Homem Vitruviano: significado da obra de Leonardo da Vinci

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual
Tempo de leitura: 7 min.

Produzido em 1490 pelo gênio Leonardo da Vinci (1452-1519), o desenho do Homem Vitruviano é um estudo que pretende sistematizar as proporções do corpo humano.

Leonardo da Vinci desenhou o Homem Vitruviano em 1490, em uma das páginas do seu diário. Trata-se de um estudo, uma espécie de diagrama, cujo objetivo era mostrar o ideal das proporções humanas.

O sujeito retratado está despido, tem duas imagens sobrepostas e ilustra um ideal de beleza segundo o modelo clássico.

o homem vitruviano

O significado e simbolismo do Homem Vitruviano

Mais do que uma mera ilustração, o estudo se debruça a fundo sobre a anatomia humana ao mesmo tempo que trata de geometria e matemática. Da Vinci aliou arte e matemática para exibir de que forma as proporções do corpo humano coincidem e se inserem em formas geométricas perfeitas.

O Homem Vitruviano é uma obra feita a partir de cálculos matemáticos: a área total do círculo é equivalente à área do quadrado. Em termos simbólicos, o círculo está ligado à noção de movimento e ao mundo espiritual, ao passo que o quadrado simboliza a estabilidade, o contato com o mundo terreno, os quatro elementos da natureza e a posição dos ventos. A figura humana ao centro sugere que o homem é a medida de todas as coisas, uma ideia central do humanismo renascentista.

As proporções e simetria do Homem Vitruviano

O desejo maior do artista ao produzir o famoso desenho era conhecer as proporções do corpo humano, entender a harmonia do corpo para usar esse conhecimento tornando os seus trabalhos mais realistas.

Ao estudar as proporções do corpo, Leonardo também pretendia entender melhor o funcionamento da arquitetura (para ele, um edifício perfeito deveria ser proporcional e simétrico como o corpo humano). No período em que fez o desenho, da Vinci trabalhava em uma série de construções de edifícios na Itália.

Desde a Era Antiga uma série de artistas se debruçaram sobre as medidas do corpo humano tentando estabelecer regras que traduzissem a proporção corpórea.

O Homem Vitruviano coloca em questão a divina proporção ou a razão áurea, que é um padrão que demonstra simetria perfeita e que se repete na natureza (inclusive no corpo humano). Para Leonardo da Vinci o homem era o modelo do mundo, a criação máxima de Deus.

O desafio de Vitrúvio

As proporções geométricas perfeitas governavam o mundo natural. Para provar o seu ponto, Leonardo se inspirou em Marcus Vitruvius Pollio (conhecido como Vitrúvio), um escritor e arquiteto romano.

Vitrúvio escreveu o tratado De Architectura, no terceiro volume da coleção o arquiteto disserta sobre a estrutura do corpo masculino e lá estão anotadas as seguintes proporções que orientaram Leonardo em seu desenho:

Um palmo é o comprimento de quatro dedos
Um pé é o comprimento de quatro palmos
Um côvado é o comprimento de seis palmos
Um passo são quatro côvados
A altura de um homem é quatro côvados
O comprimento dos braços abertos de um homem (envergadura dos braços) é igual à sua altura
A distância entre a linha de cabelo na testa e o fundo do queixo é um décimo da altura de um homem
A distância entre o topo da cabeça e o fundo do queixo é um oitavo da altura de um homem
A distância entre o fundo do pescoço e a linha de cabelo na testa é um sexto da altura de um homem
O comprimento máximo nos ombros é um quarto da altura de um homem
A distância entre a o meio do peito e o topo da cabeça é um quarto da altura de um homem
A distância entre o cotovelo e a ponta da mão é um quarto da altura de um homem
A distância entre o cotovelo e a axila é um oitavo da altura de um homem
O comprimento da mão é um décimo da altura de um homem
A distância entre o fundo do queixo e o nariz é um terço do comprimento do rosto
A distância entre a linha de cabelo na testa e as sobrancelhas é um terço do comprimento do rosto
O comprimento da orelha é um terço do da face
O comprimento do pé é um sexto da altura

O desafio de Vetruvio consistia em colocar um homem de costas com os braços estendidos e os dedos das mãos e pés a tocarem uma circunferência e com o seu umbigo no centro. Ao mesmo tempo, a figura deveria estar dentro de um quadrado.

Leonardo não foi o único a tentar resolver o desafio, muitos dos seus contemporâneos se empenharam na tarefa como, por exemplo, Robert Fludd, Cesare Cesariano e Francesco di Giorgio Martini.

Homem Vitruviano, um ícone do Renascimento

Vale retomar um brevemente alguns dos valores elencados durante o período do Renascimento. Leonardo da Vinci viveu um momento histórico que colocou o homem no centro do universo, destacando o antropocentrismo como um valor essencial do período. Não por acaso o personagem escolhido pelo mestre foi o homem, tornado protagonista da ilustração e figura essencial que servia como medida padrão.

O círculo e o quadrado presentes na ilustração do Homem Vitruviano também não foram escolhas casuais: ambas as configurações eram consideradas na Renascença como as formas mais perfeitas da natureza.

Informações sobre Homem Vitruviano

Quando foi desenhado 1490
Dimensões 34 centímetros por 24 centímetros
Material lápis e tinta marrom sobre papel
Onde está o desenho

Gallerie dell’Accademia, em Veneza (Itália)

Homem Vitruviano em 3D

Em 2017 o desenho do Homem Vitruviano ganhou uma versão em 3D na exposição Leonardo3 - O Mundo de Leonardo, na Galeria Vittorio Emanuele, em Milão.

A representação tridimensional pode ser conferida no vídeo abaixo:

Quem foi Leonardo da Vinci

O ícone do Renascimento nasceu na aldeia de Vinci (nos arredores de Florença, na Itália), no dia 15 de abril de 1452.

Aos 14 anos Leonardo se muda para Florença e, dois anos mais tarde, passa a trabalhar com o mestre pintor e escultor Andrea del Verrocchio.

Leonardo da Vinci
Imagem de Leonardo da Vinci.

Ao longo da carreira, da Vinci produziu muitas paisagens religiosas e seus trabalhos serviram para adornar altares e capelas. Com o passar dos anos ele começou a variar o tema das suas produções. Viajado, Leonardo saiu de Florença e foi viver em Milão, no entanto o final da sua carreira foi na França.

Além de pintor, Leonardo da Vinci foi também arquiteto e engenheiro e chegou a participar da urbanização de Milão (ele idealizou uma rede de canais, um sistema de irrigação e abastecimento de água). Um curioso nato, o artista desenvolveu também uma série de estudos sobre anatomia.

É de sua autoria grandes obras como o quadro Mona Lisa e o afresco A Última Ceia e a tela São João Batista.

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Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.