Filme Como Estrelas na Terra


Rebeca Fuks
Rebeca Fuks
Doutora em Estudos da Cultura

Lançado em 2007, o filme indiano, no original intitulado Taare Zameen Par - Every Child is Special, é dirigido pelo também ator Aamir Khan. Em português o longa metragem acabou sendo traduzido para Estrelas na Terra - Toda criança é especial.

O protagonista do longa metragem é o menino Ishaan Awasthi, que sofre de dislexia e é incompreendido pela família e pela escola sendo vítima de preconceito e bullying. Seu destino muda quando o professor de artes Nikumbh consegue diagnosticar a razão da dificuldade de aprendizagem do menino e se esforça para motivá-lo.

[Atenção, o texto a seguir contém spoilers]

Resumo

O longa metragem de Boollywood tem duas horas e quarenta e três minutos de duração e possui como protagonista o menino Ishaan Awasthi, de nove anos, que sofre de dislexia grave e é marginalizado por sua condição. Vítima de permanentes castigos físicos e psicológicos, o garoto sente-se cada vez mais desmotivado.

O menino repete de ano uma vez na escola e corre o risco de reprovar novamente. Parece que nada prende a sua atenção, nenhum conteúdo lhe desperta interesse. O pai, após ser convocado pela diretora para conversar sobre o desempenho escolar preocupante do filho, decide tirá-lo do colégio e enviá-lo para um internato.

No internato - cujo lema era "Disciplinar cavalos selvagens" -, Ishaan sente falta da mãe, do irmão, da casa, da rotina familiar e vai tendo cada vez menos vontade de viver.

A dislexia só é diagnosticada após muito sofrimento, quando um professor substituto de artes (Ram Shankar Nikumbh) percebe que há qualquer coisa de diferente com o menino. Segundo o próprio garoto: “as letras dançam em sua frente”.

Nikumbh foi capaz de identificar o que se passava com Ishaan justamente porque já havia sofrido na pele com a mesma questão: ele próprio era disléxico e enfrentou um longo percurso até conseguir tornar-se professor.

O educador percebe em sala de aula, por exemplo, que o menino troca letras (o B muitas vezes aparece no lugar do D, o R é trocado com o S, o H com o T) e até fonemas semelhantes são invertidos. De modo geral, a condição do disléxico pode ser identificada através da dificuldade de ler, escrever e soletrar.

Uma vez que consegue diagnosticar a questão, Nikumbh passa a trabalhar para motivar a criança, aproximando-se do universo dela. A vida do menino muda radicalmente após a descoberta do professor: o garoto, que andava deprimido, volta a querer aprender.

O professor explica para os seus alunos - todos da classe, inclusive Ishaan - o que é dislexia e como alguns nomes importantíssimos eram de pessoas que carregavam essa condição. Nikumbh cita, por exemplo, Albert Einstein, Agatha Christie, Pablo Picasso e Leonardo da Vinci, grandes nomes que eram disléxicos.

O drama indiano, que conta com o roteiro de Amole Gupte, é uma lição de vida e trata de temas essenciais como a tolerância, o aprendizado com a diferença e os métodos de inclusão de alunos com características especiais.

Retrato da dislexia

A dislexia é um transtorno genético e hereditário relacionado a linguagem. Existem diferentes graus de dislexia, mas de modo geral é possível identificar o problema na escola através de uma avaliação multidisciplinar, especialmente durante a alfabetização das crianças.

De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, o transtorno acomete entre 0,5% a 17% da população mundial. No Brasil, estima-se que em torno de 2% a 3% das crianças em idade escolar sejam vítimas da dislexia.

A condição é responsável por aquilo que muitas vezes chamamos de analfabetismo funcional uma vez que, desmotivados por uma escola que não está pronta para os acolher, os alunos acabam abandonando o curso. Considerado um distúrbio de aprendizado relativamente frequente, calcula-se que no nosso país existam mais de 2 milhões de casos por ano.

Sobre o filme

O filme recebeu os prêmios Filmfare Awards de 2008 como melhor filme, melhor ator e melhor direção. Como Estrelas na Terra também foi premiado pela National Film Awards.

O longa metragem foi cotado para ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2009, mas perdeu para o concorrente Quem quer ser um milionário?.

Em 2010, os estúdios Disney compraram os direitos e distribuíram o filme no Reino Unido, nos Estados Unidos e na Austrália. Em inglês o filme ficou conhecido como Like stars on earth.

Trailer

Elenco principal

  • Aamir Khan, o professor de artes substitulo Nikumbh

Aamir

  • Darsheel Safary, o menino Ishann Awasthi

Darsheel

  • Tisca Chopra, a mãe de Ishann

Tisca

  • Vipin Sharma, o pai de Ishaan

Vipin

Assista o filme

O filme Como Estrelas na Terra está disponível na íntegra com legendas em português.

Conheça também

Rebeca Fuks
Rebeca Fuks
Formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), mestre em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutora em Estudos de Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (2018).