Mona Lisa: quem foi e curiosidades fascinantes sobre a famosa pintura

Laura Aidar
Revisão por Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual
Tempo de leitura: 8 min.

Mona Lisa é um óleo sobre madeira pintado pelo renascentista italiano Leonardo da Vinci entre os anos 1503 e 1506.

Apesar das suas dimensões reduzidas (77cm x 53cm), esta obra que representa uma mulher misteriosa se tornou, ao longo dos séculos, o retrato mais famoso da História da Arte ocidental.

Mona Lisa

A palavra Mona deve ser entendida como a contração de "Madona", o equivalente italiano de "Senhora" ou "Madame" Lisa.

A obra também é conhecida como A Gioconda, que pode significar "mulher alegre" ou "a esposa de Giocondo". Isso porque a teoria mais aceita é a de que a mulher retratada seja Lisa del Giocondo, personalidade ilustre na época.

A obra mais icônica de Da Vinci se encontra exposta no Museu do Louvre, em Paris. É uma das mais preciosas de toda a história da arte, tendo um valor quase incalculável. De qualquer forma, em 2014, estudiosos avaliaram a tela em cerca de 2,5 bilhões de dólares.

Quem foi Mona Lisa?

Embora o seu rosto seja um dos mais reconhecidos da história ocidental, a verdade é que a identidade da modelo que posou para Leonardo Da Vinci continua sendo um dos maiores mistérios em torno da obra.

Ainda que várias teorias tenham surgido, três parecem ser as que adquiriram mais relevância e credibilidade.

Hipótese 1: Lisa del Giocondo

A teoria mais aceita é a de que se trata de Lisa del Giocondo, esposa de Francesco del Giocondo, figura importante da sociedade de Florença.

Alguns estudiosos determinaram que existem documentos que referem que Leonardo estava pintando um quadro dela, o que parece contribuir para a veracidade da teoria.

Outro fator a ter em conta é que se acredita que a mulher teria sido mãe pouco tempo antes e o quadro teria sido encomendado pelo marido para comemorar o momento.

Investigações que analisaram as várias camadas de tinta na obra parecem indicar que, nas primeiras versões, Mona Lisa estaria com um véu nos cabelos, usado pelas mulheres grávidas ou que pariram recentemente.

Hipótese 2: Isabel de Aragão

Outra possibilidade é a de ser Isabel de Aragão, a Duquesa de Milão, ao serviço de quem o pintor trabalhou. Uma comparação da modelo de Mona Lisa com retratos da duquesa revela que existem semelhanças evidentes entre ambas.

Hipótese 3: Leonardo da Vinci

A terceira suposição é a de que a figura é, na verdade, Leonardo da Vinci vestindo roupas femininas.

Esta hipótese é apontada com base nas semelhanças entre a modelo de Mona Lisa e os autorretratos que Da Vinci pintou. Pode ser argumentado, no entanto, que a similaridade resulta do fato de serem obras do mesmo artista, que utilizou as mesmas técnicas e estilo.

Curiosidades sobre a obra

Segredo do sorriso de Mona Lisa

Alguns relatos sobre a execução da obra dizem que Leonardo da Vinci teria contratado músicos que ficavam tocando para animar a modelo, fazendo com que ela sorrisse.

As cores do quadro mudaram

A paleta de cores usada é sóbria, com predominância do amarelo, marrom e verde-escuro. Mas vale destacar que atualmente as cores da obra são diferentes daquelas que Leonardo pintou.

O tempo e o verniz utilizado conferiram à pintura os tons verdes e amarelos que hoje vemos.

Alvo de vandalismo

O famoso quadro de Da Vinci foi alvo de atos de vandalismo, vistos como críticas ao sistema social, político e artístico. Assim, Mona Lisa já passou por diversas restaurações.

Mona Lisa não tem sobrancelhas

Um outro fato curioso sobre a obra é o da modelo representada não ter sobrancelhas. No entanto, a explicação é simples: durante o século XVIII, era comum que as mulheres raspassem as sobrancelhas, pois a Igreja Católica acreditava que os pelos das mulheres eram sinônimo de luxúria.

Aliás, assim como Mona Lisa, são frequentes as obras da mesma época que retratam mulheres de sobrancelhas raspadas.

E como exemplo disso temos outras obras do próprio Leonardo. É o caso do Retrato de Ginevra de’ Benci, um dos únicos quatro retratos pintados pelo artista que incluem também a Mona Lisa, a Dama com Arminho e La Belle Ferronière.

Análise do quadro

Um dos aspectos que se destaca é o equilíbrio entre o humano e o natural, expresso, por exemplo, pela forma como a ondulação dos cabelos parece se misturar à paisagem. A harmonia entre os elementos é simbolizada pelo sorriso de Mona Lisa.

Quanto às técnicas, se destaca a do sfumato. Segundo Giorgio Vasari (1511-1574, pintor, arquiteto e biógrafo de vários artistas do Renascimento), esta técnica foi criada anteriormente, mas foi Da Vinci quem a aperfeiçoou.

Esta consiste em criar gradações de luz e sombra que diluem as linhas dos contornos do horizonte. O seu uso nesta obra cria a ilusão de que a paisagem se vai afastando do retrato, conferindo profundidade à composição.

Sorriso de Mona Lisa

O sorriso ambíguo de Mona Lisa é, sem dúvida, o elemento do quadro que mais chama a atenção. Potenciou diversas leituras e teorias, inspirando textos, músicas, filmes, entre outros.

sorriso

Vários estudos foram realizados para identificar o sentimento por trás do seu sorriso, alguns utilizaram sistemas de computador que reconhecem emoções humanas por meio de fotografias.

Embora surjam outros resultados como medo, angústia ou incômodo, a maior percentagem (86%) dos traços, visíveis nas rugas de expressão em torno dos olhos e na curva dos lábios parecem indicar felicidade. De qualquer forma, o mistério do sorriso de Mona Lisa permanece.

O olhar de Mona Lisa

Contrastando com a imprecisão do seu sorriso, o olhar da mulher exibe uma expressão carregada de intensidade. A obra produz um efeito de ótica que dá a impressão de que os olhos inquisitivos e penetrantes de Mona Lisa nos seguem, de todos os ângulos.

olhos

A postura corporal

A mulher está sentada, com o braço esquerdo encostado no apoio da cadeira e mão direita pousada sobre a esquerda. Sua postura parece combinar algum conforto com solenidade e formalidade, deixando evidente que posa para o retrato.

corpo

Enquadramento da pintura

A pintura apresenta uma mulher sentada, mostrando apenas a parte superior do seu corpo. Ao fundo, uma paisagem que mistura a natureza (as águas, as montanhas) e a ação humana (os caminhos).

O corpo da modelo surge numa estrutura piramidal: na base estão as suas mãos, no vértice superior o seu rosto.

mona lisa

Paisagem ao fundo

No plano de fundo está uma paisagem imaginária, composta por montanhas com gelo, águas e caminhos feitos pelo Homem. Aquilo que mais se destaca é o fato de ser desigual, mais baixa do lado esquerdo e mais alta do lado direito.

História do quadro

Os registros são de que o quadro começou a ser pintado em 1503 e foi levado pelo artista para França três anos depois. A obra foi transportada no momento em que começou a trabalhar ao serviço do rei Francisco I.

Mona Lisa foi comprado pelo monarca e ficou exposto primeiro em Fointainebleau e depois em Versailles. Durante algum tempo, a obra esteve desaparecida, tendo sido escondida durante o império de Napoleão, que queria ficar com ela. Depois da Revolução Francesa, passou a estar exposta no Museu do Louvre.

A obra alcançou a popularidade junto do público geral em 1911, após ser anunciado o seu roubo. O autor do crime foi Vincenzo Peruggia, que pretendia levar Mona Lisa de volta para Itália.

Releituras de Mona Lisa na arte e na cultura

Atualmente, Mona Lisa se tornou uma das obras de arte mais populares de todo o mundo, sendo facilmente reconhecida até por aqueles que não conhecem ou apreciam pintura.

Seu impacto na História da Arte foi incomensurável, influenciando largamente os retratos pintados depois de Leonardo.

Muitos artistas têm recriado, no seu trabalho, o quadro de Da Vinci:

Marcel Duchamp, L.H,O,O,Q (1919)
Marcel Duchamp, L.H,O,O,Q (1919)

Além das artes visuais, Mona Lisa se impregnou na própria cultura ocidental.

A imagem está presente na literatura (Código Da Vinci, de Dan Brown), no cinema (Sorriso de Mona Lisa), na música (Nat King Cole, Jorge Vercillo), na moda, no graffiti, etc. A mulher que sorri misteriosamente alcançou o estatuto de figura icônica e até pop.

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Laura Aidar
Revisão por Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.