25 filmes espíritas que você precisa assistir


Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes

Se você gosta de histórias maiores que a própria vida, precisa conferir essa lista de filmes! Selecionamos os melhores longa-metragens espíritas, misturando lançamentos recentes e alguns clássicos imperdíveis que valem a pena conhecer ou relembrar:

1. Soul (2020)

Soul (2020)

Dirigido por: Pete Docter, Kemp Powers
Disponível em: Disney+, Google Play Filmes

O filme de animação norte-americano, produzido pela Disney e pela Pixar, fez um enorme sucesso assim que foi lançado e continua ganhando fãs a cada dia. O enredo conta a história emocionante de Joe Gardner, um professor de música que sonhava com uma carreira no jazz.

Logo após ter encontrado a sua grande oportunidade, ele sofre um acidente. Aí, sua alma é levada para um local chamado "Seminário Você", onde os espíritos procuram aprender e evoluir, antes de uma nova encarnação.

Confira também a análise e explicação do filme Soul.

2. Kardec: A História por Trás do Nome (2019)

Kardec: A História por Trás do Nome (2019)

Dirigido por: Wagner de Assis
Disponível em: Netflix

A obra biográfica nacional reflete sobre a vida de Allan Kardec (1804 - 1869), um educador francês e grande impulsionador da doutrina espírita. Aqui, a narrativa começa nos tempos em que trabalhava como professor, em Paris, e ainda era chamado de Hypolite LeonDenizard Rivail, seu nome de batismo.

Ao longo da trama, assistimos ao modo como ele vai desenvolvendo seus estudos e descodificando a comunicação com "o lado de lá", em parceria com Amélie-Gabrielle Boudet, a esposa.

3. Ghost - Do Outro Lado da Vida (1990)

Ghost - Do Outro Lado da Vida (1990)

Dirigido por: Jerry Zucker
Disponível em: Google Play Filmes

O famoso clássico do cinema norte-americano é uma mistura sublime de drama, romance e fantasia. Sam é atacado quando sai de uma peça de teatro e acaba morrendo na frente de Molly, o seu grande amor.

Contudo, depois da partida repentina, ele permanece preocupado com a segurança da companheira e sua alma não consegue se afastar dela. Assim, o espírito precisa achar um jeito de comunicar com ela e continuar protegendo a mulher que ama, mesmo depois da sua vida terminar.

4. Amor Além da Vida (1998)

Amor Além da Vida (1998)

Dirigido por: Vincent Ward

Chris e Annie perdem os filhos num acidente trágico; algum tempo depois, ele falece também. Chegando ao Paraíso, o homem se maravilha com todas as coisas lindas que encontra por lá.

Sua alegria esmorece ao descobrir que a esposa colocou um fim à própria vida, porque não conseguia lidar com todo o sofrimento. A partir daí, ele embarca numa viagem inusitada para resgatar a alma da esposa.

5. Divaldo – O Mensageiro da Paz (2019)

Divaldo – O Mensageiro da Paz (2019)

Dirigido por: Clovis Mello
Disponível em: Telecine Play

A produção nacional narra o percurso de Divaldo Pereira Franco (1923), um dos médiuns mais famosos do nosso país.

Percebendo os seus dons desde a infância, o protagonista se muda para a cidade de Salvador e começa a usá-los para auxiliar as outras pessoas, se tornando cada vez mais notório com o tempo.

6. Personal Shopper (2016)

Personal Shopper (2016)

Dirigido por: Olivier Assayas
Disponível em: Google Play Filmes

O filme de suspense psicológico é passado em Paris, lugar para onde Maureen, uma mulher norte-americana, viaja a trabalho. Na cidade, ela começa a conseguir se comunicar com o irmão gêmeo que morreu por lá.

Ao mesmo tempo, ela também passa a receber mensagens anônimas e misteriosas que a fazem permanecer no local.

7. Sombras da Vida (2017)

Sombras da Vida (2017)

Dirigido por: David Lowery
Disponível em: Google Play Filmes, Looke

O inigualável longa-metragem de drama se foca em C, um protagonista que acabou de morrer. Com o intuito de acompanhar a esposa, M, que ficou em sofrimento profundo com a sua partida, ele permanece em casa.

A partir daí, passa a observar a antiga companheira sem conseguir interagir com ela. Acreditando que está condenado à solidão, C ocupa seus dias viajando pelas memórias e pelas reflexões existenciais.

8. As Mães de Chico Xavier (2011)

As Mães de Chico Xavier (2011)

Dirigido por: Glauber Filho, Halder Gomes

Inspirado na obra Por Trás do Véu de Isis, escrita por Marcel Souto Maior, o longa-metragem se foca na figura de Chico Xavier (1910 - 2002), um dos maiores nomes do espiritismo no Brasil.

O enredo segue os destinos de Ruth, Elisa e Lara, três mulheres que enfrentam problemas com a maternidade e recorrem à ajuda do médium e filantropo de Minas Gerais.

9. Protegida por um Anjo (2006)

Protegida por um Anjo (2006)

Dirigido por: Craig Rosenberg

O filme de drama e suspense conta a história de Rachel Carlson, uma autora de livros de mistério. Num dia em que ela estava concentrada no trabalho e se distraiu por minutos, seu filho, Thomas, acabou se afogando.

A partir daí, a mãe perde a capacidade de escrever e começa a enfrentar problemas no casamento. É então que ela decide passar uma temporada numa cabana rural, onde recebe mensagens do filho.

10. Além da Vida (2010)

Além da Vida (2010)

Dirigido por: Clint Eastwood
Disponível em: Netflix, Google Play Filmes

Neste enredo dramático, os destinos de três desconhecidos acabam se unindo, por conta de uma questão universal: a morte. George é um norte-americano que procura ignorar e reprimir seus dons sobrenaturais.

Já Marcus é um garoto inglês que está passando por um período de luto e procura respostas às suas questões metafísicas. Finalmente, na França, se encontra Marie, uma jornalista que enfrentou um tsunami e escapou por pouco.

11. O Filme dos Espíritos (2011)

O Filme dos Espíritos (2011)

Dirigido por: André Marouço, Michel Dubret

O drama nacional fala sobre Bruno Alves, um psiquiatra que fica viúvo depois de um câncer prolongado da esposa. Devastado pela dor do seu falecimento, ele se desespera e chega a contemplar a morte.

É aí que, como um sinal divino apontando o caminho, o homem encontra um exemplar do Livro dos Espíritos, uma das obras mais importantes de Allan Kardec, e adquire uma nova visão sobre a existência.

12. Cidade dos Anjos (1998)

Cidade dos Anjos (1998)

Dirigido por: Brad Silberling
Disponível em: Google Play Filmes

A história tocante de romance e fantasia, que marcou os anos 90 e conquistou muitos admiradores pelo mundo, foi baseada num filme alemão lançado em 1987.

Seth é um anjo enviado para a Terra com a missão de proteger a cidade de Los Angeles. No entanto, quando chega lá, tudo se altera: ele se apaixona por Maggie, uma médica cirurgiã que acabou de perder um paciente.

13. Asas do Desejo (1987)

Asas do Desejo (1987)

Dirigido por: Wim Wenders

Se você já viu Cidade dos Anjos, precisa conferir o longa-metragem alemão a preto e branco que inspirou o célebre romance norte-americano. Damiel é um dos anjos enviados para a cidade de Berlim, com o proposito de libertar os espíritos em sofrimento.

Embora não conheça as emoções humanas, ele se apaixona por uma trapezista chamada Marion. Para poder ficar com ela, Damiel precisa se tornar um mortal e abandonar sua condição sagrada.

14. O Mistério da Libélula (2002)

O Mistério da Libélula (2002)

Dirigido por: Tom Shadyac

O longa de mistério acompanha Joe Darrow, um médico que entra em crise depois de perder a esposa noutro país, em circunstâncias repletas de mistério.

Com o tempo, ele começa a perceber a presença de libélulas na sua vida como um sinal e passa a acreditar que a esposa comunica com ele através de seus pacientes. Todos esses eventos levam Joe a viajar até à Venezuela, o lugar onde Emily faleceu.

15. Viva - A Vida é uma Festa (2017)

Viva - A Vida é uma Festa (2017)

Dirigido por: Adrian Molina, Lee Unkrich
Disponível em: Disney+, Google Play Filmes

O adorável musical animado foi produzido pela Pixar e distribuído pela Disney, conquistando um enorme sucesso junto do público e vencendo o Oscar de Melhor Filme de Animação em 2018.

Miguel é um garotinho que sonha ser músico, mas não consegue a aprovação da família, que julga ser uma má ideia. Durante o feriado mexicano do Dia dos Mortos, o menino embarca numa viagem fantástica e conhece familiares que já partiram.

Confira também a análise detalhada e as simbologias do filme.

16. Contos da Lua Vaga (1953)

Contos da Lua Vaga (1953)

Dirigido por: Kenji Mizoguchi

Intitulado Ugetsu monogatari, no original, o belíssimo drama fantástico japonês é passado durante a Guerra Civil e foi baseado numa série de contos do escritor Akinari Ueda.

O enredo ocorre no século XVI e acompanha os irmãos Genjuro e Tobei que viajam até à capital. Enquanto o segundo decide ser samurai, Genjuro opta pela vida do comércio e é acolhido no palácio de uma linda mulher. Algum tempo depois, o homem descobre que ela é um fantasma.

17. O Sexto Sentido (1999)

O Sexto Sentido (1999)

Dirigido por: M. Night Shyamalan

O grande êxito de drama e suspense que abalou o final dos anos 90 conta a história de Cole Sear, um menino com dificuldades de integração que esconde um grande segredo.

Ele começa a ser tratado por Malcolm Crowe, um psiquiatra infantil que também vive assombrado pelos traumas do seu passado. Juntos, eles estão prestes a fazer descobertas profundas e inesperadas.

18. Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito (2008)

Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito (2008)

Dirigido por: Glauber Filho, Joe Pimentel

O filme brasileiro narra a biografia do "Médico dos Pobres", nome pelo qual Bezerra de Menezes (1831 - 1900) ficou conhecido. Na obra, além de descobrirmos sua carreira na medicina, acompanhamos também a trajetória como político que lutou pela causa abolicionista.

Autor de artigos e obras sobre a doutrina espírita, ele continua sendo lembrado pela sua caridade e o modo como prestava assistência àqueles que mais necessitavam.

19. Um Olhar do Paraíso (2009)

Um Olhar do Paraíso (2009)

Dirigido por: Peter Jackson
Disponível em: Google Play Filmes

Combinando drama, romance e fantasia, esta é uma adaptação cinematográfica do romance The Lovely Bones, escrito por Alice Sebold.

Susie é uma jovem que desaparece durante a década de 70 e tem um destino trágico: é vítima de um assassino em série que mora na região. Fora do corpo, seu espírito é abalado pelos sentimentos de raiva e de compaixão pelos que ficaram para trás.

20. Antes que Termine o Dia (2004)

Antes que Termine o Dia (2004)

Dirigido por: Gil Junger

A comédia romântica inglesa conta a história de Ian e Sam, um casal apaixonado que tem posturas muito diferentes sobre o futuro e acaba entrando em discussões e desentendimentos.

Um dia, depois de uma briga, um grave acidente parece terminar com o romance dos dois. No entanto, quando acorda numa amanhã igual à anterior, o protagonista encontra uma forma de reescrever o destino de ambos.

21. Chico Xavier (2010)

Chico Xavier (2010)

Dirigido por: Daniel Filho

Com base na obra As Vidas de Chico Xavier, de Marcel Souto Maior, o filme biográfico descreve opercurso do médium desde a sua juventude.

Durante muitos anos, ele foi ensinado a reprimir as vozes que escutava, já que os outros afirmavam que eram influências demoníacas. Mais tarde, o protagonista vai aprendendo a utilizar os seus dons para ajudar os outros e começa a psicografar, escrevendo centenas de obras.

22. E Se Fosse Verdade... (2005)

E Se Fosse Verdade…(2005)

Dirigido por: Mark Waters
Disponível em: Google Play Filmes

O longa-metragem de romance e fantasia foi vagamente baseado num livro do autor francês Marc Levy. David se muda para um novo apartamento e é surpreendido pela presença de Elizabeth, uma mulher que afirma ser a dona do local.

Ao mesmo tempo que vai se apaixonando por ela, o protagonista começa a desconfiar que se trata de um espírito que ficou preso ao lugar onde costumava viver.

23. A Carruagem Fantasma (1921)

A Carruagem Fantasma (1921)

Dirigido por: Victor Sjöstrom

Considerado uma obra-prima do cinema sueco, o filme mudo de fantasia foi uma enorme influência para diretores de renome como Ingmar Bergman.

A adaptação de um romance de Selma Lagerlöf é passada na madrugada de Ano Novo, quando três homens alcoolizados conversam sobre uma antiga lenda. Segundo a narrativa, a última pessoa que morresse num ano ganhava a missão de dirigir a carruagem que recolhia os espíritos.

24. As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu (2004)

As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu (2004)

Dirigido por: Lloyd Kramer

Criado a partir do romance homônimo de Mitch Albom, o longa segue os passos de Eddie, um amigável mecânico que morre num parque de diversões, durante a manutenção de um equipamento.

Quando chega ao Paraíso, ele se surpreende com aqueles que reencontra: diante dele, estão esperando várias figuras que conheceu durante a vida e que foram importantes na sua experiência terrena.

25. Nosso Lar (2010)

Nosso Lar (2010)

Dirigido por: Wagner de Assis

Uma das mais comentadas obras nacionais de drama e espiritismo, Nosso Lar foi inspirado numa obra homônima, psicografada por Chico Xavier. A trama se foca em André Luiz, um espírito que desperta num lugar desconhecido chamado Umbral.

Após entender os erros que cometeu e conseguir purgá-los, sua alma é conduzida para uma colônia espiritual, onde passa a aprender valiosas lições e altera suas perspetivas.

Aproveite para ver também:

Carolina Marcello
Carolina Marcello
Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.