Tony Scott
  • IMDB: 7,7

Chamas da Vingança (Man on fire, originalmente) estreou nos cinemas em 2004 e é baseado no livro de mesmo nome de A. J. Quinnell.

Anteriormente, em 1987, outro filme já havia sido produzido contando a mesma história.

Trata-se da trajetória de John Creasy (Denzel Washington), um ex militar da Marinha dos EUA. Ele é contratado como segurança da filha de um rico empresário mexicano.

No início John não gosta da garota, mas depois se apega. Quando a menina é sequestrada, John fará de tudo para recuperá-la.

9. Entre Facas e Segredos (2019)

  • Direção: Rian Johnson
  • IMDB: 7,9

Se você procura por um filme de ação bem-humorado, essa é uma boa pedida. Entre Facas e Segredos se encaixa como um filme policial de ação e comédia.

Mostra a investigação do assassinato de Harlan Thrombey, conhecido escritor de romances policiais. Depois de comemorar seus 85 anos, Harlan é morto em sua casa.

Assim, o detetive Benoit Blanc é chamado para descobrir quem é o misterioso assassino, que pode estar entre os próprios familiares e funcionários da vítima.

O filme foi bem aceito pela crítica e público, alcançando vários prêmios importantes.

10. Jurassic Park (1993)

  • Direção: Colin Trevorrow, Juan Antonio Bayona, Steven Spielberg, Joe Johnston
  • IMDB: 8,1

Consagrado como um clássico dos anos 90, Jurassic Park é talvez um dos mais conhecidos filmes de Steven Spierberg.

É umaficção científica de aventura e ação que apresenta um enorme parque em que dinossauros foram recriados em laboratório.

O parque recebe turistas, como um safári, e tudo parece mágico. Até que os animais saem do controle e a experiência se torna um verdadeiro horror.

Ganhador do Oscar de melhores efeitos especiais, som e edição de som, a produção se tornou um marco no cinema.

11. Jogos Vorazes (2012)

  • Direção: Gary Ross
  • IMDB: 7,2

The Hunger Games é o título original de Jogos Vorazes, série norte-americana de filmes baseados no livro homônimo de Suzanne Collins.

O primeiro da franquia foi lançado em 2012 e se passa em um cenário distópico em que jovens são obrigados a combater entre si até a morte. É nesse contexto que Katniss Everdeen se oferece para lutar no lugar da irmã.

A produção teve boa recepção da crítica e foi um sucesso de bilheteria, ultrapassando mais de 600 milhões de dólares. Além disso, recebeu vários prêmios.

12. 400 contra 1 - A História do Comando Vermelho (2010)

  • Direção: Caco Souza
  • IMDB: 5,4

Esse é um longa-metragem brasileiro lançado em 2010 que conta a história da origem de uma das facções criminosas mais conhecidas do Rio de Janeiro.

Baseado no livro autobiográfico Quatrocentos contra um - A história do Comando Vermelho, de William de Silva Lima, a narrativa percorre a vida de William, vivido por Daniel de Oliveira.

Conta como, ao ser encarcerado nos anos 70 junto a presos políticos, William cria o Comando Vermelho, que tem como base a relação de parceria entre os detentos.

Um filme que se inspira em outros do gênero no cinema nacional, como Cidade de Deus.

13. Plano de Fuga (2012)

  • Direção: Adrian Grunberg
  • IMDB: 7,0

Estrelado por mel Gibson, Plano de Fuga foi lançado em 2012.

Primeiro filme dirigido por Adrian Grunberg, mostra a história de um norte-americano que, depois de roubar um banco, foge para a fronteira entre EUA e México. Ele então é preso no México e encarcerado junto a criminosos perigosos.

Além disso, se envolve em confusões no lugar e precisará contar com a ajuda de um garoto de apenas 9 anos.

Uma história dinâmica e com uma dose de humor, foi bem recebido pelo público e pela crítica.

14. O Senhor das Armas (2005)

  • Direção: Andrew Niccol
  • IMDB: 7,6

O Senhor das Armas traz Nicolas Cage como Yuri Orlov, um traficante de armas muito bem relacionado e que faz transações em vários países e zonas de guerras.

Yuri tem como inimigo Jack Valentine, um agente da Interpol que o persegue. Assim, o traficante precisa se manter sempre alerta e lidar com situações perigosas para continuar seu negócio.

O filme foi co-produzido por Nicolas Cage e tem direção de Andrew Niccol e foi elogiado pela crítica.

15. Gladiador (2000)

  • Direção: Ridley Scott
  • IMDB: 8,5

Sucesso nos anos 2000, Gladiador é um filme de época que traz muita ação e um roteiro bem trabalhado.

A narrativa é sobre Maximus, filho do imperador romano Marcus Aurélio e que sofre com a inveja de seu irmão Commodus.

Marco Aurélio manifestou o desejo de deixar o trono para Maximus, seu filho preferido. Mas Commodus não se conforma, assassina o pai e toma o poder. Ele ainda manda exterminar seu irmão, que precisa fugir, assumindo a identidade de um gladiador.

Indicado nos festivais BAFTA, Oscar e Globo de Ouro, levou para casa muitos prêmios.

16. De Volta Para o Futuro (1985)

  • Direção: Robert Zemeckis
  • IMDB: 7,4

Para fechar nossa lista, trazemos um clássico dos anos 80. De Volta Para o Futuro é um dos grandes sucessos da ficção científica norte-americana e apresenta a saga do jovem Marty em uma viagem no tempo.

Ao visitar seu amigo Dr. Emmett Brown, um engenhoso cientista, Marty acaba acionando uma máquina do tempo por acaso. Assim, o jovem volta aos anos 50 por acaso e conhece seus pais.

Sua mãe se apaixona por ele, o que coloca em risco sua própria existência.

O filme recebeu muitos prêmios, como Oscar e Saturn Award, sendo indicado ainda em outros importantes festivais.

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Escrito por Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.