Durante a Tormenta: explicação do filme


Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora e artista visual

Durante a Tormenta é um filme de suspense e viagem no tempo do espanhol Oriol Paulo.

Lançado em 2018, o longa-metragem exibe uma trama recortada em três linhas temporais e está disponível na Netflix.

A história conta sobre Vera Roy, uma enfermeira que acaba de se mudar com o marido e a filha. Na nova casa, encontra uma televisão antiga e fitas cassetes que pertenceram a Nico, um menino que morou no lugar há 25 anos.

Curiosa, Vera resolve assistir às gravações e, por conta de uma falha no espaço-tempo, consegue se comunicar com o garoto, fato que mudará o curso dos acontecimentos na vida de todos os personagens.

(Atenção! A partir de agora o artigo contém spoilers!)

As linhas temporais explicadas

O filme apresenta um conceito já bastante explorado no cinema, o chamado Efeito Borboleta, que faz parte da Teoria do Caos e é estudado desde 1963 por matemáticos e físicos.

Segundo a teoria, cada acontecimento interfere na trajetória dos eventos posteriores, até mesmo o simples bater de asas de uma borboleta.

Dessa forma, quando Vera Roy conversa com Nico pela TV e impede sua morte, outras realidades são criadas, originando linhas do tempo com histórias paralelas.

Primeira linha do tempo

Na linha do tempo “original”, apresentada no início do filme, não há a interferência de Vera.

Nela conhecemos Nico, um garoto que vive em 1989 e gosta de gravar a si mesmo tocando guitarra, pois tem o sonho de um dia ser um astro da música.

Um dia, após uma dessas gravações, o menino percebe que algo estranho está acontecendo na casa ao lado. Por isso, decide ir até lá e se depara com a vizinha assassinada e seu marido com uma faca na mão.

Assustado, o garoto sai correndo da casa e morre atropelado. O vizinho, pego em flagrante, é preso.

Depois de 25 anos, Vera Roy é, nessa realidade, uma enfermeira casada com David Ortiz, um executivo. O casal tem uma filha pequena chamada Gloria.

Quando se mudam de casa, Vera e David encontram um televisor antigo, uma câmera e fitas cassetes. O casal decide ligar o aparelho e vê a imagem de Nico.

cena de filme Durante a tormenta
Vera, David e a filha assistem as fitas cassetes deixadas por Nico Lasarte

Eles ficam sabendo através do vizinho sobre a morte do garoto em 1989. Interessada em mais informações, Vera também pesquisa na internet sobre o caso.

É durante uma tempestade, quando um evento extraordinário ocorre no espaço-tempo, que o aparelho de TV se torna um elo entre o passado e o presente, permitindo que Vera avise Nico sobre sua morte e alterando seu terrível destino.

cena do filme Durante a tormenta
Nico e Vera fazem contato através de uma TV

Segunda linha do tempo

O impedimento da morte de Nico abre uma segunda linha temporal. Ao acordar, Vera se depara com uma vida totalmente diferente, na qual sua filha Gloria não existe.

Aqui, Vera é uma neurocirurgiã reconhecida e não está casada com David Ortiz.

Percebendo o que aconteceu, a moça se desespera e tenta a todo custo recuperar sua vida “anterior”.

Ela então conhece o Inspetor Leyra, que mais tarde revela sua identidade verdadeira. Leyra é o próprio Nico Lasarte.

cena de filme Durante a tormenta
O inspetor Leyra auxilia Vera Roy na segunda linha do tempo formada em Durante a tormenta

O menino, ao ser avisado pela “mulher do futuro” desenvolveu uma obsessão por ela e passou a procurá-la incansavelmente.

Assim, quando a encontra em uma estação de trem, o rapaz se aproxima, sentando ao seu lado no vagão. O ato impede que Vera conheça seu primeiro namorado, que a apresentaria a David Ortiz, o homem que seria seu futuro marido e pai de sua filha Gloria.

Vera e Nico se apaixonam e se casam. Entretanto, ao acordar na nova vida, a mulher não se lembra de Nico.

Leyra então lhe conta que é seu marido e que não pretende ajudá-la a voltar para a outra linha do tempo, pois isso apagaria a vida deles como um casal. Os dois se beijam e Vera se recorda do amor entre eles.

Mas Vera está determinada a rever sua filha e resolve se jogar do prédio onde estão, obrigando o então marido a tomar uma atitude para reverter sua morte.

Essa é a linha temporal na qual a trama se desenrola efetivamente e onde são revelados também os acontecimentos que ocasionaram a morte de Hilda Weiss, a vizinha de Nico.

Vera também descobre que David Ortiz, agora casado com outra mulher, mantinha um caso com uma colega do hospital.

Assim, o que temos é um filme que mistura suspense, investigação policial, ficção científica e romance.

Terceira linha do tempo: a finalização do enredo

Depois que Vera se matou, Nico vai até o aparelho de televisão antigo e consegue fazer contato com seu “eu do passado”.

Ele diz algo que não é mostrado no enredo, mas que nos leva a entender que o recado foi um alerta para que o garoto não procure pela “mulher do futuro” e siga sua vida.

Assim é feito e uma terceira e última linha do tempo é criada. Nessa nova realidade, Vera acorda e vai até o quarto da filha, certificando-se de sua existência.

filme Durante a tormenta
Vera reencontra sua filha Gloria dormindo em seu quarto

Ela também conversa com o marido David e percebe que ele, também nessa linha do tempo, tem um caso extraconjugal.

A protagonista então procura por Nico. Ele não a reconhece, mas Vera diz que os dois já se conhecem, mas que ele apenas não se recorda. A expressão de Nico é de surpresa, mas de ternura, com um leve sorriso, o que sugere que ele se lembrará em breve da “mulher do futuro”.

O filme deixa um espaço para que o espectador construa a continuação da história em sua imaginação, deixando um clima de romance no ar, depois de tanta tensão.

Comentários sobre o filme

Essa é uma produção que vem fazendo sucesso na Netflix. Apresenta um enredo bem trabalhado, que não deixa pontas soltas, como pode ocorrer em ficções científicas de viagem no tempo e em outras dimensões.

O diretor e roteirista espanhol Oriol Paulo é o responsável também por outros filmes de suspense que foram bem recebidos, como Um contratempo e O corpo.

Um ponto positivo é a ótima interpretação de Adriana Ugarte no papel de Vera Roy. A personagem exibe um olhar penetrante e consegue manter o interesse do público do começo ao fim.

Ficha técnica

Título do filme Durante a Tormenta (Durante la Tormenta, no original)
Ano de lançamento 2018
Direção Oriol Paulo
Roteiro Oriol Paulo e Lara Sendin
País Espanha
Duração 128 minutos
Gênero Ficção científica, suspense policial e romance
Elenco e personagens

Adriana Ugarte (Vera Roy)
Chino Darín (Inspetor Leyra)
Álvaro Morte (David Ortiz)
Javier Gutiérrez (Ángel Prieto)
Miquel Fernández (Aitor Medina)
Clara Segura (Hilda Weiss)

Onde assistir Netflix
Nota do IMDB 7,4

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2007 e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design, localizada em São Paulo, em 2010.