Filme V de Vingança


Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora e pesquisadora

V de Vingança é um filme de ação baseado na história em quadrinhos homônima de Alan Moore e David Lloyd, lançada em 1988, e cujo título original é V for Vendetta.

Dirigida por James McTeigue, a obra é uma co-produção dos EUA, Alemanha e Reino Unido. Sua estreia foi em 2006, trazendo à tona a história de uma sociedade distópica no futuro e que é comandada por um ditador fascista.

Assim, é nesse cenário opressor que surge um homem mascarado que atende pelo codinome "V". O misterioso sujeito realiza diversas ações com o intuito de combater o totalitarismo do Estado.

Por conta da semelhança com processos autoritários a que as sociedades estão sujeitas, o filme fez muito sucesso e a figura de V tornou-se um símbolo na luta contra a opressão.

(Atenção, esse artigo contém spoilers!)

Resumo e análise de V de Vingança

O início da história: ambientação

No início do filme vemos como aconteceu a prisão e a morte do líder rebelde Guy Fawkes, condenado por tentar explodir o parlamento inglês no início do século XVII.

Depois, a narrativa mostra a Inglaterra em um tempo futuro, mais ou menos no final da década de 2020.

É exibida uma sociedade controlada por um líder autoritário chamado Adam Sutler, o qual tem muitas semelhanças com grandes ditadores fascistas, apresentando um comportamento extremamente opressor.

O mundo havia sofrido grandes transformações por conta de uma Guerra e a Europa foi assolada por uma pandemia que matou milhares de pessoas.

Nesse contexto, o partido Fogo Nórdico, comandado por Sutler, consegue, através do medo e da ameaça, manter um governo controlador e rígido.

Interessante observar como os criadores da trama se basearam de fato em acontecimentos históricos.

Evey conhece V

A personagem Evey, vivida por Natalie Portman, é funcionária de uma empresa de televisão estatal. Um dia, quando caminhava à noite pelas ruas, ela escuta o toque de recolher e é surpreendida por dois funcionários do governo (os chamados “homens dedo”).

Os homens a ameaçam de violência sexual, até que surge uma figura mascarada que enfrenta os sujeitos e, com grande habilidade, a salva.

v de vingança
O mascarado V no primeiro encontro com Evey

Eles então iniciam uma conversa, onde Evey lhe pergunta sua identidade. Obviamente o sujeito não responde, apenas diz que seu codinome é V e, com uma espada, traça sua marca em um cartaz fixado na parede.

Nesse momento pode-se perceber o caráter fantasioso da obra e a referência ao herói Zorro, um justiceiro igualmente mascarado.

A explosão de Old Bailey

V havia programado a explosão de um edifício importante em Londres, chamado Old Bailey. Ele convida Evey a subir até o topo de um prédio para assistir ao evento.

v de vingança filme
Evey e V assistem à explosão de um edifício

O ditador Adam Sutler fica possesso com o ocorrido e o canal de televisão estatal BTN noticia o acontecimento como se fosse uma decisão do governo, dizendo ser uma implosão de emergência por conta de uma falha na estrutura da construção.

V assume a autoria do atentado

Entretanto, V consegue adentrar as instalações do canal e faz uma declaração ao vivo para a população, assumindo a autoria do ataque. Ele ainda convoca o povo a comparecer na frente do parlamento britânico um ano depois, no próximo dia 5 de novembro

Uma confusão se instala no canal de TV quando o mascarado se preparava para deixar o local. V quase é capturado e Evey o salva, mas a moça sofre um golpe na cabeça e V a leva para sua casa, para protegê-la de ser pega e morta.

O espírito de vingança de V

É importante ressaltar que a identidade de V nunca é revelada, mas sabe-se que ele foi um homem que sofreu inúmeras atrocidades e experimentos biológicos por agentes do governo, o que alimentou nele um enorme senso de justiça e espírito vingativo.

Por isso, o justiceiro segue executando funcionários do governo, sempre deixando em suas mãos uma rosa vermelha, como símbolo de sua humanidade.

Evey se refugia na casa de Gordon

Depois de algum tempo, Evey escapa do esconderijo de V e acaba se refugiando na casa de um colega de emissora, o comediante e apresentador Gordon Deitrich.

Evey e Gordon V de vingança
Evey ao chegar na casa de Gordon

Gordon é receptivo e lhe mostra um acervo de objetos que foram confiscados pelo governo e que ele conseguiu recuperar, como diversas obras de arte.

Ele convida Evey a assistir seu programa de TV, no qual faz uma sátira com a figura de Adam Sutler, ridicularizando-o.

Essa ação despertou a ira do ditador e a casa de Gordon é invadida. O apresentador é levado por membros do governo e Evey consegue escapar, mas é capturada logo em seguida.

A prisão e o renascimento de Evey

A moça é levada, tem seus cabelos raspados e é vítima de diversos tipos de tortura. Na cela, Evey encontra pequenas mensagens deixadas por outra prisioneira.

Evey em V de vingança
Natalie Portman protagonizando Evey em V de Vingança

Nessas cartas, a mulher conta que era uma atriz chamada Valerie e que foi presa for ser lésbica.

Aqui fica evidente a repressão homofóbica do sistema, que encarcera e mata todos os indivíduos que não correspondem ao "ideal" proposto. São exibidas cenas em que corpos de centenas de pessoas são jogados em uma vala comum, como ocorreu, por exemplo, no nazismo.

Evey passa por muitas provações, sendo pressionada a contar o paradeiro de V, mas ela se nega e diz que está pronta para morrer.

A jovem é libertada e descobre que, na verdade, V havia lhe aprisionado com a justificativa de que foi pelo seu bem, para que ela percebesse sua enorme força e resiliência.

Mesmo com raiva de V, ela percebe que se sente, de fato, mais forte e destemida. Promete, então, encontrá-lo no próximo dia 5 de novembro.

Finch descobre os crimes do governo

Enquanto isso, o investigador Eric Finch, responsável por tentar capturar V, descobre vários crimes cometidos por Adam Sutler e seu partido, inclusive o da disseminação de um vírus que causou a morte de 80 mil pessoas.

Foi por meio do medo e do caos que o partido Fogo Nórdico e seu líder conseguem o apoio do povo.

V começa a distribuir para a população uma enorme quantidade de máscaras de Guy Fawkes, incitando um espírito crítico e questionador.

Chega o dia 5 de novembro

O dia 5 de novembro chega e, conforme o combinado, Evey vai ao encontro de V. Ele a leva para um trem onde há um vagão repleto de explosivos, que tem como destino o Parlamento inglês. Entretanto, o justiceiro deixa nas mãos dela a decisão de dar continuidade ao plano.

V vai até um encontro com o chefe da polícia secreta do governo e propõe se entregar desde que o agente execute Adam Sutler.

Sutler é executado e V resolve não se render. O justiceiro é baleado, mas devido a uma armadura que vestia, consegue lutar com os policiais, executando todos eles.

v de vingança adam sutler
O tirânico Adam Sutler antes de sua execução

De qualquer forma, V está gravemente ferido, e retorna ao trem onde Evey se encontra. Lá, os dois têm seu momento de adeus, declarando-se apaixonados.

V morre nos braços da amada e, mesmo curiosa, ela não retira sua máscara, pois entende que a identidade do homem não tinha importância, mas sim seus atos.

A explosão do Parlamento inglês

V é colocado no vagão do trem com muitas rosas vermelhas. Nesse momento surge Eric Finch, que permite à jovem executar o plano de enviar o trem ao Parlamento, pois ele sabia de toda a mentira e atrocidades que o governo era capaz de realizar.

v de vingança
A população de traveste com a roupa e a máscara de V no dia 5 de novembro

A população, que havia sido convocada um ano antes, vai até o Parlamento vestindo as máscaras de Guy Fawkes para assistir à explosão do edifício.

Considerações sobre V de Vingança

Podemos afirmar que o anonimato do protagonista é necessário, visto que ele representa uma ideologia, um espírito de revolta das diversas sociedades ao longo da história frente aos abusos de governos ditatoriais.

Como é dito no filme, as ideias não morrem, elas permanecem ao longo dos séculos. Então, é como se o personagem não fosse sequer humano, mas sim um conceito que está presente na população, precisando apenas ser despertado.

O caráter anárquico do enredo é bastante presente, sobretudo na graphic novel (a história em quadrinhos).

Frases que se destacaram no filme

Algumas frases que foram ditas pelo personagem principal, V, ganharam destaque entre o público. Algumas delas, são:

  • A anarquia ostenta duas faces. A de Destruidores e a de Criadores. Os Destruidores derrubam impérios, e com os destroços, os Criadores erguem Mundos Melhores.
  • O povo não deve temer seu estado. O estado deve temer seu povo.
  • Os artistas usam a mentira para revelar a verdade, enquanto os políticos usam a mentira para escondê-la.
  • Ideias não são só carne e osso. Ideias são à prova de balas.

Máscara de V de Vingança

A máscara que aparece na história foi uma criação de David Lloyd, um dos autores da HQ que baseou o filme.

Ela representa uma personalidade histórica que realmente existiu, um soldado inglês chamado Guy Fawkes.

O acessório se tornou também o símbolo do grupo ciberativista Anonymous, formado em 2003 por pessoas anônimas que, de forma coordenada, realizam ações com propósitos sociais.

máscara de v de vingança
Manifestantes protestam com máscara de Guy Fawkes

Muitas pessoas passaram a usar máscaras de Guy Fawkes em manifestações sociais a partir de 2011.

O curioso é que ainda que apresente uma ideologia oposta a das grandes empresas, o adereço tornou-se muito lucrativo para a Time Warner, empresa do ramo do entretenimento que detém os direitos autorais.

Quem foi Guy Fawkes?

Guy Fawkes foi um revolucionário britânico que participou da "Conspiração da Pólvora", um plano que tinha o intuito de explodir o parlamento inglês enquanto o rei James I discursava.

O episódio ocorreu em 1605 e Fawkes, que era um soldado católico, foi condenado à morte por tramar contra a coroa. O dia 5 de novembro ficou marcado como a data de sua captura e até hoje é lembrado na Inglaterra com o evento "Noite das Fogueiras".

Ficha técnica e cartaz do filme

cartaz de v de vingança
Cartaz do filme V de Vingança
Título do filme V de Vingança (V for Vendetta, no original)
Ano de produção 2006
Direção James McTeigue
Baseado em HQ de Allan Moore e David Lloyd
Elenco

Natalie Portman
Hugo Weaving
Stephen Rea
John Hurt

Gênero ação e ficção científica
Países Reino Unido, Alemanha, EUA

Você também pode se interessar por esses filmes que tratam de assuntos relacionados:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, pesquisadora e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2007 e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design, localizada em São Paulo, em 2010.