Tipos de arte


As primeiras manifestações artísticas datam do período rupestre. Os homens das cavernas já pintavam nas paredes elementos ilustrativos que serviam tanto para informar quanto para decorar ou simplesmente provocar fruição entre os pares. 

Os 7 tipos de arte

Tradicionalmente se considerava que as artes poderiam ser divididas em sete grandes grupos. Vejamos abaixo a categorização proposta por diferentes intelectuais. 

Segundo Charles Batteux

Em 1747, o francês Charles Batteux (1713-1780) publicou o livro As belas artes reduzidas a um mesmo princípio. Nele, estabelecia como critério o princípio da imitação da bela natureza.

De acordo com o intelectual, seriam sete os tipos de arte:

  • pintura 
  • escultura
  • arquitetura
  • música
  • poesia
  • eloquência
  • dança

Segundo Ricciotto Canudo

Em 1912, o pensador italiano Ricciotto Canudo  (1879-1923) escreveu o chamado Manifesto das Sete Artes, onde situava o cinema como a sétima arte ou “a arte plástica em movimento”.

O cinema foi inventado no século XIX, pelos irmãos Auguste e Louis Lumière, e foi logo abraçado pelos críticos como uma manifestação legítima de arte .

Segundo Ricciotto Canudo, os sete tipos de arte são:

1ª Arte - Música 
2ª Arte - Dança/Coreografia
3ª Arte - Pintura
4ª Arte - Escultura
5ª Arte - Teatro
6ª Arte - Literatura
7ª Arte - Cinema

Ricciotto Canudo
Retrato do crítico de cinema Ricciotto Canudo.

Os 11 tipos de arte

Com o avançar do tempo e das tecnologias de criação, outras artes também entraram na lista e expandiram a numeração original de sete para onze.

Nesse momento, são habitualmente considerados onze tipos de arte além das sete já acima listadas. São elas:

8ª Arte - Fotografia
9ª Arte - Quadrinhos
10ª Arte - Games
11ª Arte - Arte digital (2D e 3D)

Significado da palavra arte

A palavra arte deriva do latim "ars", que significa conhecimento técnico, talento, artifício, astúcia, ofício, profissão, trabalho, habilidade - seja ela adquirida pelo estudo ou pela prática.

O que é arte?

Muitos teóricos tentaram responder essa pergunta simples. Afinal, o que é arte?

George Dickie afirma que obra de arte é

um artefato ao qual uma ou várias pessoas agindo em nome de uma certa instituição social (o mundo da arte) conferem o estatuto de candidato à apreciação

Para o historiador polonês Wladyslaw Tatarkiewicz, por sua vez, 

A arte é uma atividade humana, consciente, dirigida à reprodução de coisas ou construção de formas ou expressão de experiências, se o produto dessa reprodução, construção ou expressão é capaz de suscitar prazer ou emoção ou choque

Conheça também