Pérola do suspense na Netflix vai te deixar tenso durante 90 minutos


Luan Santos
Luan Santos
Jornalista e Crítico Cultural
Publicado em

Não é de hoje que o cinema uruguaio vem ganhando o mundo através de produções originais, repletas de histórias complexas e contadas a partir de um ponto de vista único. É dentro deste contexto que surge o cineasta uruguaio Fede Alvarez, realizador que está se destacando como um dos nomes a serem observados no universo do cinema de suspense.

O Homem nas Trevas (2016)

Após receber aclamação por seus curtas em sua terra natal, Alvarez foi convidado a dirigir o filme estadunidense A Morte do Demônio (2013), e em seu segundo longa-metragem em terras hollywoodianas, entrega O Homem nas Trevas (2016), um suspense envolvente e original, agora disponível na Netflix.

E do que se trata O Homem nas Trevas?

No suspense O Homem nas Trevas, acompanhamos um trio de jovens que comete roubos com o objetivo de mudarem de vida. Cada roubo é planejado com muito cuidado para não serem pegos.

Quando descobrem que um senhor cego possui em sua casa uma quantia de cerca de 300 mil dólares, eles bolam um plano inicial para realizarem um roubo que a princípio seria tão fácil quanto tirar um doce de uma criança. O que eles não contavam era que o senhor em questão seria um habilidoso soldado veterano, que possui inúmeras cartas de ataque e de defesa na manga, prendendo eles dentro da casa e os encurralando na escuridão.

O filme brilhantemente inverte as perspectivas do telespectador ao fazer com que os vilões se tornem as vítimas nesse jogo de vida ou morte, mostrando que, como diz o ditado, "em meio à escuridão, quem é cego é rei".

Um filme cheio de tensão que vai te deixar preso do começo ao fim!

Nos 90 minutos de O Homem nas Trevas, a tensão é constante, uma habilidade que Fede Alvarez domina. A sofisticação dos ângulos de câmera e a economia nos efeitos sonoros mantêm o espectador cativado e surpreendido do início ao fim, explorando o poder do silêncio para intensificar o medo em cada cena.

Neste jogo de gato e rato, os protagonistas se tornam presas para o homem cego, interpretado de forma brilhante por Stephen Lang, conhecido por seus papéis em suspenses como no mais recente O Homem da Cabana (2022) e também em blockbusters como Avatar: O Caminho da Água (2022).

O filme foi especialmente elogiado pela criação de um ambiente de claustrofobia, medo e pela luta realista dos personagens pelas suas próprias vidas, com destaque para os atores Jane Levy, que interpreta a complexa personagem Rocky e Dylan Minnette, que interpreta Alex.

O Homem nas Trevas é um thriller com uma abordagem única e uma atmosfera intensa, revitalizando um gênero saturado para uma audiência ávida por originalidade. A utilização mínima de efeitos visuais computadorizados cria momentos memoráveis de suspense, enquanto a ambientação em Detroit nos convida a uma reflexão sobre questões morais complexas, evitando simplificações maniqueístas.

Com um orçamento modesto de 9.9 milhões de dólares, o filme alcançou um sucesso significativo, arrecadando cerca de 157 milhões de dólares nas bilheterias ao redor do mundo. Agora disponível na Netflix, é uma oportunidade para vivenciar cada minuto de sua tensão envolvente.

Você também pode gostar:

Luan Santos
Luan Santos
Jornalista formado pela Universidade Federal de Viçosa, especialista em Produção e Crítica Cultural pela PUC Minas e Mestre em Comunicação, Arte e Cultura pela Universidade do Minho. Apaixonado por cinema clássico, séries, musicais, livros e bons papos.