Série 13 Reasons Why - temporada 1


13 Reasons Why é uma série de televisão norte-americana, dirigida por Brian Yorkey, lançada em março de 2017 no Netflix. Baseada na obra literária Os 13 Porquês de Jay Asher, a série conta com duas temporadas, a segunda lançada em maio de 2018.

Abordando assuntos polêmicos que afetam muitos jovens como depressão, bullying, isolamento, abuso sexual e suicídio, a série foi um sucesso imediato, conquistando a atenção de público por todo o mundo.

série 13 razões

Muitos acreditam que 13 Reasons Why é um show perigoso, porque parece glorificar a revolta e o suicídio. Outros acham que está cumprindo um papel social importante, por refletir sobre questões que muitas vezes são excluídas da ficção juvenil. 

Primeira temporada

Resumo

Hannah Baker se suicida, deixando 7 fitas onde enumera 13 razões que a levaram à morte. Clay, seu colega de trabalho e de turma, recebe uma encomenda no correio e começa a escutar as gravações. 

Junto com Clay, o público vai descobrindo as situações que Hannah enfrentava desde que chegou na cidade. Depois da sua morte, as pessoas que estão listadas entre os culpados recebem as fitas e ficam conhecendo todos os ângulos da história de Hannah. 

Deste modo, compreendem o papel que tiveram na sua decisão de cometer o suicídio. 

Personagens principais e elenco

Hannah Baker (Katherine Langford)

Hannah Baker

A protagonista da série está morta desde o primeiro episódio mas permanece presente através das gravações que deixou. Clay continua vendo Hannah e conversando com ela, entre memórias e alucinações. Revoltada com tudo o que passou em Liberty High, deixa as fitas onde aponta os culpados, como forma de os responsabilizar pela sua morte.

Clay Jensen (Dylan Minnette)

Clay Jensen 13 reasons why

Embora inicialmente finja que mal conhecia Hannah, Clay vai revelando que estava apaixonado por ela. Ao descobrir as ações de outros colegas contra a jovem, como as de Tyler, Alex e Bryce, começa a procurar justiça. Consegue gravar a confissão de Bryce, mesmo sendo espancado por ele. Entrega as gravações a Kevin Potter, o último destinatário das fitas e exige que o conselheiro tome medidas. 

Tony Padilla (Christian Navarro)

Tony Padilla

Mesmo não constando entre as 13 razões de Hannah, Tony é o primeiro a receber as fitas, ficando responsável de garantir que elas seriam escutadas e passadas adiante por todos os envolvidos. Mesmo estando enredado em negócios duvidosos e pareça perigoso, Tony tenta ajudar Clay a superar perda de Hannah. 

Justin Foley (Brandon Flynn)

Justin Foley 13 Reasons Why

Justin Foley foi o primeiro amor de Hannah em Liberty High e a raiz dos seus problemas. O atleta quebra o coração da protagonista e mancha sua reputação na escola. Com uma vida familiar conturbada, é dependente do melhor amigo, Bryce, ajudando a encobrir os seus crimes. 

Jessica Davis (Alisha Boe)

Jessica Davis, 13 Reasons Why

Também recém chegada, Jessica é a primeira amiga de Hannah. Com o tempo, se envolve em relacionamentos amorosos e atividades extracurriculares, ganhando novos amigos e se afastando da protagonista. 

Alex Standall (Miles Heizer)

Alex Standall, 13 Reasons Why

Alex também é novo na escola, formando o trio de amigos. Quando se envolve com Jessica, ambos se afastam de Hannah, que se sente abandonada. Usando Hannah para fazer ciúmes na namorada, termina de vez com a amizade das duas.

Depois de escutar as fitas, Alex não resiste à pressão e acaba tentando se suicidar também. 

Bryce Walker (Justin Prentice)

Bryce Walker, 13 Reasons Why

Melhor amigo de Justin, Bryce é um jovem atleta, filho de pais ricos e ausentes. Chefe do time de basquete e líder do seu grupo de amigos, comete violências e crimes, permanecendo impune. Chantageia Justin, estupra Jessica enquanto ela está inconsciente e depois estupra Hannah. 

Olivia e Andy Baker (Kate Walsh e Brian d'Arcy James)

Mr e Mrs Baker, 13 Reasons Why

Os pais de Hannah,estão devastados pela sua morte e procuram respostas para o suicídio da filha. Através das memórias, percebemos que a relação de Hannah com os pais não era muito próxima e que eles não imaginavam as coisas pelas quais ela estava passando. 

Enredo

A narrativa começa quando Clay Jensen recebe pelo correio sete fitas de áudio onde sua colega de classe, Hannah Baker, explicava os motivos que a levaram a cometer o suicídio. Cada lado de cada fita é dedicado a uma pessoa que conviveu com Hannah e, de alguma forma, é culpada pela sua morte. 

Através das fitas, Clay vai conhecendo a história da adolescente até ao momento em que termina sua própria vida. Tudo começa quando conhece Justin, por quem sem apaixona à primeira vista. Os dois marcam encontro num parque e se beijam mas Justin tira uma fotografia íntima de Hannah sem ela perceber. 

No dia seguinte, a foto circula por todos os colegas e Justin espalha o boato de que tinham feito sexo. A garota, recém chegada na escola, começa a ser excluída por todos. Se torna alvo de assédio para os garotos e de desconfiança para as garotas. 

Todos os amigos que Hannah vai encontrando pelo caminho a desapontam ou abandonam, menos Clay, que era apaixonado por ela. Escutando as histórias, ele vai ficando cada vez mais revoltado e busca justiça contra quem a atacou, principalmente Bryce, que a estuprou pouco antes do seu suicídio. 

Consegue gravar Bryce confessando o estupro no lado B da última fita e entrega todas para Mr. Potter, o conselheiro educacional que não apoiou Hannah quando ela pediu ajuda depois do estupro. Tony mostra as fitas para os pais de Hannah, que processam a escola por negligência. 

As 13 razões de Hannah Baker 

1. Justin Foley (fita 1, lado A) - Convida Hannah para um encontro no parquinho e os dois se beijam. Sem que ela repare, Justin a fotografa sem o seu consentimento e mostra a foto para colegas de escola, espalhando o boato de que se envolveram sexualmente. O começo de uma história de amor se transforma num pesadelo para a protagonista, que passa a ser mal falada e discriminada na escola. 

Hannah e Justin se beijando no parque

2. Jessica Davis (fita 1, lado B) - Jessica parece ser a única amiga de Hannah mas a amizade termina por ciúmes de Alex. Jessica acusa Hannah de ter se insinuado para o seu namorado e dá um tapa na sua cara. 

Jessica bate em Hannah.

3. Alex Standall (fita 2, lado A) - O namorado de Jessica, para provocá-la, coloca o nome de Hannah numa lista sobre as garotas mais atraentes da escola. Aquilo que parecia uma brincadeira inofensiva, se revela um perigo. Chamando a atenção de novo para Hannah, aumenta o assédio sexual que ela sofre. 

Hannah assediada no corredor

4. Tyler Down (fita 2, lado B) - O fotógrafo da escola começa a perseguir Hannah e a fotografá-la pela janela do quarto, sem que ela perceba. Baker começa a desconfiar, se sentindo ainda mais insegura e desconfortável, mesmo em casa. 

Tyler fotografa Courtney e Hannah se beijando e divulga a imagem pelos colegas. Quando a protagonista é identificada, novamente aumenta o assédio que sofre, desta vez com ataques homofóbicos. 

Tyler fotografando Hannah.

5. Courtney Crimsen (fita 3, lado A) - Embora tenha sido ela a beijar Hannah, Courtney não quer assumir publicamente a sua sexualidade. Quando descobrem que é ela que está na foto, inventa que é a Hannah e uma outra colega de classe, espalhando o boato de que elas teriam um relacionamento lésbico. Courtney trai a amizade de Hannah para esconder o seu segredo. 

Courtney e Hannah se beijando.

6. Marcus Cole (fita 3, lado B) - Presidente do clube de jovens pela abstinência sexual, Marcus parece um "bom menino". Quando marca um encontro com Hannah no Dia dos Namorados, ela espera algo romântico. Pelo contrário, chega horas atrasado e a humilha, fazendo propostas sexuais explícitas na frente do seu grupo de amigos, que ri. 

Marcus assediando Hannah

7. Zach Dempsey (fita 4, lado A) - Zach, o mais tímido do grupo, procura consolá-la, sentando na sua mesa em silêncio durante horas enquanto ela chora. O jovem se aproxima de Hannah e durante algum tempo tenta animá-la mas depois de discutirem, se afasta e desiste dela, que fica novamente sozinha. 

Zach e Hannah

8. Ryan Shaver (fita 4, lado B) - Hannah encontra conforto num grupo de poesia, onde se sente à vontade para expor os seus sentimentos mais íntimos. Cria uma amizade com Ryan, líder do grupo e editor de uma revista da escola. Ryan rouba um poema de Hannah e o publica na revista sem a sua autorização. Hannah se sente totalmente exposta e ridicularizada. 

Ryan e Hannah no clube de poesia

9. Justin Foley (fita 5, lado A) - O atleta é o único cujo nome surge em duas fitas diferentes. Desta vez, é culpado de deixar que Bryce, seu melhor amigo, estupre Jessica enquanto ela estava inconsciente. Hannah, que estava escondida no quarto, assiste a cena mas não consegue intervir. 

Justin deixa Bryce entrar no quarto e estuprar Jessica

10. Sheri Holland (fita 5, lado B) - Depois da festa, ainda em pânico, Hannah pega carona com Sheri, que está embriagada e bate num sinal de trânsito. Hannah quer ligar para a polícia e avisar sobre sinal derrubado mas Sherri não deixa. Por causa disso, Jeff tem um acidente de carro e morre. A protagonista fica se sentido responsável pela morte do colega. 

Acidente de carro provado por Sherri

11. Clay Jensen (fita 6, lado A) - O protagonista da série estava apaixonado por Hannah mas não compreendia suas reações nem sabia tudo o que estava acontecendo com ela. Foi incluído nas fitas porque Hannah queria que ele conhecesse a história toda e compreendesse os seus motivos para o suicídio. 

O erro de Clay não foi algo que ele fez mas, pelo contrário, que não fez. Os amigos estavam apaixonados mas, quando se envolveram, Hannah foi assombrada por seus traumas e pediu a Clay para ir embora. O erro de Clay foi ter obedecido, desistido de lutar pelo seu amor. 

Clay e Hannah dançando juntos

12. Bryce Walker (fita 6, lado B) - Depois de estuprar Jessica, Bryce continuou sua amizade com ela e com Justin, sem que ninguém desconfiasse de nada. Confusa, sem rumo, Hannah vai parar numa festa em casa de Bryce. Sozinha no jacuzzi com ele, não consegue escapar e é estuprada. 

Hannah é estuprada por Bryce

13. Kevin Potter (fita 7, lado A) - Numa última tentativa de resistir e sobreviver, Hannah resolve pedir ajuda ao conselheiro escolar. Ele não parece prestar muita atenção e não percebe vários sinais alarmantes no discurso da moça. 

Quando finalmente consegue contar que foi estuprada, o conselheiro duvida da sua história e diz que, a menos que esteja preparada para apontar o agressor, deve esquecer o caso e seguir em frente.

Esta é a "gota d'água" para Hannah que vê, nos corredores, Bryce ser parabenizado por todos pelas suas conquistas esportivas. Percebendo que não vai conseguir apoio nem justiça, a protagonista volta para casa e corta os pulsos dentro da banheira. 

Mr Potter ignora pedido de ajuda

Temas principais

Partilha de imagens íntimas sem consentimento

Quando Hannah chega a Liberty High, ninguém a conhece e ela tem a oportunidade de criar uma nova vida para si mesma. Porém, ao seu envolver com Justin, não podia adivinhar que ele iria tirar uma foto comprometedora e inventar aventuras sexuais entre os dois. 

A desgraça da protagonista, então, começa porque é fotografada sem o seu consentimento e a sua foto é divulgada.  Passa a ser tratada como um objeto pelos colegas homens e desprezada pelas outras mulheres, vivendo situações de agressão e humilhação pública.

Justin mostra a foto de Hannah aos amigos.

Depois de ser vítima de Justin, Hannah vira também alvo de Tyler, o fotógrafo que começa a espiá-la e a tirar fotos pela janela do seu quarto. Assustada, ela pede ajuda para sua nova amiga, Courtney, e montam uma armadilha. Acabam bebendo e se beijam. Tyler, escondido, tira uma foto do momento e divulga na escola. 

Vendo, mais uma vez, a sua intimidade exposta sem a sua autorização, Hannah perde mais uma amiga, porque Courtney trai a sua confiança para esconder que é lésbica. Assim, a maior causa da solidão permanente da protagonista são esses ataques machistas que a transformam no tema principal de todos os boatos. 

Foto Courtney e Hannah se beijando

Bullying, solidão, isolamento

13 Reasons Why representa de forma muito fiel a pirâmide social típica das escolas norte-americanas. No topo estão os alunos populares, os atletas, que agem como donos da escola e maltratam e humilham quem está na base: os "esquisitos", as vítimas de bullying, os solitários como Hannah, Tyler e Clay. Nessa espécie de hierarquia, os que dominam são protegidos até pelos membros da comunidade escolar. 

É essa pressão que leva os próprios companheiros a esconder os atos de Bryce, pois precisam ser leais ao amigo em todos os momentos, para poderem contar com a sua proteção. Justin, sem pai e com uma mãe dependente química, vive em casa de Bryce e depende financeiramente dele, daí permitir que ele estuprasse Jessica, por sentir que estava em dívida com ele. 

Hannah chorando

Em casa, Hannah também está sozinha, já que sente que não pode partilhar seus problemas com a família. Seus pais estão com lucrando pouco com a farmácia, discutem por causa de dinheiro, estão cansados e preocupados. A filha não quer ser mais um problema para eles, então esconde sua tristeza e finge que está tudo bem, até não aguentar mais e cometer o suicídio. 

Assédio sexual e estupro

Desde seu primeiro encontro com Justin, Hannah se torna vítima de assédio sexual pelos atletas da escola. A situação piora quando Alex, querendo impressionar os garotos populares e deixar Jessica com ciúmes, menciona Hannah como tendo o melhor corpo da turma numa lista.

Seu corpo começa a ser objetificado por todos, que a comentam e apontam nos corredores, fazendo propostas sexuais explícitas. Bryce vai mais longe, passando a mão em Hannah enquanto ela está na fila. 

Hannah é assediada

O assédio piora por causa de Tyler, que divulga a foto de Hannah beijando outra garota. Embora seja constante com Hannah, é possível vermos que, ao longo de toda a série, esses jovens encaram as mulheres como objetos sexuais que existem para seu prazer. Prova disso é o fato de Bryce abusar da namorada do amigo enquanto ela está inconsciente. 

Por já ser ostracizada e desprezada pelos colegas, Hannah não tem coragem de denunciar o estupro de Jess, sabendo que todos vão duvidar da sua palavra. Assim, guarda o segredo e acaba sendo estuprada também, pelo mesmo agressor. 

Quando consegue pedir ajuda ao conselheiro escolar e perceber que, mesmo contando sua história, o estuprador seria protegido, Hannah conhece a pressão social que pretende silenciar as vítimas.

Suicídio

Depois da conversa com Mr. Potter, desiste de viver, por perceber que não vai ter paz nem justiça. Perde as forças depois de ser confrontada com a desconfiança e falta de apoio reservada às vítimas de estupro. Desesperada, sozinha, traumatizada, Hannah acredita que não tem outra saída e acaba cometendo o suicídio. 

Suicídio de Hannah Baker.

Deixando as fitas, porém, Hannah se certificou que todos conheceriam a sua história e que os culpados seriam responsabilizados. Alex, que está fragilizado mentalmente, acaba se sentindo culpado demais e tenta o suicídio também. 

Mensagem / significado da série 13 Reasons Why

Embora trate temas polêmicos e esteja repleta de imagens chocantes, 13 Reasons Why conquistou os corações de fãs por todo o mundo. Pelo modo honesto como trata questões que abalam jovens em toda a parte, 13 Reasons Why é quase um pedido de socorro desta geração

Se focando sobretudo nos dilemas e no sofrimento de Hannah e Clay, os protagonistas, a narrativa expõe também as dificuldades enfrentadas pelos outros personagens. Assim, nos apresenta os vários ângulos das situações, mostrando os efeitos que os nossos comportamentos podem ter na vida dos outros.

Clay e Hannah rindo

Deste modo, a série fala sobre a fragilidade da vida humana, principalmente na juventude e no modo como cada um está enfrentando as suas próprias batalhas. Hannah é o exemplo perfeito de alguém que é julgado pelas suas aparências e tem a sua saúde metal debilitada até ao ponto do suicídio. 13 Reasons Why vem lembrar que devemos estar atentos e ser gentis com os outros, antes que seja tarde demais